Sabemos que criar um site é muito importante para quem tem seu próprio negócio, mas também pode ser uma boa ideia para outros tipos de uso e pessoas. Você não precisa de uma plataforma dessas apenas se quiser montar uma loja virtual, por exemplo. Pode ser que você queira apenas fazer um site para uso pessoal ou para mostrar seu trabalho, seus projetos ou seu currículo de forma mais criativa.
Para quem trabalha em casa para ter uma renda extra, essa é uma excelente ideia, por exemplo. A boa notícia é que você pode usar uma ferramenta específica para fazer seu site para uso pessoal e não ter que se preocupar com falta de conhecimentos técnicos. Saiba mais com o nosso guia logo abaixo!
Fazendo um site para uso pessoal
Conforme acabamos de mencionar, você não precisa ter experiência ou um vasto conhecimento em programação para criar um site para uso pessoal. Há excelentes plataformas que te ajudam diretamente com isso.
Para o nosso guia, usaremos a plataforma Zyro para todo o exemplo. Essa ferramenta te permite criar sites gratuitos, mas também sites com funcionalidades premium.
Isso é ótimo porque pode testar a maior parte dos recursos do site antes de saber se quer pagar para deixar seu site pessoal com um aspecto mais profissional. De qualquer forma, te mostraremos todo o processo passo a passo.
Basta acessar o site do Zyro e dar uma olhada no próximo tópico.
Usando o Zyro fazer seu site
Se você está procurando por ferramentas para criar sites, o Zyro é facilmente uma das mais completas. Logo que acessar o site, você só deverá criar uma conta ou fazer login com uma conta existente.
Passo 1: com isso feito, vá direto ao seu perfil e clique no botão de “Criar novo site”. Esse botão estará na parte direita superior da tela, como destacamos na imagem abaixo:
Passo 2: logo em seguida, você verá uma página só com os templates gratuitos que o Zyro tem a oferecer. Como dá para ver na imagem a seguir, há diversas categorias para esses templates.
É possível ver tudo de uma vez ou olhar por essas categorias. Elas estão separadas nos temas de: loja virtual, serviços, fotografia, restaurantes, portfólio, currículo, eventos, site e blog.
Bastante coisa, não é?! Nossa dica é tente achar o tema que mais combina com o tipo de site que quer criar. Como estamos falando de um site para uso pessoal, pode ser que tenha a ver com um hobby seu ou com sua área profissional.
O legal é que dá para ver uma prévia de cada template antes de decidir usá-lo. Fora isso, tenha em mente que dá para mudar praticamente tudo desse template, então pense nele apenas como a base inicial do seu site.
Passo 3: com o template devidamente escolhido, é hora de ver que tipo de alterações podemos fazer. Primeiro, vale dizer que você pode alterar todo o texto e as imagens que estão no site para algo que tenha a ver com a sua ideia.
Em seguida, você pode clicar no botão “Adicionar Elementos” na parte esquerda da tela. É ao fazer isso que você poderá colocar elementos extras no seu site, sejam blocos de texto, botões, vídeos ou imagens.
Basicamente, se trata da opção mais importante do site, já que é aqui que virá sempre que quiser adicionar algo novo.
Passo 4: o botão ao lado se chama “Estilos” e tem uma função bem básica. É com ele que você definirá a palheta de cores do site e do texto presente nele.
Há vários estilos diferentes que você testar até encontrar algo que tenha a ver com a identidade visual que quiser passar. É claro que dá para mudar isso a qualquer momento mais tarde.
Passo 5: nossa próxima dica é para que olhe para o ícone de desktop e smartphone à direita. Ao clicar em um ou em outro deles, você consegue visualizar o layout do site em um desses dispositivos.
É muito necessário que arrume o layout em cada um de forma apropriada. Afinal, um layout pensado apenas para monitores grandes pode ficar super estranho na tela de um smartphone.
O bom é que dá para ajustar esses layouts de forma independente.
Passo 6: sabendo de tudo isso, você pode querer dar uma alterada no visual todo do template que escolheu. É isso que vai deixar o site mais com a cara que você imaginava.
Você pode mudar os elementos presentes apenas ao passar o cursor do mouse por cima. Isso vai mostrar o que está selecionando e onde pode clicar para fazer alterações.
Dá para fazer de tudo com esses elementos, seja para arrastá-los para outras partes da tela, para removê-los ou até para redimensioná-los. Experimente um pouco de tudo até chegar em um resultado legal do seu site para uso pessoal.
Passo 7: quando estiver pronto, você pode clicar em dois botões mais à direita. São os opções de “Visualizar”, para ver como o site está em uma página real da internet, e o de “Publicar” , que coloca o resultado no ar.
É claro que mesmo depois de publicado, o site poderá ser alterado à vontade. Isso é ótimo para dar uma aprimorada ou adicionar novos elementos e novidades ao seu site para uso pessoal.
Passo 8: feito tudo isso, você só precisará escolher o domínio do site para uso pessoal. É aqui também que entra a parte do uso do Zyro ser gratuito ou pago.
Afinal, você poderá escolher entre um domínio gratuito, mas com a URL mostrando o nome Zyro no fim. Se quiser uma URL própria e personalizável, será necessário pagar pelo domínio.
Se quiser algo profissional, o plano pago acaba sendo a melhor opção mesmo.
Fora isso, basta clicar em “Continuar” e seu site para uso pessoal estará devidamente publicado”. Bem simples de usar o Zyro para criar seu site em poucos passos, não achou?!
Nossa dica é que você vá experimentando os diferentes recursos do Zyro para se familiarizar ainda mais com o que eles tem a oferecer. Isso vai te permitir ter um site ainda mais bonito e completo!
Gostou do guia?
Conseguiu aproveitar esse guia para aprender como dá para fazer um site para uso pessoal de forma bem simples? Então não se esqueça de deixar um comentário e nos dizer o que achou do guia e se conseguiu fazer seu site do jeito que imaginava!
E se você é uma das pessoas que ganham dinheiro em casa, sugerimos que confira nosso guia de bancos digitais. Assim, você pode ter uma maneira mais prática de lidar com suas finanças!