Como criar um site grátis no Google? [Passo a passo]
Nenhum Comentário
Como criar um site grátis no Google? [Passo a passo]
Como criar um site grátis no Google? [Passo a passo]

Como criar um site grátis no Google? [Passo a passo]

Nenhum Comentário

Você provavelmente conhece o Google por conta do seu buscador e das suas diversas ferramentas. Elas vão desde o app de calendário Google Agenda ao serviço de armazenamento na nuvem Google Drive, além do próprio Gmail. Mas sabia que você pode aprender como criar um site grátis no Google?

Isso mesmo, é possível ter um site seu sem pagar nada. Apesar de não ser tão famosa quanto outras ferramentas para criar sites como o WordPress, o Blogger do Google é ideal para começar um site seu, especialmente para quem tem a intenção de se tornar um blogueiro.

Ter um site próprio te permite trabalhar pela internet, criando chances de gerar renda extra ao ganhar dinheiro online. Se você sempre pensou em ter um blog próprio, mas não tem dinheiro para investir em domínio e hospedagem, aprender como criar um site grátis no Google pode ser sua melhor alternativa.

Para isso, confira nosso passo a passo logo abaixo!

Como criar um site grátis no Google: passo a passo

O primeiro passo é acessar o Blogger por meio do link e fazer login em sua conta Google. Você será levado diretamente à plataforma do Blogger. Na área superior direita, clique em Novo blog

tela do blogger com setas apontando ao botão novo blog, permitindo criar site grátis no google

Dê um título ao seu site.

crie o nome do seu site grátis no google


Agora, indique qual será a URL. Por estar criando um site gratuito, obrigatoriamente o domínio será “blogspot.com”. Domínios “.com.br” ou “.com” são necessariamente pagos e é impossível ter site grátis com eles.

indique a url do seu site grátis no google

Depois, você precisará escolher um tema. O tema é o modo como seu blog se parecerá, incluindo as partes onde os textos ficarão posicionados, menus e botões. Clique em Tema para continuar.

acesse o menu de tema

Role pela tela até encontrar um modelo que te interesse. Clique nele e, em seguida, escolha Personalizar para incluir uma imagem de fundo, além de escolher qual será a cor predominante do tema.

escolha um modelo de site gratis e clique em personalizar

Você pode escolher uma imagem da biblioteca do Google ou fazer upload de uma imagem do seu computador. Independente da sua seleção, clique em Concluído para continuar a aprender como criar site grátis no Google.

faça a personalização do seu site grátis no google

Essas são algumas das opções básicas de personalização. Recomendamos que você explore todas as opções e confira o que o Blogger tem a oferecer. No momento, porém, vamos retornar à página inicial. Clique em Layout para definir como ficarão dispostos os diversos elementos que irão compor o seu site.

escolha a opção layout

É aqui que você definirá o que estará escrito no cabeçalho, se identificará por meio da assinatura e montará a lista de páginas do seu site, entre outros. Personalize o layout da maneira como você planejou o seu site. Ao terminar clique no pequeno ícone em forma de disquete no canto inferior direito da tela.

opções de personalização do layout de site grátis no google

Para configurar detalhes como a descrição do seu site, se ele estará disponível para mecanismos de busca e até mesmo quantas postagens ficarão disponíveis na página inicial, acesse o menu de Configurações.

tela de alyout do blogger com seta apontando para a opção configurações, no menu lateral esquerdo da página

Após configurar elementos básicos do seu site, é hora de criar o seu primeiro post! Para isso, clique no botão +Nova Postagem.

tela do blogger com setas apontando para o botão nova postagem

Esse é o momento para ativar seus apps para tornar o dia a dia mais produtivo e se concentre na primeira postagem após aprender como criar site grátis no Google!

O que fazer depois de publicar o site.

A partir daqui, o seu site grátis já estará online. Se deixou suas páginas vísiveis para serem encontradas pelos mecanismos de busca, então logo mais os primeiros visitantes começarão a chegar. Claro, continue produzindo conteúdo de qualidade para manter seus visitantes o máximo de tempo possível em sua página.

Mas não fique apenas aguardando! Se assegure de divulgar seu novo site para todos e pedir para compartilharem o seu conteúdo! Desse modo, você acelera o crescimento do seu blog.

Porém, vale mencionar que usar serviços como o Blogger são ótimos para dar um pontapé inicial. Porém, após começarem a crescer, você necessitará de mais ferramentas essenciais para sites.

Por isso, pense sempre no futuro e tenha o crescimento do seu site em perspectiva. Para aprender mais sobre criação de sites para melhorar o seu, não deixe de conferir nossa seleção com os melhores cursos online sobre sites!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo