10 Mapas mentais grátis para facilitar os estudos
3 Comentários
10 Mapas mentais grátis para facilitar os estudos
10 Mapas mentais grátis para facilitar os estudos

10 Mapas mentais grátis para facilitar os estudos

3 Comentários

Apesar da incerteza sobre os acontecimentos devido ao coronavírus e a quarentena que ele nos impõe, o fato de estarmos impedidos de sair pode ser produtivo para os estudos.

É possível que você esteja frustrado com provas para concursos, vestibulares ou exames de ordem – como os da OAB, por exemplo – adiadas indefinidamente, mas pense que tem mais tempo para se preparar. Está com dúvidas de como vai começar os estudos? Já experimentou usar mapas mentais grátis?

Se não sabe ainda o que é mapa mental e como ele pode beneficiar seus estudos, recomendamos bastante que veja os parágrafos a seguir. Vamos te mostrar o que são os mapas mentais, para que servem e apresentaremos alguns modelos grátis para começar agora mesmo!

O que são os mapas mentais e para que servem?

Já trabalhou em alguma empresa e teve de lidar com organogramas ou gráficos do tipo? Podemos dizer que eles são mapas mentais!

Os mapas mentais são desenhos ou gráficos feitos com o objetivo de organizar objetivos, metas e ações. São uma das melhores ferramentas de produtividade. Afinal, eles te permitem organizar tudo o que precisa fazer para cumprir um objetivo.

Dessa maneira, você evita aquela sensação de que está faltando algo por fazer, te impedindo até mesmo de esquecer algum passo importante que deve tomar. O melhor de tudo é que os mapas mentais não são de uso exclusivo das corporações.

Você pode usar mapas mentais grátis também em seus projetos de estudo. Para sermos sinceros, qualquer objetivo pessoal, profissional e financeiro também podem ser organizados pelos mapas mentais.

Dessa vez, nosso objetivo é apresentar mapas mentais grátis para estudos. Por isso, a seguir vamos mostrar alguns modelos nos quais pode começar a organizar seu cronograma.


Cada modelo tem suas particularidades e vantagens. Por isso, deve testá-los e conferir se eles facilitam a sua rotina. Confira-os a seguir!

10 mapas mentais grátis para seus estudos

Agora que já sabe o que é um mapa mental, chegou a hora de te apresentar alguns modelos. Há uma infinidade de modelos na internet e em diversos sites para fazer mapas mentais.

Para esse artigo, optamos por apresentar os modelos voltados a estudo e produtividade do MindMeister.

Um dos principais aplicativos para fazer mapas mentais, ele conta com modelos grátis e setorizados, além de permitir que crie um mapa mental do zero.

Você pode fazer um registro no MindMeister acessando o linke usando sua conta do Google ou perfil no Facebook para o cadastro, além do próprio email.

Após acessar sua conta pela primeira vez, você já terá acesso aos mapas mentais grátis que vamos mostrar a seguir. Confira abaixo!

1. Exam Preparation

mapas-mentais-gratis-exam

Do inglês preparação para provas, ele te permite organizar tudo o que precisa lembrar e estudar para uma prova importante.

Pode fazer anotações em Notes, organizar seu material de estudo em Resources, deixar informações gerais como data da prova, número de questões, tipo de prova – múltipla escolha, discursiva ou redação, por exemplo – e até mesmo o método de avaliação nos subitens.

No trecho Weeks until exam, você pode separar os assuntos que irá estudar a cada semana antes da prova.

Vale lembrar que, mesmo em inglês, você pode personalizar o mapa mental para o nosso idioma. Também é possível personalizar algumas coisas na estrutura, deixando mais com a sua cara.

2. Essay Writing Checklist

mapas-mentais-gratis-tcc

Não está estudando para provas, mas está trabalhando no famigerado TCC? Está entrando em desespero porque está com dificuldades em saber por onde começar?

Então o modelo Essay Writing Checklist pode ser o ideal para você. Traduzido para o português, ele se chama checklist de escrita da tese. Isso significa que pode incluir todas as etapas do processo de escrita e acompanhar o que foi escrito e o que ainda precisa escrever.

Cada estágio do mapa indica um trecho que precisa ser escrito. No modelo, ele usa parágrafos, mas lembre-se que pode personalizá-los de acordo com a estrutura que o seu TCC deve seguir.

3. Weekly Plan

weekly

Indicado para quem quer criar uma rotina consistente de estudos, independente de uma prova ou TCC que esteja por fazer. Traduzindo para português, o nome do mapa mental é plano semanal.

Ele é um modelo bem enxuto e pode quase ser confundido com os aplicativos de calendário.

Dizemos isso pois esse modelo se baseia em separar os dias da semana e agendar suas tarefas de acordo por dia, colocando a primeira tarefa no topo e as seguintes abaixo.

4. Class Syllabus

curso

Sem uma tradução direta, esse modelo é feito para organizar os estudos de um curso ou matéria que esteja cursando, seja na escola ou faculdade. Nele, você pode organizar informações sobre o professor que dá a matéria e seus horários na semana.

Também pode incluir os materiais e livros que precisará ter em mão nas aulas, o conteúdo programático e até mesmo as informações sobre as provas. Ideal para a organização semestral e sempre saber se há alguma pendência na matéria.

5. Lesson Plan

curso

Se existem mapas mentais grátis para alunos, por qual motivo não teria para professores? Se está dando aulas e passando provas, então o plano de aula é o indicado para você.

Nele, você pode reunir todas as informações e definir os objetivos de suas aulas. Inclusive, pode definir os materiais que precisará a cada aula, como irá abordar a matéria e como serão as avaliações.

Tudo o que precisa e o que planeja fazer em sala de aula deve estar listado nos tópicos desse modelo.

6. Cornell Note Taking

mapas-mentais-gratis-cornell

Se você é fã de séries de comédia e acompanhou a melhor versão de The Office no Amazon Prime Video, certamente deu uma pequena risada. Afinal de contas, Cornell foi a prestigiada universidade frequentada por Andy Bernard, o personagem vivido por Ed Helms na série.

Como quase todas as locações citadas na série, a universidade existe e de fato é prestigiada. Uma das coisas pela qual ela é conhecida – com exceção da série – é o método Cornell de estudos.

Ela foi feita para melhorar a qualidade das anotações feitas por alunos em seus estudos para provas. Desenvolvida na década de 1940 por um dos professores da universidade, ele consiste em dividir as notas em três seções: uma para guardar as principais ideias da aula, outra para fazer um resumo e a terceira para lembrar das perguntas.

Esse é um dos mapas mentais mais curiosos e diferentes da maioria. Dividido nas três seções mencionadas, você pode fazer as anotações em cada uma delas.

Ou seja, esse mapa mental não serve para se organizar, mas para usar na própria sala de aula.

7. Homework Planning

deverdecasa

Funciona de maneira semelhante ao mapa 3 desse artigo, mas é ideal para quem quer incorporar os estudos ao procurar coisas para fazer com os filhos durante a quarentena. Em português, o modelo pode ser traduzido como planejamento do dever de casa.

Se os seus pequenos estão estudando online, ele é ideal para que organize suas tarefas de modo a cumprir os prazos estabelecidos pela escola. Assim como o mapa 3, ele é dividido pelos dias da semana.

A cada dia, você pode separar as tarefas por matéria, ideal para os afazeres escolares, que não se resumem a um assunto apenas.

8. Getting Things Done

mapas-mentais-gratis-gtd

A partir desse item, vamos mostrar os mapas mentais grátis voltados à produtividade, sem distinção de ser para estudos ou não. O método GTD é um dos mais conceituados modelos de produtividade.

Ele consiste em separar suas tarefas em cinco estágios, que vamos descrever brevemente a seguir:

  • Coletar: quando recebe uma solicitação, é aqui que você irá depositá-las para não perder o foco na tarefa que está realizando agora.
  • Processar: é aqui que irá analisar a tarefa e descobrir se ela precisa ser dividida em pequenas outras tarefas, se é algo simples de ser feito ou até mesmo se você necessita tomar qualquer ação. Fique atento: tarefas que levam menos de 2 minutos para serem concluídas devem ser feitas de imediato!
  • Organizar: agora que você sabe quais tarefas deve fazer, é o momento de se programar para fazê-los! Nesse estágio você vai definir o contexto da tarefa – se é profissional ou trabalho, entre outros – quando e onde irá realizar cada uma das tarefas que chega para você.
  • Revisar: a fase de revisão é muitas vezes subestimada, principalmente porque é a que ficará menos tempo fazendo. Ao menos uma vez na semana, reveja sua lista de tarefas organizadas. Confira se ainda faz sentido executar a tarefa, reveja o que é prioridade ou não e acompanhe tarefas que delegou.
  • Execução: não adianta cumprir todos os passos acima se você não os executa. É aqui que ficarão os itens que está fazendo no momento, com propósito e foco.

Para incluir os itens em cada ponto da lista, basta adicionar um tópico em cada categoria.

9. To-Dos

lista de tarefas

Baseado em outro método famoso de produtividade, o modelo por fazer se inspira no Kanban. Conhecido por sua simplicidade, ele é praticamente uma lista de tarefas.

Dividido em apenas três categorias, você simplesmente coloca suas tarefas em aberto na primeira categoria. Os afazeres em andamento ficarão na segunda coluna, enquanto as tarefas feitas são colocadas na última. Dessa maneira, poderá ter boa ideia do quanto foi produtivo no dia.

10. Life Plan

mapas-mentais-gratis-exam-planovida

Os mapas mentais grátis dessa lista são úteis para os estudos, mas se está procurando uma solução mais holística, ou seja, que permita planejar todos os aspectos da sua vida, o modelo plano de vida é bem satisfatório.

Dividido em seis categorias, ele não cobre apenas a parte de estudos ou carreira, os mais comuns quando falamos em um mapa mental online. Nesse modelo, pode planejar até mesmo seus hobbies e férias, assim como a vida familiar e saúde.

Quais mapas mentais grátis mais chamaram a sua atenção?

Como pôde ver ao longo do artigo, os mapas mentais grátis são a melhor maneira de começar a organizar sua vida estudantil.

Além disso, é possível planejar tanto as tarefas diárias quanto sua vida toda, indo além das provas, trabalhos de conclusão de curso ou o dever de casa.

O MindMeister é a principal referência quando falamos em criação de mapas mentais na internet. Esse é um dos principais motivos pelos quais escolhemos mostrar seus modelos para ajudar a organizar sua rotina de estudos.

O app é gratuito e conta com versão paga, que libera mais recursos e permite criar quantos mapas mentais você quiser.

Por isso, clique no link agora mesmo e se cadastre para começar a aproveitar os modelos do MindMeister!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Máquina de Vendas 12 de abril de 2020 1:22

    Gostei muito desses mapas mentais. Super tops. Quem desejar confere meu blog e, se possível, deixa uma opinião sobre o visual do mesmo: https://topempreendedor.online/a-maquina-de-vendas-online-vale-a-pena-comprar/

  2. Emblix solutions 13 de abril de 2020 17:36

    Today, Emblix as one of the best and top most service-oriented Digital Marketing Agency in Hyderabad and India , Which provides high-quality result-oriented Digital Services ranging from SEo to Web Design, Social Media Marketing and more, to a broad spectrum of clients from diverse industry segments. Through a well-oiled combination of Quality Solutions, Transparent Pricing, helping brands connect with customers, Flexible Delivery & Contract Model with a firm commitment to deliver on time and to budget, Emblix has successfully built a strong relationship with clients based on mutual trust and respect. Further, Emblix’s extensive market experience and expertise in Digital Marketing helps clients in successfully managing data as a strategic asset.

  3. ronald 25 de abril de 2020 16:15

    Ótimo! Porém o ideal seria já deixar o link para os sites ou para baixar os app, porque o primeiro por exemplo (exam preparation) estou procurando a uma hora e nao acho de jeito nenhum. Pouparia tempo de quem está lendo o artigo

Voltar ao topo