Mapa mental online: onde e como fazer?
Nenhum Comentário
Mapa mental online: onde e como fazer?
Mapa mental online: onde e como fazer?

Mapa mental online: onde e como fazer?

Nenhum Comentário

Uma ferramenta excelente para quem precisa trabalhar em grupos, ou simplesmente precisa gerenciar seu tempo melhor é o mapa mental online. Com ele, é possível se organizar muito bem com facilidade.

É uma ferramenta muito boa para quem precisa trabalhar em casa, ajudando muito no aumento de sua produtividade.

Caso tenha interesse em saber mais sobre os mapas mentais e queira aprender onde e como criar eles, siga lendo o nosso artigo, onde abordamos exatamente isso!

1. O que são mapas mentais?

Antes de começarmos a nossa explicação de onde e como fazer o seu mapa mental online, vamos dar uma breve visão geral sobre o que eles são.

O termo mapa mental é um nome dado para descrever um diagrama que foi sistematizado por um psicólogo inglês, Tony Buzan. Tem diversos objetivos e funcionalidades, ajudando muito a organizar suas metas com facilidade.

Eles auxiliam bastante em memorização e aprendizado, no gerenciamento de tempo, de informações e de conhecimentos, no seu entendimento e na solução de possíveis problemas, na produção de mídias de ensino, como livros e manuais, dentre muitos outros usos.

Foi estruturado especificamente para facilitar quem quer aprender e administrar bem as informações, sendo muito usado atualmente também no auxílio em tomada de decisão.

Em teoria, ele demonstra os conteúdos da mesma maneira com que nosso cérebro o armazena, o que ajuda a fortalecer as sinapses.


O que são mapa mental online

2. Onde fazer o seu mapa mental?

Atualmente, existem uma grande quantidade de aplicativos para fazer mapas mentais, muitos dos quais são excelentes. Um dos mais populares e melhores disponíveis é o MindMeister, por meio do qual você consegue criar o seu mapa mental online de maneira simples e completa.

MindMeister

MindMeister é uma excelente ferramenta baseada na nuvem para criação de mapas mentais que ajuda indivíduos, times em escolas e até mesmo empresas a capturar visualmente, evoluir e compartilhar ideias.

Por meio desse instrumento colaborativo que oferece técnicas gráficas excelentes, os usuários podem gerar novas ideias, criar e gerenciar de projetos, tomar notas, controlar reuniões e realizar um grande número de outras tarefas criativas de maneira online

Um grande benefício de usar ele para criar seu mapa mental online é o fato de que ele conta com versões para smartphones com Android, para iPhones e com uma versão web que funciona em todos os melhores navegadores de computador, independente do sistema operacional que use.

Ele é bastante simples de se usar. O primeiro passo é acessar o site oficial por meio do link, onde será necessário que se cadastre. As opções são conectando a sua conta do Gmail, a sua conta do Facebook ou com o seu email. Escolha a que preferir, já que não interfere em nada,

Criar conta mapa mental online

Agora, é necessário selecionar que tipo de uso fará do aplicativo, dentre as diversas opções mostradas. No nosso caso, selecionamos a “Pessoalmente e em casa”, indicada para se for usar só para você ou para sua família.

Você irá se deparar com um painel que pode parecer bastante confuso, que é a base da criação do seu próprio mapa mental online. Tem um tutorial na parte inferior da tela, para que não se perca, mas explicaremos aqui também.

Clique na caixa de texto no meio da tela que diz “Novo mapa mental” para começar. Em seguida, aperte o botão Tab para criar um tópico ao seu mapa mental. Digite o que desejar e clique no Enter em seu teclado.

Se quiser criar um tópico, aperte o mesmo botão; se eles forem relacionados, basta arrastar o novo tópico em cima do primeiro para uni-los.

Criar mapa mapa mental online

Agora que já conhece os básicos da criação, vá à tela inicial clicando na setinha no canto superior esquerdo de sua tela. Aí é possível criar um novo mapa mental, utilizando dos vários  modelos já existentes. Clique em “Mostrar mais” para ver todos os modelos do site.

No lado direito, encontrará um pequeno menu com várias opções básicas, mas boas. Nele, dá para mudar a cor e o tamanho da fonte, mudar a cor do plano de fundo, adicionar imagens, vídeos e emojis e muito mais.

Quando terminar o seu processo de criação do mapa mental online, clique no ícone de download/exportar na parte inferior da tela. Aí, pode escolher o formato de exportação, como PDF, Word, PowerPoint, arquivo de imagem e mais.

E aí, o que achou do nosso guia de como criar o seu mapa mental online?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre ele, dizendo se já conhecia a ferramenta que abordamos e se ela foi útil para você. Confira, também, os melhores apps de produtividade, para te ajudar ainda mais a manejar de seu tempo hábil.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo