15 novidades do Windows 11 que você precisa saber
15 novidades do Windows 11 que você precisa saber
15 novidades do Windows 11 que você precisa saber

15 novidades do Windows 11 que você precisa saber


Depois de diversos rumores e vazamentos, o Windows 11 foi oficialmente anunciado pela Microsoft no dia 24 de junho de 2021. Boa parte dos vazamentos se confirmou, mas ainda há novidades do Windows que foram reveladas recentemente e que você precisa saber. Isso vale especialmente para aqueles que planejam em atualizar o sistema operacional de seu PC com essa versão em algum momento.


Caso tenha ficado curioso e queira saber quais são as principais novidades do Windows 11, é só conferir o nosso guia. Tudo o que você precisa saber sobre o update pode ser visto em detalhes logo abaixo!

1. Novo visual

windows 11 menu iniciar

Um dos aspectos mais óbvios que mudou do Windows 10 para o Windows 11 foi o visual. Embora não seja um estilo totalmente novo, dá para perceber que o design é como um aprimoramento natural do que tínhamos na versão anterior.

Isso vale para o aspecto das janelas, do widgets, aplicativos e até mesmo as pastas do sistema. No geral, é um visual mais simples, fluído e fácil de entender, especialmente para aqueles que não estão tão acostumados a utilizar a plataforma da Microsoft.

2. Ícones centralizados

Assim que você se depara com o Windows 11, perceberá que os ícones da barra de tarefas estão centralizados. Isso já é algo que muitos usuários do Windows 10 faziam manualmente, embora não fosse uma opção oficial do sistema.

Agora, você terá a chance de escolher se mantém os ícones centralizados ou se eles devem voltar para a parte esquerda da barra. A mudança acaba sendo bem interessante, mas é ótimo saber que quem gostava da maneira antiga poderá voltar para ela quando quiser.

3. Widgets

Quem adora usar widgets no desktop terá uma ótima surpresa com essa atualização do sistema operacional. Uma das novidades do Windows 11 é que poderemos usar widgets novamente, uma ideia que começou no Windows 10 com o painel de notícias e clima em uma atualização recente.


Felizmente, essa nova versão do Windows irá bem além nesse quesito. Haverá diversos tipos de widgets disponíveis desde o início, sendo que eles poderão ocupar a tela toda se você desejar.

Isso deverá ajudar os usuários a terem uma experiência personalizada.

4. Layouts de múltiplas janelas

Se antes você tinha que ficar arrastando as janelas para que elas ficassem separadas de forma organizada na sua tela, agora o Windows fará tudo por você. Essa é uma das mais úteis novidades do Windows 11 para quem gosta de multitarefa.

Com o assistente de layout de múltiplas janelas, você escolhe diretamente como quer que cada janela fique no desktop. Depois, é só selecionar qual janela ficará onde no layout selecionado.

É tudo bem rápido e mais fácil do que antes, o que é ainda melhor para quem não usava esse recurso por preguiça de ajeitar tudo manualmente.

5. Modo automático de HDR

Quem ama jogar seus games favoritos no PC já pode comemorar a chegada do Windows 11, já que a Microsoft prometeu um foco especial para esse público no update. Para começar, a nova edição do sistema operacional contará com um modo automático de HDR.

Ou seja, você não precisará fazer nada, só deixar o auto HDR funcionar sozinho nos jogos, mesmo nos antigos. Com isso, a qualidade da imagem melhorará e haverá uma profundidade maior nas cores.

6. DirectStorage

Outra das novidades do Windows 11 que vai interessar os gamers é a adição do DirectStorage. Essa funcionalidade serve para trazer um tempo de carregamento bem menor nos jogos que você estiver aproveitando em seu PC.

Essa tecnologia vai deixar o seu SSD ainda mais rápido, mesmo aqueles que usam o padrão PCIe de 3ª geração.

7. Aplicativos de Android compatíveis

Pode até parecer estranho, mas uma das novidades do Windows 11 é que ele será capaz de rodar apps de Android no seu PC. O melhor é que você não precisará fazer nada para isso acontecer, já que os apps vão aparecer direto na Microsoft Store.

Ainda não se sabe exatamente como tudo vai funcionar, mas a demonstração que a Microsoft fez no evento de apresentação do novo Windows foi bem fluída. Também será possível fixar os ícones dos apps de Android instalados na sua tela inicial.

Isso é ótimo para usar apps ou jogar games mobile que você sempre quis experimentar no PC.

8. Xbox Game Pass integrado

Mais uma novidade bem legal para os gamers é que o Xbox Game Pass será integrado diretamente no sistema. Isso significa que você não terá mais que baixar um aplicativo para usar o serviço de assinatura.

Fora isso, o xCloud também deverá estar integrado nos países em que ele for disponibilizado até o lançamento do Windows 11. Isso significa que até que não possui um computador tão poderoso poderá aproveitar o catálogo do Game Pass via streaming na nuvem.

9. Microsoft Teams integrado

Outro aplicativo que será integrado no Windows 11 é o Microsoft Teams. Como sabemos, esse serviço ficou bem popular com o aumento do home office ao redor do mundo depois da pandemia, então faz sentido que ele já venha de forma nativa nos PCs.

10. Desktop virtual poderá ter wallpaper próprio

Se você gosta de ter múltiplos desktops para separa bem suas tarefas, vale saber que agora será possível colocar um wallpaper diferente para cada um deles. Isso deve ajudar para que cada desktop virtual tenha seu próprio visual distinto.

Para quem usa o mesmo PC para trabalhar, estudar e jogar, por exemplo, essa pode ser uma ótima maneira de separar suas experiências.

11. Mais eficiente e performance aprimorada

Outra excelente novidade que virá com o Windows 11 é o fato de que o sistema será bem mais eficiente e terá uma performance melhor. Isso inclui o fato de que será mais rápido de navegar na internet, de fazer login com o recurso Windows Hello ou para o PC acordar da hibernação.

Uma vantagem que também precisa ser mencionada é que os updates do Windows 11 também serão 40% menores e ocorrerão em segundo plano. Fora isso, a Microsoft promete um uso mais eficiente de energia, fazendo com que a bateria de notebooks dure muito mais.

Outra promessa que a empresa fez é que essa deve ser a versão mais segura do Windows. Tanto que apenas computadores com o chip de segurança Trusted Plataform Module 2.0, também conhecido como TPM 2.0, poderão fazer a instalação do sistema.

12. Nem toda CPU será compatível

Nem todas as novidades do Windows 11 são necessariamente boas. Um dos problemas dessa nova versão do sistema operacional é que nem todos os computadores serão compatíveis com ele.

Embora boa parte dos requisitos mínimos não seja tão exigente, há algo que barrará PCs mais antigos. Apenas CPUs mais recentes terão suporte para o novo Windows, como a Intel de 8° geração em diante e a AMD 2000 em diante.

Isso significa que mesmo que a CPU do seu computador ou notebook seja ligeiramente recente, ela poderá não ser compatível com esse upgrade. O jeito, nesses casos, será continuar no Windows 10.

13. Será gratuito para quem possui o Windows 10

Uma das melhores novidades do Windows 11 é que ele poderá ser adquirido de forma gratuita por quem já possui o Windows 10. Isso já era meio que esperado pelo fato de que a atualização do Windows 8 para o 10 foi exatamente igual.

Ainda não há detalhes mais específicos, mas é esperado que a Microsoft permita esse update gratuito apenas por algum tempo.

14. Teste para os Insiders

O Windows 11 pode não ter sido lançado ainda, mas já é possível testá-lo em certas situações. Não estamos falando daquela versão que vazou antes da hora, mas de uma versão de testes que a própria Microsoft está disponibilizando.

É claro que não é todo mundo que pode ter acesso a essa edição, já que a empresa liberou o teste para quem faz parte do programa Windows Insider. Esse programa serve exatamente para que os usuários do Windows possam testar recursos e funcionalidades novas do sistema.

Caso não faça parte do programa e queira participar, é só ir nas configurações do seu Windows e se inscrever no “Windows Insider“.

15. Lançamento

tirar print no notebook e no pc teclado

A Microsoft ainda não confirmou uma data específica para o lançamento do Windows 11, mas já sabemos que ele será liberado para os primeiros usuários até o final de 2021. Há especulações de que o update seja disponibilizado ainda em outubro, mas isso pode ocorrer para apenas algumas pessoas e não para o público geral.

O upgrade para quem já possui o Windows 10 só acontecerá a partir de 2022, por exemplo. De qualquer forma, a empresa deve liberar todas as datas nos próximos meses.

Gostou das novidades do Windows 11?

Deu para aproveitar o nosso guia para conhecer mais das novidades do Windows 11? Então não esqueça de deixar seu comentário nos  dizendo o que achou da nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Nos diga também se já sabe se seu computador será capaz de rodar o Windows 11 ou se ele não tem uma CPU compatível com a atualização!


Por Equipe Apptuts
Um Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Lehr Brugh 1 de julho de 2021 8:55

    Thank you for your sharing. Thanks to this blog I can learn more things. Expand your knowledge and abilities. Actually the article is very practical. If you are looking to Fix Roadrunner Email Login Issues then please visit https://www.roadrunnersupport247.com/blog/how-to-resolve-roadrunner-email-login-issues/ for help.

Voltar ao topo