Os 15 principais novidades do Android 12
Os 15 principais novidades do Android 12
Os 15 principais novidades do Android 12

Os 15 principais novidades do Android 12


Quem possui um smartphone Android já deve ter ouvido falar da chegada da nova versão do sistema operacional. O Android 12 já chegou aos aparelhos da linha Pixel, que são desenvolvidos pelo próprio Google e deve ser disponibilizado para dispositivos de outras marcas nos próximos meses. É claro que sabendo desse update, não dá para deixar de ter uma certa curiosidade sobre quais suas principais novidades.


A maioria delas está no redesign de diversas funções já existentes, o que deixou o Android 12 bem mais moderno. Você pode conferir isso e os outros recursos inéditos logo abaixo!

1. Aparência das notificações

nova versão do android

Quem já usou diferentes versões do Android já deve ter percebido que o Google adora mudar o visual das notificações de apps. No Android 12 isso não foi diferente e o design da tela com notificações mudou novamente.

Desta vez, temos um design mais arredondado e minimalista. Com certeza deixou a tela bem mais moderna.

2. Player de mídia

Outra parte do Android 12 que teve uma modificação no design foi o player de mídia. Não um app para tocar vídeos e músicas, mas o player que fica à mostra na tela de notificações quando você deixa um vídeo ou áudio tocando em segundo plano.

Ele também está mais arredondado, mas agora dá ênfase à capa do disco ou à thumbnail do vídeo.

3. Design do acesso rápido

O menu de acesso rápido é um dos recursos mais usados por qualquer pessoa que tenha um Android. Por isso, é algo que sempre recebe foco nas novas versões do sistema operacional.


No caso do Android 12, temos uma mudança até que bem radical. Os ícones de cada recurso são bem maiores desta vez e contam com um formato retangular em vez dos pequenos círculos de antes.

4. Modo de uma mão

É cada vez mais comum encontrar smartphones com tela grande, tanto que fica difícil para usá-los com uma única mão. Isso tira bastante do conforto e praticidade dos aparelhos que deveriam ser portáteis.

Felizmente, agora há um modo de acessibilidade que deixa o aparelho perfeito para ser usado em uma mão. Neste modo, a interface do Android só ocupa uma parte menor da tela.

5.  Design da tela de bloqueio

A tela de bloqueio foi outra que teve mudanças no design, que ficou muito mais bonito quando não há notificações pendentes. Nessa situação, você conta com um grande relógio na parte central da tela, o que dá um visual bem moderno ao sistema.

Quando há notificações, o relógio vai mais para a esquerda e fica bem menor. Ainda assim, não deixa de ser bem mais bonito do que as versões anteriores.

6. Aba de Widgets

Outra parte do Android 12 que recebeu uma mudança no design foi a aba de widgets. Essa página está mais compacta e agora mostra os widgets disponíveis de acordo com cada app.

Você pode até buscar por widgets específicos na barra de pesquisa que fica logo acima.

7. Design do app de configurações

Pode não parecer algo tão importante que o app de configurações tenha tido seu design alterado, mas temos que lembrar que é uma das partes que mais acessamos no Android. No geral, o visual novo está mais simples, limpo e fácil de usar.

Isso se aplica ainda mais para quem gosta de usar o smartphone com apenas uma mão.

8. Botão para assistente virtual

Se quiser acessar a assistente virtual do Google de forma rápida, agora é bem mais simples. No Android 12, basta pressionar o botão power e você terá acesso a ela.

É claro que você pode voltar para a maneira antiga com uma opção nas configurações.

9. Sistema de temas

android 12 novidades

Outro recurso em que o Google está trabalhando para o Android 12 é o sistema de temas de acordo com seu papel de parede. Com isso, as cores dos menus do smartphone podem mudar de acordo com as cores do wallpaper escolhido.

A função ainda não está presente na versão inicial do Android 12 e só deve chegar nas próximas semanas.

10. Prints maiores

Outro recurso muito legal é a possibilidade de tirar prints da tela e optar por rolar a captura pelo conteúdo que se encontra mais abaixo. Isso significa que você pode tirar uma captura de tela mais comprida em vez de ter que tirar vários prints separados da mesma página.

Isso é algo que já estava disponível em alguns smartphones com Android, mas dependia totalmente da fabricante do aparelho. Com esse update do Android 12, isso estará disponível para todos.

11. Compartilhamento da senha do Wi-Fi

Com a chegada do Android 12, você terá uma opção mais fácil na hora de compartilhar sua senha de Wi-Fi com outras pessoas. Além do método com código QR, você contará com um botão para encontrar e compartilhar a senha com smartphones que estejam próximos.

12. Ferramentas de anotação

As ferramentas de anotação para imagens também melhoraram bastante. Agora, você pode importar uma imagem da sua galeria para usar as ferramentas diretamente.

Quando terminar, é só pressionar o botão de compartilhamento e mandar para quem quiser.

13. Painel de privacidade

Com a chegada do Android 12, você terá muito mais controle sobre como seus apps usam os recursos do seu smartphone. No novo painel de privacidade, você verá os horários exatos que os apps usaram sua câmera, microfone, lista de contatos, etc.

É claro que é sempre bom ter o contexto que uma rede social não pode postar fotos sem acessar sua galeria, por exemplo. Só que fica bem mais simples de saber se um dos apps se comportou de forma estranha.

14. Indicador de instalação de apps

Em vez de só ver uma notificação de que um app está sendo baixado, você poderá ver uma ícone só para isso em sua tela inicial. Agora, qualquer app que estiver no processo de download e instalação aparecerá por lá.

Haverá até um indicador de progresso para que você possa saber quanto tempo falta. Isso é ótimo especialmente para quem baixa muitos apps de uma vez e quer ficar atualizado.

15. Painel de jogos

jogos no android 12

Considerando que os jogos mobile estão sendo levados cada vez mais à sério, é natural que o Google foque mais neles também. No Android 12, por exemplo, há um painel de jogos que facilita a vida de quem adora jogar no celular.

Neste painel, é possível iniciar uma transmissão ao vivo para o YouTube, tirar prints da tela, gravar a tela e até mostrar a contagem do FPS. Bem interessante, não acha?!

Gostou de saber mais do Android 12?

Deu para aproveitar o nosso guia para aprender mais sobre as novidades do Android 12? Só não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou dos detalhes!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo