Windows 11: Saiba tudo o que vazou sobre a nova edição
Windows 11: Saiba tudo o que vazou sobre a nova edição
Windows 11: Saiba tudo o que vazou sobre a nova edição

Windows 11: Saiba tudo o que vazou sobre a nova edição


Depois de apenas seis anos desde seu lançamento, o Windows 10 parece estar bem perto de receber um sucessor. Embora a Microsoft não tenha anunciado nada oficialmente, uma versão de testes do Windows 11 vazou na internet e qualquer um que tiver coragem de instalar essa versão instável do novo sistema operacional da empresa já pode fazê-lo. É claro que se você quiser esperar o lançamento oficial para instalá-lo e, ainda assim, saber tudo o que vazou sobre a nova edição, basta conferir a nossa lista.


Nós separamos os principais recursos e novidades que vazaram nessa versão beta do Windows 11 logo abaixo. Basta continuar lendo para saber os detalhes da próxima edição do sistema da Microsoft!

1. Barra de tarefas

windows 11 menu iniciar

A primeira coisa que podemos notar na versão de testes do Windows 11 é uma mudança interessante na barra de tarefas do sistema. Se antes, todos os ícones de software ficavam na parte esquerda da barra de tarefas, agora eles ficam no centro por padrão.

Isso até podia ser feito de uma maneira não oficial no Windows 10, mas não era algo exatamente prático. Felizmente, a mudança na atualização do sistema inclui até mesmo o ícone do menu Iniciar, que é algo que não podia ser mudado para o centro da tela nas versões anteriores.

O legal é que você tem a opção de usar a barra de tarefas da maneira antiga se preferir, o que é bom para quem não gostar dessa alteração.

2. Menu Iniciar

Falando no menu Iniciar, ele também teve outra mudança interessante no Windows 11. Agora, este menu aparece em uma tela flutuante acima da barra de tarefas e não possui anúncios como os que temos no Windows 10.

Além disso, o design do menu está bem mais interessante e opta por exibir ícones mais simples dos apps que você decidir fixar por ali. Ele também tem alguns softwares e arquivos recomendados, provavelmente baseado no seu uso.


Também há uma aba para que você veja todos aplicativos instalados. Dá para dizer que é um visual bem mais moderno e minimalista do que o antigo, algo que muitos usuários podem preferir.

3. Barra de pesquisa

Se no Windows 10 tínhamos uma barra de pesquisa incorporada na barra de tarefas, agora há apenas um ícone de lupa para indicá-la. Basta clicar no ícone para abrir uma janela flutuante com um layout dedicado à pesquisa.

Você pode escrever o que está procurando na barra que aparecer, assim como filtrar por arquivos, pastas, web, etc. Felizmente, você ainda pode abrir o menu Iniciar e começar a digitar o que estiver procurando para que o sistema faça uma pesquisa imediatamente.

Até por isso, é bem possível que você tenha como remover o ícone de pesquisa da barra de tarefas como no Windows 10.

4. Aparência das janelas

Um dos aspectos mais perceptíveis que podemos ver no Windows 11 é a mudança no visual das janelas do sistema. Agora, todas as janelas possuem os cantos arredondados em vez daquele formato mais retangular de antes.

O visual não só é mais interessante como também levou algumas pessoas a acharem que a Microsoft tirou um pouco de inspiração dos designs usados pela Apple em seus produtos. É claro que até a versão final chegar, é possível que outras mudanças de visual sejam aplicadas no sistema.

5. Ícones do explorador de arquivos

pastas do windows

Outra mudança visual bem legal é que os ícones do explorador de arquivos também estão bem diferentes. Na versão de testes do Windows 11, os ícones de pastas, por exemplo, são bem mais coloridos.

Só não sabemos ainda se o próprio usuário poderá mudar a cor ou estilo das pastas, o que seria ainda mais interessante. É uma das coisas que precisaremos esperar para ver.

6. Assistente de divisão de janelas

Assim como já era possível no Windows 10, nós teremos como fazer a divisão de tela com várias janelas na nova versão do sistema operacional. A diferença é que agora há um tipo de assistente para isso.

Basta passar o cursor do mouse por cima do ícone de maximizar a janela e você verá o assistente de divisão de telas. Basta escolher como prefere fazer a divisão e tudo será realizado automaticamente.

Realmente, é algo mais prático do que ter que ficar arrastando as janelas de forma nada intuitiva.

7. Novos sons do sistema

Um pouco menos esperado, mas ainda uma boa novidade, é que o Windows 11 conta com novos sons para tudo. Seja para notificações, para a inicialização do sistema, para erros, etc.

Os sons são bem mais suaves do que os que temos no Windows 10, especialmente quando algum problema surge. Você pode conferir os sons em primeira mão no vídeo acima, mas tenha em mente que eles podem mudar na versão final do update.

8. Gestos por toque

Quem possui um monitor que seja sensível a toques poderá usufruir dos gestos que chegarão ao Windows 11. Na versão de testes, já pudemos conferir que haverá gestos por toque para minimizar ou maximizar aplicativos, o que é bem útil.

Fora isso, também foi encontrado um gesto para que você possa alternar entre desktops. É claro que ainda mais toques podem aparecer na versão final, o que seria bem interessante.

Lembre-se que é uma versão de testes

Tendo em vista tudo o que vazou sobre o Windows 11, pode até dar vontade de experimentar a atualização antes de seu lançamento oficial. Até porque muita gente gosta de usar produtos e serviços antes do resto do mundo.

O que você teve ter em mente é que por se tratar de uma versão de testes, não é recomendado que você a use em seu computador. Se quiser demais conferir o novo Windows antes de todos, faça isso em um PC mais antigo no qual não tenha arquivos importantes armazenados.

Dizemos isso porque essa versão é inacabada e conta com muitos bugs, o que pode se tornar um problema rapidamente. O melhor é esperar a Microsoft revelar e disponibilizar o Windows 11 de maneira oficial, o que pode acontecer em breve e de graça, como no início do Windows 10.

Quando o Windows 11 será anunciado?

Já que recomendamos que você não teste o Windows 11 até que ele seja lançado, deve estar curioso para saber quando isso acontecerá. Embora não haja indicações de quando a Microsoft disponibilizará essa versão do sistema, a empresa já revelou que realizará um evento no dia 24 de junho para compartilhar algumas novidades.

É esperado que a revelação do novo Windows aconteça nesse dia, o que também pode incluir o dia em que poderemos adquirir a atualização.

Gostou do Windows 11?

Deu para aproveitar a nossa lista para conferir os principais vazamentos sobre o Windows 11? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou dessa nova edição e o que gostaria de ver na versão final dele!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo