10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa
10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa
10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

10 vantagens e desvantagens de trabalhar em casa


Muita gente está perdendo seus empregos ou sendo realocada a posições remotas para evitar ao máximo o contato e praticar o distanciamento social. Se você se encontra nessa posição pela primeira vez, selecionamos aqui as maiores vantagens e desvantagens de trabalhar em casa


Para conhecê-las todas, siga lendo nosso artigo onde detalhamos até mesmo como contornar alguns dos maiores problemas!

Quais são as vantagens?

1. Você faz o seu próprio horário

A primeira das vantagens e desvantagens de trabalhar em casaganhar dinheiro próprio é o fato de que você vai poder trabalhar no horário que quiser. Melhor ainda: você ganha conforme produz, não quantas horas ficou trabalhando!

Isso é algo particularmente bom para quem tem dificuldade em se ater a rotinas, para quem não tem horários de sono regulares ou até mesmo só não quer ter que acordar cedo!

Você faz o seu próprio horário

2. Não tem trânsito

Outro benefício inegável que quem tem o privilégio de trabalhar em casas encontra é a falta de trânsito. Hoje em dia, com o estado em que as cidades estão, o trajeto para chegar ao trabalho, à escola ou onde for frequentemente é de, no mínimo, uma hora de ida e uma de volta. Então, só nisso há uma economia de 2 horas diárias!

Além disso, é impossível não se estressar (e muito) no trânsito, seja ao dirigir por conta própria ou se utilizar transporte público, como ônibus ou metrô.

3. Diminuição de custos

Trabalhar em casa poder ser uma maneira interessante, também, de adquirir uma “renda extra” passiva, já que todos os gastos que você teria anterior mente com a locomoção, por exemplo, deixarão de existir e, com isso, vem economia.


Ao ganhar o tempo para poder cozinhar, dá para poupar bastante, evitando pedir comida pelo iFood todo dia ou indo em restaurantes – algo não recomendado com a pandemia recente do coronavírus.

4. Mais flexibilidade

Mais um efeito positivo dentre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa está a enorme flexibilidade encontrada por quem opta por essa modalidade de serviço.

Ao trabalhar em sua própria casa para fazer renda extra na internet, é responsabilidade exclusivamente sua como a decoração do local de trabalho será, níveis de barulho, você ganha a possibilidade de se vestir como quiser e, até mesmo, pode tirar quantas pausas quiser!

5. Alimentação melhor

O último dos maiores benefícios está na qualidade da alimentação de quem trabalha em casa. Afinal, ao não precisar sair todo dia e gastar duas horas (ou mais) no trânsito, você pode facilmente cozinhar em casa!

Ao cozinhar em casa – confira aqui apps de receitas -, o cardápio depende inteiramente de você, o que permite ter uma alimentação mais saudável e comer apenas coisas que realmente gosta.

Alimentação melhor vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Quais são as desvantagens?

1. Precisa ter mais disciplina

Possivelmente, a parte mais difícil de trabalhar de casa é conseguir manter a disciplina e o foco sem o incentivo constante de saber que seu chefe pode chegar a qualquer momento.

Portanto, se você tem dificuldade em manter em mente o que precisa ser feito no trabalho e em produzir o que é esperado de você, pode ser extremamente útil que você utilize uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos, para conseguir organizar sua rotina.

2. Isolamento social

Outro grande problema de trabalhar pela internet é o isolamento social decorrente, já que na atualidade a maior parte (ou até mesmo todo) da socialização de adultos acontece no ambiente de trabalho.

Existem maneiras de contornar isso, obviamente, como o uso de redes sociais propícias e dos aplicativos de mensagens como o WhasApp ou alguma de suas inúmeras alternativas. Se você tem dificuldades em conversar, confira aqui como puxar assunto!

3. Balancear vida pessoal e trabalho

Dentre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa e gerar renda própria, temos ainda a dificuldade encontrada por muitos que exercem essa profissão de achar um bom balanço entre suas vidas pessoais e trabalho.

Isso pode acontece de duas maneiras: você pode ter muita dificuldade em conseguir trabalhar sem buscar distrações no computador. Alternativamente, também pode ter dificuldade em definir quando começa a sua jornada e quando ela termina.

Uma boa dica para ajudar a contornar essa situação é a seguinte: encontre uma forma de trabalhar num escritório próprio, um home office dedicado exclusivamente a isso.

Balancear vida pessoal e trabalho vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

4. Maior risco de trabalhar demais

Se você tem uma personalidade propensa a vícios, uma preocupação em sua cabeça deve ser em como evitar se tornar workaholic. Para te ajudar nisso, temos uma seleção das melhores ferramentas para gerenciamento de tempo. Usando delas, fica mais fácil limitar o quanto vai trabalhar por dia.

Claro, pode não ser suficiente, mas é bom tentar evitar esquecer que, se tornando workaholic, sua vida pessoal vai sofrer com sua saúde.

5. Maior risco de trabalhar muito pouco

Por fim, o outro lado da moeda do tópico anterior. Ao não ter uma supervisão direta, muitos podem encontrar problemas em ficar motivados e focados, acabando por trabalhar muito pouco ou levar muito mais horas do que deveriam para cumprir suas metas.

Ao fazer isso, pode acabar se tornando ineficiente aos olhos do seu contratante, o que acende a possibilidade de ser demitido. Conheça e teste alguns apps de produtividade para fugir dessa situação!

E aí, o que achou do nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre elas, dizendo se julga que não colocamos alguma importante. Lembre-se, também, de conferir nosso guia completo de como fazer renda extra online e como escolher o banco digital ideal para você!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo