Domine o Instagram Stories com essas 10 dicas
Nenhum Comentário
Domine o Instagram Stories com essas 10 dicas
Domine o Instagram Stories com essas 10 dicas

Domine o Instagram Stories com essas 10 dicas

Nenhum Comentário

Se podemos nomear um responsável pelo sucesso atual do Instagram, ele se chama Stories. A plataforma de conteúdo autêntico popularizou esse novo tipo de post e alavancou o Insta ao status que ele tem hoje. Quem quer ter sucesso no Insta hoje precisa aprender sobre a ferramenta. É necessário que você domine o Instagram Stories.

Mesmo que o seu conteúdo seja apagado em 24 horas, a possibilidade de posts mais autênticos tornou-o perfeito para gerar engajamento entre os seus seguidores no Instagram. Se ainda não sabe muito bem como usar essa ferramenta, esse artigo foi criado para você.

Nos próximos parágrafos, te daremos as ferramentas necessárias para que domine o Instagram Stories. Como gerar engajamento, como agendar postagens, como descobrir o melhor horário para publicar são algumas das coisas que aprenderá ao longo do artigo.

Por isso, continue conosco por mais alguns minutos e comece o seu caminho rumo ao domínio dos Stories!

1. Conheça os diferentes tipos de Stories

Por padrão, os Stories são fotos ou vídeos de até 15 segundos, gravados na vertical e publicados instantaneamente. Porém, hoje a plataforma mudou bastante e existem diversos tipos de Stories que pode criar e publicar.

Por isso, não tenha medo de testar e conhecer os diferentes tipos de Stories. Veja alguns exemplos de Stories disponíveis no Instagram:

  • Mãos Livres: feito para quem deseja publicar vídeos acima de 15 segundos. Nele, pode criar Stories em vídeo de até 1 minuto;
  • Texto: basta escolher um fundo colorido e escrever a sua mensagem;

Vale mencionar que estes não são os únicos tipos de Stories disponíveis, então explore tudo o que a plataforma tem a oferecer. Se alguma das novidades do Instagram não aparecem para você, acesse esse artigo para descobrir como desbloqueá-los ou fazê-los voltar a funcionar.

2. Esteja presente todos os dias

Esse conselho serve para todas as redes sociais, não apenas para que domine o Instagram Stories.


Consistência é a característica mais importante para qualquer um que queira viver de conteúdo nessas plataformas. Com o Instagram Stories não é diferente.

Um dos fatores importantes para o algoritmo do Instagram é a temporalidade. Quanto mais recente, maiores são as chances de estar mais à esquerda na barra de Stories do aplicativo.

Ou seja, ao publicar todo dia, seus seguidores sempre poderão contar com o seu conteúdo. Isso ajuda a criar uma conexão e aprofundar o seu relacionamento com eles.

3. Use os adesivos interativos para gerar engajamento

Uma das melhores novidades dos Stories do Instagram são os adesivos interativos. Disponíveis na tela de edição das Stories, ao colocá-los seus seguidores podem responder ou enviar perguntas sobre um tópico que esteja abordando.

Por ser fácil de interagir, os adesivos costumam aumentar seu engajamento no Stories de maneira considerável. Por isso, acabam sendo essenciais para gerar interações com o seu público.

Por outro lado, vale lembrar que exagerar na dose pode acabar surtindo o efeito contrário, caso percebam que não está os usando com autenticidade.

Veja aqui no AppTuts nossos guias de como fazer enquete no Instagram, como criar um quiz e um guia completo de quais perguntas fazer no Instagram Stories.

domine-instagram-stories-adesivo

4. Agende Stories para não perder um dia sequer

Reforçar que consistência é fundamental nunca é demais.

O que dificulta uma presença mais consistente na plataforma é a impossibilidade de agendar Stories nativamente no app do Instagram. Por outro lado, alguns aplicativos externos já permitem que agende alguns conteúdos e domine o Instagram Stories.

Um desses apps é o Scalehot. Por meio dele, você pode programar a publicações de posts no feed e nos Stories no dia e horário que achar mais adequados, como vamos citar nos próximos itens.

Além do agendamento, ele te permite configurar interações automáticas para te ajudar a conquistar mais seguidores, traz relatórios de crescimento sobre o seu perfil no Insta e também possibilita programar directs automatizadas para seus novos seguidores.

O Scalehot permite 7 dias de testes GRÁTIS de todas as funcionalidades da sua plataforma. Clique agora no link para descobrir mais!

5. Aprenda a usar as métricas do Instagram Stories

Para saber se suas ideias de posts estão dando resultado, você precisa aprender como acessar as métricas do Instagram Stories.

Existem duas maneiras de acessá-las. A primeira é dentro da sua própria story. Basta clicar no ícone com pequenas fotos, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

visualizado

Ao tocar nela, você saberá quem viu suas Stories e quais desses seguidores interagiram com você. Ele dirá quem se engajou te respondendo ao story no Instagram Direct ou quem participou de enquetes e perguntas quando usar os respectivos adesivos.

O segundo método é acessando o menu de Informações do Instagram, localizado em seu menu de configurações. Nele, poderá ver a lista de Stories que publicou na última semana e acessar seus respectivos números.

informacoes

É importante que domine o Instagram Stories e essas métricas vão te indicar se está alcançando esse objetivo!

6. Fique atento aos horários de pico

Cada público tem seu próprio padrão de horários nos quais estão acostumados a acessar as mídias sociais como Instagram Stories ou o Tik Tok. É importante saber quais horários são esses.

As ferramentas analíticas que mostramos no item acima vão te ajudar a descobrir. Acesse novamente o menu de Informações em sua biografia do Instagram. Em seguida, abra a aba Público.

domine-instagram-stories-publico

Role até o fim da tela e poderá ver quais os horários seus seguidores mais costumam interagir com as suas postagens.

horarios

Com essa informação em mãos, basta agendar suas Stories de maneira que tenha novos posts assim que eles abrem o aplicativo para acompanhar o que está acontecendo na rede social.

7. Aprenda como usar os destaques

As Stories do Instagram ficam ativas apenas por 24 horas. Após esse período, elas são removidas das barras de Stories dos seus seguidores. Mas elas não precisam ir para seu histórico de Stories.

Você pode colocá-las nos destaques de seu perfil. Localizadas entre as suas frases de bio e o mosaico do Instagram – onde fica o histórico de posts do feed -, esses destaques são Stories que podem ser acessados enquanto você permitir.

Mais importante do que ter destaques é demonstrar profissionalismo por meio das imagens de capa. Veja agora como elas são disponibilizadas no perfil do especialista em Instagram Luciano Larrossa:

domine-instagram-stories-perfil

Saber como fazer capa no Instagram é importante para mostrar que estão lidando com uma conta séria, cujo conteúdo é pesquisado e verdadeiro. Isso fará com que os usuários que acessarem seu perfil se sintam mais compelidos a se tornarem seguidores ou a clicar no link a sua bio.

Dica: se vende diversos produtos no Instagram e apenas um link não é o suficiente, sabia que você criar um mini site especial com vários links?

O AppTuts.bio é a ferramenta que vai te permitir criar isso e encaminhar seus seguidores para as suas diversas páginas de venda!

O melhor de tudo: você pode usá-la gratuitamente e ainda conferir quantos cliques cada link recebe do seu público. Basta clicar no link para começar a usar ainda hoje!

8. Faça dinheiro com a lista de Melhores Amigos

Uma das funcionalidades recentes do Instagram Stories é a possibilidade de criar uma lista exclusiva que terá acesso a conteúdos que não disponibiliza ao público.

Chamada de Melhores Amigos do Instagram, você seleciona os seguidores por quem tem maior consideração. Ao publicar uma story, você pode escolher que apenas os membros dessa lista poderão vê-la.

Sabe o que isso significa para quem é influenciador no Instagram: a possibilidade de vender conteúdo exclusivo!

Você pode criar um clube de assinatura, no qual os assinantes poderão ver dicas que não são liberadas aos seguidores comuns e ainda os farão sentir parte de uma comunidade.

É possível gerar essa lista através de planilhas comuns, mas elas são sujeitas a erros. Nesse caso, é interessante utilizar uma ferramenta para gestão de redes sociais.

O Bume é um exemplo de ferramenta que pode utilizar. Ele é o único no Brasil a contar com um gerenciador de Melhores Amigos, facilitando a administração dos membros desse clube. Além disso, ele também possibilita agendar posts no feed e nos Stories, entre outras funcionalidades.

Para testar o gerenciador de melhores amigos do Instagram, clique no link e tenha acesso GRÁTIS a todas as ferramentas do Bume por 5 dias!

9. Não ignore as lives

Apesar de não serem uma grande novidade, as transmissões ao vivo continuam a gerar bastante engajamento. Vale mencionar que elas também costumam ser favorecidas nas barra de Stories dos seus seguidores.

As lives do Instagram são uma grande oportunidade de conversar diretamente com o seu público. Elas podem ser usadas tanto para dar aulas online quanto para vender seus produtos, por exemplo.

Elas também são uma excelente maneira de responder a perguntas e dúvidas que os seguidores que cogitam comprar de você ganhar a confiança necessária para se tornar um cliente. Veja aqui no AppTuts como fazer transmissões ao vivo no Instagram!

10. Conheça aplicativos para melhorar seu conteúdo

Existem alguns aplicativos que facilitam a criação de conteúdo nos Stories do Instagram. Eles são especialmente úteis nos dias que não estiver se sentindo tão criativo, já que costumam trazer modelos e facilitam pequenas edições.

Confira três sugestões abaixo:

  • Adobe Spark: esse app da Adobe traz modelos para gravação e criação de vídeos verticais, o formato das Stories. Você também pode criar vídeos a partir de fotos e incluir animações e efeitos exclusivos do app no vídeo. Clique no link para conhecer o Adobe Spark;
  • Canva: esse aplicativo para criar imagens conta com modelos exclusivos para Instagram Stories. Basta selecionar o tipo de imagem, pesquisar pelo acervo e colocar suas personalizações para ter um post pronto em poucos minutos. Clique no link para conhecer o Canva;
  • Magisto: para quem prefere conteúdo em vídeo, o Magisto é outra solução interessante. Ele já permite gravar vídeos no formato das Stories, economizando o trabalho de editá-los. Também é possível incluir efeitos e filtros exclusivos. Baixe o app no seu Android ou iPhone.

Domine o Instagram Stories lendo nossos artigos

Com essas dicas, você terá todo o conhecimento necessário para que domine o Instagram Stories. Em pouco tempo, logo alcançará a desafiadora marca dos 10.000 seguidores no Instagram, necessário para poder colocar links nos Stories.

Quer saber como e já se preparar para quando o fatídico dia chegar? Então acesse agora o nosso guia completo ensinando como inserir link no Instagram Stories!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo