10 dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

  • Por Luciano Larrossa
  • 25/06/2018 às 12:29 atualizado em (27/02/2023 às 20:10)
  • 11min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Não é de hoje que os usuários do Instagram vêm sentindo o engajamento de suas publicações caírem. Mesmo que a rede social ainda seja uma das melhores apostas para criadores de conteúdo, desde que o novo algoritmo entrou em jogo, tem sido difícil emplacar alguns posts de forma orgânica na plataforma e aumentar seu engajamento no Instagram.

Mas isso não deve esquentar a cabeça de ninguém! Aqui neste artigo, vamos dar 10 dicas atuais de como você pode aumentar seu engajamento no Instagram em 2022. Confira logo abaixo!

Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

1. Tenha sempre conteúdos novos

Sabe aquela máxima “Quem não é visto não é lembrado”? Então, é mais ou menos assim que funciona a lógica do Instagram. Isso acontece porque os usuários estão diariamente consumindo os conteúdos da plataforma. Por isso, é importante estar ativo todos os dias.

Entretanto, a consistência de publicações permanece de suma importância para que os seguidores estejam sempre recebendo seu conteúdo. Por isso, é importante investir não só na quantidade como também na qualidade dos conteúdos produzidos. Busque sempre gerar valor para os seus seguidores, trazendo soluções para os seus problemas ou agregando informações que possam ser úteis no dia-a-dia.

Isso não significa que você deve postar 10x por dia e acabar cansando os seguidores. Ache uma frequência que seja boa pro seu perfil (como um post por dia ou 5 posts na semana, por exemplo) e aposte nela.

O importante mesmo é permanecer ativo.

 

2. Tenha um perfil com estilo único

O Instagram é uma vitrine virtual, criada para ser movida por conteúdo visual. Para se destacar no meio de tantos @s (mais de um bilhão, para ser mais precisa), é preciso assumir uma identidade forte e única, que tenha a ver com os valores da sua marca.

Adotar uma paleta de cores fixa ou um tipo de conteúdo em que seu perfil seja autoridade ao falar vai te ajudar a formar esse estilo único no inconsciente dos seus seguidores. Além disso, um perfil com estilo definido ajuda a chamar atenção de quem está visitando sua conta pela primeira vez e auxilia seus seguidores a prestarem atenção ao conteúdo no feed quando aparecer aquela postagem em azul clarinho, por exemplo, pois já saberão que se trata da sua marca.

instagram-feed

3. Faça uma bio atraente para aumentar seu engajamento no Instagram

Assim como as primeiras fotos do seu feed, sua bio também faz parte da “porta de entrada” que precisa estar convidativa para os novos visitantes. Insira informações relevantes sobre o seu negócio ou o objetivo dele, que instiguem as pessoas a saberem mais sobre sua empresa.

No seu perfil você pode adicionar links para seu site ou whatsapp, e até mesmo o @ dos seus outros perfis e hashtags. Isso é uma mão na roda para empresas que têm mais de um perfil na plataforma!

Entretanto, o mais importante é ter uma descrição clara na sua bio sobre o que você entrega ao seu cliente e qual é o seu diferencial. A própria rede social criou, por exemplo, uma @ específica para inspirar os criadores de conteúdo de todo o mundo (@creators) com uma bio com um descritivo super engraçado e com um tom leve e descontraído, que é a característica do perfil.

 

instagram-bio

Confira mais dicas para criar uma biografia no Instagram que atraia seguidores acessando este artigo!

4. Abuse das ferramentas

Vimos as abas do IGTV e do feed se fundirem em 2021, tudo isso devido ao alto consumo de vídeos, que é uma super tendência de marketing para as contas do Instagram.

Invista nos Reels, vídeos no feed e na inclusão de memes e GIFs, afinal divertir, fazer relações engraçadas com a rotina e explicar de forma clara os conteúdos é a melhor forma de manter a atenção dos seguidores por mais tempo nas suas publicações. O que todos nós sabemos ser um dos pontos principais para aumentar o engajamento do perfil.

5. Use hashtags para aumentar seu engajamento no Instagram

As hashtags são importantíssimas para alcançar pessoas que ainda não te seguem. Mas nada de sair postando qualquer hashtag por aí, hein? O Instagram consegue entender a relevância das tags que você utiliza.

Escolha aquelas que tenham a ver com o tema da sua publicação, mas que não sejam tão generalistas. Por exemplo, se o seu nicho é música, não utilize #música ou #music. Essas são hashtags muito comuns que não ajudam em visibilidade, já que são bastante utilizadas e acaba deixando nossos posts pra trás muito rápido.

Prefira tags como #musicaclassica #rockexperimental #frevodebloco, que sejam mais específicas e atinjam seu público ideal.

Além disso, hashtags de localização são excelentes para negócios físicos, pois muitas pessoas seguem as # específicas do seu bairro, ou do local próximo ao trabalho e, até mesmo, de localidades onde estão somente de passagem, para descobrir perfis interessantes da região.

6. Agende posts no seu melhor horário

As primeiras horas da sua publicação são preciosas. Quando o Instagram vê que um post recebeu muitos likes e comentários rapidamente, o algoritmo vai trabalhar em mostrar aquela publicação pra mais gente – quem sabe até na página Explorar.

Por isso, descobrir o melhor horário para postar no Instagram é super importante. Usando uma ferramenta de agendamento de publicações e sabendo em quais horas seus seguidores estão mais ativos, você consegue otimizar as publicações para que elas recebam o máximo de engajamento nas primeiras horas.

Além disso, ainda dá pra economizar tempo e usar as horas vagas para criar Stories e interagir com o seu público.

Dica: Conheça algumas ferramentas para agendar postagens no Instagram!

7. Seja ativo e interaja com seus seguidores

O Instagram mostra com prioridade as contas com as quais a gente interage mais. Ou seja, para aparecer de primeira no feed dos seus seguidores, você precisa interagir com eles.

Curta as publicações deles, responda todos os comentários. Recebeu um que não precisa de resposta? Deixe pelo menos um like. Quanto mais interação vocês tiverem, mais chances de você ser um dos primeiros a aparecer no feed deles.

8. Conte uma boa história (e a destaque!)

Mais do que conteúdos-pílula, feitos pra serem consumidos de forma rápida, os Stories podem ser usados de forma inteligente e criativa para criar uma narrativa que prenda ou divirta seu seguidor, de forma que ele sempre queira ver e interagir com seus Stories, te ajudando  a alcançar o objetivo de aumentar seu engajamento no Instagram.

Use as enquetes para perguntar a opinião de quem te segue sobre determinado assunto (e aposte no que eles mais gostam!), diversifique o conteúdo com stickers, emojis, boomerang e superzoom. Você pode inclusive criar seus próprios GIFs e deixar o conteúdo ainda mais único e personalizado.

Não esqueça de marcar localização e hashtags nos seus Stories. Isso vai te ajudar a alcançar outras pessoas que ainda não te seguem.

Além de todos os recursos existentes no recurso nativo, o Instagram ainda permite que você destaque qualquer mídia postada nos Stories por tempo indeterminado. Os famosos Highlights ou Destaques – como são chamados em português – são ótimas opções para fixar conteúdos muito bem produzidos ou que sejam essenciais para quem visita seu perfil de primeira. Veja nesse artigo como criar capas de destaque no Instagram.

9. Analise sua performance pelas métricas

Um dos maiores benefícios dos perfis de negócios do Instagram é poder ter acesso às métricas do Instagram. Para acessá-las, entre no seu perfil e selecione Insights.

instagram insights

Por aqui é possível saber quais conteúdos do feed, reels e Stories trouxeram mais impressões, interações e visualizações, bem como rastrear de onde vieram os visitantes (do feed comum, das hashtags, da marcação de localização etc). Além disso, o Instagram Insights também fornece os horários em que nossos seguidores estão mais ativos, na aba “Público”, basta rolar a página pra baixo.

Mas não esqueça: indicador sem ação é ilusão. Não adianta acompanhar os resultados do seu conteúdo se você não está agindo em cima deles. Reduza ou elimine os esforços nas ações que não deram certo e invista tempo e dinheiro nas que trouxeram melhores resultados pro seu perfil.

10. Anúncios e Impulsionamentos

Para crescer seu perfil e alcançar os seguidores certos você pode impulsionar ou criar anúncios baseados nos nos interesses do seu público ideal.

Impulsione publicações interessantes e que tiveram muita interação. Para isso, basta clicar no botão Turbinar que vai aparecer embaixo da sua publicação, ao lado direito.

Clicando ali, siga os passos conforme a ferramenta for lhe mostrando, inserindo a meta desejada, depois selecionando o seu público, que pode ser o público automático criado pela própria ferramenta ou, criando um público personalizado, selecionando “criar o seu”.

Mais detalhes sobre Anúncios e Impulsionamentos no Instagram

Caso opte por criar o seu público, dê um  nome a esse público, para facilitar seus impulsionamentos futuros, selecione a localização dessas pessoas – caso seja um negócio físico, como uma pizzaria por exemplo, selecione a sua região de entrega delivery para abranger clientes com potencial. Por último, defina a faixa etária do seu público, mas antes pense estrategicamente e insira interesses relevantes que esse seu público ideal tem.
Por exemplo, em uma pizzaria, clientes em potencial podem ter interesse no ifood ou delivery. Você também pode pesquisar por alguma pizzaria famosa próxima da sua região e selecioná-la como um interesse do seu público.

Entretanto, não se limite apenas ao seu  nicho, esse é o ponto mais importante dessa seleção de público, então pesquise os possiveis interesses relacionados com o perfil dos seus clientes em potencial.

Ao final da criação do seu público, você será direcionado para a parte final, relacionada aos valores e período de duração do impulsionamento.
O Instagram determina um valor mínimo em reais, baseado no valor de 1 dólar, e você pode escolher a partir desse valor quanto irá investir e por quantos dias.

Sugerimos que utilize um mínimo de 5 dias para impulsionar suas publicações, assim o Instagram terá tempo de buscar e entregar ao público sugerido a sua publicação.

Depois disso, é só esperar que o app autorize o seu impulsionamento, o que leva no máximo 24 horas, e conferir os resultados. Você pode ir acompanhando as métricas desse impulsionamento através dos insights.

Dica Extra: Esteja por dentro das tendências

O Instagram é uma rede social que está sempre antenada nos gostos e preferências dos seus seguidores. Por isso, as mudanças são constantes e é importante estar por dentro das tendências para adaptá-las ao seu conteúdo e gerar ainda mais engajamento.

Gostou das nossas dicas para aumentar seu engajamento no Instagram?

De fato, não existe milagre nenhuma “fórmula mágica” para ter sucesso nas redes sociais, e o mesmo acontece com o Instagram. Apesar disso, as várias formas de criar conteúdo disponibilizadas pela rede fornecem uma gama de maior de oportunidades para as empresas serem criativas e se destacarem no meio. Seguir essas dicas com certeza vai te fazer aumentar seu engajamento no Instagram!

Leia também no AppTuts:

 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});