Dicas de Instagram Stories – 13 melhores em 2022
Dicas de Instagram Stories – 13 melhores em 2022
Dicas de Instagram Stories – 13 melhores em 2022

Dicas de Instagram Stories – 13 melhores em 2022


Os Stories foram os primeiros responsáveis por tornar o Instagram uma das redes sociais mais usadas no mundo, com mais de um bilhão de usuários ao redor do planeta. Seja você um usuário casual ou alguém que deseja alavancar o seu negócio na internet, as dicas de Instagram Stories que vamos mostrar abaixo vão te ajudar a usar essa plataforma de conteúdo.


Em primeiro lugar você aprenderá como ter ideias de posts para Instagram com mais facilidade, depois dicas de Instagram Stories para a produção do próprio conteúdo. Em seguida, como usar adesivos para promover engajamento e, para finalizar, como monetizar seu uso nessa plataforma.

Quer conhecer as melhores dicas de Instagram Stories para 2022? Então é só continuar lendo abaixo!

1. Como criar conteúdo para o Stories?

Enquanto o feed do Instagram possibilita que você publique fotos, imagens e vídeos, os Stories trazem uma enorme possibilidade de conexão e estreitar relacionamento com seu público.

Você pode colocar fotos e vídeos de até 15 segundos, e criar posts apenas com texto, usando a criatividade nos divertidos efeitos, como o Boomerang.

Vale mencionar que o formato de Stories favorece posts com mais autenticidade. Ou seja, menos produção super caprichada, mais conteúdo sobre rotina. Não tenha medo de mostrar quem você é.

Veja abaixo algumas ideias de post que pode criar nos Stories:

  • Vídeos mostrando sua rotina de trabalho ou pessoal;
  • Se tem um negócio, mostre o seu produto em detalhes;
  • Fale sobre temas atuais e deixe claro seus valores e posicionamento;
  • Faça perguntas e gere debates saudáveis sobre temas relevantes;
  • Aqui também vale tirar selfies e colocar aquela frase motivacional! :)

2. Use os adesivos dos Stories

Uma das melhores novidades do Instagram foram os adesivos que te ajudam a aumentar seu engajamento.

Diferente dos adesivos convencionais, estes stickers permitem que as pessoas que visualizam seus Stories interajam, votem, participem.

Então é por aqui que começamos as recomendações e dicas de Instagram Stories: teste todos esses adesivos!

Eles tem o potencial de aumentar o número de visualizações e respostas ao seu conteúdo. Nas próximas dicas, vamos falar sobre cada um destes adesivos em mais detalhes.

3. Faça enquetes no Stories

As enquetes foram os primeiros adesivos do Stories a promoverem o engajamento, oferecendo uma forma simples e rápido de um usuário interagir com seus influenciadores favoritos. Nelas, você faz uma pergunta ao seu público e oferece opções de respostas.

Enquanto a enquete estiver no ar, seus seguidores no Instagram poderão tocar na resposta que preferem e você poderá ver quantas pessoas participaram da enquete e seus votos.

dicas-instagram-stories-enquetes

4. Faça enquetes deslizantes nos Stories

Além das enquetes acima, existem também as enquetes deslizantes. Diferente da anterior, nela você faz uma pergunta e o seu seguidor responde dizendo o quão intensamente ele concorda ou discorda do que você perguntou.

Pense nas enquetes deslizantes como uma maneira de avaliar o quanto seus seguidores se sentem sobre determinado assunto, sem que eles precisem especificar em palavras.

Agora, para usar esse tipo de adesivo, basta escolhê-lo no menu de stickers, escolher a enquete deslizante, fazer a pergunta e definir o emoji de acordo com o tipo de emoção que quer avaliar. Por exemplo, usar o emoji de coração avalia o quanto seus seguidores amam o objeto da sua pergunta. Já o de boneco raivoso permite avaliar o quanto se sentem indignados.

Para exemplificar mais, imagine que perguntou o quanto seus seguidores gostam de pizza, usando o emoji de delicioso na enquete deslizante. Quanto mais para a direita deslizarem o emoji, mais eles amam o aperitivo.

dicas-instagram-stories-deslizante

5. Peça perguntas no Stories

Um dos melhores adesivos de engajamento do Insta é o de perguntas. Eles podem te ajudar a multiplicar a quantidade de conteúdo a publicar no Instagram.

Além disso, usar o sticker é super simples. Depois de produzir seus Stories e acessar a tela de adesivos, basta escolher o Perguntas. Peça aos seus seguidores para te enviarem perguntas sobre o tema que aborda em seu perfil.

Você pode responder às perguntas diretamente pelo Instagram Direct. Porém, a segunda opção é muito melhor. É possível – e muito útil – criar mais Stories respondendo às perguntas enviadas pelos seguidores.

Ou seja, se te enviarem 10 perguntas, você pode ter , no mínimo, 10 novos Stories para publicar!

Além de ser maravilhoso pro engajamento, ainda pode gerar milhares de outros assuntos pros seus conteúdos de feed, lives, reels, etc. Tudo isso porque você terá informações muito importantes e que revelam os questionamentos dos seus seguidores, ou seja, seus reais interesses.

perguntas

Veja esse guia completo ensinando como fazer perguntas e saiba também quais perguntas fazer no Instagram Stories!

6. Use o adesivo de Testes para jogar com seus seguidores

Outro adesivo de interações entre nossas dicas de Instagram Stories, o Testes vai na direção contrária do Perguntas. Aqui, você é quem faz a pergunta. E não é para saber a opinião dos seus seguidores, mas sim para testar seus conhecimentos!

Nesse adesivo, você faz uma pergunta e oferece de 2 a 4 sugestões de resposta, devendo indicar ao Instagram qual é a correta. Após publicar o quiz, seus seguidores poderão responder à questão.

Você poderá ver quem respondeu, quantas pessoas participaram, bem como quantos votaram em cada alternativa.

O adesivo é uma excelente maneira de agitar um jogo com seus seguidores. Veja em mais detalhes como fazer testes no Instagram Stories!

testes

7. Faça transmissões ao vivo

Mais conhecidas como lives do Instagram, elas são feitas a partir dos Stories, tanto que você pode ver quem está ao vivo na barra de Stories, ao invés do feed. As lives são uma das melhores maneiras de engajar com seus seguidores, já que te possibilita se comunicar com eles diretamente.

Para fazer uma live, basta abrir seu Instagram, deslizar para a esquerda e, na barra inferior, escolher a opção Ao Vivo. O Instagram fará um breve teste de sua conexão e em poucos segundos você já estará no ar.

Dentro da janela da live você vai encontrar uma série e possibilidades de edição, como por exemplo, como definir o público da sua transmissão ou fazer apenas um treino se essa for o seu primeiro contato com esse recurso.

Há também a possibilidade de agendar suas lives com até 90 dias de antecedência, dentro do próprio app. Assim seus seguidores além de serem notificados, poderão ativar um lembrete para não perder o início do evento.

Além disso, outros detalhes como filtros, fixar o título, desativar comentários podem ser ajustados na tela inicial.

Algumas vantagens de fazer transmissões ao vivo no Instagram:

8. Agende postagens nos Stories para economizar tempo

Apesar da maioria dos aplicativos para agendar postagens no Instagram não contarem com tantos recursos quanto o app nativo, ainda assim são uma opção para os Stories mais simples de imagem ou texto.

Você pode criar uma série de Stories simples, que serão publicados ao longo da semana. Ao longo dela, você pode usar o aplicativo para publicar Stories com os adesivos que indicamos nesse artigo com dicas de Instagram Stories.

Entretanto, através do Business Suite, a plataforma da Meta para agendamento de postagens nativas de Instagram e Facebook, você poderá agendar e gerenciar seus Stories, posts e vídeos acima de 1 minuto. Além de responder directs, mensagens do messenger do Face e comentários nas duas redes. Tudo em um só lugar!

No Business Suite você também saberá o quanto de engajamento seus posts vem recebendo por meio dos relatórios e agendar mensagens automáticas.

9. Monetize seu conteúdo criando uma lista VIP

O Instagram conta com uma função chamada Melhores Amigos. Quando você publica uma story, você pode limitá-la apenas a um grupo determinado de seguidores. A opção veio como um modo de controlar melhor quem vê seus posts.

Se almeja uma carreira como produtor de conteúdo, você pode usar essa funcionalidade para criar uma lista VIP. Nessa lista, você publicará, por exemplo, conteúdo exclusivo para os pagantes.

dicas-instagram-stories-melhores

10. Venda produtos com o Instagram Shopping

Sabia que você pode transformar seu Stories do Instagram em uma vitrine. Se tem uma loja virtual, essa é a melhor ferramenta que o Insta poderia disponibilizar.

Por meio dela, você pode criar posts com fotos dos seus produtos, que receberão uma etiqueta digital com o preço. Basta seu seguidor tocar na etiqueta para ser encaminhado à sua loja online para efetuar o pedido e fazer o pagamento.

Para saber como usar o Instagram Shopping, clique nesse link para ver um guia completo.

Seu problema é que não tem uma loja online para usar com o Instagram Shopping?

Então você pode criar uma com bastante facilidade e integrada com o seu perfil na rede social. O Bagy é uma plataforma para criar lojas online e é especializado em ajudar pequenos empreendedores no processo de criação e integração da loja com as redes sociais.

Além de ser fácil de criar seu site de vendas, a equipe do Bagy também oferece o serviço de integrá-la com seu perfil no Insta.

Clique aqui para saber mais sobre o Bagy.

bagy

11. Transforme seus melhores Stories em destaques

Apesar de os Stories ficarem disponíveis na barra superior do feed por apenas 24 horas, você pode eternizá-las em sua biografia do Instagram. Você pode fazer isso por meio dos destaques.

Quando você salva um destaque do Stories, ele ficará organizado e disponível em uma barra, logo abaixo da sua frase para bio do Instagram. Você pode criar capas de destaque para fazer com que ele pareça mais profissional, como mostraremos no exemplo abaixo.

dicas-instagram-stories-destaques

12. Encaminhe seguidores para sua lista de WhatsApp

Embora o Instagram Stories seja uma das melhores plataformas de conteúdo, elas são muito distrativas. Em questão de um toque, seguidores podem simplesmente passar para outro story, perdendo suas ofertas. Quer saber como capturar a atenção por mais tempo nessas dicas de Instagram Stories?

Então use os seus Stories para encaminhar seus seguidores para uma lista de WhatsApp! Ao fazer isso, você abrirá um canal de comunicação direta com ele. Além disso, o fato dele acessar seu link para o WhatsApp significa que ele quer saber mais sobre o que você tem a oferecer.

Atualmente todos os perfis podem colocar link no Stories facilmente. Mas você pode inserir o link em sua bio, e reforçar nos Stories a informação de onde encontrar esse link.

Clique no link para saber como colocar link de WhatsApp no Instagram e comece já a cultivar uma lista de prospectos para ganhar dinheiro no Instagram!

13. Acompanhe as métricas e se adapte

Então, se você tem um perfil para negócios no Instagram, crie o hábito de conferir as métricas periodicamente. Por meio das métricas do Instagram, você saberá quais tipos de conteúdo estão dando certo e o que pode não estar funcionando.

Essas métricas podem ser acessadas no menu Informações e mostram detalhes como o número de visualizações de cada post no Stories e quantas respostas recebeu. É aqui que você comprovará se os seus esforços no Instagram Stories estão dando certo.

Clique no link agora mesmo e veja as melhores métricas do Instagram que precisa acompanhar para te ajudar a ganhar mais seguidores!

metricas

Quais dicas de Instagram Stories ainda não aproveitou?

Em resumo, algumas dicas de Instagram Stories que mostramos aqui já valem a pena há alguns anos, mas com tanta coisa nova fica fácil esquecer de algumas dessas dicas que podem ser bem úteis.

Quais delas ainda não colocou em prática? O que acha que falta ao Stories do Instagram?
Aproveite para ler também Como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo