Estratégias de marketing no Facebook para 2022
Estratégias de marketing no Facebook para 2022
Estratégias de marketing no Facebook para 2022

Estratégias de marketing no Facebook para 2022


Em 2022, o Facebook trará grandes mudanças em sua totalidade, o que significa que as estratégias de marketing dentro da plataforma também irão mudar.


As empresas têm grande necessidade de conhecer as estratégias que vão trazer resultado dentro da rede social de Mark Zuckerberg.

Por isso, decidimos, listar as 5 melhores estratégias de marketing no facebook nesse artigo para você turbinar a sua página ou perfil na plataforma.

Leia também: Como adicionar um administrador a uma página do Facebook

 

1. Faça vídeos em formatos curtos

Faça Reels

Essa novo recurso chamou a atenção dos usuários quando foi lançado pouco tempo antes na plataforma vizinha, o Instagram.

Com isso, já era de se esperar que essa ferramenta começasse a gerar bons resultados  para os usuários do Facebook também.

Os Reels do Facebook tem a duração de até 30 segundos e incluem ferramentas criativas para vídeo, efeitos e áudio

Como na aba dos stories do Instagram, eles também possuem um painel exclusivo, podendo ser encontrado no início do feed do Facebook, integrados ao feed de notícias e em grupos do Facebook.

Mesmo não tendo os recursos de vincular com os stories, eles são soluções ideais para alavancar um perfil, aumentar o público e construir uma imagem ideal.

Para criar Reels no Facebook: abra o aplicativo e navegue até sua página, toque no botão “REELS” na parte inferior e crie até 30 segundos de vídeo.

Use ferramentas disponíveis nas criações, adicione música, insira filtros ou ajuste a velocidade antes de publicar.

 

Faça Stories

Você com certeza já usou os Stories do Instagram, portanto, tem ao seu alcance eles disponíveis também no Facebook

Mesmo que fiquem no ar apenas 24 horas antes de serem removidos, se tornaram uma das estratégias preferidas de muitos usuários que utilizam as plataformas de forma profissional.

São usados com o intuito de melhorar a visibilidade e criar conteúdo legítimo.

Porém, programar os Stories no Facebook pode ser considerado um pouco difícil, o que torna o trabalho dos profissionais com alta demanda de trabalho mais complicado.

Mesmo que outros aplicativos permitam a planejar os stories, ainda sim os usuários podem ter a dificuldade em programá-los.

Porém, isso não foi possível até o Facebook criar a estratégia de programação dos Stories através do Business Suite, colaborando com os usuários e os permitindo aproveitar os pontos positivos e conseguir criar os conteúdos com antecedência.

Com o aplicativo Facebook Business Suite, agendar ou até mesmo criar Stories nunca foi tão simples.

Para fazer isso, abra o aplicativo, vá até sua página, clique no ícone de adição azul para criar um novo conteúdo.

Selecione Story no menu de pop-up e comece a criar seus vídeos, ou use aqueles que você já havia salvo em sua galeria.

Logo em seguida, você poderá adicionar textos, figurinhas e outras ferramentas que forem disponíveis, tudo isso para que seus Stories fiquem mais atrativos

É possível adicionar um link de direcionamento, no qual os seguidores podem clicar para acessar seu site, WhatsApp ou qualquer outro local que você queira.

Quando terminar de criar, clique no botão branco “Compartilhar em” no canto inferior direito e escolha onde deseja publicar, seja no Facebook, Instagram ou ambos.

Em seguida, será exibido um botão com a opção “Programar para mais tarde” , clique e defina o horário.

Depois de publicados, tire um tempo para revisar os insights e identifique os melhores horários para publicar.

2. Incorpore conteúdo de terceiros

Forneça e compartilhe UGC (conteúdo gerado pelo usuário)

Quando você pensa em (UGC) pode não pensar no Facebook como a primeira opção e sim em plataformas baseadas em hashtag como Instagram, Twitter e TikTok, que são muito mais conhecidos por seus recursos de UGC.

Mesmo assim o Facebook tem se tornado uma plataforma essencial em compartilhamento de conteúdos de UGC, e isso é o que pode aperfeiçoar ainda mais as estratégias de marketing presentes em qualquer negócio.

Muitas empresas de grande relevância já usam esse recurso e possuem resultados que reverberam por muito tempo nas redes sociais, como por exemplo, a Coca-Cola, Ruffles e várias outras.

Quando você aplica UGC em suas estratégias, consegue criar conteúdos importantes que se espalham organicamente, criando um vinculo de relacionamentos com seus leads e até mesmo reduzir seus custos.

Uma dica para encontrar o UGC no Facebook, crie um fluxo na caixa de entrada do Facebook, crie nomes como “potencial UGC ” e “UGC aprovado”.

Antes de qualquer passo, é preciso entrar em contato com o criador principal para ter a permissão de compartilhar a foto ou o vídeo correspondente, e depois de confirmar a permissão, substitua o rótulo potencial por um rótulo aprovado.

 

Criar parcerias com influenciadores

As parcerias com influenciadores têm se tornado estratégias essenciais para o marketing das empresa no Facebook.

Para ajudar nessa tarefa, o Facebook criou o Brand Collabs Manager, que se trata de uma ferramenta integrada para agilizar o marketing de influenciadores.

Ela oferece vários recursos úteis, de encontrar um parceiro ideal para o seu negócio a até divulgar seu negócio de corretamente.

Para ter acesso a ferramenta, vá até as “Ferramentas de Monetização” dentro da sua página no Estúdio de Criação e procure por influenciadores e com o que trabalham.

Verifique se o público deles está alinhado ao seu e então feche a parceria. É possível também compartilhar resumos dos projetos e as análises de colaborações com outros influenciadores, sem precisar solicitar relatórios.

Se você leva a sério a estratégia de parceria com influenciadores, fique de ligado nos novos recursos que o Facebook pode estar planejando nesta ferramenta.

 

3. Invista na comunidade da plataforma

Caso tenha notado uma queda no engajamento ou alcance orgânico na sua página do Facebook, usar o Reels e Stories pode te ajudar a subir novamente esses números.

Mas outro recurso que você pode utilizar, são os famosos grupos, que ultimamente têm se tornando muito importantes para empresas que procuram soluções criativas para dar um UP no negócio.

Mas você sabe qual a diferença entre grupos e páginas? Digamos que as páginas são essenciais para forma de promoção em um negócio, por outro lado os grupos são feitos para construir um vinculo de pessoas que cerquem seu negócio.

É certo que você pode ter os dois, mas é importante saber a diferença entre eles. Mesmo que sua empresa consiga ter um controle dos conteúdos gerados em uma página, os grupos dependem mais da presença ativa dos membros.

Para que sua equipe alcance um alto desenvolvimento analise os pontos que você precisa aplicar para incentivar a participação de todos, incluindo bate papo com questões essenciais ou organizando reuniões presenciais.

E para divulgar ainda mais o grupo, vincule-o à sua página. Para fazer isso, abra sua página no Business Manager e vá até as configurações, depois isso clique em Modelos e abas e ative a guia Grupos.

Em seguida, faça a vinculação ou crie um novo grupo.

Não importa como você faça a organização dentro do seu grupo, use as ferramentas disponíveis, todas se possível, e também fique de olho nas novas ferramentas que poderão surgir.

 

4. Monetize com o Facebook

Organize um evento online e pago com as Lives do Facebook

As Lives do Facebook são uma ótima opção para quem procura mais maneiras de melhorar o alcance e o engajamento. O recurso tenha ganhado força, em grande parte devido ao apelo do formato de vídeo ao vivo.

Uma demonstração de que o alcance do engajamento das Lives do Facebook são reais é um estudo recente do Social Insider, deixou claro que o engajamento com lives ultrapassa o engajamento com o vídeos gravados, geralmente o dobro.

Depois da grande estratégia de agendamento dos eventos ao vivo do Facebook ou streaming através das ferramentas de webinar de terceiros, é hora de aproveitar a nova área onde é possível monetizar no no Facebook.

A plataforma agora permite que os criadores façam o armazenamento dos eventos online pagos para que você possa recuperar o que foi investido em um grande período de trabalho.

Para iniciar, vá até a guia Eventos da sua página no Facebook Business Manager e clique em Eventos online pagos.

Você vai precisar se inscrever para ter a monetização e criar uma conta de pagamento.

Depois de ter concluído você já está liberado a criar seu primeiro evento online pago.

Já no Estúdio de Criação ou no Business Manager, clique no botão azul Criar evento online pago, é preciso nomear e aplicar uma descrição ao seu evento, não se esqueça de definir a data e o valor.

Um ótima notícia é que o Facebook não pretende cobrar taxas para eventos online pagos até 2022.

O que significa que você receberá 100% do que faturar, o que motiva ainda mais os usuários a usarem essa ferramenta.

Por outro lado, vemos que a partir de 2023 esse cenário poderá mudar, pois o Facebook já anunciou que cobrará taxas que irão competir com outras plataformas.

Vender produtos por meio de uma loja do Facebook

Se você possui uma loja virtual, esse é o melhor momento para incluir sua loja no Facebook

Empresas que possuem qualquer tipo de comércio virtual como WooCommerce, Shopify e  BigCommerce, a plataforma disponibiliza um grande suporte para elas, o que torna fácil a integração da loja online.

Por mais que você não tenha um site, ainda é possível fazer a criação e a configuração da sua loja no Facebook e vender através da sua página.

Para configurar as lojas do Facebook, acesse o Facebook Commerce Manager e escolha sua forma de pagamento.

Depois de ter feito, é possível adicionar seu catálogo de produtos, seu site e adicionar políticas da empresa

Ao fazer qualquer publicação em sua página, também é possível marcar qualquer produto para que os clientes possam ser direcionados até a área de compras.

Além disso, quando o Facebook disponibilizar as compras ao vivo para todas as páginas, você irá conseguir vender por lives.

Por exemplo, esta postagem de @FranksRedHot no Facebook contém itens a compra. Assim que os clientes acessam o ícone interativo, eles são direcionados para a loja da marca no Facebook.

A partir daí, eles podem clicar para acessar o site ou ate  mesmo fazer uma compra.

Estratégias de marketing no facebook

5. Aprimore as mensagens

Configure Respostas Automatizadas no Messenger

Se o engajamento da sua página realmente é importante para o seu negócio, é claro que também vai optar por usar as novas ferramentas do Messenger.

Caso você receba perguntas repetidas em grandes demandas, poderá automatizar as respostas, todas baseadas em palavras-chave.

Vá para a caixa de entrada do Facebook no Business Manager e clique na guia Respostas automatizadas e em seguida, clique em para criar sua própria resposta personalizada.

Insira as palavras-chave que você deseja que acione a resposta e digite uma mensagem.

Você também pode personalizar seu botão com um link, aumentando a chance de resolver o problema através de uma resposta automática.

Dessa forma, poupará tempo enviando as mesmas mensagens de forma repetitiva e ganhará produtividade.

E visando facilitar o acesso clientes, escolha configurar as perguntas frequentes para sua página, utilizando as dúvidas mais frequentes.

Quando o cliente acessar o bate-papo, ele verá todas suas perguntas já automatizadas, e poderá clicar para ver as  respostas automáticas em todas elas.

Exemplo: a página abaixo mostrou algumas de suas perguntas frequentes que seus usuários acessam ao clicar.

 

Integre o WhatsApp à sua página do Facebook

O WhatsApp contém uma base de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o que supera facilmente os 1,3 bilhão de usuários do Facebook Messenger, e por si só é uma grande alternativa para usar como parte das estratégias de marketing.

Para fazer a vinculação da sua conta comercial do WhatsApp com sua página do Facebook, abra o Business Manager e navegue até Configurações da página.

Clique na guia WhatsApp e insira o número de telefone associado à sua conta comercial para concluir a conexão.

Para gerar mais resultados, você pode criar uma campanha de mensagens pagas no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Selecione o WhatsApp como seu aplicativo de mensagens preferido e lance uma campanha projetada para iniciar conversas e interagir com clientes em potencial.

Gostou de saber as melhores estratégias de marketing para o Facebook em 2022?

Se caso não tenha resultados desejados em sua página ou apenas deseja otimizar sua abordagem, essas estratégias de marketing do Facebook podem ajudar no seu planejamento para 2022.

Desde vídeos ao vivo e curtos até opções de criação de comunidades e monetização, o Facebook tem inúmeras oportunidades para ajudá-lo a se manter atualizado.

Agora, comente aqui embaixo o que achou desse conteúdo ou se ficou com algum dúvida?


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo