Dicas de SEO para Instagram: como ser encontrado?
Dicas de SEO para Instagram: como ser encontrado?
Dicas de SEO para Instagram: como ser encontrado?

Dicas de SEO para Instagram: como ser encontrado?


Muito se fala em SEO para o Google, mas você sabia que pode utilizar algumas técnicas de SEO para ser encontrado no Instagram?


como ser encontrado no Instagram dicas SEO

Se o SEO (Search Engine Optimization) significa otimização de mecanismos de busca, isso quer dizer que esse conjunto de técnicas pode te ajudar a alcançar um bom posicionamento nas páginas de um site no Google ou em outros buscadores, correto?

Sendo assim, onde houver um motor de busca é possível fazer o SEO. E, no Instagram, não é diferente.

Muitos usuários utilizam a aba Explorar para fazer pesquisas de produtos e serviços ou utilizam recursos como a busca pelas hashtags, ou pela localização, para encontrar novas contas.

Sendo assim, eu te pergunto: você tem utilizado todas as possibilidades que a ferramenta oferece para expandir seus negócios e ser encontrado através de mecanismos de SEO no Instagram?

Neste artigo iremos te guiar em uma mentalidade SEO para sua estratégia de Instagram em busca de públicos relevantes para sua marca.

Táticas que vão desde a utilização das hashtags mais assertivas, até a inclusão de palavras-chave nos textos das suas legendas.  

Entretanto, é muito importante conhecer o seu público, entender suas dores e desejos, criar conteúdos interessantes e diferentes, com relevância, sem fazer somente o mais do mesmo. Além disso, ter uma conta comercial, desbloqueada e com um nome de perfil estratégico, é fundamental.

Você sabia, por exemplo, que o nome do seu perfil e o seu nome de usuário são os espaços mais estratégicos para a descoberta da sua conta por usuários que não te seguem?

Vamos falar disso no decorrer do artigo, então boa leitura. 

Como funciona o SEO?

O algoritmo do Instagram coleta todos os tipos de dados a respeito da navegação dos usuários, armazenando informações de comportamentos e preferências para sugerir novas contas e novos posts.

Mas a plataforma também coleta informações a respeito dos conteúdos postados, para determinar sobre o que diz aquele post ou aquele vídeo.

Você já deve ter notado que, ultimamente, a plataforma vem sugerindo tanto contas que você não segue, mas curtiu através de algum reels ou hashtag, quanto posts de outros perfis, relacionados com perfis que você segue e interage muito.

dicas SEO Instagram páginas sugeridas

De acordo com o Instagram , essas sugestões são “baseadas em postagens de contas como as que você segue e postagens semelhantes às que você gosta ou salva”.

Portanto, ao entender esse raciocínio, existem algumas táticas que podem orientar o algoritmo a sugerir o seu conteúdo, aumentando sua capacidade de ser descoberto. E mais abaixo vamos falar sobre elas.

Primeiramente vamos falar sobre os fatores-chave do ranking de SEO do Instagram.

Ranking do SEO do Instagram

Antes de partir para as dicas de SEO para Instagram e como ser encontrado, precisamos entender quais os fatores-chave no rankeamento da plataforma, afinal entender como otimizar suas postagens é só uma parte do processo.

As informações que o algoritmo leva em consideração para classificar as postagens no resultado de pesquisa pelas palavras-chave, de acordo com o próprio Instagram, são:

  1. Relevância para a consulta de pesquisa: o fator mais importante! Quando você faz uma busca clicando na lupa, o algoritmo tentará te mostrar sugestões correspondentes aquele termo da sua pesquisa, separando em guias: principais, contas, áudio, tags e locais.
  2. Atividade do usuário: com base nas atividades anteriores de cada usuário, o Instagram dará prioridade a entregar conteúdos, mostrando uma postagem ao invés de outra.
  3. Informações sobre os resultados da pesquisa: a popularidade  dos conteúdos, ou seja, número de curtidas, compartilhamentos e seguidores de uma conta ou postagem influenciam a classificação do mesmo nos resultados de busca.

Quando se trata de estratégia de SEO para Instagram, o movimento mais assertivo é ajudar o algoritmo a identificar seu conteúdo da maneira correta para que ele possa incluir o máximo possível seus posts e vídeos nos resultados de busca.

Entenda bem: SEO no Instagram está diretamente ligado com a capacidade de personalizar e focar seu conteúdo.

6 dicas práticas de SEO para Instagram

Entender o funcionamento do SEO do Instagram pode te ajudar a aumentar seu alcance, mas, principalmente, auxiliar seu público-alvo a encontrar a sua página e os seus conteúdos.

Sendo assim, anote essas 06 dicas práticas de como ser encontrado no Instagram utilizando SEO.

1. Palavras-chave do nome do seu perfil do Instagram

Como já citamos no início deste artigo, existem dois pontos super estratégicos para palavras-chave no seu perfil do Instagram. São eles: o nome do perfil e o nome de usuário.

SEO Instagram nome de perfil e nome do usuario

Através da inclusão de palavras-chave nesses espaços, a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisas dos usuários interessados é muito grande.

Por exemplo, digamos que você esteja viajando para Maragogi, no Alagoas, e está querendo jantar mas não sabe o que e nem onde. Se você for ao Instagram, como você faria essa busca por um restaurante em Maragogi? 

Possivelmente você pesquise na lupa por “Restaurante Maragogi” ou talvez “onde comer Maragogi” , quem sabe outra forma “fast-food Maragogi”. 

Na aba de pesquisa, os resultados que aparecerão em primeiro lugar, possivelmente serão de páginas que possuem os termos buscados por você em seu nome de usuário ou nome de perfil.

Essa é uma excelente dica de SEO para Instagram e que poucas páginas utilizam com conhecimento. Por isso, se conseguir incorporar uma palavra-chave específica a um desses dois campos, suas chances de ter seu perfil encontrado aumentam muito.

2. Legendas com palavras-chave

Sabemos que as mudanças na plataforma do Instagram são constantes e que as novas opções de feed “Seguindo” e “Favoritos” ainda vão modificar muito a forma como produzimos conteúdos nas redes.

Até pouco tempo atrás, as pesquisas se resumiam a hashtags, tags de localização, nomes de usuário e nomes de perfil. 

Entretanto, atualmente o algoritmo tem também se dedicado a entender as palavras-chave nos textos das  legendas do seu feed. São elas que também aparecem no campo “Principais” da busca, que citamos acima.

Com isso em mente, escrever legendas relevantes e descritivas é uma ótima chance de rankear entre os melhores e garantir maior atenção ao seu perfil.

3. Localização 

Aqui está uma oportunidade especialmente importante para negócios locais, ou seja, aqueles que têm abrangência regional, como espaços de alimentação, lojas físicas, clínicas, comércios de bairro e outros.

A marcação da sua localização, do seu bairro ou do seu próprio negócio – através de uma página no Facebook, por exemplo – são de extrema importância nesse momento.

Voltamos ao exemplo da busca por um restaurante em Maragogi. A pesquisa pela localização pode revelar ao usuário vários perfis de restaurantes e bares próximos do local onde o cliente está hospedado. 

Aí então é o conteúdo da página que vai destacar o seu negócio dos demais, incentivando ou não, o contato do cliente e a efetivação da venda.

4. Hashtags assertivas

Um dos grandes deslizes cometidos no uso das hashtags é a falta de pensamento estratégico de venda. Muitos usuários acabam utilizando hashtags virais com a falsa ilusão de que irão bombar de seguidores, quando é exatamente o contrário.

Quanto mais utilizada a hashtag, mais difícil será que o seu conteúdo passe no feed dos usuários. A chance do seu conteúdo se perder em meio à tantas postagens é enorme.

Agora, se você pensar na estratégia do seu negócio, do seu público e do seu produto, certamente conseguirá abranger as pessoas que almeja.

No caso do exemplo do Restaurante em Maragogi, hashtags de localização, de tipo de produto, de algum ingrediente especial de um prato típico e até de alguns pontos turísticos da região podem muito bem favorecer a visibilidade da página.

Termos genéricos como #tbt, podem não trazer nenhum cliente para a marca, pois raramente uma pessoa pesquisa um produto ou serviço utilizando esse termo.

A maior questão aqui é entender como as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço e focar nisso. 

Lembrando que, o limite são 30 hahstags por postagem do Instagram. Utilize uma ou duas de grande alcance, umas 10 de médio alcance e cerca de cinco com temas de relevância pro seu negócio. E muito cuidado com as hashtags banidas para não ser penalizado pela plataforma.

5. Adicionando texto alternativo

Projetado para melhorar a acessibilidade dentro da plataforma, o recurso de inserir textos alternativos também pode ser utilizado como uma forma de melhorar a performance do SEO. 

A plataforma gera automaticamente essas legendas, para que as pessoas possam ouvir as descrições do conteúdo por meio de um leitor de tela.

Entretanto, você pode inseri-las manualmente, adicionando detalhes e palavras-chave estratégicas. Veja abaixo como:

  • toque em Configurações avançadas na parte inferior da tela antes de postar.
  • Em seguida, toque em Escrever texto alternativo.
  • Escreva seu texto alternativo na caixa e toque em Concluído

SEO Instagram inserindo texto alternativo

Também é possível inserir ou editar um texto alternativo em uma postagem já publicada. Para isso, vá até a imagem e toque nos três pontos no canto direito e selecione Editar.

6. Seja consistente com seu nicho

Finalizamos nossa lista das seis dicas de SEO para ser encontrado no Instagram com um item que pode até parecer simples, mas é muito relevante.

Ser consistente nas redes significa focar no mesmo tema e seus assuntos relacionados. Desta forma, a plataforma passará a entender o que você oferece, dando ao Instagram o poder para sugerir seus conteúdos a usuários realmente relevantes.  

Com um nicho bem claro e definido e mensagens ao redor do mesmo tipo de assuntos, a descoberta e, consequentemente, o crescimento do seu perfil acabarão vindo com maior facilidade. 

Agora que sua mentalidade SEO está aflorada e você está em posse dessas táticas simples e poderosas, chegou a vez de planejar seus conteúdos e fazer a sua parte.

Então, o que você está esperando? Comece agora mesmo a compartilhar suas postagens.

O que achou das dicas de SEO para ser encontrado no Instagram?

E compartilhe também esse artigo com quem possa se beneficiar do conteúdo.

Aproveite para ler também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo