Saiba como usar o Google Workspace para o marketing digital
Saiba como usar o Google Workspace para o marketing digital
Saiba como usar o Google Workspace para o marketing digital

Saiba como usar o Google Workspace para o marketing digital


Muitos profissionais de marketing, especialmente no início de carreira, buscam opções gratuitas para divulgar seu negócio e os de seus clientes. Pensando nisso, preparamos para você esse artigo, para que entenda como usar as ferramentas gratuitas do Google Workspace para o marketing digital.


Google Workspace marketing digital

Existem muitos recursos oferecidos pelo Google Workspace e que podem aumentar a visibilidade do seu negócio, bem como a sua produtividade, sem a necessidade de investir em ferramentas pagas.

São diversas opções que, interligadas, geram maior engajamento e ampliam suas possibilidades de alcançar potenciais clientes.

Além disso, poder compartilhar dados através dos aplicativos favorece o trabalho em equipe e, até mesmo, a interação com seu cliente. 

Veja abaixo como aliar o Google Workspace, de forma profissional, às estratégias de marketing digital.

1. A importância dos e-mails

Talvez você não esteja dando tanta importância aos e-mails, mas pense bem, pra criar um login em qualquer site ou aplicativo é necessário ter um e-mail. 

Ignorar o alcance e a possibilidade dessa ferramenta é um grande erro que os profissionais de marketing não podem cometer. 

O Gmail oferece a possibilidade de você divulgar seus conteúdos, produtos e promoções de maneira ampla e massiva. Um bom mailing, construído ao longo do processo, com certeza vai te ajudar a fortalecer a jornada de compras dos clientes, quebrando objeções e oferecendo os melhores produtos.

Você pode, inclusive, segmentar seus leads, nas suas planilhas de mailing, trabalhando com estratégias mais assertivas para cada perfil com base nas suas últimas compras ou pesquisas.

Comece criando um email profissional, em seguida insira sua foto ou logo e finalize criando uma assinatura personalizada, com todos os seus contatos e suas redes sociais.

2. E-mail marketing

Já que estamos falando sobre essa estratégia, você sabia que o Gmail se integra a algumas plataformas de marketing por e-mail de forma simples?

Plataformas como Mailchimp e Sendinblue podem ser integradas, mantendo os dados em um único local e evitando a troca entre diversos aplicativos. 

Há também a opção de instalar alguns outros aplicativos que automatizam as tarefas.

No Google Workspace Marketplace você encontrará opções para análise de e-mail, envios de e-mails em massa, rastreamento de e-mails e muitos outros. Tudo isso levando você a realizar algumas tarefas mais complexas, sem a necessidade de todo o entendimento de ferramentas mais complexas. 

3. Construindo um bom planejamento 

O sucesso das campanhas e dos conteúdos, como bem sabemos, passa pela fase de planejamento das ações. Aplicativos como o Agenda, Keep e o Drive facilitam o planejamento e podem ser compartilhados com as equipes.

Criar uma pasta no Drive onde serão salvos os conteúdos entre o time é uma ferramenta sensacional!

Nessa pasta podem ser adicionados os vídeos, áudios e imagens que serão gravados e editados. Também há a opção de gerenciar os acessos aos membros da equipe de maneira diferenciada, ou seja, determinar quem pode editar, visualizar e comentar os conteúdos.

Depois de uma publicação aprovada, você pode compartilhar com um membro, através do aplicativo Calendário, e sincronizá-lo com o membro da equipe responsável pela postagem.

4. Site responsivo e gratuito

Ter o seu próprio site gratuito e sem complicações no momento de criá-lo, que seja responsivo e se adapte sozinho aos celulares, tablets ou computadores dos visitantes é uma realidade com o Google Sites. 

Esse serviço oferecido pelo Google é uma excelente alternativa para várias questões que encarecem a criação de um site para pequenas empresas, sites internos ou intranets.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é que você não precisa ser um programador ou entender de design para montar sua página. O editor é simples, com um menu lateral intuitivo e fácil de compreender. São diversas opções de estrutura que te permitem organizar os conteúdos arrastando e soltando os itens sugeridos em um menu lateral. 

Além das opções de layouts de páginas, temas, fontes de designers e cores, também é possível inserir vídeos do YouTube, bem como documentos, planilhas, apresentações e formulários dos aplicativos do Google.

Com a criação do seu site você poderá vincular o seu perfil do Google Meu Negócio e coletar dados de tráfego, sendo mais assertivo no planejamento de conteúdos e alcançando mais clientes com potencial de compra. Vamos falar disso logo abaixo, mais detalhadamente. 

Por ser responsivo, seus visitantes poderão entrar em contato com você através de um clique no botão, que pode direcioná-los para o seu WhatsApp, por exemplo.

5. Serviços para sites

Para destacar-se na multidão, além de oferecer o serviço de criação de sites para seus clientes, você conseguirá oferecer serviços de otimização de conteúdo para seus clientes.

Tudo isso contando com ferramentas gratuitas ou com baixo custo como algumas das que vamos citar abaixo:

  • Lighthouse – essa ferramenta te permite auditar qualquer URL e medir a qualidade da página, seu desempenho e SEO.
  • Find My Audience: com essa ferramenta você será capaz de descobrir novos públicos-alvo e saber como alcançá-los na sua próxima Campanha do YouTube. 
  • Test My Site: produzir relatórios com dicas práticas e apontando melhorias para o seu domínio é a promessa dessa ferramenta, além de comparar seu site com o domínio dos concorrentes.

6. Alcance seu público-alvo

Como citamos anteriormente, aliar o Google Sites com o Google Meu Negócio é uma super estratégia que não podemos deixar de citar.

Especialmente em se tratando de negócios locais, essa parceria pode ser uma excelente forma de alavancar o alcance.

Você pode publicar vídeos do YouTube, Apresentações e Planilhas através do seu site e depois, vinculá-lo ao Google Meu Negócio, tornando seu site acessível publicamente.

Solicite avaliações dos seus clientes, adicione seus números de contato e seu local no Google Maps para aparecer nas pesquisas relacionadas do Google.

7. Divulgando seus produtos

Com ferramentas simples do Google Workspace você vai alavancar seus projetos de marketing digital.

Agora é hora de pensar estrategicamente e criar sessões para divulgar seus produtos. Com o Google Sites você pode inserir no menu os diferentes tipos de serviços ou produtos que você ou seu cliente oferecem e, para divulgá-los, você pode ousar e aliar todas as ferramentas disponíveis.

Com vídeos criativos do YouTube, apresentações em slides dos diferenciais e detalhes dos produtos você pode quebrar as objeções de compras dos clientes e facilitar o processo de venda.

Inserindo detalhes como medidas, cores disponíveis, opções de itens extras e outros, você dá ao cliente a possibilidade de explorar seus produtos quase como em uma loja física. Quanto mais detalhes e informações relevantes a respeito do produto você conseguir colocar, melhor a experiência do cliente com seu site.

Use imagens de alta qualidade, valorize a edição das imagens e favoreça seus produtos.

Outra opção é criar botões clicáveis que gerem uma ação nos visitantes, como “Reservar um produto”, “Comprar um item”, “Receber notícias por e-mail”, entre outros.

Por último, você ainda pode analisar todos esses dados, criando uma Planilha vinculada ao site do Sites do qual deseja obter os dados. E caso esteja trabalhando para um cliente, poderá também realizar essa otimização de marketing para eles. 

8. Dúvidas e comentários dos visitantes

Uma outra grande oportunidade que o Google Workspace oferece para te ajudar com as estratégias no marketing digital é a de interagir com os visitantes dos sites. Essas interações são extremamente importantes para otimização e análise. 

Os Formulários do Google são muito práticos para este tipo de interação e coleta de dados. Você pode criar os seus formulários personalizados onde cada resposta ficará armazenada e poderá ser acessada por você em planilhas e PDFs que podem guiar seus próximos passos.

Utilize essa poderosa ferramenta com sabedoria, responda os comentários que achar interessante, implemente as sugestões e reforce o vínculo com seus clientes, mostrando o quão importante eles são para a construção constante do negócio.

E lembre-se de, constantemente, checar o Forms para verificar as respostas e não deixar nenhum comentário sem resposta. 

Em suma, o Google Workspace oferece muitas ferramentas gratuitas, de uso simplificado e com as quais já estamos familiarizados, por utilizarmos muitas delas no nosso dia-a-dia.

Desta forma você poderá aumentar muito a sua produtividade como profissional de marketing, sem o investimento pesado em ferramentas diversas.

Gostou de conhecer essas funcionalidades do Google Workspace para o marketing digital?

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre as 9 melhores maneiras de usar o Google Workspace para o desenvolvimento Web e aumente ainda mais o seu potencial de crescimento e entrega dos seus serviços.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo