Como pedir para participar de uma live no Instagram?
Como pedir para participar de uma live no Instagram?
Como pedir para participar de uma live no Instagram?

Como pedir para participar de uma live no Instagram?


As transmissões ao vivo não são uma novidade, porém é possível monetizar e expandir seus negócios fazendo parcerias ao convidar e participar de lives no Instagram.


Há pouco tempo a plataforma expandiu as lives para até quatro pessoas, uma possibilidade maravilhosa de ampliar seus seguidores, expandir sua marca e crescer ainda mais

como participar de live no Instagram

Você sabia, por exemplo, que segundo dados levantados por uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram:

  • 80% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede social;
  • 60% dos usuários dizem descobrir novos produtos no Instagram;
  • Um terço dos Stories mais assistidos são de perfis de empresas.

Olhando os números fica claro o poder fenomenal dessa rede social para negócios. Além disso, é possível ganhar dinheiro com as Lives através dos selos disponíveis para perfis comerciais.

Pensando nisso, resolvemos trazer pra você esse passo-a-passo simples de como pedir para participar, como incluir convidados e como aceitar convites para lives no Instagram. 

Depois, explicaremos como abrir uma Live Room e para finalizar, vamos trazer algumas informações a respeito de outras importantes funcionalidades das Lives que vão te ajudar muito!

Vamos lá?

1. Como pedir para participar de uma live no Instagram?

Não importa se você foi convidado antes ou se deseja entrar na live para contribuir ou apenas dar um “oi”, ser adicionado em uma transmissão ao vivo é algo muito simples.

Antes de mais nada você precisa entrar na LIVE que deseja participar para depois tocar no botão “Solicitar” na seção de comentários e “Enviar Solicitação”.

Caso seu pedido seja aceito, você receberá uma notificação confirmando sua participação. Fique atento pois você terá um breve momento para se preparar para entrar ao vivo.

A tela do aplicativo ficará dividida ao meio, mostrando você e a outra pessoa e então já pode começar a interagir. Do mesmo modo, quando desejar se retirar, será tão fácil quanto entrar.

Clique no “X” e confirme tocando em “Sair”. Por fim, toque em “Concluir”.

2. Como convidar alguém para participar da sua live?

Caso a live seja sua, após entrar ao vivo no Instagram, você pode convidar alguém que esteja assistindo para participar da live no Instagram junto com você. 

Para isso, siga o roteiro abaixo:

  • No menu inferior você verá o ícone de “duas carinhas sobrepostas”. Clique nela e veja a lista de pessoas que estão assistindo à transmissão.
  • Escolha qual usuário você quer chamar para fazer a live com você;
    convidar pessoas para live Instagram
  • Esta pessoa precisa aceitar o seu convite. Caso ela aceite, a tela será dividida em duas: uma pra você e outra para o convidado;
  • A qualquer momento, você poderá encerrar a participação do seu convidado. Para isso, aperte o botão “X” no topo da tela dele. 
  • É possível convidar até 3 usuários e falaremos disso mais abaixo quando explicaremos as Live Rooms.

3. Aceitando um convidado na sua live

Se você estiver fazendo uma live e algum convidado quiser participar, uma notificação aparecerá pra você na seção de comentários. 

Para aceitar toque no botão “Visualizar” e adicione, ou cancele, a solicitação.

No ícone com dois rostos sorridentes, no menu inferior, você verá um número vermelho com a quantidade de solicitações para participar da sua transmissão. Para ver as solicitações, toque no ícone.

Como sempre, você pode remover convidados e adicionar outras pessoas a qualquer momento. 

4. Salas ao vivo

Segundo o próprio Instagram, as Live Rooms, como são chamados os bate-papos ao vivo para até quatro pessoas, são excelentes maneiras de monetizar seu conteúdo, além de aumentar o seu engajamento e ficar conhecido pelos seguidores dos seus parceiros de live. 

Para dar início à sua Sala ao vivo, você poderá seguir o mesmo padrão das transmissões tradicionais.

  • Abra a câmera no Instagram (a mesma utilizada para fazer Stories) e selecione a opção “live”. 
  • Depois, adicione um título à sua transmissão e clique no ícone “Rooms” (ou Salas, a depender do idioma do aplicativo) para adicionar os convidados. Você pode tanto ver quem pediu para entrar na live quanto procurar quem deseja convidar.
  • É possível adicionar os três participantes de uma só vez, mas se alguém chegar atrasado pode entrar depois. 

Com as Live Rooms, os seguidores de todos os presentes podem ser notificados sobre a transmissão, uma funcionalidade sensacional para aumentar o engajamento e o alcance de todos.

Cada sala ao vivo é moderada pelos próprios apresentadores, que podem bloquear palavras ofensivas ou banir seguidores que passarem do limite. De acordo com a rede social, em atualizações futuras, o recurso de moderadores (usuários que não participam do vídeo, mas têm poder de controle sobre o chat de espectadores) já está sendo considerado. Um super ponto positivo para você que é gestor de mídias sociais.

5. Recursos importantes para lives no Instagram

Além das possibilidades explicadas acima, o Instagram oferece uma ampla série de recursos para suas lives, veja abaixo algumas dessas funcionalidades que listamos:

  • Selos: Com as transmissões ao vivo, os visualizadores podem comprar selos para mostrar apoio e obter reconhecimento extra enquanto você ganha dinheiro com o conteúdo que já está criando. Os selos são mostrados durante a live, em formato de coração ao lado do nome do doador.
  • Arrecadação de fundos: com esse recurso, poderão ser arrecadados fundos para entidades sem fins lucrativos durante lives. Para usar as doações ao vivo, toque na câmera localizada no canto superior esquerdo do feed ou deslize para a direita, também no feed. Toque em “Ao vivo” na parte inferir da tela, selecione “Campanha de arrecadação de fundos” e escolha uma organização sem fins lucrativos para apoiar.
  • Sabia que é possível escolher qual câmera do celular você utilizará quando participar de lives do Instagram? Isso mesmo, você poderá escolher entre a traseira ou a frontal. Além disso, você pode configurar, antes ou durante a transmissão, o seu flash e usar um filtro.
  • Configurações de privacidade são outro recurso importante. Clicando no ícone de engrenagem, no canto superior esquerdo, ajuste as configurações como ocultar o vídeo de seguidores específicos, definir se sua transmissão vai permitir comentários e se os seguidores poderão compartilhar seu vídeo;
  • Você sabia que a sua live fica disponível nos Stories, com um anel roxo com a palavra LIVE ao redor da foto do seu perfil? Assim, quando você começar a transmissão, seus seguidores serão notificados. 
  • Você pode também notificar pessoas via Direct e avisá-los sobre a sua live. Selecione o ícone de seta ao lado da caixa de comentários e escolha quem será avisado;
  • Sabe como fazer para deixar um comentário fixado no topo do vídeo? Pressione a mensagem desejada por alguns segundos até fixá-lo. Mas atenção: só é possível fixar um por vez;
  • Você possui filtros de palavras-chaves ativados para suas fotos e vídeos? Eles também valem para os seus vídeos ao vivo. Para inseri-los, toque sobre os três pontinhos localizados à direita do cabeçalho e, então, clique em “Comentários”. Ative a chave “Ocultar comentários impróprios” para que, em seguida, palavraschave possam ser adicionadas ao sistema de filtragem. Por fim, digite frases ou termos que deverão ser ocultados nos seus posts. Pronto!
  • Sua transmissão ao vivo ficará disponível por 24 horas, o período que os Stories podem ser assistidos. Porém você pode mantê-la no ar por mais tempo, fazendo o download do arquivo após o término da transmissão. Ao baixar a sua live, apenas o vídeo é salvo, não os comentários, curtidas e quem o visualizou durante a transmissão. E a opção “baixar vídeo” aparece apenas para o autor da live, após ela ser encerrada. Por isso, ja deixei uma capa bem chamativa, com o tema da live, pronta para adicionar e chamar mais atenção ao seu conteúdo.
  • Por último , mas não menos interessante, você pode agendar as suas reuniões.  Ao invés de entrar imediatamente, o criador de conteúdo pode programar um dia e horário para iniciar a transmissão, assim os seguidores podem se programar com antecedência para participar das lives no Instagram ou acionar o botão para receber um lembrete quando o vídeo começar.

E, caso você esteja procurando por algum destes recursos e não esteja encontrando, pode ser que a sua versão do aplicativo não esteja atualizada.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em versões mais antigas. 

Mas isso pode ser resolvido de forma simples, indo até a loja de aplicativos do seu celular e atualizando o app.  

6. Por que você precisa começar hoje a fazer lives?

Se você tem um perfil comercial e deseja alavancar seu alcance nas redes, quanto mais diversificado for seu conteudo, maior as chances de alcançar seu público-alvo e conectá-los com a sua marca.

Ainda assim, há de se considerar que os recursos das plataformas são gratuitos, super fáceis de acessar e tem enorme potencial de conexão com seguidores.

Vale lembrar que, apesar de tudo isso, o cuidado com os detalhes é essencial. Lembre-se sempre de atentar para:

  • planejamento do seu conteúdo – não adianta abrir uma live sem saber exatamente o que vai falar ou qual o seu objetivo. Vale ter um roteiro pequeno para ir te guiando ao longo do caminho e não se perder nas perguntas dos seguidores;
  • roteiro de perguntas para convidados – em lives com convidados prepare um roteiro prévio de perguntas e envie ao parceiro para que ele se prepare com boas respostas. Mesmo sendo um momento de descontração, certos pontos importantes precisam ficar claros e a preparação do material é de extrema importância para quem vai participar das lives no Instagram;
  • organize o ambiente – visual importa muito e não só o seu visual pessoal, mas o cenário que aparecerá atrás de você e de seus convidados conta muito. Evite muitas distrações visuais e mantenha o foco em vocês;
  • equipamentos – faça teste nos seus equipamentos e realize os ajustes necessários antes de iniciar a live. Teste o microfone, limpe a câmera do seu celular, ajuste a iluminação natural ou artificial pois detalhes como esses fazem toda a diferença;
  • boa conexão com a internet – por fim cuidado com sua conexão, ela pode literalmente acabar com o poder da sua live.

Resumindo, existem milhares de maneiras de crescer seus seguidores, engajar seu público, se conectar com sua rede e ampliar as possibilidades do seu negócio, basta que você explore as funcionalidades e a sua criatividade. E lembre-se que feito é melhor do que perfeito, certo?

Cobrar que a sua primeira live seja sensacional e tenha milhares de participantes pode estar bem fora da sua realidade. Porém começar a construir esse relacionamento com seus seguidores, buscar parceiros de negocios em quem você acredite e confie para iniciar essas jornadas é um ótimo pontapé inicial.

Aos poucos a confiança aumenta e você vai estar ensinando seus convidados e dando um show!

Curtiu entender melhor como pedir para participar de lives no Instagram?

Ah, o Instagram é a  rede no mundo de usuários mensais o que só pode dizer uma coisa: vale muito a pena investir seu tempo, sua dedicação e planejamento nesta plataforma.

Transmitir vídeos ao vivo juntos é uma excelente maneira de se conectar em tempo real, de aprender e ensinar, se divertir e fortalecer sua rede de amigos e parceiros.

Então se jogue nas oportunidades, chame um parceiro para fazer uma live ou aceite um convite e depois nos conte como foi a sua experiência. E, se tiver algo mais que gostaria de saber a respeito, deixe nos comentários para que possamos te ajudar.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo