10 fatos sobre o algoritmo do instagram que você precisa saber
10 fatos sobre o algoritmo do instagram que você precisa saber
10 fatos sobre o algoritmo do instagram que você precisa saber

10 fatos sobre o algoritmo do instagram que você precisa saber


Alguns fatos no Instagram são incontestáveis, um deles é mudança absurda que a rede social teve quando passou a ser baseada em algoritmo, em 2016.


Quem mais sente essa mudança são os influenciadores que usam a plataforma como meio de trabalho e afirmam que sentem essa mudança drasticamente e sentem redução no alcance dos conteúdos.

Alguns dizem também que sentem o engajamento e as impressões diminuindo dentro da rede social.

Porém, mesmo que o Instagram chegue a restringir o alcance do conteúdo por causa do algoritmo, é possível conseguir exposição usando algumas estratégias.

Criamos este artigo para ajudar você a entender 10 fatos do algoritmo, e como você pode usar isso a seu favor para aumentar o engajamento em sua conta do Instagram.

 

Leia também: Instagram libera figurinha “use a sua” que permite criar correntes

 


Como funciona o algoritmo do Instagram

Em resumo, o algoritmo do Instagram é um conjunto de regras que controla o alcance orgânico do conteúdo dos usuários.

Segundo a própria plataforma, antes do algoritmo ser implementado em 2016, os usuários perdiam 50% das postagens de seus amigos e70% das postagens dos seguidores em geral.

Mas baseado em quê o algoritmo consegue definir para quem e qual parte do conteúdo irá mostrar no momento ideal?

Basicamente, ele observa o histórico de comportamento do usuário, e varre todas as postagens ou partes de conteúdo disponíveis.

Em seguida, avalia cada uma para prever o quão interessante é para aquele usuário, assim, o conteúdo mais interessante vai para o topo.

1. Existem algoritmos funcionando em vários aplicativos

Para iniciar a nossa lista dos fatos sobre algoritmo do Instagram, vamos falar sobre que as pessoas pensarem que o algoritmo do Instagram é baseado em um conceito conceito singular, quando na verdade, existem vários algoritmos.

Por exemplo, o algoritmo de feed do Instagram é diferente do algoritmo página de Explorar, assim como o algoritmo IGTV é diferente do algoritmo do Reels.

Embora cada um deles seja diferente nas suas experiências, todos trabalham para o mesmo princípio: entregar conteúdo que os usuários acharão interessante.

 

2. O algoritmo de feed determina a classificação com base em quatro fatores principais

Adam Mosseri, chefe do Instagram, fez uma live recente no Instagram e compartilhou exatamente como o algoritmo de feed do Instagram funciona, dando informações que provavelmente ninguém ainda não tenha visto.

Durante a live, ele revelou alguns fatores importantes que o algoritmo do Instagram prioriza mais e são importantes, mas que muitas pessoas ainda não usa como estratégia.

Os quatro fatores são:

  • Informações sobre a publicação em si: é um vídeo ou uma foto? Se trata de qual assunto? Qual tipo de seguidor vai curtir?
  • Informações sobre o autor da publicação: eles são amigos? Eles postam com frequência? Tem constância na plataforma?
  • Sua atividade: Você costuma assistir muitos vídeos? Com qual conteúdo você normalmente se envolve?
  • Seu histórico de interação: Você gosta ou comenta muitas das postagens de quem postou?

Com base nessas informações, o algoritmo calcula a probabilidade de alguém interagir com uma postagem, conhecido como pontuação de interesse, que determina a ordem em que as postagens são exibidas no feed de alguém.

 

3. O algoritmo de feed também considera a probabilidade de cinco interações “importantes”

Durante a mesma Live, Mosseri também explicou quais interações são “importantes” para movimentar o algoritmo do Instagram.

Essas interações principais, ou “proxies”, como ele se refere, são levadas em consideração pelo algoritmo ao determinar a classificação do feed:

  • Tempo gasto:  quanto tempo o usuário vai gastar no post?
  • Like: Qual é a probabilidade de o usuário gostar do post?
  • Comentário: Qual é a probabilidade de o usuário deixar um comentário na publicação?
  • Salvar: qual é a probabilidade de o usuário salvar a publicação?
  • Toque no perfil: qual a probabilidade de o usuário clicar para entrar no perfil depois de ver a postagem?

Se o algoritmo calcular que é improvável que alguém realize qualquer uma dessas interações em uma postagem, ela será removida das prioridades em seu feed.

 

4. Adicionar alguém à sua lista de Close Friends aumenta sua classificação

O quarto item da nossa lista de fatos do algoritmo do Instagram é sobre adicionar amigos na sua lista de Close Friends.

algoritmo instagram

Caso você adicione alguém à sua lista de amigos próximos, provavelmente verá suas postagens e histórias com mais volume ao abrir o aplicativo.

No entanto, se você mostrar que não está interessado em uma publicação específica na página Explorar, está efetivamente removendo das suas prioridades esse tipo de conteúdo com o algoritmo do Instagram.

algoritmo instagram

5. A pontualidade é algo importante, mas não é tudo

Quando falamos de fatos importantes sobre algoritmo do Instagram, a pontualidade (quando uma postagem foi é feita) é algo importante.

Mas é necessário entender que o feed até pode parecer uma cronologia, mas certamente não é, explica o Chefe do Instagram, Adam Mosseri.

Isso quer dizer que uma publicação pode ser mostrada antes de uma mais recente, se o algoritmo determinar que ela tem uma pontuação de interesse maior para aquele usuário.

No entanto, à medida que o tempo passa, a atualidade (ou a falta dela) supera a pontuação de interesse e o algoritmo favorece as postagens mais recentes.

6. Todos os tipos de conta são tratados da mesma forma (pessoal, empresarial e criador de conteúdo)

Em uma série de stories na perfil @Creators, o Instagram confirmou que todos os tipos de conta são tratados da mesma forma no que diz respeito aos algoritmos.

Isso significa que você pode ter uma conta pessoal, comercial ou de criador de conteúdo e isso não vai fazer diferença no desempenho do seu conteúdo.

Mudar para uma conta empresarial no Instagram permite que você obtenha mais insights sobre o desempenho do seu conteúdo e também significa que você pode programar suas postagens através de plataformas de terceiros!

7. Cada comentário conta como uma interação

Um dos fatos que é um verdadeiro mito sobre algoritmo do Instagram, um dos mais famosos é o de que você a plataforma não conta comentários com menos de três palavras.

Quando na verdade, todos os comentários são levados em consideração, mesmo que contenham apenas um ou dois emojis.

Na realidade tudo depende dos seus seguidores, ou seja, se eles engajarem sempre com seu conteúdo, as chances de que você tenha uma classificação em seus feeds do Instagram aumenta de forma consderável.

Os comentários são um indicadores de envolvimento e importantes para o algoritmo do Instagram, portanto, com isso em mente, é uma boa ideia responder aos seus comentários regularmente.

Isso não só manterá as conversas ativas em suas postagens, mas também irá mostrar ao seu público que você está engajado, o que pode ser ótimo para promover mais interações.

8. O número de interações nos primeiros 30 minutos não determina a classificação.

O Instagram já confirmou que nos primeiros 30 minutos de interação do usuário não há interferência na classificação no feed.

Como falamos acima, o algoritmo de feed determina a classificação da postagem com base em quatro fatores principais, e estes não são limitados à marca de 30 minutos.

Porém, é uma ótima ideia compartilhar suas publicações nas horas em que é mais provável que seu público esteja online para se envolver com seu conteúdo.

9. O algoritmo de feed não favorece o vídeo em vez de fotos

O algoritmo de feed do Instagram não prioriza conteúdos de um formato apenas, o que quer dizer que ele não escolhe entre o conteúdo de foto ou vídeo.

No entanto, não podemos negar que o conteúdo de vídeo é normalmente mais envolvente e obtém mais “tempo gasto” por postagem, dois indicadores importantes para o algoritmo.

Como tal, o conteúdo de vídeo geralmente supera o conteúdo de fotos no aplicativo, o que é um fator importante a ser observado.

10. Bots e pods de comentários não funcionam

Um pod é um grupo de criadores ou influenciadores que se reúnem dentro do Instagram para ajudar a tornar as postagens uns dos outros mais visíveis e detectáveis.

O algoritmo do Instagram coloca as postagens mais populares no topo dos feeds dos usuários e pesa curtidas e comentários nessa equação.

Curtindo e comentando as fotos uns dos outros, os membros do pod podem fabricar engajamento e manipular o algoritmo.

Os bots são contas falsas, programadas para simular automaticamente a atividade real do usuário.

Os usuários usam dessa estratégia no Instagram só para aumentar as métricas de seguidores e engajamento.

Porém, contas que usam bots do Instagram correm o risco de sofrerem penalidades por fraudarem o algoritmo.

Mas graças a grande inteligência da rede social de Mark Zuckerberg, as interações falsas (como o uso de bots ou pods de comentários) sempre serão identificadas e classificadas como tal.

Em uma sessão de perguntas e respostas de Stories, o perfil oficial do Instagram compartilhou que a melhor maneira de construir engajamento sustentável é sendo autêntico e transparente na plataforma.

Resumindo, tentar trapacear o sistema dos algoritmos no Instagram não funciona, e não importa o quão elaborado seja o esquema, sempre a plataforma terá uma maneira de descobrir e penalizar o usuário.

Se o seu interesse realmente seja melhorar a classificação do algoritmo do seu perfil em 2022 , o mais importante é postar de forma consistente e regular o envolvimento com o seu público.

Entretanto, existem outras maneiras de superar o algoritmo do Instagram sem ser penalizado ou até mesmo correr o risco de ser removido da plataforma.

Formas simples de superar o algoritmo do Instagram

É natural recorrermos a qualquer estratégia quando se trata de crescer nas plataformas digitais.

Mas não precisa ludibriar o sistema e nem se espelhar em usuários que fazem procedimentos não autorizados, como os citados acima.

Para isso, separamos alguns passos simples que você poderá usar para vencer o algoritmo do Instagram.

1. Construa um relacionamento e defina expectativas

A melhor forma de ultrapassar alguns dados do algoritmo é conquistar os corações do seu público. Qualquer conteúdo de sucesso é feito através do que as pessoas mais gostam.

Se baseie na sua persona, o cliente ideal para sua empresa e assim vai conquistar novas seguidores, que foram alcançados por um conteúdo que teve repercussão

2. Publique na hora certa

O segundo passo que você pode seguir, é postar conteúdo quando seu público está ativo.

Se o seu perfil é empresarial ou de criador de conteúdo, você consegue identificar nos insights todos os dados que irão te auxiliar nessa parte.

Dentro desses insights você consegue identificar dados como: faixa etária de idade do usuários, qual a maior localização, os dias da semana em que mais acessam seu perfil e até mesmo o horário em que acessam.

3. Adicione valor com suas legendas

O envolvimento com seu público é um ponto crítico no algoritmo do Instagram.

Você pode ajudar a gerar engajamento criando legendas divertidas que intrigue seu público a fazer perguntas e automaticamente interagirem mais.

O Instagram é uma rede social, e o próprio nome e o conceito “social” precisa ser levado ao pé da letra: relacionamento entre os usuários.

Então, legendas com estratégias certas atraem podem gerar excelentes resultados para você.

4. Use hashtags corretamente

O uso de hashtags relevantes em cada publicação aumenta o alcance delas, o que significa que publicações com hashtags recebem mais engajamento do que aquelas que não tem.

Porem é preciso usar hashtags apropriadas, não coloque um monte delas na legenda e arrisque perder seu público, sendo algo até mesmo muito invasivo.

Use hashtags que tenham sentido com a sua publicação.

Hashtags que fogem do tema da publicação referente podem causar uma leve discordância na entrega do algoritmo.

5. Investir em marketing de influência

Em resumo, não tente burlar o sistema, apenas entenda o processo, e entenda também cada detalhe referente aos algoritmos.

Construir um relacionamento genuíno com seus seguidores é melhor saída para manter sua página com uma entrega especial.

Sendo o Instagram uma plataforma inteligente, com um alto índice de crescer a cada dia mais, sofre mudanças dia após dia.

Portanto, fique ligado a cada atualização dentro da plataforma e não perca a chance de entender melhor sobre cada processo.

Gostou do nosso artigo sobre o algoritmo do Instagram?

Conseguiu acompanhar nosso guia dos 10 fatos sobre o algoritmo do Instagram?

Se você gostou do artigo, deixe nos comentários o que você achou de saber que o algoritmo não é algo tão complicado e, também, se ficou com alguma dúvida.

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo