Com que frequência você deve postar no Instagram
Com que frequência você deve postar no Instagram
Com que frequência você deve postar no Instagram

Com que frequência você deve postar no Instagram


Uma pergunta que muitas pessoas que pretendem fazer uso profissional do Instagram fazem é: com que frequência postar no Instagram?
Todas as empresas que estão na rede social querem saber como se posicionar da maneira correta, e certamente existem diversas estratégias para alcançar esse objetivo. 
Podemos dizer que a frequência das postagens é uma das mais importantes delas.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas informações que você precisa saber com que frequência você deve postar no Instagram.


frequência postar instagram

Leia também: Instagram: O link nos Stories está liberado para todos os usuários

Postar com consistência e frequência é fundamental para o sucesso no Instagram

Quando você usa o Instagram como parte do marketing da sua empresa, a consistência é vital, afinal, nenhuma empresa adoraria confundir seu público com conteúdo aleatório que não segue um padrão ou estilo específico.
Marcas que emplacaram sucesso no Instagram são especialistas em consistência e frequência. 
Eles usam palavras, vídeos, cores e recursos visuais que seu público irá reconhecer rapidamente e adorar interagir.
 

Ao postar com frequência no Instagram se cria consistência, e faz com que os seus seguidores saibam o que esperar de você.

Quando seus seguidores esperam que você poste, é mais provável que eles interajam e se envolvam com seu conteúdo.

Essas são as melhores formas de fortalecer sua presença nas redes sociais por ajudar você a conhecer e entender seu público atual e o público que virá.


 

Porque postar com frequência no Instagram é importante?

É muito comum usuários fieis do Instagram mencionarem a recomendação de postar pelo menos uma vez por dia e não mais do que 3.

Se o seu interesse é ter resultados reais e de forma “rápida” dentro do Instagram, não se esqueça de fazer suas publicações diárias.

Por exemplo, você faz uma publicação hoje, porém durante a semana você esquece de dar continuidade no seu perfil, automaticamente o engajamento do seu publico com seu perfil irá cair de forma assustadora.

Uma das tarefa mais importantes é estudar o horário em que seu público está ativo e poderá participar de todos os seus posts, isso definitivamente criará uma constância de usuários acessando seu conteúdo.

Falando em constância, é preciso mantê-la entre suas publicações e não esquecer de exibir a clareza nos seus posts. Mas como assim, exibir clareza?

Sabemos que 98% dos usuários esperam ver os bastidores da vida real de um influencer e, por isso, permanecem ativos durante o horário em que já sabem que terão acesso a esse conteúdo.

Porém algumas pessoas não curtem o processo de mostrar o dia a dia, de ter muita intimidade com o seguidor através dos Stories, mas é consenso que isso é necessário para o crescimento de qualquer perfil.

Algumas contas que se classificam como empresas ou criador de conteúdo, permitem que você veja os insights da página, facilitando todo seu processo em publicações.

Os insights nada mais são do que todas as informações dentro de um perfil, informações como: horário em que mais tem acesso, faixa etária de idade dos seguidores, localização e etc.

É sempre necessário que você faça a análise dentro desse recurso, para que não crie seus conteúdos aleatoriamente e não tenha estratégias de alcance.

Também é preciso sempre atualizar seu Instagram com coisas novas, aumentando o algoritmo e até mesmo surpreendendo seus seguidores.

Os profissionais de mídia social que aconselham postar no mínimo 3 vezes por semana, já entenderam que o relacionamento com o público é a parte fundamental para o crescimento de uma página.
Portanto evite fazer publicações sem estratégias e que não sejam baseadas nos assuntos que geralmente sua marca ou o seu negócio possam estar envolvidos.
Se você quer crescer no Instagram e fazer com que sua marca alcance bons resultados, o melhor caminho é planejar e levar em consideração as estratégias.
Além de manter a sua frequência em alta com seus seguidores, você faz com que sua marca seja espalhada e muito mais reconhecida.
Algumas dicas simples que podem ser aplicadas são:
  • Tenha sempre ideias de publicações, planeje todas elas durante a semana.
  • Sempre estude o tamanho certo das imagens que irá usar.
  • Escolha hashtags certas para auxiliar na exposição das suas publicações.
  • Seus Stories podem ser postados com mais frequência. Como falamos aqui, os seguidores aguardam ansiosos por bastidores, quanto mais é mostrado é melhor para atrair.

 

Quantas vezes você deve postar no Instagram por semana?

Segundo uma análise da Later, quanto mais você postar durante a semana, mais alcance gera você terá.

Isso também significa que a probabilidade de obter mais curtidas e comentários aumenta.

No entanto, a taxa de alcance e engajamento por post individual pode variar conforme os post são feitas. No entanto isso muda dependendo de quantos seguidores a sua conta tiver.

  • Para contas com menos de 1 mil seguidores: postar 14 vezes por semana trará maiores taxas de alcance e engajamento por post.
  • Para contas com 1 mil – 250 mil seguidores: postar 14 ou 20 vezes por semana oferece a maior taxa de alcance por post, enquanto postar uma vez por semana proporciona a maior taxa de engajamento por post.
  • Para contas com mais de 250 mil seguidores: postar apenas uma vez por semana oferece a maior taxa de alcance e taxas de engajamento por post.

Por mais que muitos não levem em consideração, a taxa de alcance é um indicador valioso para a exposição da marca, pelo fato de indicar o quão bem o seu conteúdo está repercutindo.

 

Como a quantidade de posts por semana afeta o número de seguidores

Usuários que têm mais frequência em postagens semanais, normalmente têm maior número de seguidores.

Portanto, há uma relação óbvia entre a frequência de postagem e o número de seguidores, em média, que uma conta possui.

No entanto, é importante observar que isso está relacionado ao tipo de conta que são postam com mais frequência.

Como a contagem de seguidores e a frequência de publicação afetam o desempenho das publicações?

As taxas de alcance e engajamento por post ideais, são a partir de 14 posts feitos por semana, o que daria em média duas vezes por dia.

Para contas com menos de 1 mil seguidores, quanto mais você conseguir postar de feed do Instagram por semana, melhor.

Se nos basearmos na análise da Later, as taxas de alcance e engajamento por post melhoram conforme a frequência aumenta por semana, com a taxa média de engajamento subindo de 3,1% fazendo um post por semana para 4,9% para 20 posts por semana.

Para perfis que têm entre 1 mil e 250 mil seguidores, a taxa de alcance por postagem ainda melhora à medida com um número maior de postagens, mas as taxas de engajamento podem apresentar um declínio significativo.

O motivo para isso pode se dá, por conta do cansaço do público, uma queda na qualidade do conteúdo conforme o volume aumenta ou ao fato de que o algoritmo do Instagram prioriza a postagem mais recente para os seguidores.

Para contas que têm mais de 250 mil seguidores, as taxas de alcance e engajamento por post diminuem significativamente à medida que mais postagens de feed são compartilhadas por semana.

Esse queda na taxa de alcance pode estar ligado ao fato de que perfis com maior número de seguidores têm menos probabilidade de depender de hashtags como sua principal fonte de alcance, por exemplo.

Em vez disso, eles contam com sua própria comunidade para para gerar envolvimento com conteúdo, por isso para este grupo, postar mais por semana resulta em uma grande queda na taxa de engajamento por postagem.

Outro motivo pode ser que contas desse tamanho trabalhem mais com os Stories para se envolver com sua comunidade.

Os Stories podem ser informais e por isso, mais envolventes, o que os torna ideais para interações diárias e para construção de relacionamento.

 

Então, com que frequência você deve postar no Instagram?

Se sua meta é aumentar o número de seguidores, postar com mais frequência no Instagram, é sempre uma boa ideia, principalmente para perfis que têm menos de 250 mil seguidores.

Para alcançar a melhor taxa de alcance por postagem, você deve postar:

  • 14 vezes por semana se você tiver menos de 1 mil seguidores
  • 14 ou 20 vezes por semana se você tiver 1 mil – 250 mil seguidores
  • 1 vez por semana se você tiver mais de 250 mil seguidores

Se sua meta for aumentar sua taxa de engajamento, você deve postar:

  • 14 vezes por semana se você tiver menos de 1 mil seguidores
  • 1 vez por semana se você tiver mais de 1 mil seguidores

Todos esses números podem usados como entender com que frequência postar no Instagram, mas é muito importante ressaltarmos proteger sua saúde mental e criar conteúdo de qualidade deve ser mais importante do que ficar preso a números .  

Não existe um veredito único para a sua frequência de posts no Instagram, portanto, você pode usar esses dados como um ponto de partida para reunir insights e criar teste na sua conta e descobrir o que serve ou não serve para você.

Como organizar a frequência de posts?

1. Escolha a variedade de formatos

Devemos lembrar que dentro do Instagram existem várias formas de atrair a atenção das pessoas.

Quando falamos que o ideal é que você faça um número plausível de publicações por dia, não queremos focar somente em posts de feed.

Os Stories por exemplo, são uma fonte de conexão simples com os seguidores, e que conta com uma série de ferramentas que ajudam ainda mais os seguidores engajarem com seu perfil.

Esquetes, caixinhas de perguntas, e outras ferramentas, são pontos ideais para ajudar na interação e espontaneidade na sua comunicação.

2. Faça sua rotina

Já falamos bastante sobre a consistência, afirmado o quanto isso é essencial pra garantir resultados positivos no seu perfil, e a forma mais inteligente de fazer isso é estabelecer rotinas.

Ou seja, você precisa criar o hábitos que façam o seu público ter ideia do que esperar do seu perfil.

3. Sempre faça análises e testes

Como você já sabe não existe uma fórmula mágica que serve para todos os usuários, por isso sempre falamos que a base ideal para saber como fazer dar certo é testando.

De início não comece almejando grandes resultados, comece aos poucos, fazendo tudo dentro do seu tempo e irá descobrir como o seu público irá reagir.

Para saber se esses resultados e testes estão dando certo, precisará fazer a análise do seu perfil diariamente.

Caso você perceba que não deu certo, mude a estratégia.

Refaça em horários diferentes, busque entender qual a quantidade de posts que os seus seguidores conseguem absorver e continue testando.

Portanto, faça uma análise bem feita das métricas do seu perfil no Instagram e busque nos Insights as melhores informações para descobrir os melhores horários e dias pra você publicar.

A partir disso, você pode ir definindo uma rotina de acordo com o seu planejamento e frequência pré-estabelecida.

Você pode trabalhar dentro das definições semanais, criar 5 posts dentro dessa semana e definir os dias, alternados ou não.

Pode também ir alternando os horários, seja durante a manhã, a tarde, ou até mesmo no período da noite.

Portanto, se você perceber através das métricas que determinado horário é o melhor período pro seu público, siga por esse caminho.

Conclusão

Se concentre no seu ritmo e mantenha-o, para que seus seguidores já entendam o que estão esperando absorver dentro do seu perfil.

Nunca deixe de ter consistência, ela é a chave para atrair e reter seguidores. Mas é claro, que um conteúdo de alta qualidade é obrigatório.

Ninguém curte nada aleatório e que não chame a atenção.

E aí, conseguiu acompanhar o nosso artigo sobre a frequência recomendada para postar no seu Instagram? Deixe nos comentários o que você achou e se ficou alguma dúvida

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo