Como funciona o algoritmo do TikTok
Como funciona o algoritmo do TikTok
Como funciona o algoritmo do TikTok

Como funciona o algoritmo do TikTok


Sim, eu sei que você conhece esse aplicativo, mas entender o funcionamento do algoritmo do TikTok pode fazer seu conteúdo viralizar e sua página aumentar o engajamento e, consequentemente, deslanchar seu perfil.


O TikTok finalmente revelou como funciona seu algoritmo e, se você quer entender melhor, fica com a gente nesse artigo que vamos te contar todos os segredos!

Seja você um social media ou proprietário de uma marca, analisar como criar conteúdos e melhorar sua interação só lhe trará benefícios.

Ter seus vídeos entregues para mais pessoas, ver seu conteúdo sendo consumido e viralizar com essas dicas incríveis, já imaginou?

Então vamos lá, vamos começar desvendando o funcionamento do algoritmo, depois considerar algumas métricas importantes de avaliação e, pra finalizar, como usar o algoritmo a seu favor.

Algoritmo do TikTok

1. Como funciona o algoritmo do TikTok?

Tudo começa no momento da criação da sua conta do TikTok. A partir do momento em que você insere as informações das suas preferências, o algoritmo começa a agir.

Esse sistema complexo é ajustado para tentar entender o que de mais relevante pode entregar aos usuários, com base nos seus interesses.

Segundo a plataforma, o objetivo é inspirar e alegrar as pessoas, sendo assim, até mesmo os conteúdos que você indica não ter interesse são muito importantes para moldar o que lhe será sugerido.

2. Indicadores de interesse

São vários os fatores que influenciam o funcionamento do algoritmo do TikTok e que determinam as métricas de entrega dos conteúdos.

Vamos à eles:

  • Interações: quanto maiores forem as curtidas, os comentários, compartilhamentos e novas visualizações do vídeo, maior será a probabilidade da ferramenta ampliar a entrega do mesmo;
  • Assunto: quando se trata de alcançar novos seguidores, o quesito assunto é muito importante, pois o aplicativo é ótimo na categorização por interesses, ou seja, aqui entra a importância de ter um nicho específico já que o app entrega seu conteúdo para usuários com interesses relacionados.
  • Informações do vídeo: inserir hashtags e palavras-chave nas suas legendas faz toda a diferença no reconhecimento do algoritmo, assim como o nicho que falamos acima.
  • Áudios: utilizar músicas ou sons que estão em alta ampliam e favorecem a entrega do seu conteúdo. 
  • Configurações: o seu local e idioma de postagem são informações relevantes das configurações do seu dispositivo levadas em consideração pelo algoritmo do TikTok.
  • Atividades e interesses: a forma como você interage e, inclusive, os conteúdos que assiste novamente, auxiliam nas sugestões de novos vídeos, assim como o uso da ferramenta de feedback de “não interessado”, que ajuda o algoritmo a conhecer suas preferências.

Todos esses indicadores de interesse são utilizados pela plataforma para sugerir os vídeos na aba “Para você”, tornando este seu feed pessoal e completamente único. 

O TikTok explica que aprende com nossa interação e que não utiliza somente as informações do feed “Para Você” como entendimento das preferências dos seguidores. A forma como você navega no aplicativo e, até mesmo, quem você começa a curtir, mesmo que seja o amigo de um amigo, tudo acaba se tornando muito relevante. 

Um outro grande recurso que avalia o interesse do usuário em um conteúdo é assistir um vídeo até o final. Quando isso acontece, há um entendimento de que o conteúdo foi relevante e, quanto mais usuários assistirem os vídeos até o final, maior o entendimento da relevância e maior a entrega. Pense nisso quando for criar seus conteúdos.

Outra questão muito abordada e, realmente, de muita importância é o impacto dos primeiros cinco segundos de um vídeo.

Nas redes sociais, o conteúdo deve ser impactante logo no início, pois um simples e rápido movimento de arrastar para o próximo conteúdo pode comprometer seu engajamento. Qual a sua capacidade de gerar curiosidade em quem está assistindo e mantê-lo, na sequência, assistindo seu vídeo até o fim? 

Atice a curiosidade logo de cara e planeje como prender a atenção dos usuários até o final. 

Ah, e caso o usuário assista ao vídeo novamente maior será a chance do algoritmo do TikTok sugerir o seu conteúdo para mais pessoas.

E, aí tem uma outra grande sacada dessa rede social, como informa a plataforma: “nem a contagem de seguidores nem se a conta teve vídeos anteriores de alto desempenho são fatores diretos no sistema de recomendação”.

E você sabe o que isso significa? Sempre há uma chance de viralizar seus vídeos! 

Abuse da criatividade, considerando as informações acima, leia esse artigo com dicas de como fazer um vídeo viral e vá testando seu potencial.

3. Usando o algoritmo do TikTok a seu favor

Agora que começamos a entender melhor todos os indicadores que a ferramenta utiliza, podemos começar a traçar as estratégias usando o algoritmo do TikTok a nosso favor.

Falamos acima sobre a importância de prender a atenção da audiência por meio dos cinco segundos iniciais dos seus vídeos, porém vamos listar abaixo outras cinco formas de elevar seu engajamento:

  • Áudios de tendências
  • Encontre seu nicho
  • Crie conteúdo acessível
  • Experimente novos recursos
  • Faça co-branding

1. Áudios de tendência

Nem é preciso dizer que áudios e sons que são tendência tem o poder de viralizar e entregar muito além de nossas músicas preferidas.

Pensando nisso, busque pelos áudios que estão em alta e crie seus conteúdos com eles. Mas lembre-se da importância de embarcar nessa onda enquanto ela estiver em crescimento. Por este motivo é importante estar sempre atento e pronto para usar sua criatividade com os hits do momento.

Vamos te mostrar agora três formas de encontrá-los:

  • Selecione a aba “Descobrir” da tela principal, depois clique na lupa e role a tela para encontrar uma tag chamada “Música Popular TikTok”.
  • No modo de “Gravar vídeo” clique em  “Adicionar Som” na parte superior central da tela. Role a tela até encontrar “ViralizouBR” , “TopBR” ou “#challenge”, por exemplo. 
  • Caso você esteja rolando seu feed e note uma música que se repete, você pode clicar em cima do nome da música e checar quantos clipes já foram feitos com a mesma. Para usá-la selecione “Usar este som”.Algoritmo TikTok audios virais

2. Encontre seu nicho

Aqui o TikTok funciona como um incentivador de profissionalismo, pois quanto mais você publica videos em um nicho específico, mais autoridade vai demonstrando sobre ele. Dessa forma, maior será a possibilidade da ferramenta sugerir seus conteúdos para os públicos de interesses semelhantes.

Usar hashtags estratégicas e específicas do seu nicho também ajudam o algoritmo do TikTok a entender o seu perfil e, consequentemente, divulgar seus vídeos para o público certo. Pesquise nas contas de grandes personalidades do seu ramo e nas contas de usuários que estão crescendo em seu nicho e aproveite algumas ideias.

Outra consideração importante que não podemos deixar de lado quando falamos na separação por nichos é que o sistema relaciona os gostos e preferências dos usuários com contas de interesses semelhantes, criando como se fosse uma rede de clipes agradáveis para ambas as partes.

Portanto, seus conteúdos podem atingir pessoas através dos seus seguidores e também dos seus concorrentes. Por isso nada de dar as mesmas dicas básicas e iguais aos que estão fazendo por aí.

Usa a sua criatividade e coloque toda a sua personalidade, seu entendimento daquele assunto com o seu modo de ver, sua forma de falar e colha os resultados positivos.

3. Crie conteúdo acessível

É claro que as pessoas entram nas redes sociais para se relacionar e relaxar, então os conteúdos podem e devem chegar à todos de formas sutis, criativas e inteligentes.

Pensando assim, não adianta usar palavras rebuscadas se essa não for a forma de se comunicar dos seus seguidores. Conhecer o seu público ideal é a melhor estratégia! E é aí que entra a fórmula, quase matemática, do conteúdo acessível.

Quanto mais acessível for o seu vídeo, maior o tempo de exibição, consequentemente maior será o alcance do público e, então, maior será a entrega desse conteúdo a novas contas.

E você quer ainda uma outra dica de como tornar seu vídeo mais acessível? Insira textos e legendas na tela e alcance as pessoas de maneira visual e auditiva.

Você sabia que o algoritmo do TikTok analisa, inclusive, alguns efeitos incluídos nas produções de vídeos para encontrar e sugerir conteúdos com itens semelhantes para os usuários?

Pois é, lembre-se que, quase tudo é analisado pela ferramenta, portanto nada de postar somente por postar, hen? Até os memes tem seu valor nas estratégias das marcas.

4. Experimente novos recursos

Em constantes movimentos e inclusões de ferramentas para engajar os usuários, as plataformas procuram trazer recursos para serem testados com frequência.

Tendo isso em vista, ser um testador Beta do aplicativo pode te ajudar a ter maior engajamento. Sabe por quê?

Porque o TikTok, conforme falamos acima, acompanha todos os recursos utilizados na criação dos vídeos e, assim que os recursos Beta forem utilizados por você, a probabilidade de aumentar a entrega do seu conteúdo será muito maior. 

5. Faça co-branding

O co-branding é uma ação conjunta de marketing, através de parcerias comerciais. Você pode utilizar esse recurso para divulgar sua marca através de influencers da sua região ou que tenham as mesmas características que seu público-alvo. 

Por mais que esta opção no TikTok ainda esteja disponível somente para contas acima de 10 mil seguidores, e você ainda não faça parte desse grupo, é muito importante informar seus seguidores quando estiver realizando uma parceria comercial. Deixar essas informações claras nas legendas dos vídeos é uma opção para contas menores. 

Os benefícios das colaborações entre marcas e influenciadores já estão claros para todos. Porém, vale sempre analisar com calma e cuidado a quem vincular a sua marca. 

Esteja certo de que os valores e discursos estejam alinhados com os da sua empresa antes de começar uma parceria, para evitar um problema reverso. Ao invés de ganhar seguidores e futuros clientes, você pode acabar perdendo aqueles que já tem e que foram conquistados com muito esforço. E isso seria uma tristeza, não é mesmo?

Em suma, não basta apenas conhecer todas as ferramentas e possibilidades se você não aplicá-las estrategicamente.

Não há uma receita de bolo pronta para que você siga exatamente o que deve ser feito, mas há o entendimento do contexto e um trabalho de planejamento estratégico que deve ser feito. Analisar quem são seus clientes ideais e, com o conhecimento do processo, utilizar as ferramentas certas para encontrá-los, encantá-los e transformá-los em clientes é o primeiro passo.

E você, conseguiu entender melhor como funciona o algoritmo do TikTok? 

Então conta pra gente nos comentários qual dessas ferramentas você ainda não explorou.


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo