Melhor horário para postar no TikTok
Melhor horário para postar no TikTok
Melhor horário para postar no TikTok

Melhor horário para postar no TikTok


Aumentar seu alcance e crescer os seguidores pode ser mais fácil se você souber qual o melhor horário para postar no TikTok.


Seja você um influencer, criador de conteúdo ou gestor de alguma marca, com essas dicas incríveis, e super simples, que vamos listar abaixo, vai ficar ainda mais fácil engajar seu público nessa rede que é a sétima maior rede em número de usuários ativos em 2022.

Melhores horários postar TikTok

Obviamente, utilizar os horários em que seu público mais está presente na rede pode alavancar seu negócio. Porém, você sabe como encontrar essas métricas? E, mais importante do que isso, você conhece bem o seu público e entende os mecanismos de funcionamento do algoritmo?  

É exatamente esse o foco do artigo de hoje, trazer pra você considerações relevantes para acelerar seu engajamento no TikTok.

Quem sabe seu próximo vídeo não viraliza?

1. A Fórmula Secreta

Primeiramente precisamos entender que não existe a tal fórmula secreta ou a receita do bolo para definir qual o melhor horário para postar no TikTok.

Cada conta, cada perfil, cada público vai ter o seu, baseado em uma série de informações utilizadas pelo algoritmo. 

Para começar, duas informações fazem toda a diferença:

  • Tipo de conta;
  • Métricas.

Entretanto, não são somente esses itens que transformarão a sua receita em um bolo fenomenal. 

Criar a estratégia certa considerando a utilização de músicas e sons mais populares, a constância e relevância de conteúdos, além das hashtags bem definidas e tendências alinhadas com seu público só podem resultar em sucesso!

Então agora vamos começar pelos tipos de contas e, na sequência, falaremos sobre as métricas de engajamento.

2. Tipos de Conta

Antes de tudo, para que você possa ter acesso às métricas do TikTok, é necessário ter uma Conta Pro. Existem dois tipos de contas Pro e você deverá escolher a que mais se encaixa com sua marca e objetivo. São elas: 

  • Conta corporativa; 
  • Criador de conteúdo.

Para alterar sua conta para Pro siga os passos abaixo:

  1. Abra o app e clique em “Perfil” no canto inferior da tela. Depois, clique nas três linhas no canto superior direito. 
  2. Agora clique em “Configurações e privacidade” e depois em “Gerenciar conta”.
  3. Em “Gerenciar conta”, toque em “Trocar para conta corporativa”

  4. Escolha entre as duas opções e pronto, agora é só escolher a sua categoria!

Melhores horarios postar TikTok tipo de conta

Mas qual a diferença entre as contas? Acompanhe abaixo os detalhes de cada uma.

2.1 Conta corporativa

Com o foco principal em empresas e marcas, essa conta te dá a possibilidade de categorizar seu perfil. Entre as opções de categoria você poderá encontrar: beleza/moda, comidas/bebidas, consultoria/serviços, arte entre outras. 

Fique atento pois categorizar corretamente sua página é uma das formas de ajudar o engajamento e a entrega dos conteúdos que você publica. O TikTok entrega conteúdos por interesses, então nichos e assuntos dos vídeos, bem como as hashtags certas ajudam o algoritmo do TikTok a sugerir seu conteúdo para novos seguidores.

Além disso, optando por esse tipo de conta você terá acesso a recursos adicionais, entre eles a possibilidade de colocar o endereço do site institucional na bio do perfil.

Uma informação bem importante a considerar nessa alteração é que as contas comerciais só podem usar músicas da Biblioteca de música comercial isenta de royalties do TikTok. 

2.2 Criador de conteúdo

Voltada para influenciadores, figuras públicas e artistas, o tipo de conta Criador de Conteúdo te permite escolher um segmento que vai favorecer a entrega do seu conteúdo – como já explicamos acima –  para pessoas que tenham interesses em assuntos como esportes, viagens, músicas, beleza e outros.

Outro recurso importante deste tipo de conta é a possibilidade de receber perguntas de seguidores que visitam seu perfil, aumentando a interação entre seguidores e você.

Vale ressaltar que qualquer usuário pode alterar o seu tipo de conta para uma conta Pro e, também  é possível voltar a um perfil pessoal facilmente.

3. Métricas

Tão importantes para melhorar o seu engajamento, as métricas revelam muito sobre o desempenho da sua página, as reações do seu público e os insights. Ou seja, acompanhar esses números é extremamente importante para entender o que está dando certo ou errado e criar novas estratégias voltadas para o seu objetivo.

É aqui que você vai conseguir entender, através do estudo das informações, com certeza vai te ajudar a encontrar o melhor horário de postar no seu perfil do TikTok.

Os dois tipos de contas Pro te permitem acessar a seção “Análise”, dentro de “Configurações e privacidade” com os relatórios de desempenho da sua página.

Ali você terá acesso a quatro guias: visão geral, conteúdo, seguidores e LIVE.

Melhor horario postagem TikTok analises

3.1 Visão geral

Como o próprio nome já diz, aqui você terá acesso aos dados gerais das métricas, sem tantos detalhes. Os dados disponíveis são:

  • Visualizações de vídeo;
  • Visualizações de perfil;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Seguidores;
  • Número de Vídeos que publicou;
  • Número de Lives que realizou.

Perceba que você poderá escolher um intervalo de análise desses dados, filtrando as datas em um período de até 60 dias.

3.2 Conteúdo

Também de forma mais generalista, a aba conteúdos apresenta informações como, por exemplo, total de publicações nos últimos 7 dias e vídeos mais populares.

Entretanto, para aprofundar melhor no desempenho de cada vídeo será necessário fazer isso de forma individual, vídeo a vídeo.

Para isto, nesta mesma guia de “Conteúdos”, clique sobre um dos últimos vídeos publicados. Depois toque na tela, clicando no vídeo e, no menu inferior direito encontre e selecione “Mais dados”. 

Uma janela se abrirá com as informações mais detalhadas de cada vídeo, porém somente serão exibidos os detalhes dos vídeos dos últimos 7 dias.

As métricas apresentadas são: 

  • Total de visualizações do vídeo;
  • Total de compartilhamentos, comentários, curtidas;
  • Tempo de reprodução total;
  • Tempo médio de visualização;
  • Assistiu ao vídeo completo (porcentagem de espectadores que assistiram ao vídeo inteiro);
  • Público atingido;
  • Visualizações do vídeo por seção;
  • Visualizações do vídeo por região. 

3.3 Seguidores

Esta seção apresenta os dados de informações sobre o seu público, no entanto, esta métrica somente ficará disponível para páginas com no mínimo 100 seguidores.

Veja os dados acessíveis nesta categoria:

  • Total de seguidores;
  • Novos seguidores (referente ao período selecionado na guia geral);
  • Taxa de crescimento;
  • Gênero;
  • Principais territórios;
  • Atividade do seguidor. 

Se o seu negócio é um negócio local, por exemplo, saber que seus seguidores estão na mesma região que você é muito importante pois nem sempre será possível vender seus produtos às pessoas que estejam em localidades diferentes.

Já para criadores de conteúdos e influencers, entender a região onde se localiza a maioria do seu público, ou até mesmo a região onde se encontra a minoria dele, pode levar a criar vídeos com assuntos específicos que despertem interesses de acordo com a cultura e algumas rotinas específicas das localidades.  

Além disso, a análise da taxa de crescimento dos seguidores é de grande utilidade. Por isso, foque em videos criativos e bem direcionados e acompanhe o crescimento dos seus seguidores.

3.4 LIVE

Talvez um recurso pouco utilizado no TikTok, mas muito útil para perfis comerciais são as Lives.

Criadores de conteúdo e influenciadores, com contas acima de mil seguidores, tem aqui uma excelente ferramenta para monetizar seus vídeos, recebendo presentes virtuais e convertendo-os em dinheiro, e fortalecer as parcerias. 

No caso das marcas, as prováveis parcerias podem ser consultadas, pesquisadas e encontradas por meio do TikTok Creator Marketplace , uma plataforma que reúne perfis de diferentes segmentos, com o objetivo de facilitar a identificação de influenciadores perfeitos para cada tipo de ação ou campanha publicitária.

Caso você já tenha feito alguma live entre 7 e 28 dias, é uma ótima ideia checar e analisar os dados disponíveis, conforme segue abaixo:

  • Total de visualizações;
  • Novos seguidores;
  • Total de tempo;
  • Maior número de espectadores;
  • Espectadores individuais;
  • Diamantes. 

Resumindo, entender as métricas do TikTok pode te ajudar a descobrir qual o melhor horário para postar seu conteúdo, bem como mapear seu público e trabalhar para criar conteúdos interessantes, criativos e virais.

Ah e por falar nisso, se quiser saber como fazer um vídeo viral no TikTok, clique nesse link.

Qual o seu melhor horário para postar no TikTok?

Se gostou das dicas, comente abaixo e nos deixe saber mais a respeito de suas dúvidas e opiniões.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo