YouTube Shorts: Como usar, onde ver e quanto duram?
YouTube Shorts: Como usar, onde ver e quanto duram?
YouTube Shorts: Como usar, onde ver e quanto duram?

YouTube Shorts: Como usar, onde ver e quanto duram?


Lançado em 2021 e já com números impressionantes, vamos te contar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o YouTube Shorts para arrasar na plataforma.


Tudo sobre Youtube Shorts

A versão beta do YouTube Shorts surgiu como uma forma de ampliar as visualizações na plataforma, focando também em vídeos curtos. Sabemos que o YouTube é uma ferramenta de vídeos mais densos, educativos e engraçados. 

Porém com a crescente viralização dos vídeos curtos em plataformas como TikTok e Instagram Reels, o YouTube viu a oportunidade de abraçar esse estilo de conteúdo.

A ferramenta já está em mais de 100 países e, sua versão beta lançada nos Estados Unidos em março de 2021 ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias.

E aí, ainda acha pouca coisa? Ainda não tem um canal no YouTube?

Então confere com a gente nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o YouTube Shorts e prepare-se para criar, e assistir, conteúdos incríveis nesse formato.

O que é o YouTube Shorts?

Basicamente o Shorts são vídeos verticais de até 60 segundos, porém eles não desaparecem do seu canal, como os Stories do Instagram, por exemplo.

Além disso, criar conteúdos no YouTube pode fazer com que seus vídeos tenham uma vida muito mais longa, exatamente pela forma como a plataforma trabalha o algoritmo.

Qualquer pessoa pode criar vídeos para o Shorts, basta instalar o app e ter uma conta no YouTube.

Os vídeos podem ser gravados diretamente no aplicativo ou, através de outros apps e editores de vídeo. Além disso, possuem um feed infinitamente rolável – qualquer semelhança talvez não seja mera coincidência – e geralmente oferecem músicas licenciadas.

Quanto às reações dos espectadores, são as mesmas que já encontramos na plataforma. Gostei, não gostei, comentar, curtir, compartilhar e se inscrever no canal estão disponíveis, e de fácil acesso, no YouTube Shorts.

Como visualizar vídeos no Shorts?

Você pode acessar os vídeos de forma simples e fácil.

Caso esteja no computador, acesse o YouTube e, na lateral esquerda da página, você encontrará o “Shorts” no menu.

Youtube Shorts como usar

Depois é só assistir e ir rolando.

Caso abra o YouTube pelo celular, o ícone do Shorts aparecerá no menu inferior da tela, da mesma forma que no app.

Youtube Shorts onde ver

Como criar um YouTube Shorts?

Primeiramente entre na sua conta do YouTube no seu celular. No menu inferior, clique em “+” e depois em “Criar um Short”.

Youtube Shorts Quanto tempo dura?

Dê as permissões necessárias à sua câmera e microfone para que você possa começar a filmar seu YouTube Shorts!

Antes de filmar, você pode adicionar música ao seu vídeo curto do YouTube.

Para isso, clique no ícone ‘Adicionar música’ na parte superior da tela.  No menu seguinte você pode escolher uma música rolando pelas faixas ou pesquisar algo específico.

Se você não se decidiu imediatamente, você sempre pode adicionar a música depois de filmar.

YouTube Shorts editando videos e inserindo musica

Escolhida a sua música, vamos à duração do seu vídeo.

Se você quiser fazer um vídeo com menos de 15 segundos, basta segurar o grande botão vermelho e iniciar a gravação. Entretanto, se for criar um conteúdo maior, mas com menos de um minuto, basta tocar no ícone ’15’ acima do botão ‘Gravar’.

O interessante aqui é que você pode criar vários mini clipes somente segurando e liberando o botão “Gravar”.

Só que a diversão não para por aí. No menu lateral você tem acesso a alguns recursos. Você pode gravar em velocidades diferentes, brincar com vários filtros, ajustar suas transições, adicionar texto, retocar seu vídeo e muito mais.

YouTube Shorts editando videos

Esses efeitos podem ser aplicados antes de cada clipe que você filmar, o que significa que seu curta do YouTube pode ser embalado com quantos efeitos você quiser!

Depois de filmar seu vídeo curto do YouTube, você pode editar e adicionar uma música caso não tenha feito isso anteriormente. Ainda é possível rolar pela linha do tempo do seu vídeo, quadro a quadro, para quaisquer alterações finais.

YouTube Shorts editando videos

A seção final permite adicionar detalhes ao seu YouTube Shorts.

Você tem 100 caracteres para despertar a curiosidade para seu vídeo e inserir hashtags e configurar a visibilidade e o público do seu vídeo, assim como é feito normalmente quando baixamos vídeos longos na plataforma.  

E pronto, seu vídeo estará no ar!

Posso usar qualquer música no YouTube Shorts?

Se a sua estratégia te pede uma música que você não encontra na ferramenta, o que fazer?

Talvez uma música de algum aplicativo de edição de vídeo possa ser melhor do que as opções que a plataforma oferece e tudo bem.

Contudo, vale lembrar que você precisa garantir que tem a licença correta das músicas. Caso contrário seu vídeo será silenciado, ou até mesmo bloqueado pelo YouTube. 

Benefícios de usar o Shorts

Se você é um influencer, criador de conteúdo ou trabalha com marketing digital auxiliando seus clientes a expandirem sua marca, com certeza o Shorts pode te ajudar.

Mesmo que ainda não tenha um canal – e você deveria considerar muito esse item – comece com os Shorts.

Assim você vai conseguir perceber um novo público que pode consumir seus conteúdos curtos e, também, vídeos mais longos. Ajudando então o algoritmo do YouTube a sugerir seu canal mais e mais.

Abaixo vamos te mostrar três benefícios principais quando falamos em utilizar a ferramenta do YouTube Shorts:

  • Baixo investimento inicial: Você pode começar a criar um ótimo conteúdo sem precisar de equipamentos sofisticados. Com seu smartphone e uma conta do YouTube já é possível fazer vídeos do YouTube Shorts.
  • Divulgação orgânica: Os Shorts funcionam como um chamariz, ou um anúncio para seu canal principal. Em todos os vídeos o botão “Inscrever-se” fica sempre visível. Assim, caso alguém esteja gostando do seu conteúdo, fica fácil se inscrever e acessar seu canal. 
  • Engajamento: Você pode aumentar o engajamento e as interações do YouTube Shorts e isso pode elevar o desempenho do seu canal pelo ponto de vista do algoritmo.

Então deixe o receio de lado e acredite nessa plataforma que é a segunda rede social mais acessada no mundo, ganhando do Instagram, TikTok e outras redes e, além disso tem números impressionantes de visualizações.

Contudo, se você está se perguntando se dá pra ganhar dinheiro com o Shorts, vamos falar um pouco sobre isso.

YouTube Shorts são monetizados?

Segundo a própria plataforma, no momento os criadores de conteúdo ainda não participam da receita de publicidade dos anúncios exibidos durante os vídeos.

No entanto, existe uma possibilidade de canais receberem uma recompensa financeira.

O fundo de Shorts do YouTube tem aproximadamente US $ 100 milhões que serão distribuídos aos principais criadores. 

Em agosto de 2021, por exemplo, mais de 3.000 criadores de conteúdo receberam entre US $ 100 e US $ 10.000 por mês com o YouTube Shorts. 

Agora lembre-se que, nem só de dinheiro do Shorts vive a plataforma.

Essa pode ser mais uma ferramenta de construção e fidelização do seu público. Pense nisso!

Estratégias para criação de YouTube Shorts

Os vídeos curtos já são uma febre nas outras redes sociais e acrescentá-los à sua estratégia é um ponto positivo.

Através deles mais pessoas podem chegar até o seu canal. Então na hora de traçar seu planejamento para criação dos vídeos, vale considerar:

  • Otimize seu Shorts do YouTube: Inclua a hashtag “#shorts” às descrições dos seus vídeos para que a plataforma entregue mais e mais o seu conteúdo.
  • Dicas rápidas: aproveite para criar dicas e tópicos rápidos que ajudem sua comunidade através dos seus shorts, valorizando esse canal de comunicação.
  • Aproveite conteúdos das outras redes: criou conteúdos que foram super bem nas outras redes, então reorganize-os utilizando as ferramentas do YouTube e poste!

Essas e outras situações podem trazer muitos seguidores para seu canal.

Por fim, lembre-se que você pode vincular alguns assuntos dos shorts com vídeos mais longos do seu canal e divulgá-los.

Isso vai fazer com que os espectadores interessados no seu conteúdo estejam cada vez mais consumindo seus vídeos e, consequentemente, o YouTube irá sugerir ainda mais seu canal.

Já sabe tudo sobre YouTube Shorts?

Então chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no celular e criar vídeos incríveis. Aproveite para compartilhar com os amigos esse artigo e ler também:


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo