Carrossel, Imagem ou Vídeo: Qual Formato Tem Maior Engajamento no Instagram?
Carrossel, Imagem ou Vídeo: Qual Formato Tem Maior Engajamento no Instagram?
Carrossel, Imagem ou Vídeo: Qual Formato Tem Maior Engajamento no Instagram?

Carrossel, Imagem ou Vídeo: Qual Formato Tem Maior Engajamento no Instagram?


Encontrar o formato de maior engajamento no Instagram, tem sido uma busca constante, especialmente daqueles que utilizam o mesmo, como ferramenta de divulgação de sua marca ou serviços.
Não há como negar que apesar do surgimento de novas redes sociais, o Instagram continua como a plataforma preferida pela grande maioria dos usuários.


Quem não quer ter sua marca no melhor ponto estratégico dessa “vitrine” tão bem localizada e com alcance gigantesco de visibilidade, não é mesmo?

A questão é que o Instagram vem trazendo evoluções, e isso é muito bom, uma vez que são inovações que trazem ainda mais formas de engajamento.

Porém, as mudanças têm causado dificuldade e até mesmo confusão em alguns usuários da plataforma na hora de decidir em qual formato postar.

Afinal, quando o assunto é engajamento, qual a melhor opção?

Antes de responder essa pergunta, vale lembrar a importância do assunto para sua marca, visto que estamos falando da maior rede social com foco em conteúdo visual e estar presente nela, vai aumentar muito a credibilidade da sua imagem ou empresa.

Através do Instagram, você consegue gerar muito mais interação e proximidade com sua audiência.

Se seu conteúdo for suficientemente relevante para gerar compartilhamentos, comentários ou até mesmo salvamentos, sua marca será conhecida e reconhecida, fazendo você ou sua marca chegar a um nível de autoridade no seu segmento e, tudo isso é possível quando você encontra o formato de maior engajamento no Instagram, entre você e sua audiência.

Veja também:  10 adesivos do Instagram que melhoram o engajamento dos Stories

Como Aumentar o Engajamento

Alguns usuários do Instagram têm uma preocupação muito grande em aumentar o número de seguidores, por acreditarem que quanto mais seguidores, mais engajamento. Porém, na verdade você pode ter muitos seguidores e somente um pequeno percentual engajar com seu conteúdo.

Portanto, é importante dizer, que os algoritmos do Instagram levam muito mais em conta o engajamento do seu perfil na hora de aumentar seu alcance, do que o número de seguidores.
Seu cuidado deve então estar voltado para o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos, porque isso significa que sua audiência gosta do seu conteúdo e que seu perfil é relevante e assim ganha mais alcance.

Por meio desse conceito do marketing, é possível mensurar o grau de participação, proximidade e confiança na relação entre sua marca  e sua audiência.

Portanto, quanto maior o engajamento mais sinal de relação próxima e confiável entre sua marca e seu público, o que gera crescimento e sucesso, mas não só isso, gera também mais conversões em vendas de seus produtos ou serviços.

Não por acaso, as pessoas têm buscado cada vez mais chegar a altas métricas de engajamento no Instagram. As possibilidades de estratégias para alcançar essas métricas são diversas.
A produção de conteúdos é uma delas e nesse artigo, vamos ver os formatos com alta probabilidade de maior engajamento.

Formato de Post com maior Engajamento no Instagram

Formatos de post que mais engajam no instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira agora os formatos de posts do Instagram que, se alinhados a um conteúdo estratégico para o seu público alvo, podem dar um boom no engajamento do seu feed, expandindo seu alcance digital e suas vendas.

Carrossel

É aquele formato com mais de uma imagem, que as pessoas arrastam para o lado para ver a próxima.

Análises estatísticas, conduzidas através de amostras de 102 milhões de posts na plataforma, apontam que esse formato é um dos queridinhos dos usuários do Instagram, tendo a maior taxa média de engajamento de todos os tipos de posts do feed.

Aos que não sabem o porquê, eu respondo: porque ele gera curiosidade na audiência. Sem contar que é um formato em que o próprio algoritmo do Instagram entrega mais.

Mesmo porque, as pessoas passam mais tempo vendo um conteúdo em carrossel do que um de imagem única. Isso faz com que o algoritmo identifique que seu conteúdo é relevante, está sendo consumido e não só passando pelo feed, entendendo assim que mais pessoas podem se interessar.

Logo, a entrega aumenta.

Veja: Como criar um carrossel infinito no Canva

Aqui vão algumas dicas para você ser mais criativo com suas postagens em carrossel e aumentar seu engajamento

1. Usar o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma estratégia eficiente para expandir sua marca, divulgar seus produtos ou serviços e aumentar o engajamento. As pessoas vão gostar de serem apresentadas e reconhecidas em seu feed e você vai ganhar muito nos compartilhamentos.

2. Use o Photo Dump (Despejo de Fotos) como uma oportunidade de mostrar uma versão menos editada de você e de sua marca. Os despejos de Fotos são ótimos para recapitular eventos ou mostrar um diário dos bastidores.

E por falar nisso…

3. Compartilhe partes do seu dia a dia com sua audiência.

Isso vai trazer o público para mais perto de você, fazendo com que ele queira estar mais tempo conectado com o seu perfil.

Nunca esqueça: você está se comunicando com pessoas. Humanizar é uma das regras básicas para engajar.

Imagem

É aquele formato de postagem estática.

Ainda por meio de análises, é possível perceber que esse formato tem uma taxa média de engajamento um pouco maior que as postagens em formato de Vídeo.

Vídeo

No período entre 2021 e 2022 esse formato teve queda na taxa média de engajamento, ficando com 16% a menos em relação aos posts no formato de imagem.
Um fato é que as taxas médias de engajamento baixaram para todos os formatos de postagens.

No entanto, os posts em carrossel mantiveram constantemente as maiores taxas médias de engajamento, quando comparados aos demais tipos de postagens do feed.

Mas Por que a Taxa de Engajamento Diminuiu Para os Posts no Feed

Formatos que mais engajam no instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instagram deixou claro que os Reels são uma prioridade para o aplicativo por enquanto e, por isso, outros tipos de postagens tiveram baixa nas taxas de entrega, até segunda ordem.

No entanto, com uma estratégia assertiva e conteúdo bem direcionado você pode alcançar grandes resultados!

Mudanças são sempre bem vindas. Elas sinalizam que é hora de virar o jogo e que o momento é perfeito para testar e experimentar novas experiências no seu perfil.

Pesquisas recentes apontam que 81% dos brasileiros usam o Instagram para procurar novos produtos e serviços. Considere que o tempo gasto é um indicador do algoritmo do Instagram.

Portanto não despreze nenhum formato, apenas se oportunize conhecer a sua audiência, testar com quais tipos de posts ela tem mais interatividade e por quais conteúdos ela tem real interesse.

Abra caixinha de perguntas, envie formulário de pesquisa para saber quem são e o que eles querem aprender ou ver no seu perfil.

A grande maioria da população consome conteúdo nas redes sociais, independente do momento: por trabalho ou por lazer.

Use e abuse das possibilidades que você tem em suas mãos através do Instagram…

O Instagram oferece uma diversidade de atualizações de ferramentas, recursos, tendências para você aproveitar ao máximo, gerar conexão com seu público e aumentar o engajamento.

Storytelling através desse formato de conteúdo, você traz histórias mais humanizadas e isso traz mais conexão entre você e sua audiência.

Passo a passo é o tipo de comunicação que ensina algo e que normalmente gera bastante salvamentos, por ser um conteúdo que a pessoa vai querer ver novamente antes de aplicar.

Assim, vai ficar fácil você ter a atenção do seu público por muito mais tempo e trazer o engajamento esperado para o seu perfil.

Descobriu qual o melhor formato com maior engajamento no Instagram?

Se esse conteúdo te ajudou, aproveite para compartilhar e ajude outras pessoas também.

Aproveite e leia também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo