Instagram Reels: como usar? [Guia Completo 2022]
Instagram Reels: como usar? [Guia Completo 2022]
Instagram Reels: como usar? [Guia Completo 2022]

Instagram Reels: como usar? [Guia Completo 2022]


O Instagram Reels é o recurso de conteúdo que mais entrega e engaja no Instagram. 


Unido ao feed, Stories e o antigo IGTV, o Reels se torna a quarta opção para você criar conteúdo único e, o melhor, viralizar. Rivalizando com o TikTok, o Reels é ideal para criação de vídeos curtos de 15 a 60 segundos.

E sabe qual a principal diferença entre ele e os Stories? O conteúdo do Reels não desaparece após 24 horas!

Ou seja, todos os seus Reels ficarão armazenados e disponíveis no seu feed, sem a necessidade de criar destaques em sua biografia para Instagram. Essa característica vai te permitir criar conteúdo atemporal, ou seja, um post que é válido independente do momento no qual seus seguidores no Instagram os acessaram.

Ainda não sabe muito bem como usar esse recurso? Precisa de ajuda para criar posts no Instagram Reels? Ou quer assistir alguns antes de começar a criação?

Confira nosso guia completo sobre o Reels a seguir!

Onde assistir Instagram Reels?

O primeiro ponto para ingressar no universo dos Reels é acompanhar as tendências. E isso só é possível assistindo aos Reels de outros usuários. 

Por conta de sua extrema importância atualmente na plataforma, o Reels ocupa hoje um espaço de destaque no menu do Instagram. 

Porém, ainda não é possível postá-los através do seu computador, sem utilizar outras ferramentas externas ao Instagram. Ou seja, mesmo que prefira usar o Instagram no computador, só é possível postar Reels se usar o aplicativo no celular.

Uma das vantagens do Instagram Reels — e que o torna um forte rival do TikTok — é que você não precisa ver Reels apenas de quem está seguindo. É muito fácil ficar assistindo aos diversos conteúdos feitos na plataforma sem ter de pausar.

Para saber como fazer isso, veja o próximo trecho do nosso guia completo!

Como assistir Instagram Reels?

Agora começa o passo a passo de verdade!

Para assistir aos Reels, abra o app do Insta e, no menu principal inferior você verá o símbolo bem no meio da tela.

guia completo de Reels

Clicando no ícone você terá acesso aos vídeos de perfis que você segue, mas não somente eles, o aplicativo vai trazer vídeos que acha ser interessante para você.

tutorial de Reels

Você também pode acessar os Reels através do Explorar, clicando na lupa e abrindo o menu.

Reels como encontrar

Ali, com certeza, aparecerá algum vídeo Reels sugerido, basta ver o símbolo do Reels, como destacamos abaixo. Caso apareça apenas um símbolo de seta, como o sinal de “Play”, esse post é um vídeo, mas não um Reels.
Além disso, você pode pesquisar por um tema ou pessoa específica na barra Pesquisar e encontrar Reels correspondentes.

Reels como encontrar

Clique no Reels que deseja assistir e ele ficará na sua tela cheia. Após ver o vídeo completo, arraste a tela pra cima, para passar para o próximo título.  Se não estiver gostando, pode simplesmente deslizar para baixo e ver outro.

Como interagir com Instagram Reels?

Gostou do Reels e quer interagir com o usuário que o criou? Veja abaixo onde você pode tocar para interagir e, em seguida, o que cada botão significa.

interagindo com o Reels tutorial

 

  • 1 – Use sua câmera para abrir um novo Reels – aqui vale ressaltar que o áudio do Reels que você está assistindo, vai junto como uma sugestão;
  • 2 – Interaja com o Reels, curtindo, comentando e compartilhando
  • 3 – Tenha acesso às informações como denunciar, copiar link, compartilhar fora do app, remixar esse Reels e, até mesmo, classificá-lo como não tenho interesse, para que o algoritmo do Instagram entenda seus gostos e não recomende Reels desse perfil ou com essas características, à você;
  • 4 – Acesse a bio do Instagram de quem criou o conteúdo;
  • 5 – Leia a legenda do vídeo
  • 6 – Acesse as informações do áudio desse Reels.
    DICA: Quando essa setinha branca aparece antes do nome da música significa que essa é uma música que está em alta na plataforma nesse momento. Vale muito a pena criar seus Reels com músicas que estão em alta, pois a probabilidade de seu conteúdo ser entregue à mais usuários é enorme.
    Clicando no áudio você terá a possibilidade de Usar esse Áudio ou Salvar para usar depois e pode ver todos os Reels que estão usando aquela música para e tirar ideias bem interessantes dali.

    como encontrar e usar áudio viral no Reels

Quer ver os Reels de alguém em específico? Então veja abaixo como encontrar Reels de usuários que você segue no Insta!

Como encontrar Reels de usuários que você já segue?

Não quer ver conteúdo de usuários aleatórios, mas de gente que você segue e confia? É possível acessar todos os Reels dessa pessoa e fazer uma “maratona” com todos os conteúdos que ela postou.

Para fazer isso, retorne à aba Explorar. Ao invés de clicar em Reels como da última vez, toque na barra superior e digite o nome de usuário de quem você segue. Ao encontrá-lo, basta clicar para acessar o perfil.

busque o usuário que deseja assistir Instagram Reels

Em seguida, toque no botão mostrado na captura de tela abaixo.

icone do reels

A partir daqui, você pode selecionar qualquer Reels já publicado.

vídeos do instagram reels

Alternativamente, é possível clicar no primeiro Reels e ir assistindo até ver todos os conteúdos que o seu influenciador favorito publicou até então.

Quer você mesmo criar seus próprios conteúdos para Instagram Reels? Então aprenda a criar suas próprias no próximo passo a passo desse artigo!

Como criar seus próprios Reels?

Chega de assistir e vamos produzir! Os Reels podem ser criados acessando pela plataforma das seguintes maneiras:

  • Na página principal do app, clicando no “+” no menu superior e depois em Vídeo do Reels
  • Através do menu no seu perfil, clicando no “+” no menu superior e depois em Vídeo do Reels
  • Ou arrastando a tela inicial para a direita e deslizando a barra inferior até encontrar Vídeo do Reels

Veja abaixo:

 

Agora você já pode baixar um vídeo do seu rolo da câmera ou gravar direto no menu do Reels.

Vamos te ensinar abaixo alguns truques.

Gravando seu Reels

Para começar um reels e gravá-lo diretamente no seu celular, abra o app e siga as instruções acima para abrir a tela do Reels.

Com a tela aberta chegou a hora de gravar seu vídeo. Nesta tela principal você já pode definir os filtros, as músicas e as máscaras que usará na sua produção. Veja o que cada opção do menu à esquerda te permitirá incluir antes mesmo de gravar vídeos!

gravando seu reels

  • 1 – Escolha uma música para tocar de fundo ou para fazer dublagem;
  • 2 – Escolha a velocidade na qual o vídeo será reproduzido;
  • 3 – Selecione um lay-out para inserir vídeos ou fotos na tela pro seu vídeo
  • 4 – Temporizador, defina a duração do vídeo, que é de no máximo 59 segundos. Você pode utilizar o recurso de contagem regressiva para iniciar a gravação do seu vídeo, por exemplo.
  • 5 – Alinhar – essa ferramenta permite alinhar os seus vídeos, ou seja, depois de gravar o primeiro trecho do seu vídeo, toque no botão de alinhamento para começar a gravar a próxima parte, sobrepondo os vídeos.

Além de todas essas opções, ainda há possibilidades de inserir filtros, basta clicar no botão das estrelinhas, em cima do botão principal da tela e escolher o seu filtro preferido, rolando a barra para a direita ou clicando e abrindo o menu.

Escolheu tudo o que precisava para começar a gravar? Então clique no botão central e grave seu primeiro Instagram Reels!

A partir daqui, você tem três opções: cortar algum trecho que não tenha gostado antes de publicar, descartar sua gravação ou editar e publicar seu Instagram Reels. Veja como fazer as duas primeiras na próxima seção.

Como descartar um vídeo do Instagram Reels?

Não curtiu o vídeo que gravou? Não precisa sair do aplicativo e entrar de novo para consertar. Basta clicar no botão localizado no canto inferior esquerdo da tela.

clique aqui para descartar o vídeo

Em seguida, clique no ícone em forma de lata de lixo. Confirme tocando no botão Descartar.

exclua o vídeo que não gostou

Como publicar o conteúdo?

Gostou da gravação? Agora você poderá incluir mais elementos, como músicas, áudios com efeitos, GIFs e adesivos interativos como os do Instagram Stories e textos.
Vale ressaltar aqui que os textos podem ser inseridos e você pode determinar qual o tempo de duração de cada texto, controlando a barra inferior de tempo, como mostramos na imagem da direita, abaixo.

As opções anteriores à gravação continuam disponíveis aqui, caso queira mudar alguma coisa.

Depois de pronto, selecione Avançar, escreva a legenda do seu Reels, insira as hashtags que tenham relação com seu vídeo e insira uma capa para seu vídeo.

Para inserir a capa, selecione conforme abaixo. Você poderá optar por um momento do próprio vídeo ou escolher uma imagem da sua galeria.
Lembrando que a capa é um item fundamental para que as pessoas vejam seu Reels no feed e tenham vontade de clicar para assistir. Um bom título ou imagem chamativa são fundamentais!

escreva a legenda do seu Instagram Reels

Pronto, agora é só clicar em Compartilhar para publicar seu Instagram Reels!

publique o seu conteúdo!

7 dicas para fazer suas Reels bombarem!

Nossa primeira dica é: aposte na autenticidade. assim como os Stories, o formato de vídeo curto dos Reels também favorece a autenticidade, ao invés de uma super produção. Isso significa que ser divertido é essencial, já que a maioria dos usuários está procurando o Instagram Reels para se entreter.

Por outro lado, isso não significa que deva deixar de publicar conteúdo educativo ou que seja de ajuda. Na verdade, conteúdos que sejam divertidos e ensinem alguma coisa são a chave para conseguir fazer seu Reels decolar.

O que nos leva à segunda dica: não tenha medo de postar conteúdo atemporal. Como já mencionamos no artigo, seus posts no Reels não são apagados após 24 horas, como acontece nos Stories no Instagram.

A terceira dica também se relaciona com a anterior. Por conta de você poder criar conteúdos atemporais, pense no seu Reels como uma história corrente, com posts que tenham conexão entre si.

Dessa maneira, você criará uma rede de conteúdos que irão manter a atenção do seu seguidor. Isso significa mais tempo assistindo e interagindo com o seu conteúdo, o que aumenta suas chances de aparecer nos destaques dos Reels na aba Explorar.

Para fazer isso, siga nossa quarta dica: planeje seu conteúdo com antecedência! Desse modo, você evita ficar sem ter o que postar, além de ser mais fácil criar um conteúdo coeso, que faça sentido e encoraje seus seguidores no Instagram a se engajar com o seu conteúdo.

Não achou que o conteúdo ficou bom? Não tenha medo de deletá-lo e refazê-lo! Além de consistência, é importante que o seu conteúdo tenha qualidade.

Publicar conteúdo diariamente apenas por publicar pode até fazer com que seus números subam no começo, mas certamente vão estagnar se você não cria nada que inspire seus seguidores a se engajar. Mais vale apostar na qualidade, mesmo que isso signifique uma frequência menor.

Por fim, experimente todas as ferramentas e elementos! No início, você não tem como saber quais tipos de conteúdos irão ressoar com seus seguidores ou usuários que te encontrarem.

Sendo assim, não tenha medo ou vergonha de testar tudo o que a ferramenta te oferece. Seja dublando uma música, experimentando algumas das centenas de máscaras disponíveis direto da plataforma ou aplicando edições que aumentem a qualidade do seu conteúdo.

Também vale a penas testar alguns aplicativos para edição de Reels e depois postar diretamente na plataforma. Porém tente utilizar áudios virais dentro do próprio app, evitando que suas músicas sejam barradas e seu conteúdo vetado.

Teste bastante e, quando acabar, teste mais ainda!

Fechando com nossa sétima e última dica: produza conteúdo no Instagram Reels! Pode ser mais confortável permanecer criando conteúdo para o feed, ou Stories, mas essa ferramenta de conteúdo veio pra ficar e, como a própria plataforma já destacou, o Reels possui uma entrega muito maior.

Ou seja, é provável que veja seu número de seguidores e engajamento aumentar.

Dito isso, não perca tempo e comece já a produzir Instagram no seu perfil!

O que você acha do Instagram Reels?

O que acha do Reels? Se adaptou bem a essa ferramenta ou está com dificuldades para produzir conteúdo?

Espero que nossas dicas estejam te ajudando a desbloquear o potencial do Instagram Reels e também a trazer mais seguidores para o seu perfil.

Além do Reels, também recomendamos o uso de uma ferramenta para gerenciar seu perfil: o Scalehot.

Essa plataforma possui funcionalidades que vão além do que consegue fazer no aplicativo do Instagram. Por exemplo, pode usá-la para agendar posts no feed e Stories direto do seu computador. Apenas os Reels não estão disponíveis, por serem muito novos.

O Scalehot também conta com interações automáticas. Nelas, você pode definir um conjunto de hashtags, perfis concorrentes ou localizações para que o algoritmo do Scalehot procure automaticamente. Ao encontrar publicações de acordo com esses filtros, a ferramenta automaticamente passa a seguir o criador de conteúdo, assim como deixa uma curtida no post.

É uma das melhores maneiras de aumentar sua exposição na rede social e aumentar suas chances de ganhar novos seguidores!

Complementando, o Scalehot também permite que você crie modelos de mensagens automáticas, que são enviadas assim que seus novos seguidores chegam.

Todas essas ações podem ser acompanhadas diretamente pela ferramenta de relatórios da plataforma, que te mostra quantas ações automáticas foram feitas, assim como o crescimento do seu perfil.

O melhor de tudo: você pode experimentar o Scalehot GRATUITAMENTE durante 7 dias! Basta clicar no link e fazer seu cadastro agora mesmo!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo