TOP 10: Aplicativos para cuidar da sua saúde
TOP 10: Aplicativos para cuidar da sua saúde
TOP 10: Aplicativos para cuidar da sua saúde

TOP 10: Aplicativos para cuidar da sua saúde


Seu celular pode ser o seu maior aliado na hora de simplificar ou fortalecer suas rotinas de uma forma mais saudável. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os melhores aplicativos para você cuidar da sua saúde física e mental.


melhores apps para sua saúde

A frase já está batida, mas não tem como não falar sobre isso. A pandemia ampliou nosso acesso virtual à uma diversidade de ferramentas que nos auxiliam em diferentes ramos da vida.

E com a nossa saúde não foi diferente. Aliviar a ansiedade e o estresse com meditação,  praticar exercícios físicos, entender quando é preciso buscar ajuda médica e entrar em contato com profissionais ou mesmo receber ou pesquisar por dicas diversas para melhoria da nossa saúde, usando dispositivos móveis, tornou-se ainda mais simples.

A praticidade desse acesso é a melhor das vantagens. Tudo na palma da sua mão!

Então pegue o seu smartphone e aproveite para baixar os melhores aplicativos para sua saúde, seguindo nossas dicas abaixo:

1. Aqualert

Beber água é essencial e ter um app que te auxilie a lembrar desse detalhe tão importante pode ser o principal  início do processo de cuidados com a sua saúde.

Aqualert app para beber água e cuidar da saúde

O Aqualert é um programa disponível para Android e iOS que tem filtros bem completos para definir a quantidade ideal de água que deve ser consumida no dia. Seus parâmetros incluem, além de sexo e peso, itens como, estilo de vida, gravidez, amamentação e o clima. Ou seja, ajudam a deixar os cálculos ainda mais precisos.

Traz também um modo “hora de dormir” para evitar as notificações naqueles momentos inapropriados.

O Aqualert é gratuito, e conta com uma opção super interessante de pagar um valor para retirada dos anúncios, que é uma das maiores reclamações dos usuários. 

2. Plant Nanny

Assim como o Aqualert, outro app muito interessante para você que precisa de estímulos visuais e fofos para seus lembretes de beber água diariamente é o Plant Nanny 2.

Com ele você escolhe uma plantinha para cultivar e, quando bebe água, ela é regada. O app considera os seus dados corporais e seu estilo de vida para calcular o consumo necessário. 

Além disso, existe no app uma lojinha onde você poderá comprar outras plantinhas e, até mesmo, vasos personalizados para sua plantação. 

Uma forma divertida de não deixar de beber água!

Plant nanny app para sua saúde

DICA EXTRA: Você sabia que a Alexa também pode ser uma excelente aliada nessa opção de hidratar-se diariamente?

Com ela você pode especificar qual é o intervalo de tempo entre os lembretes, e acima de tudo falar quantos lembretes precisam ser criados. É só falar: “Beber água a cada 15 minutos com a garrafa de água”, ou ainda “Beber água a cada 20 minutos até as 21:00 horas com a garrafa de água” que a Alexa vai te ajudar!

3. Desrotulando

Agora se você está precisando de um app que te guie no universo da alimentação, o Desrotulando vai te ajudar a desvendar e tornar mais didática a leitura dos complexos rótulos alimentares.

Com o app você consegue ver os pontos positivos e os negativos de cada produto, comparados com outros da mesma linha. Além disso, você encontrará um “food score”, que vai de 0 a 100, informando o usuário se aquele alimento é bom para a saúde ou não.

O app está disponível de forma gratuita para iOS e Android.

4. TecnoNutri

Nossa quarta dica na lista dos melhores aplicativos para te ajudar a cuidar da sua saúde é o TecnoNutri. 

Esse app é bem completo e super recomendado para quem deseja uma dieta low carb já que tem um espaço somente para este tipo de alimentação.

Tecnonutri app para dieta

 

Você receberá dicas nutricionais básicas e também poderá registrar todas as suas refeições. Além disso, oferece opções de receitas e cardápios, com direito a lives com profissionais e planos de treino.

Com duas opções de versão, uma gratuita e uma paga que é bem completa, vale a pena conferir.

5. Google Fit – monitoramento de exercícios físicos

Voltado ao monitoramento da velocidade, o app coleta dados sobre as atividades físicas realizadas, mostrando detalhes sobre a caminhada ou corrida.

Google Fit app para treinos e saúde

Seus exercícios poderão ser monitorados gerando relatórios de desempenho diário e semanal, com o auxílio do acelerômetro embutido no seu celular e do Google Fit.

Com o app você pode criar metas e acompanhar a perda de peso proporcionada por todos os exercícios feitos. Há também a possibilidade de integrá-lo ao seu smartwatch, caso utilize, tornando o monitoramento ainda mais completo.

Disponível gratuitamente para Android.

6. Nike Training Club 

E se o Google Fit monitora, o Nike Training Club vai além: traz mais de 180 sugestões de exercícios que podem ser feitos em casa ou em qualquer outro lugar. Todas elas com instrução em vídeo.

Essas séries são divididas em diversos níveis de dificuldade, ou seja, pode usar caso esteja começando sua vida fitness ou se já é membro regular da academia. Além disso, o app possui uma comunidade forte no Brasil, contando com eventos presenciais para usuários que moram em  São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Nike training club app pra exercícios

O aplicativo possui rotinas de treino inspiradas nas sessões de celebridades conhecidas, como Michael B. Jordan (Creed e Pantera Negra) e a tenista Serena Williams, entre outros.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

7. Calm 

O Calm é uma excelente recomendação de aplicativo para melhorar sua saúde e, sobretudo, combater a ansiedade. 

Como seu nome já indica, ele tem o intuito de te deixar mais calmo e relaxado, começando pela interface simples e fácil de usar. Com uma interface 100% em português, esse app oferece ferramentas que auxiliam no sono, alongamento, exercícios de respiração, meditação e controle de ansiedade, além do usuário poder ouvir sons ou ver imagens de cenários que prometem promover o relaxamento.

Há objetivos para cada programa, que também podem ter durações diferentes. Tudo depende do que você quer, precisa e tem vontade de atingir.

O Calm conta com versões pagas e gratuitas, e está disponível para iOS e Android.

8. Flo 

Focado na saúde feminina este app incrível te permite acompanhar o seu fluxo menstrual, ou entender as mudanças que o corpo feminino passa ao longo do mês. Além disso o app possibilita a administração de dados sobre a sua saúde. Você pode adicionar informações como peso, duração diária do sono, consumo de água e até o registro de atividades físicas.

Flo app de saúde feminina

O Flo chega com o intuito de monitorar o ciclo e levar informações personalizadas às usuárias, que podem incluir diariamente sintomas que vão desde o desejo sexual a alterações de humor, ou então de suas dores – no abdômen ou nas costas.

Com o Flo você é convidada a inserir suas informações diárias, bem como marcar o primeiro dia da menstruação para que o app te acompanhe e traga recomendações para passar pelo ciclo de forma mais tranquila.

Com o uso contínuo da ferramenta, a duração do ciclo menstrual é regulada e a mulher pode acompanhar as datas da próxima menstruação e, assim, identificar qualquer sintoma diferente.

O app também notifica sobre atrasos menstruais, período de ovulação e, inclusive, os melhores momentos do mês para as usuárias que desejam engravidar. Já a opção paga é bem diferenciada, oferecendo o suporte premium, artigos de especialistas, detecção de padrões físicos e emocionais e cursos gerais sobre saúde.

Disponível na versão gratuita e paga para Android e iOS.

9. Caixa de Remédios

Essa é uma ótima alternativa para quem precisa organizar a agenda de medicamentos.

Com opções como incluir a foto do remédio e consultar dados antigos o app Caixa de Remédios traz como diferencial as informações simplificadas sobre a composição, finalidade e interações da medicação com alimentos.

Vale conferir essa opção de aplicativos para cuidar da sua saúde.

10. Sleep Cycle 

E se você estiver buscando por algo que ajude no seu sono, o Sleep Cycle pode ser um bom começo!

A ferramenta acompanha os padrões de sono do usuário, isso significa até que o app irá te acordar apenas durante a fase mais leve do seu sono. Esta é uma das formas de garantir um despertar mais natural e que te fará sentir mais descansado.

Tudo isso porque o Sleep Cycle monitora a qualidade do sono por meio do barulho que é emitido enquanto o usuário dorme.

Se você tem acordado cansado e sem disposição, baixe agora de forma gratuita tanto no iOS quanto no Android.

Sleep Cycle app monitora o sono e melhora saude

E assim finalizamos nossa lista com os top 10 melhores aplicativos para sua saúde. Entretanto, gostaríamos de trazer algumas considerações importantes sobre o uso de aplicativos, que tem tudo a ver com a sua saúde.

Considerações importantes

Um estudo realizado por uma equipe do King’s College, de Londres em 2021 constatou que o vício em smartphones reduz a qualidade do sono.

Desta forma, vale tomar alguns cuidados na hora de associar as suas rotinas de saúde ao uso do celular.

A nomofobia, que é o termos utilizado para definir o vício em celular, pode ser prejudicial e esse seria o oposto da intenção da criação dessa lista. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa aproveitar os benefícios da tecnologia da melhor maneira.

Então fique atento:

  • Priorize o uso dos aplicativos que realmente te ajudem na rotina;
  • Para isso, determine os limites de horário de uso de redes sociais, muitas delas já possuem essa opção;
  • Defina momentos para atividades offline e ao ar livre;
  • Opte pelas configurações de tela que ajustem o brilho intenso e descansem os olhos;
  • Compartilhe as notificações com seus familiares e cuidadores para que não precise verificar o smartphone a todo momento;
  • Desabilite notificações que não sejam urgentes;
  • Que tal usar a Técnica Pomodoro para gerenciar melhor o seu tempo?
  • Crie o hábito de parar de olhar para as telas pelo menos uma hora antes de dormir
  • Em caso de emergências, peça para seus contatos te ligarem.

Enfim, com essas pequenas dicas e a inclusão de aplicativos que possam te ajudar a melhorar sua saúde, com certeza sua qualidade de vida aumentará e você vai experimentar sensações de melhoria em todos os aspectos da sua rotina.

Gostou da dica dos 10 aplicativos para cuidar da sua saúde?

Compartilhe com seus amigos e boas práticas!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo