20 Melhores séries de ficção científica para viajar ao futuro
Um Comentário
20 Melhores séries de ficção científica para viajar ao futuro
20 Melhores séries de ficção científica para viajar ao futuro

20 Melhores séries de ficção científica para viajar ao futuro

Um Comentário

Uma das coisas mais legais em séries de ficção científica é que elas nos oferecem uma infinidade de visões do futuro de nosso próprio mundo. Algumas obras, no entanto, se focam em galáxias muito distantes ou até mesmo em outros planos de dimensão.

Isso significa que o gênero é um dos mais variados em relação às obras. Dentro das séries de ficção científica, podemos presenciar obras mais voltadas às investigações e suspense, ação de tirar o fôlego ou até mesmo uma comédia que também nos oferece muito o que pensar sobre nosso futuro.

Se você é iniciante no gênero ou fã de longa data, não deixe de conferir nossas recomendações abaixo. Além de uma breve sinopse de cada recomendação nossa, também mostraremos em quais serviços de streaming você poderá assistir às obras.

Dessa maneira, fica muito mais fácil escolher as séries de ficção científica que vão fazer parte da sua lista, de acordo com os apps para ver filmes e séries que você costuma usar.

Confira abaixo e comece a criar sua lista agora mesmo!

1. Upload

Como você poderá notar ao longo da lista, muitas séries de ficção científica apelam mais para o lado de futuros distópicos e trágicos, enquanto outros mostram aventuras intergaláticas. Upload segue em um caminho diferente, sendo também uma série de comédia.

Se passando em um futuro próximo, a Terra de Upload não é muito diferente do que vemos em nossa atualidade. Porém, nosso domínio da tecnologia nos fez ultrapassar uma barreira que hoje parece intransponível: a morte.

Poucos momentos antes de falecer, nós podemos passar por um processo chamado Upload, no qual nossa consciência é transportada para um mundo virtual, onde pode residir em um servidor eternamente. Inclusive com a capacidade de fazer chamadas em vídeo para quem ainda está no mundo dos vivos.


Em um acidente inesperado de carros automatizados, o protagonista — que trabalhava em uma versão gratuita do Upload — passa por esse processo, mesmo estando no auge de sua vida. O enredo mostrará sua adaptação nessa nova realidade, além de suas vantagens e desvantagens.

Enquanto isso, ele investiga as razões que o levaram a se acidentar e os problemas que o mau uso da tecnologia fizeram a esse mundo.

Upload tem apenas uma temporada, mas com uma segunda temporada confirmada para 2021. A série está disponível no Amazon Prime Video.

upload é uma das melhores séries de ficção científica com comédia

2. The Mandalorian

A primeira série com atores reais da saga Star Wars, The Mandalorian se passa entre os episódios VI e VII da franquia. Diferente dos filmes, aqui o protagonista é um caçador de recompensas sem nome.

Em meio às suas caças e missões, ele recebe uma designação que aparenta ser comum: resgatar uma criatura e levá-la de volta ao seu contratante. Depois de chegar ao local designado, a surpresa: ele deve resgatar um bebê.

Mas não apenas um bebê comum, e sim da mesma raça de Yoda, o grande mestre Jedi que ensinou o herói Luke Skywalker. Também sem nome, ele acabou recebendo a alcunha de “Baby Yoda”, já que ele e o mestre Jedi são os únicos membros da raça a aparecerem até hoje.

The Mandalorian ainda não está disponível no Brasil. Por outro lado, as duas temporadas da série chegarão junto ao serviço de streaming Disney+ no país em 17 de novembro.

3. O Conto da Aia

Apesar de tecnologicamente ser semelhante ao que vemos hoje, O Conto da Aia mostra um futuro distópico no qual a maior parte dos Estados Unidos se tornou outro país: Gilead. Após uma crise ambiental e um inexplicável surto de infertilidade ter tomado conta do país, uma facção religiosa tomou o poder e usa do poderio militar do que era o exército americano para se consolidar no comando.

Por conta da alta infertilidade, mulheres ainda férteis e que não estavam em um casamento sacramentado religiosamente são obrigadas a se tornarem aias. Sua função: gerar filhos para os comandantes desse país.

A trama acompanha uma ex-editora de livros que é capturada e transformada em aia por esse governo, mostrando os abusos e perigos de se permitir que extremistas religiosos cheguem ao poder.

Além de um panorama de como seria um futuro do tipo, a história também mostra os esforços da protagonista e diferentes coadjuvantes para sobreviver e resistir a esse mundo.

O Conto da Aia está em sua terceira temporada e disponível na Globoplay.

4. The 100

Para quem gosta de assistir séries em futuros distópicos, The 100 pode ser um prato cheio. O seriado se passa 97 anos após uma guerra nuclear destruir o mundo como o conhecemos.

Vivendo em naves espaciais desde então, um grupo de 100 jovens problemáticos é enviado de volta ao planeta. Seu propósito é colonizar e repovoar novamente o planeta.

The 100 terminou esse ano em sua sétima temporada. Seis delas já estão disponíveis na Netflix!

5. Star Trek: Discovery

Uma das franquias de séries de ficção científica mais respeitadas que existe, Star Trek traz novas histórias até hoje. Star Trek: Discovery é uma delas. Ela se passa 10 anos antes da série original, mostrando uma nova tripulação em busca de encontrar novos mundos e compreender as diversas raças alienígenas do universo.

Uma das vantagens de Star Trek: Discovery é que, por se passar antes mesmo da série clássica, você não precisa ter assistido aos seriados antigos para aproveitar a série.

Ainda em exibição entre as séries Netflix, a terceira temporada da série está sendo distribuída em episódios semanais. Clique no link para começar a assisti-lo na Netflix!

star trek discovery

6. Star Trek: Picard

Enquanto Discovery está no passado, Star Trek: Picard se passa anos após os eventos da série Jornada nas Estrelas: Nova Geração. Trazendo novamente o ator Patrick Stewart no papel do icônico capitão Picard, o seriado mostra como está a vida do personagem 15 anos após sua aposentadoria da USS Enterprise.

A vida pacífica em seu vinhedo é interrompida de modo abrupto por uma jovem que o pede ajuda, mas que pode estar conectada ao passado do protagonista.

Star Trek: Picard está em sua primeira temporada e pode ser assistida na Amazon Prime Video.

7. Cidade dos Mortos

Uma ficção científica que mais parece uma representação da nossa realidade atual, Cidade dos Mortos traz uma civilização ameaçada por uma terrível e contagiosa doença. Na série, a onda de pânico que a doença causou está provocando saqueamentos e caos na capital russa.

Para evitar a infecção e se proteger da violência um pequeno grupo de familiares e vizinhos optam por se unir, mas eles mesmos possuem interesses e objetivos divergentes. Ou seja, uma aliança frágil e com tendência a conflitos que podem surgir. Uma das melhores séries de ficção científica com grandes pitadas de drama!

Lançamento de 2020, Cidade dos Mortos está em sua primeira temporada e disponível na Netflix!

8. Next

Mesclando ficção científica com elementos das séries de espionagem, Next acompanha a trajetória de um antigo CEO de empresa tecnológica. Depois de se aposentar, ele se une a uma equipe de uma agência governamental especializada em segurança digital. Seu objetivo é impedir o surgimento de uma inteligência artificial intrusa, que dá nome à série.

Apesar da premissa interessante, ela ainda não está disponível nos serviços de streaming, já que estreou recentemente na TV americana e conta com apenas um episódio até a data de hoje. (21/10/20)

9. Black Mirror

Uma das primeiras séries a mostrar os perigos do uso indiscriminado de tecnologia, Black Mirror traz histórias separadas a cada episódio. Cada um deles demonstra o uso extremo de alguma tecnologia.

Por exemplo, como seria o mundo se o sistema de avaliação usado em apps como o iFood e o Uber fosse aplicado a todas as pessoas e você pudesse as avaliar a cada interação.

Embora seu uso na série seja assustador, já não está tão longe da realidade: no mundo real, já temos sistemas de pontuação para avaliar nossa capacidade de pagar contas e empréstimos, por exemplo.

Black Mirror conta com cinco temporadas e está disponível na Netflix.

10. Jornada nas Estrelas: A Série Original

Uma das coisas mais interessantes sobre as séries de ficção científica é ver como seus autores imaginam nosso mundo futuro. Mas você já tentou ver um seriado do tipo feito no passado e comparou com o que temos hoje?

Jornada nas Estrelas: A Série Original é um excelente exemplo para fazer isso. Na televisão americana, a série passou entre 1966 e 1969, mostrando personagens que se tornariam imortais, como o capitão Kirk e Spock.

Apesar dos efeitos especiais datados — mas impressionantes para a época —, é interessante ver tecnologias que eram consideradas ficção se tornarem verdade, como a própria telefonia móvel.

É fã das séries atuais de Star Trek, mas ainda não viu a série clássica? Então veja todas as suas três temporadas na Netflix!

jornada nas estrelas

11. Jornada nas Estrelas: A Nova Geração

Hoje mais conhecida e até mesmo a preferida de muitos fãs de Star Trek, Jornada nas Estrelas: A Nova Geração também foi mais longe que a original. Enquanto a série clássica contou com três temporadas, a exibição de Nova Geração durou oito anos, de 1987 a 1994.

Se passando um século após os eventos da série clássica, o novo modelo da USS Enterprise agora é conduzida pelo capitão Picard. Porém, segue a mesma premissa do original: audaciosamente ir onde ninguém jamais esteve.

Assim como a série clássica, as oito temporadas de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração está disponível na Netflix!

12. Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine

Uma das características mais legais de Star Trek é seu amplo universo. Enquanto a série clássica e A Nova Geração focam na exploração espacial, seriados como Deep Space Nine abordam o dia a dia de uma estação da Federação.

A estação abriga cidadãos de diversas raças convivendo nesse espaço, todos com seus preconceitos, objetivos e características únicas, que trazem situações inusitadas. Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine estreou em 1993, com exibição paralela ao seriado anterior. Assim como ela, o seriado também conquistou grande longevidade, com sete temporadas.

O melhor de tudo: todas elas estão disponíveis na Netflix!

13. Star Trek: Voyager

Outra série da franquia que passou na televisão na década de 1990, Star Trek: Voyager passou paralelamente à Deep Space Nine. No entanto, ela também segue uma premissa diferente dos outros seriados da franquia mostrados até aqui.

A Voyager é uma nave da Federação que acaba sendo puxada para um canto da galáxia onde a Federação não alcança. Mesmo que a nave usasse de sua máxima velocidade, ela levaria 75 anos para retornar ao seu antigo posto.

Ou seja, a tripulação da nave está sozinha em um canto da galáxia desconhecido, sendo obrigada a explorar os sistemas no entorno em busca de uma chance de sobreviver e tentar retornar para casa. Star Trek: Voyager também durou sete temporadas, que estão disponíveis na Netflix.

Dica: veja os melhores longas da franquia Star Trek em nossa lista com os melhores filmes de ficção científica na Netflix!

14. The Expanse

Se passando em uma colônia terrestre localizada em um cinturão de asteroides, três personagens bastante distintos acabam envolvidos em uma enorme conspiração. O objetivo dessa conspiração é acabar com a própria colônia terrestre, conhecida por sua rebeldia.

Como pode esperar essa é uma das melhores séries de ficção científica que se passam alguns séculos no futuro, de maneira similar ao que faz Star Trek. Diferente desta, no entanto, aqui o objetivo não é desvendar os mistérios do espaço, mas sim sobre as conspirações em nosso próprio planeta.

Com cinco temporadas, quatro delas estão disponíveis na Amazon Prime Video!

Observação: a série foi inicialmente produzida e distribuída pela Netflix, mas seus direitos de produção e exibição foram adquiridos pela Amazon.

15. Doctor Who

Uma série ainda mais antiga que Jornada nas Estrelas, Doctor Who é uma das séries de fantasia com ficção científica mais longevas da história da TV. Por outro lado, ela se divide em duas partes.

A primeira é o seriado de 1963, que durou incríveis 26 temporadas, mas não se encontra em exibição na Netflix ou em qualquer uma de suas alternativas.

Já a segunda se iniciou em 2005 e está em sua 12° temporada, somando um total de 38 temporadas, contando a série clássica e atual. A série acompanha um viajante do tempo conhecido pela alcunha de “Doutor”, cuja função é corrigir males e tentativas de corromper a linha temporal.

As 12 temporadas da série atual de Doctor Who estão disponíveis na Globo Play.

doctor who é a mais antiga entre as melhores séries de ficção científica da lista

16. Westworld

Seguindo uma premissa semelhante a Black Mirror, Westworld se sagrou como uma das melhores séries de ficção científica ao abordar a realidade virtual de maneira expandida. Em um parque de diversões virtual chamado de Westworld, seus usuários podem viver em um mundo fictício baseado na era de faroeste americano.

Esses usuários podem explorar o mundo da maneira que quiserem, como se estivessem em jogos multiplayer sem consequências para seus atos. A história mostrará dois desses jogadores: enquanto um espelha suas atitudes no jogo de acordo com a moral do mundo real, outro aproveita a liberdade para fazer o que quiser sem culpa.

Três das quatro temporadas de Westworld estão disponíveis no Now, serviço de streaming da operadora Claro/NET.

17. O Homem do Castelo Alto

Misturando alguns elementos das séries de guerra com ficção científica, O Homem do Castelo Alto reimagina o nosso planeta caso a Alemanha nazista e o império japonês tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, essa realidade é um plano alternativo, no qual a protagonista — vinda do nosso mundo — acaba parando por acidente.

O Homem do Castelo Alto se passa vinte anos após o fim da guerra, com um mundo dividido entre Alemanha e Japão. Apesar de aliados no conflito, as tensões entre as duas principais potências geram consequências ao redor do globo, principalmente nos Estados Unidos e nações que ainda estão em conflito com as superpotências.

O seriado está em sua quarta temporada e é exclusivo da Amazon Prime Video.

18. Battlestar Galactica

Outro clássico entre as melhores séries de ficção científica, Battlestar Galactica foi exibido em diversos seriados nos últimos 42 anos. O primeiro foi exibido na TV americana em 1978 e contou com apenas 21 episódios. Em seguida, uma pequena temporada de 10 episódios foi exibida dois anos depois.

Mas foi em 2003 que Battlestar Galactica voltou por meio de uma minissérie, que se transformaria em uma série de quatro temporadas no ano seguinte. De 2004 a 2008, a regravação de Battlestar Galactica mostrou a raça humana lutando para voltar à Terra, enquanto foge dos Cylons, máquinas que se rebelaram e agora nos caçam pelo espaço.

Tanto a minissérie de 2003 quanto as quatro temporadas da série de 2004 estão disponíveis na Amazon Prime Video.

19. Babylon 5

A década de 1990 era recheada de seriados que se passam no espaço sideral, mas abordando temas diferentes entre si. Babylon 5 é uma das melhores séries de ficção científica e trata a rotina de uma estação espacial.

O grande problema é que a paz da galáxia está sendo mantido por um fio e esse fio é a própria estação. Ou seja, Babylon 5 é a única estação que abriga diferentes raças que se encontram em conflito, mas que devem manter relações diplomáticas dentro da estação.

Ou pelo menos isso é o que acontece em teoria, mas o que vemos na série é bem diferente disso. Babylon 5 fala bastante sobre preconceito, religiões e relações de poder entre espécies. Infelizmente, Babylon 5 não está disponível para assistir em meios oficiais.

20. Stargate SG-1

Fechando nossa lista das melhores séries de ficção científica temos Stargate SG-1. A série se passa após o filme de 1994. Nele, um grupo militar investiga um portão misterioso encontrado na Terra e acabam parando por acidente em outra dimensão, muito distante do nosso planeta.

A série mostra que, após os acontecidos, aprendemos a decodificar o portão e como os Senhores do Sistema os utilizam para conquistar o universo. A equipe SG-1 é uma dos muitos grupos militares enviados por esses portões para explorar novos planetas, descobrir novos recursos e encontrar outras espécies alienígenas.

Apesar da premissa interesante, as temporadas de Stargate SG-1 não estão disponíveis nos serviços de streaming atualmente.

stargate

Quais séries de ficção científica marcaram sua vida?

Agora é sua vez de fazer indicações: quais séries de ficção científica marcaram a sua vida?

Quer mais recomendações? Então veja também nosso listão com as 50 melhores séries de animação que precisa assistir!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Douglas 21 de outubro de 2020 19:52

    Limpezas Domésticas

Voltar ao topo