23 melhores seriados de ficção científica
Nenhum Comentário
23 melhores seriados de ficção científica
23 melhores seriados de ficção científica

23 melhores seriados de ficção científica

Nenhum Comentário

Seriados de ficção científica costumam mexer com nosso imaginário sobre o futuro. Enquanto alguns trazem perspectivas otimistas, mas outros problemas dos quais nem imaginamos lidar ainda, outros mostram um planeta Terra que acabou regredindo, mesmo com avanços tecnológicos.

Existem aquelas que nem na Terra se passam, enquanto outras trazem versões alternativas do nosso planeta, com outro tipo de desenvolvimento tecnológico. Existem seriados de ficção científica que atendem a todos os gostos.

Algumas das melhores séries de sempre seguem esse gênero e são extremamente populares. Para uma listagem justa, usamos como base a lista das melhores ou mais populares séries do agregador IMDB, ignorando todas aquelas que não seguem o gênero.

Por ser um gênero bastante amplo, na lista abaixo você poderá assistir séries de quase todos os tipos, mas sempre usando a ficção científica como base de fundo.

Se você gosta de assistir anime, já tem um motivo para comemorar: a série de ficção científica mais bem avaliada é justamente uma animação japonesa!

1. Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Disponível entre as séries Netflix, o seriado mais indicado é o anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Lançado em 2010, a trama nos mostra um universo no qual a alquimia é capaz de feitos realmente incríveis. Tanto que dois irmãos prodígios tentam a façanha de ressuscitar sua mãe utilizando suas habilidades.

No entanto, o experimento deu bastante errado, fazendo com que o corpo do caçula desaparecesse e obrigasse o irmão mais velho a selar sua alma em uma armadura, tornando-o incorpóreo. Assumindo a culpa pelo fracasso, o objetivo do protagonista passa a ser arrumar uma forma de recuperar o corpo do irmão.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood tem uma história rica, cheia de personagens interessantes e um universo bastante criativo, justificando sua primeira posição na lista de melhores seriados de ficção científica. Claro, vale mencionar que ele também é uma das melhores séries de animação que precisa assistir.


A série está disponível na Netflix.

fullmetal alchemist brotherhood é um anime, mas ainda assim um dos melhores seriados de ficção científica

2. Além da Imaginação (1959)

Um dos seriados de ficção científica mais antigos que existem, Além da Imaginação continua a ser bastante cultuado. Cada episódio traz uma história distinta, abordando assuntos como abdução alienígena ou comunicação com o sobrenatural.

No fundo, cada uma dessas histórias usa nossas próprias características humanas para nos enviar mensagens sobre como nos comportamos e as consequências que esse comportamento pode gerar.

A versão clássica de Além da Imaginação está disponível na Oldflix, serviço de streaming especializado em filmes e séries antigas.

Uma nova versão foi lançada recentemente e já conta com duas temporadas. Essa edição está disponível na Amazon Prime Video.

3. Firefly

Apesar de ter sido cancelada com apenas uma temporada, Firefly se tornou um clássico cultuado pelos fãs do gênero. Por isso, até hoje é considerado um dos melhores seriados de ficção científica.

Sua trama se passa 500 anos no futuro, no qual uma tripulação de renegados perseguidos pela lei tenta sobreviver aos confins do espaço, evitando sua captura por agentes da lei. Ao mesmo tempo, também tentam evitar serem pegos no fogo cruzado de guerras entre diversas facções espaciais.

Apesar de cultuada, a série não está disponível em nenhum dos serviços de streaming atuais.

4. Cowboy Bebop

Outra animação a integrar nossa lista, Cowboy Bebop é um anime da década de 1990 que é bastante cultuado entre os fãs do gênero até hoje. Se passando em um futuro apocalíptico distante, o desenho mostra a rotina de um bando de caçadores de aluguel, que correm atrás de criminosos em troca de uma boa recompensa.

Isso porque nosso planeta ficou inabitável após um acidente galático. Isso nos expulsou da Terra e nos fez ocupar novos planetas, aumentando consideravelmente a criminalidade. A demanda fez com que as recompensas por capturar bandidos se tornassem novamente uma realidade.

Com isso, quatro personagens que não se integram bem à sociedade se viram forçados a unir e seguir essa carreira. Por outro lado, seu licenciamento no Brasil tornou a exibição do anime difícil, motivo pelo qual não é possível assisti-lo nos apps para ver filmes e séries que estamos acostumados.

cowboy bebop mistura futuro e passado, mas fala sobre famílias formadas pelo acaso

5. Black Mirror

Mesmo que você nunca tenha visto a série, certamente conhece alguém que assistiu e em algum momento comentou “meeeeeu, isso é muito Black Mirror”. Isso acontece pois a série de ficção científica pega um elemento da nossa tecnologia existente e o exagera por muitas vezes.

O objetivo aqui é mostrar como o mau uso da tecnologia pode acabar por arruinar nossa humanidade. A possibilidade de gravar vídeos a qualquer momento, sistemas de avaliação por estrelas como os do Uber e iFood e a superexposição causada pelas mídias sociais são alguns dos temas abordados em episódios da série.

Em geral, cada episódio conta uma história diferente, fazendo com que possa assistir episódios soltos sem perder nada do enredo. Atualmente, já existem episódios com continuidade, então o ideal é tentar acompanhar de modo linear. Black Mirror está disponível na Netflix.

6. Steins;Gate

Essa animação de ficção científica mostra um grupo de estudantes que descobre por acidente como enviar mensagens pelo tempo. Usando seu conhecimento sobre o futuro, eles vão tentar destruir os planos de uma organização maléfica, utilizando a máquina para enviar mensagens para suas personalidades no passado.

Claro que a organização em si não vai deixar barato, então eles deverão fazer isso enquanto escapam das garras da organização, que já domina o futuro. Apesar da ótima avaliação, Steins;Gate não está disponível no Brasil.

steins gate brinca com viagens no tempo

7. Battlestar Galactica (2005)

Apesar de contar com versões até na década de 1980, Battlestar Galactica se tornou extremamente bem-sucedida com sua série de 2005. Introduzida por um filme e uma minissérie — spoiler: que também está nessa lista! —, o seriado mostra o retorno dos Cylons, seres criados pelos humanos, mas que se voltaram contra nós.

Após décadas desde que a paz entre humanos e Cylons foi instaurada, os Cylons misteriosamente deixam de aparecer nas sessões de mediação. De repente, eles retornam, mas com a intenção de retomar o conflito contra a raça humana. Quase uma série de guerra com ficção científica.

Um dos melhores seriados de ficção científica de todos os tempos, Battlestar Galactica está disponível na Amazon Prime Video.

8. Westworld

Misturando elementos futuristas com o passado, Westworld é um parque de diversões especializado em criar ambientes de realidade virtual. Para entreter seus usuários, eles são enviados a um mundo digital inspirado no Velho Oeste, onde tem a liberdade para fazer o que quiserem sem colocar suas vidas em risco real.

O propósito da série é nos mostrar como nos comportaríamos, caso habitássemos um mundo no qual podemos fazer qualquer coisa, sem medo de represália, julgamentos ou de causar sofrimento a outros humanos. Com três  temporadas lançadas no Brasil, Westworld é uma produção exclusiva da HBO Go.

Dica: confira também nosso comparativo entre a HBO GO e a Amazon Prime Video!

9. The Mandalorian

Se passando no universo de Star Wars, The Mandalorian foi uma das produções de estreia do serviço de streaming Disney Plus, que chega ao Brasil na próxima semana (17 de novembro). A saga se passa entre os episódios VI e VII dos filmes e, ao invés da eterna batalha entre Jedi e Sith, acompanha um caçador de recompensas.

Na primeira temporada da série, ele recebe um serviço que se revela incomum: ao ir atrás de uma criatura para capturá-la, ele descobre que se trata de um bebê. O problema: o bebê é da mesma raça que o icônico mestre Yoda, até então o único de sua raça a aparecer.

The Mandalorian não está disponível no momento, mas as duas temporadas de uma das séries mais vistas em 2019 chegarão ao Disney+ no dia 17 de novembro desse ano.

10. Jornada nas Estrelas: A Nova Geração

Pensar nos melhores seriados de ficção científica e esquecer Jornada nas Estrelas pode ser considerado um crime. Apesar de não ser a primeira série do gênero, a série original foi uma das responsáveis por popularizá-lo.

Jornada nas Estrelas: A Nova Geração conseguiu não apenas repetir o feito da original, mas a superou consideravelmente. Com oito temporadas, a série se passa algumas décadas após as aventuras do capitão Kirk e seu imediato Spock.

Agora com uma nova tripulação, a trama da série segue a mesma: explorar o espaço, a fronteira final, indo audaciosamente onde ninguém jamais esteve. Todas as temporadas de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração estão disponíveis na Netflix.

11. Arquivo X

Da mesma época de Jornada nas Estrelas, Arquivo X não tem uma pegada tão futurista. Na verdade, ela se passa nos tempos atuais. O que a torna um dos melhores seriados de ficção científica é que ela aborda um dos temas mais comuns no gênero: a presença de alienígenas entre nós.

Seguindo os passos dos detetives Scully e Mulder, ambos tem abordagens diferentes na hora de investigar os misteriosos casos da série. Enquanto Mulder é crédulo em forças sobrenaturais, a detetive Scully é cética e se aproxima de tudo com base na ciência.

Uma das séries mais bem-sucedidas da história, as 11 temporadas de Arquivo X estão disponíveis na Amazon Prime Video.

12.  Battlestar Galactica (2003)

Essa é a minissérie que introduziu o seriado de Battlestar Galactica. Com apenas dois episódios de uma hora e meia — quase dá para dizer que se trata de um filme de ficção científica — ela serve como excelente introdução à outra série.

Tanto que, mesmo com dois episódios, ela é considerada umas das melhores entre os seriados de ficção científica. Nos episódios, veremos os eventos que antecedem o ataque dos Cylons aos humanos.

A minissérie de 2003 de Battlestar Galactica também está disponível na Amazon Prime Video.

13. Neon Genesis Evangelion

Assim como Cowboy Bebop, Neon Genesis Evangelion é um marco entre as animações de ficção científica da década de 90. Com 26 episódios, sua trama acompanha um grupo de adolescentes que pilotam robôs gigantes, devendo encarar monstros de igual tamanho que buscam dizimar o mundo.

Além das lutas entre robôs e monstros gigantes, Neon Genesis Evangelion mostra também a relação entre esses adolescentes, além de todo o peso emocional da obrigação de salvar o mundo. A animação completa está disponível na Netflix.

14. Fullmetal Alchemist

Calma, você não está vendo repetições aqui. Fullmetal Alchemist foi lançado antes de Brotherhood, mas segue a mesma premissa. No entanto, existe uma diferença crucial que os torna diferentes e justifica a inclusão dos dois na lista.

Enquanto Brotherhood segue fielmente a linha dos quadrinhos que originaram a série, apenas o começo de Fullmetal Alchemist é semelhante, seguindo em uma direção diferente. Apesar de não ser considerada tão boa quanto Brotherhood, a animação original ainda assim é de alta qualidade.

Com 51 episódios e sendo também uma das melhores séries de fantasia, Fullmetal Alchemist também está disponível na Netflix.

animações também podem ser seriados de ficção científica e Fullmetal Alchemist é um exemplo

15. Doctor Who

Outra série clássica e talvez a mais longeva da atualidade, Doctor Who se divide em duas épocas. A primeira é a temporada original, com 26 temporadas. Já a atual também segue fazendo sucesso, no ar desde 2005, quase a metade do tempo na qual a original foi exibida.

A trama acompanha o Doutor, um viajante do tempo com a tarefa de corrigir falhas na linha temporal, causada pelos conquistadores espaciais Dalek. Para isso, ele usa uma espaçonave que é estranhamente familiar a uma cabine telefônica britânica.

Solucionando todo tipo de caso, a série está disponível na íntegra na Globoplay.

16. Amor, Morte & Robôs

Essa série animada da Netflix segue formato semelhante ao que vemos em Black Mirror ou Além da Imaginação. Ou seja, todos os seus episódios são histórias separadas, com pouca ou nenhuma conexão entre elas.

Diferente das animações japonesas citadas até aqui, Amor, Morte & Robôs não é uma série que pode ser assistida por crianças. Os episódios são carregados de humor mórbido, violência e nudez. Vale notar aqui que nem todos os episódios são animados, contando também com episódios feitos com atores reais.

Amor, Morte & Robôs está disponível na Netflix.

três robôs da animação amor, morte e robôs

17. Mystery Science Theater 3000

Uma mistura incomum com séries de comédia, Mystery Science Theater 3000 traz seu próprio criador em uma situação inusitada: ele é jogado ao espaço em um satélite e forçado apenas assistir filmes B, acompanhado de um grupo de robôs.

A tortura vem em forma de muitas risadas pelas situações constrangedoras, filmes de baixo orçamento e más atuações que esses filmes costumam trazer. O que gera praticamente todas as situações engraçadas da série.

Por já ser um seriado antigo, Mystery Sciente Theater 3000 não está disponível no Brasil, embora uma nova versão esteja disponível na Netflix americana.

mystery science theater mistura ficção cientifica com comédia

18. Mr. Robot

Enquanto seriado de ficção científica, Mr. Robot se aprofunda no tema de hackeamento e vigilância digital. Protagonizado pelo premiado ator Rami Malek, o enredo nos mostra a vida de um engenheiro de segurança digital, que age como hacker fora do escritório.

Na trama, suas duas vidas acabam entrando em conflito, já que ele entra para um grupo que mira a própria empresa onde trabalha. Ou seja, ele passa a ter de atacar e defendê-la ao mesmo tempo.

Três das quatro temporadas de Mr. Robot estão disponíveis na Amazon Prime Video.

19. Star Trek: Discovery

Uma das séries mais recentes da franquia de ficção científica, Star Trek: Discovery se passa dez anos antes da série original, exibida na década de 1950. A série traz uma capitã humana criada na cultura vulcana, lutando para descobrir seu lado emocional, mas acostumada a lógica do planeta onde foi criada.

Na série, a Discovery será parte do conflito entre a Federação e os Klingon, a raça guerreira da série. Com três temporadas, Star Trek: Discovery é uma série exclusiva Netflix.

20. Os 100

Séculos após a Terra se tornar inabitável por conta de um apocalipse nuclear, os humanos passam a viver em diversas estações espaciais. Na esperança de voltar ao planeta, eles enviam 100 jovens que cometeram crimes pequenos ao planeta.

Sua missão é tentar recolonizar e repovoar o planeta, de modo que a civilização refloresça. Com sete temporadas, seis delas estão disponíveis na Netflix.

21. Agentes da S.H.I.E.L.D.

Séries de super heróis não costumam se enquadrar no gênero de ficção científica, mas Agentes da S.H.I.E.L.D. não foca nos super poderosos da Marvel, mas no mundo ao seu redor. Misturando elementos das séries de espionagem com muitas armas e equipamentos dignos da ficção científica, o grupo de agentes irá encarar ameaças que estão abaixo do radar dos Vingadores.

Mas que, sem o devido cuidado, podem se tornar mais problemáticas que eles. Apesar de contar com personagens de super poderes, o foco da série é mostrar a relação entre os agentes e os problemas que enfrentam ao redor do mundo.

É a série mais longa da Marvel até o momento e está em sua sétima temporada. Atualmente a série não está em nenhum serviço de streaming, mas retornará com a chegada da Disney+ no dia 17 de novembro.

22. O Conto da Aia

Uma das séries mais assistidas atualmente, O Conto da Aia não foca no uso da ciência para tecnologias mirabolantes, mas para contar um rumo obscuro que nossa história pode seguir. Após um evento que tornou a maior parte da população infértil, um grupo extremista religioso toma o poder nos EUA, transformando-o na nação de Gilead.

Nele, as poucas mulheres capazes de gerar filhos e que não estão em um matrimônio oficializado religiosamente são obrigadas a servir na casa de comandantes do país, com o único propósito de gerar filhos para suas casas. Para manter o poder, os comandantes de Gilead usam tecnologia como câmeras, drones e espiões infiltrados em meio a população para vigiar a todos.

O Conto da Aia conta a história de uma dessas mulheres, que têm como objetivo se reunir com sua filha e escapar da opressão daquele país. Com três temporadas e uma quarta a caminho, a série está disponível na Globoplay.

23. The Expanse

Fechando nossa lista com os melhores seriados de ficção científica temos The Expanse, uma história clássica e futurista que se passa no espaço. A trama gira em torno de um grupo formado por um detetive, um imediato de um cargueiro espacial e um executivo das Nações Unidas.

Apesar de nada terem a ver um com o outro, todos acabam sendo envolvidos em uma conspiração que se passa em uma das colônias da Terra, localizado em um cinturão de asteroides no espaço. Claro, essa conspiração coloca em risco toda a humanidade e apenas o trio de personagens sabe disso.

Com quatro temporadas e uma quinta a caminho, The Expanse está disponível na Amazon Prime Video.

Quais seriados de ficção científica mais te atraiu?

Agora que fechamos nossa lista de sugestões, que tal começar a colocar algumas na sua lista? Vale mencionar que alguns dos seriados mencionados aqui também fazem parte da lista de séries mais populares da Netflix nos últimos anos!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo