Por que você precisa de um antivírus no seu computador?
Nenhum Comentário
Por que você precisa de um antivírus no seu computador?
Por que você precisa de um antivírus no seu computador?

Por que você precisa de um antivírus no seu computador?

Nenhum Comentário

Mesmo que a versão atual do Windows tenha um antivírus e firewall próprios, é interessante contar com um antivírus externo para se proteger de ameaças. Apesar de baixar um antivírus parecer algo de décadas atrás, um software para proteger seu computador ainda é bastante necessário.

Para responder à questão que fizemos no título do artigo, vamos te mostrar a importância dos softwares antivírus, como evitar ser pego por vírus, malwares e programas espiões e indicar algumas das melhores alternativas gratuitas e pagas no mercado.

Entenda a importância de se ter um software antivírus instalado em seu computador nos próximos parágrafos!

Por que é importante ter um antivírus no seu PC?

De maneira bastante resumida, ter um antivírus no computador serve para que o proteja de ameaças. Essas ameaças vêm na forma de software malicioso, que pode servir a diversos propósitos.

Atualmente, o mais comum deles são aqueles que procuram hackear ou sequestrar seus dados de acesso a serviços financeiros, como sites de bancos ou cartões de créditos. Mas eles não são os únicos.

Alguns destes vírus também podem cumprir outros objetivos. Um deles é usar parte da sua banda de internet para enviar mensagens fraudulentas em massa ou coordenar ataques DDoS, que sobrecarregam páginas específicas com o intuito de derrubá-las.

Isso tudo acontece sem que note que o seu computador está fazendo isso e não são os únicos tipos de ameaça possíveis, embora sejam as mais comuns.

Como evitar que essas ameaças atrapalhem a sua vida digital? Existem diversas formas, mas a principal delas é baixando um antivírus em seu computador. Por isso que ter um antivírus é tão importante.


3 melhores antivírus para PC

Qual antivírus instalar para proteger seu PC? Veja algumas opções pagas e gratuitas e escolha o melhor antivírus para proteger o seu equipamento.

1. Kaspersky

Uma das mais tradicionais empresas de segurança digital, a Kaspersky oferece soluções gratuitas e pagas para proteger o seu computador. Na versão grátis, o programa protege seu computador a partir da nuvem.

Ou seja, ele pode ser usado em qualquer dispositivo da sua casa além do PC. Além disso, o Kaspersky Security Cloud também traz um gerenciador de senhas embutido, evitando que tenha de usar uma senha única para acessar todos os seus serviços online.

A segurança em nuvem é a única ferramenta grátis deste antivírus. A edição paga amplia consideravelmente a proteção, permitindo inclusive baixar a versão para PC. Nela, você fica protegido contra tentativas de invasão e mineração oculta de bitcoins, outra prática comum entre golpistas digitais.

Clique no link para conhecer os antivírus da Kaspersky.

antivirus da kaspersky

2. BitDefender

Com soluções tanto para sua casa quanto para empreendedores no meio digital, o BitDefender possibilita proteger computadores Windows ou Mac, além de aparelhos Android e iOS. Sua versão grátis oferece o básico do antivírus, protegendo seu dispositivo de ameaças que surgirem, detectando sites fraudulentos, por exemplo.

Por outro lado, essa é a única funcionalidade que ele oferece nessa edição. Já a versão paga – chamada Total Security – também traz um serviço de VPN, permitindo mascarar a origem de sua conexão.

O BitDefender também traz controle dos pais, permitindo filtrar e monitorar o que seus pequenos fazem no computador quando não está presente. Vale mencionar que o antivírus também conta com soluções específicas para empresas.

Saiba mais sobre o BitDefender acessando o link.

3. Panda

Apesar do nome inspirado no fofo urso chinês, o Panda é um antivírus totalmente grátis. Você pode usá-lo tanto no computador Windows quanto no Android. Também funcionando a partir da nuvem, você pode usar a proteção do app nos dois dispositivos simultaneamente.

Entre as ferramentas disponíveis, o Panda detecta automaticamente a tentativa de instalação de softwares tanto por meio de páginas na internet quanto por pendrives ou cartões de memória. Além disso, pode pedir uma verificação completa do computador.

Uma funcionalidade interessante é que você pode configurar o programa para que ele não envie notificações enquanto estiver a assistir filmes ou em jogos online. Acesse a página do Panda ao clicar no link para conhecê-lo agora mesmo!

panda

Só o antivírus não vai proteger seu computador de tudo. Também é necessário estar esperto a brechas que você mesmo pode deixar para esses programas.

Por isso vamos te dar algumas dicas para evitar “infectar” seu computador com estes vírus!

Como evitar vírus no computador?

Ter um programa antivírus instalado no seu computador não significa que está livre para navegar por todo tipo de página na internet. Ainda é necessário tomar alguns cuidados, especialmente quando softwares maliciosos novos forem lançados.

Para evitar vírus no computador, é importante saber quais sites está visitando. Sempre confira se as páginas que acessa tem o certificado SSL, usado para verificar a segurança de uma página.

Além disso, é importante ficar atento quando estiver acessando links de anúncios em redes sociais. Muitos usuários maliciosos criam anúncios e sites imitando grandes sites de compras online, como os das Americanas ou Magazine Luiza.

Esses anúncios normalmente mostram itens de interesse por um preço muito baixo, mas que não chega a ser muito irreal. Por exemplo, se tem pesquisado por smart TVs e está interessado em uma com faixa de preço de R$ 2.000, é possível que um anúncio falso mostre essa mesma televisão pela metade do valor.

Apesar de improvável, não é impossível que uma oferta dessa apareça nas lojas originais. É exatamente isso que engana muitos usuários incautos na rede. Para distinguir uma página falsa de grandes sites de ecommerce, fique atento aos seguintes fatores:

  • Na barra de endereços, veja se aparece um ícone de cadeado;
  • Confira o endereço na barra de endereços. O nome de domínio normalmente é bem parecido ao original, com a diferença de uma letra, enganando quem lê rápido;
  • Veja se a página contém muitos erros de português. Muitos erros costuma caracterizar tentativas de fraude.

Além das fraudes em lojas online, também tenha bastante atenção em relação aos programas que instala em seu computador ou smartphone. Evite aplicativos gratuitos que oferecem serviço de VPN, gerenciadores de senha ou antivírus que não aparecem em listas de recomendação na internet.

Entendeu a importância de ter um antivírus no PC?

Como pôde ver, os programas antivírus ainda são uma necessidade atualmente, mesmo que os sistemas operacionais atuais tenham se tornado mais seguros.

Ainda assim, é necessário ter cuidado ao acessar páginas, visualizar anúncios e instalar aplicativos no seu computador. Seguindo essas dicas, dificilmente terá dor de cabeça ao usar seus aparelhos com acesso à internet.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo