O que significa IPTV e como ela funciona?
Um Comentário
O que significa IPTV e como ela funciona?
O que significa IPTV e como ela funciona?

O que significa IPTV e como ela funciona?

Um Comentário

Uma das melhores alternativas entre os apps para ver filmes e séries são os de IPTV. Mas o que significa IPTV? Como ela funciona e por que ela vem sendo tão procurada, especialmente nessa época de pandemia do coronavírus?

A resposta para a última pergunta é a mais simples: com a quarentena, mais alternativas para ter o que fazer em casa surgiram. Assim, esse serviço de televisão pela internet se popularizou consideravelmente nos últimos meses.

Ainda não sabe bem o que ela é e como funciona? Então acompanhe os próximos parágrafos e descubra o que significa IPTV!

O que é IPTV?

Sigla para Internet Protocol Television, IPTV simplesmente significa televisão por internet. Ou seja, você acessa aos canais que está acostumado. Mas ao invés da televisão, você também pode acessá-la em seu smartphone, computador e basicamente qualquer aparelho com conexão Wi-Fi e acesso aos aplicativos de IPTV.

Ou seja, você pode assistir televisão sem cabos ou antenas, dependendo apenas da sua conexão com a internet.

Alguns serviços, inclusive, funcionam diretamente a partir dos navegadores de internet, simplificando bastante a vida de seus usuários. Vale mencionar aqui que as smart TVs também estão incluídas.

o que significa iptv?

Para que serve o IPTV?

Agora que sabe o que significa IPTV, agora vamos falar sobre para que serve esse serviço. Como já deve ter notado acima, a função do IPTV é bem simples: assistir séries, filmes, novelas e programas de variedades sem depender os serviços de TV a cabo ou antenas, que podem ser bastante falhas.


Outra vantagem do IPTV é que, além de assistir canais de TV, você também tem acesso aos vídeos sob demanda, como se fosse uma Netflix. Ou seja, se nada de bom estiver passando nos canais, pode muito bem ir assistir filmes disponíveis no catálogo de serviço de IPTV que contratou.

Alguns serviços também contam com uma função que permite gravar programas que passarão quando não estiver disponível, permitindo que os veja depois.

Dica: Veja algumas das melhores opções de IPTV nesse artigo!

Como funciona o IPTV?

O funcionamento de um IPTV também é bem simples e já respondemos ao longo do artigo. Ao usar um serviço de IPTV, os canais de televisão são transmitidos por meio do seu sinal de internet, ao invés de antena ou TV a cabo.

Você pode usar um IPTV de duas maneiras. A primeira é diretamente do seu navegador, seja no computador ou smartphone.

Alguns softwares também captam sinais IPTV e costumam oferecer mais opções para personalizar sua experiência ao assistir televisão, como determinar a numeração de cada canal e pegar listas de programação dos canais para saber o que vai passar, entre outros. Um dos mais indicados é o Kodi, que já abordamos aqui no AppTuts.

Além dessas duas alternativas, você também pode usar os aparelhos chamados TV Box. Normalmente, eles já vem equipados com algum aplicativo para configurar e usar IPTV, além do YouTube serviços de streaming convencionais.

Agora, a pergunta que você deve estar se fazendo: eu preciso de uma conexão robusta com a internet para usar IPTV? É o que vamos responder no próximo trecho!

assistindo tv pela internet

Quantos megas de internet precisa para rodar IPTV?

Saber o que significa IPTV leva a outra pergunta: quantos megas de internet são necessários para conseguir assistir IPTV sem travamentos e em qualidade HD? Bom, mesmo fazendo de tudo para melhorar a conexão de internet, de fato nem toda velocidade será capaz de rodar os programas facilmente.

Conexões abaixo dos 5 mbps possibilitam apenas assistir IPTV em baixa qualidade, de 360p à 480p. Se ela estiver abaixo dos 1 mbps, então, será extremamente difícil conseguir assistir.

A partir dos 5 mbps as coisas costumam mudar de figura. Nessa conexão, já é possível assistir aos seus canais favoritos na qualidade HD convencional, que é de 720p.

Já o Full HD vai exigir o dobro disso. Apenas conexões acima dos 10 mbps poderão reproduzir os canais nos 1080p.

O 4K também só será alcançável com uma conexão robusta. Estimamos que apenas conexões acima dos 35 mbps – de preferência 100 mbps – será capaz de reproduzir a programação nesse nível de qualidade.

Antes disso, porém, é interessante conferir o modelo de sua televisão. Não adianta investir em uma conexão ultraveloz para assistir aos canais 4K desses serviços se a sua TV roda no máximo em FullHD. Nesse exemplo, um canal que esteja em 4K vai exibir apenas os 1080p que a televisão é capaz de reproduzir.

Por isso, estude bem o que você tem disponível e o que pode melhorar antes de investir em uma configuração completa para assistir televisão por IPTV.

Aprendeu o que significa IPTV?

Como pôde notar, o IPTV é muito mais simples do que se imagina. Se você não tem nenhuma intenção de ser um especialista e ficar a aplicar personalizações, basta ter uma boa conexão e um navegador de internet para assistir TV direto do seu computador ou celular.

Quer saber mais sobre programação televisiva e sugestões do que assistir? Então conheça esses programas para assistir filmes e séries online facilmente!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Lilian 14 de setembro de 2020 16:25

    Não precisa de IPTV
    Acessem http://www.querofilmeshd.club

    Melhor site de séries e filmes gratuitos

Voltar ao topo