7 dicas para quando a bateria do smartphone não carrega
7 dicas para quando a bateria do smartphone não carrega
7 dicas para quando a bateria do smartphone não carrega

7 dicas para quando a bateria do smartphone não carrega


Atualmente, não há como negar que os smartphones estão bem avançado. Isso vale tanto no design como em recursos que oferecem aos seus usuários. É claro que isso não significa que eles não tenham defeitos ou problemas que compliquem a vida de seus consumidores. De maneira geral, muitos dos maiores problemas que afetam os usuários de smartphones tem a ver com a bateria do aparelho. Em alguns casos a carga não dura muito, em outros demora muito tempo para carregar e, em certas situações, ela pode nem estar mais carregando direito. Sabemos que é bem possível que você também esteja tendo problemas deste tipo com a bateria do smartphone. Se for o caso, você pode conferir algumas de nossas dicas para tentar resolver isso!


Leia também: Os 20 melhores jogos de aventura para Android

1. Limpe o smartphone

bateria do Android

Por fora, pode nem parecer, mas é normal que seu smartphone fique bem sujo na parte interna depois de algumas semanas ou meses de uso. O problema é que a poeira ou até restos de comida podem estar afetando a entrada micro USB do dispositivo, o que o impede de carregar sua bateria corretamente.

Se for possível remover a parte traseira do smartphone (algo comum em dispositivos da Samsung, Motorola, etc), faça isso e tente limpar tudo com bastante cuidado. Dê um tratamento especial para a entrada Micro USB, apesar de ser um lugar um pouco difícil de alcançar. Mesmo que não dê para tirar a traseira do aparelho, foque em limpar o que for possível, assim ficará mais fácil de saber se este era ou não o problema do carregamento.

2. Mude o cabo

Eventualmente, a maioria dos cabos USB (especialmente aqueles mais baratos) deixa de funcionar bem e pode atrapalhar tanto no carregamento como na conexão do dispositivo no PC, por exemplo. Fora problemas de qualidade, a maior causa disso é o próprio uso indevido do usuário.

Afinal, a maioria das pessoas deixa seus cabos descuidados ou os dobram toda hora, especialmente para levá-los para o trabalho, escola ou em viagens. Isso pode ser um dos maiores motivos para que a bateria do seu smartphone não esteja carregando direito, então sugerimos que troque ou pelo menos teste outro cabo para ver se dá tudo certo.

3. Mude o adaptador USB

Caso a troca de cabos não dê certo, pode ser que o problema esteja diretamente no adaptador USB que você conecta na tomada. Ele pode deixar de funcionar direito se sofrer impactos (se deixá-lo cair no chão, por exemplo), por ser de má qualidade ou até pela ação do tempo mesmo.

Para testar isso, basta encontrar outro adaptador USB e testá-lo em seu aparelho para ver se ele carrega corretamente. Sugerimos que você sempre use o cabo e o adaptador que vieram com seu aparelho e se não for possível, procure por um substituto de boa qualidade.

4. Troque a bateria

bateria do smartphone

É claro que sempre há a possibilidade de trocar a própria bateria do seu aparelho, que já pode estar completamente desgastada. Se isso ocorrer quando o dispositivo ainda estiver na garantia, pode ser um claro defeito de fabricação, então procure a fabricante para que ela mesma resolva isso.

Em smartphones mais antigos (com mais de 3 ou 4 anos de uso), isso é muito mais comum, já que a bateria tem um ciclo natural de vida útil. Em casos assim, é sempre bom avaliar se não vale mais a pena trocar de dispositivo do que gastar dinheiro em uma bateria nova.

5. Carregue em fontes eficientes

Apesar de ser uma prática bem comum, fazer o carregamento da bateria ao conectar o smartphone ao PC não é algo nem um pouco eficiente. Para ter noção, fazer isso demora o dobro de tempo para que isso seja em comparação a uma tomada normal, então fica claro que não vale a pena se houver mais opções disponíveis.

Se você tem o costume de fazer isso, não há como evitar que a bateria sempre esteja com a carga baixa ou demore muitas horas para atingir o 100% do carregamento.

6. Atualize o aparelho

Um problema comum que pode estar afetando o carregamento do seu aparelho é um simples bug do sistema operacional, que pode estar drenando a bateria ou impedindo que a carga se mantenha. Você pode até pesquisar isso sobre seu smartphone específico na internet para ter mais detalhes e informações concretas.

De qualquer forma, em casos assim, o melhor é sempre atualizar para a versão mais recente de seu sistema operacional e aplicativos.

7. Deixe o dispositivo em paz durante o carregamento

bateria não carrega

Um erro comum que sempre cometemos no dia a dia é usar o smartphone sem parar quando ele ainda está carregando. Se fizer isso, ele demorará muito mais tempo para preencher a carga completamente, já que ficará constantemente usando seus recursos.

Isso também pode prejudicar a vida útil da bateria de forma mais séria, então recomendamos que deixe seu dispositivo em paz durante esses momentos. Atualmente, é bem comum que smartphone carreguem suas baterias de forma rápida, então acaba valendo a pena esperar este tempo.

Resolveu o problema da bateria do smartphone?

Deu para aproveitar nossas dicas para resolver qualquer problema que estava afetando a bateria do smartphone que você usa? Então não esqueça de deixar um comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo