9 dicas para manter o foco no home office do coronavírus!
2 Comentários
9 dicas para manter o foco no home office do coronavírus!
9 dicas para manter o foco no home office do coronavírus!

9 dicas para manter o foco no home office do coronavírus!

2 Comentários

Se você está começando a trabalhar como home office agora, pode estar tendo dificuldades em conseguir manter o foco. Para te ajudar, nós selecionamos aqui as melhores dicas para conseguir se focar.

Siga lendo abaixo para descobrir quais são todas elas e as implementar na sua vida profissional!

1. Estabeleça um horário de trabalho

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa como maneira de ganhar dinheiro é o fato de que você pode fazer os seus próprios horários. Contudo, isso não quer dizer que não seja muito vantajoso ter um horário estabelecido diário de quando vai trabalhar.

Isso se dá não só porque ter uma certa rotina ajuda no foco, mas também porque é muito fácil de se perder no trabalho e, ao não ter horário, acabar por negligenciar o seu tempo pessoal e de lazer. Então, preste muita atenção em quando vai trabalhar e quando vai relaxar, usando uma das ferramentas de gerenciamento de tempo para auxiliar.

Estabeleça um horário de trabalho manter o foco no home office

2. Procure o lugar adequado

Para conseguir trabalhar como home office e manter o foco de maneira a não atrapalhar o ganho de renda extra, é necessário um lugar apropriado para o seu trabalho. Isso significa uma boa iluminação, o mínimo de ruídos possível e muito conforto.

Acima das coisas mencionadas, ter um escritório próprio para trabalhar (sim, em casa) é muito importante, já que isso ajuda a estimular o foco.

Isso ocorre porque, ao trabalhar no lugar em que dorme ou no lugar em que passa tempo de lazer, você pode acabar por ou associar todos os cômodos da casa com trabalho ou nunca conseguir se focar.


3. Crie uma rotina

Ter uma rotina é bastante útil, por mais que não seja algo estritamente necessário para todo mundo que faz home office. A rotina acaba por servir como uma diretriz de quando você vai trabalhar, ajudando a evitar situações em que você quer passar tempo de lazer e lembra que precisa entregar algum projeto.

Além disso, rotinas servem o propósito de ajudar a colocar os eu corpo num ritmo apropriado, já que ele vai saber quando é hora de comer, quando é hora de dormir e, claro, quando deve trabalhar.

4. Otimize a sua lista de tarefas

Ter as suas tarefas organizadas é muito útil para que você saiba quando precisa fazer o quê, ajudando a manter o foco no home office. Isso vai muito além das tarefas do trabalho, incluindo também as suas tarefas domésticas, idas ao mercado, marcação de médicos e muito mais.

Para gerenciar as tarefas da sua equipe, o MeisterTask é a ferramenta mais recomendada, ajudando na comunicação empresarial. Por meio dele, você vai saber quais tarefas estão em aberto, quais estão prontas, quais estão em progresso e muito mais. Siga o link para saber tudo sobre a ferramenta!

MeisterTask manter o foco no home office

5. Tenha pausas regulares

Incluso em criar uma rotina, mas válido de se ter um tópico específico, certifique-se de estabelecer pausas regulares no seu trabalho para aumentar ainda mais a sua produtividade e o foco.

Não existe nenhuma receita única que valha para todo mundo: cada um vai funcionar melhor trabalhando por tempos diferentes e pausando por tempos diferentes. Contudo, para começar experimente trabalhar por 1h e pausar por 15 minutos e vá experimentando a partir daí.

6. Estabeleça limites interpessoais

Para que você possa conseguir manter o seu foco enquanto faze home office é imprescindível que as suas relações interpessoais com quem mora tenham limites bem estabelecidos e definidos.

Ou seja, faça tudo o que pode para deixar claramente comunicado que você vai trabalhar em X horário e que não deve ser interrompido nesse tempo. Interrupções sempre tiram a atenção, afinal, então a menos que seja alguma urgência é melhor que você possa ficar quieta.

7. Não seja distraído

Pode entrar em parte na dica anterior, mas não ser distraído é realmente muito importante para todos. Distrações vão muito além de as pessoas com quem convive falarem contigo, incluindo por exemplo sons da rua e da televisão.

Algumas diretrizes para você evitar distrações são: coloque o seu celular no modo silencioso (ou até no modo avião), feche todas as redes sociais que podem estar abertas, desligue a televisão… enfim, tudo o que pede atenção.

8. Organize o escritório

Para que você possa realmente manter o seu foco fazendo home office, ter um ambiente organizado é fortemente recomendado. Isso se dá porque quando as coisas estão desorganizadas, a sua mente fica desorganizada também.

Além disso, o seu foco pode acabar por ir às outras coisas que estão no seu campo de visão, causando muitas distrações. Uma dica para ajudar nisso é ter uma lixeira para poder descartar garrafas vazias, embalagens usadas e coisas do tipo.

Organize o escritório manter o foco no home office

9. Se vista apropriadamente

Pode parecer estranha essa dica, já que ao trabalhar pela internet num geral se deixa de ter requisitos de vestimentas. Contudo, é muito bom que você se vista como se vestiria se fosse trabalhar (claro, pode relaxar um pouco, não precisa exagerar com gravatas!)

Ao trabalhar usando os pijamas você pode com muita facilidade ficar com a sensação de que está relaxando, e não trabalhando. Além disso, já que muitos home offices exigem reuniões online, nem dá para se vestir tão casualmente.

Gostou das nossas dicas para manter o foco no home office durante o coronavírus?

Deixe nos comentários se já conhecia todas elas ou se alguma foi novidade para você. Não se esqueça de conferir, também, o nosso guia completo de como fazer renda extra online e como escolher o banco digital ideal para você.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. gi 3 de agosto de 2020 20:21

    tuyvn

  2. ccccccccccccccccccccccccccc 3 de agosto de 2020 20:22

    yughghykj

Voltar ao topo