Como conciliar o home office com a vida pessoal?
Nenhum Comentário
Como conciliar o home office com a vida pessoal?
Como conciliar o home office com a vida pessoal?

Como conciliar o home office com a vida pessoal?

Nenhum Comentário

Agora que para ganhar dinheiro com segurança é necessário trabalhar em casa, muitos que estão apenas agora ingressando na modalidade de home office certamente estão tendo dificuldades em conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Aqui, nós selecionamos as melhores dicas para você adotar e lidar melhor com o seu dia-a-dia. Siga lendo e confira todas elas!

Planeje o seu dia

A primeira, e possivelmente mais importante dica é o planejamento do seu dia. Se você não fizer isso, é quase impossível conseguir realmente trabalhar de maneira efetiva.

O planejamento se dá em várias partes diferentes, que separamos em subtópicos para facilitar a sua navegação:

1. Planeje as tarefas

Para que consiga conciliar de maneira funcional o home office com a sua vida pessoal é importante que determine quais tarefas vai fazer a cada dia, de maneira bastante delimitada. Ou seja, ao cumprir as tarefas de um dia, termine o dia de trabalho.

Isso vai resultar numa maior produtividade, já que poderá relaxar e descansar com a família (ou fazendo coisas por conta própria). É bom, também, ordenar por ordem de prioridade tudo o que precisa ser feito, para que consiga sempre ter tudo o que é importante pronto!

Planeje as tarefas conciliar o home office com a vida pessoal

2. Determine os seus horários

Ter horários bem definidos de quando vai fazer cada coisa é algo que pode não funcionar para todo mundo, mas que certamente vale a tentativa. Se possível, determine um horário específico para dormir todo dia, acorde sempre no mesmo horário e, acima de tudo, tenha uma hora para começar a trabalhar.


Além disso, é muito importante que você determine quando o seu horário de trabalho acaba, além de intercalar intervalos conforme achar necessário, levando em consideração que o home office permite intervalos quando quiser.

Respeite os horários definidos. Evite o pensamento (ou ação) de vou fazer só mais isso, só mais aquilo. Quando der o alarme ou lembrete de que deve parar, pare e descanse.

Tenha um bom ambiente de trabalho

O local onde você vai exercer a sua função precisa ser apropriado para que você consiga conciliar o home office com a vida pessoal. Existem várias recomendações principais para onde vai trabalhar, que estão listadas abaixo:

1. Escolha um local para trabalhar

O trabalho remoto pode acabar por chamar maus-hábitos quanto a trabalhos, como trabalhar em qualquer lugar da casa no notebook, seja no sofá enquanto assiste algo com a família, na cama ou no escritório. Se limite ao escritório.

Isso é particularmente importante já que, ao trabalhar em qualquer lugar, você vai acabar por incitar ansiedade em si, causando uma sensação de necessidade constante de trabalhar.

Escolha um local para trabalhar conciliar o home office com a vida pessoal

2. Certifique-se de que o local é apropriado

Ter um lugar definido é importante para poder conciliar a vida pessoal e o home office, mas fazer com que ele seja apropriado ao trabalho é ainda mais. Para que seja um bom ambiente, é necessário que não hajam distrações por perto, como um console de vídeo-games.

Além disso, fale com quem mora com você e peça para que não te interrompam nos horários que você estiver trabalhando, para que possa sempre manter o foco total no que faz.

Outro fator a se considerar é o quão silencioso é o cômodo, já que barulhos externos tendem a tirar a atenção do que deve ser feito, ainda mais se for alguma tarefa maçante.

Por fim, ter um bom ambiente significa ter uma escrivaninha que possa trabalhar confortavelmente, uma cadeira que faça bem à sua coluna, uma iluminação que não te distraia, fones de ouvido bons (caso ouvir música te ajude no foco) e muitos outros fatores únicos a cada pessoa.

Tenha tempo de lazer

Pode já ter sido mencionado no primeiro tópico, mas vale reafirmar: para poder conciliar o home office com a vida pessoal, você precisa ter um tempo diário separado ao lazer, para que possa descansar e fazer as coisas que te divertem.

Se você mora com pessoas que são próximas, talvez separar uma ou duas horas para poder descontrair no fim do dia de trabalho, fazendo algo junto à elas, seja exatamente o que você precisa.

Se prefere passar um tempo sozinha depois de trabalhar, comunique com quem mora que quer um tempo para si, para então poder descansar. Faça o que for melhor para você, se priorize (mas claro, nunca negligencie quem ama).

Tenha tempo de lazer conciliar o home office com a vida pessoal

E aí, gostou das nossas dicas para conciliar o home office com a vida pessoal?

Deixe nos comentários se já as conhecia ou se alguma foi novidade para você. Confira, também, como escolher o melhor banco digital para você e aprenda a fazer renda extra com o nosso guia completo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo