O que é TikTok, como funciona e como ganhar seguidores?
Nenhum Comentário
O que é TikTok, como funciona e como ganhar seguidores?
O que é TikTok, como funciona e como ganhar seguidores?

O que é TikTok, como funciona e como ganhar seguidores?

Nenhum Comentário

Assim como o formato de Stories que o Snapchat explodiu em meio a década que está se encerrando esse ano, o TikTok também teve um crescimento vertiginoso em número de usuários. O aplicativo é especialmente popular com o público adolescente e jovem adulto. Mas o que é TikTok e como o app funciona?

Esse é o objetivo desse artigo. Afinal de contas, não é incomum que novas mídias sociais ou aplicativos apareçam e se tornem extremamente populares de um dia para o outro, como é o caso do Houseparty.

A seguir, vamos te mostrar o que é TikTok, como ele funciona, quais são os tipos de conteúdo que ele comporta e as principais dicas para aumentar sua base de seguidores e quem sabe ganhar dinheiro com o TikTok.

Agora, nos acompanhe pelos próximos parágrafos!

O que é TikTok?

Desenvolvido por uma dupla de empreendedores chineses, o TikTok começou sua vida como Musical.ly em 2014. Em 2017 o Musical.ly foi adquirida pela companhia Bytedance, que já contava com um aplicativo e com público semelhante: o TikTok!

Enquanto o TikTok era extremamente popular no território asiático, o Musical.ly já tinha maior alcance no Ocidente. Na metade final de 2018, a ByteDance resolveu que era mais interessante fundir os dois aplicativos em um. Nessa fusão, o nome Musical.ly deixa de existir, dando lugar apenas ao TikTok que conhecemos atualmente.

A partir daí, todos os usuários e seus respectivos conteúdos e seguidores migraram para o aplicativo. Isso o tornou uma das redes sociais mais populares do mundo.

De maneira resumida, podemos responder o que é TikTok ao nos referirmos a ele como um aplicativo para dublagem musical. Ou seja, você pode dublar músicas famosas, dando a sua própria interpretação.


Atualmente, essa é apenas uma das possibilidades do novo app. Também é possível criar vídeos curtos, seja com conteúdo cômico, educativo ou apenas como se fosse um vlog.

Para que tenha noção da popularidade do TikTok, o aplicativo conta atualmente (em 27/03/2020) com cerca de 1,1 bilhões de downloads no app para Android ou iOS. A seguir, vamos mostrar em mais detalhes quais tipos de conteúdo pode criar com o aplicativo.

o-que-e-tiktok-inicio

O que posso postar no TikTok?

Diferente da versatilidade do Instagram, que possibilita diversos formatos de conteúdo, o TikTok é uma mídia focada em vídeos curtos. Eles podem ter diversos formatos, como poderá ver na lista a seguir.

  • Vídeos musicais dublados: essa funcionalidade veio do finado Musical.ly. Você pode selecionar músicas do acervo – que possui praticamente todos os sucessos da música pop – e dar a sua própria interpretação, dublando-a. As dublagens podem ser de até 15 segundos;
  • Vídeos  de até 60 segundos: é inegável que o formato do Stories foi primordial para definir o que é o TikTok. Diferente do que vemos no Instagram, no entanto, para começar a criar conteúdo basta abrir o app e gravar vídeos;
  • Anúncios: relativamente recentes, já existe a possibilidade de marcas ou influenciadores investirem em anúncios para atingir os diversos públicos que acessam o TikTok. Porém, esse tipo de anúncio ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e Europa;
  • Convidar usuários: você pode convidar seus amigos no TikTok para participar do seu vídeo, possibilitando criar conteúdos em dupla.

Aproveitando que mencionamos sobre públicos, confira a seguir qual o tipo de público que está mais presente no TikTok.

Dica: veja esse guia completo de como usar o TikTok e conheça todas suas ferramentas!

post

Qual público costuma acessar o TikTok?

Antes de revelar essa informação, vale mencionar que não queremos desencorajar quem não faz parte do público que é maioria no app. O contrário, ao saber qual é o público que está presente, você pode adaptar o seu conteúdo para atingi-lo.

Como já mencionamos, adolescentes e jovens adultos são maioria no TikTok. Estima-se que 66% dos usuários tenha idade menor que 30 anos. Também se estima que 66% do público do app seja composto por mulheres.

5 dicas para ganhar seguidores no TikTok

Agora que você já tem certa noção de o que é TikTok e como ele funciona, veja abaixo algumas das nossas dicas para ganhar seguidores.

1. Considere o público e escolha o seu nicho

Não foi à toa que mostramos qual é o público mais presente no TikTok. Porém, isso não significa que você deve necessariamente criar conteúdo para mulheres abaixo dos 30 anos.

Fazer isso de maneira “genérica” pode dar a impressão de que o seu conteúdo foi criado sem propósito. Independentemente da mídia social que pretenda usar, é imprescindível definir um nicho e descobrir qual tipo de conteúdo atrai a atenção dessa parcela do público.

2. Publique de maneira consistente

Essa dica serve para quaisquer redes sociais que esteja considerando trabalhar. Para ser relevante, é necessário que apareça com frequência. Como fazer isso?

Postando conteúdo consistentemente. Um modo de conseguir isso é elaborar um calendário de conteúdo e planejar o que vai postar diariamente.

Por outro lado, lembre-se de se manter estratégico no conteúdo. Caso poste qualquer coisa com o único propósito de manter a consistência, seu público irá notar e gradualmente deixará de se conectar ao seu conteúdo.

3. Apareça nos vídeos!

Esse conselho pode parecer aterrorizante para os mais tímidos ou quem está mais acostumado a publicar conteúdo onde não aparecem.

O TikTok tem grande popularidade com o público jovem por sua abordagem mais autêntica, sem produção demasiada. O objetivo é justamente o de fugir dos posts convencionais que marcas e empresas costumam aplicar nas redes. E também de seus pais, que já ocuparam o Facebook e Instagram.

Por isso, seu conteúdo deve refletir a necessidade desse público. Aparecer no vídeo e apostar em conteúdo com autenticidade é uma maneira mais acertada de fazer a sua marca crescer no TikTok.

Outra dica interessante é colocar legendas nos vídeos do TikTok. Nem todo mundo usa o app com o volume ligado, então as legendas podem facilitar o entendimento.

4. Estude sobre as hashtags!

Assim como as hashtags mais usadas no Instagram, os termos acompanhados do icônico símbolo de “jogo-da-velha” também são usados para buscas no Tik Tok. Eles são usados de maneira semelhante a outras mídias sociais.

Ou seja, você deve estudar quais são as hashtags mais usadas do TikTok pelo público que deseja atingir. Dessa maneira, poderá inseri-las nos conteúdos que publica, aumentando suas chances de receber seguidores.

o-que-e-tiktok-hashtags

5. Use o Stim para aumentar suas interações!

Uma ferramenta também disponível para o Instagram, o Stim Social possibilita automatizar as suas interações no Tik Tok. Ou seja, após conhecer as hashtags mais usadas pelo seu nicho no aplicativo, você pode configurar o Stim para buscar e curtir automaticamente outros conteúdos também publicados com essas hashtags.

Ao fazer isso, esses usuários serão notificados do seu like e podem acabar conhecendo o seu conteúdo. Dessa maneira, aumentam as suas chances de receber novos seguidores, acelerando o seu crescimento.

Para conhecer o Stim Social, a ferramenta disponibiliza aos novos usuários 5 dias de testes GRATUITOS.

Quer saber como participar? Basta clicar no link e fazer seu cadastro agora mesmo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo