Marketing no Twitter para empresas
Marketing no Twitter para empresas
Marketing no Twitter para empresas

Marketing no Twitter para empresas


Se você já pensou em expandir seus negócios para outras redes sociais, confira conosco essas dicas fantásticas de marketing no Twitter para empresas.


Com cerca de 353 milhões de usuários ativos mensais, essa plataforma é uma poderosa ferramenta, bem como um excelente mecanismo de busca.

Utilizado para informações mais recentes sobre praticamente qualquer tópico, esse app é conhecido como o primeiro a estar atualizado nos assuntos mais quentes do momento. 

Uma máquina poderosa para conquistar fãs! Nesse sentido, te convidamos a refletir sobre um pensamento.

Você já deve ter ouvido a famosa frase: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, não ouviu?

No marketing digital isso significa, basicamente, não usar somente uma rede social para divulgar a sua marca. 

Constantemente utilizada nos momentos de instabilidade das redes mais queridinhas, como Instagram e Facebook, essa frase nos leva a repensar a importância de diversificar nossos conteúdos e canais de divulgação.

E você, se preocupa com essas questões? Uma coisa é certa, se você está presente somente em uma rede social e, de repente, sua conta é bloqueada ou a rede fica fora do ar, imagine as consequências na rotina do seu negócio.

Por este motivo, é importantíssimo diversificar! Claro que, além disso, vale ponderar que seus possíveis clientes estão espalhados pelas redes e pode ser mais fácil alcançá-los se você pulverizar sua presença.

Tendo isso em mente, veja abaixo as nossas dicas de marketing para empresas no Twitter.

1. Seu perfil

O primeiro passo é criar a sua conta e editar todas as informações com a maior clareza possível.

Logo na primeira página já somos surpreendidos com a maneira de solicitar o descritivo da biografia. Com um limite de 160 caracteres, o novo usuário é instigado a se divertir no processo. 

marketing empresas Twitter

Após escrever sua biografia e continuar os passos na abertura da conta, insira uma foto ou logo e pronto sua conta será criada.

Acessando o menu você poderá ajustar seu perfil, modificando para um perfil comercial e, em seguida, adicionando uma imagem no cabeçalho, que ficará no topo da sua página. 

Utilize com sabedoria esse espaço. Altere as imagens conforme suas campanhas, promoções e datas comemorativas, explorando as diversas possibilidades.

Você também pode inserir um link para um site,  por exemplo, e a sua localização, caso seja uma loja física e faça sentido para sua marca. Além de poder inserir a “data de nascimento” da empresa.

Agora você já pode começar a planejar suas postagens.

2. Personalidade da marca

Antes de iniciar o processo das postagens, sua atenção precisa estar em dois pontos principais:

  • Identidade e voz
  • Personas  

Identidade e voz

Qual o perfil do seu negócio e como ele se comunica com seus clientes? Esta forma de transmitir informações precisa estar definida e muito clara desde o início. 

Se a sua empresa é arrojada, divertida, inovadora ou moderna, o tom da escrita precisa transmitir essa mensagem, refletindo seus valores para se conectar aos clientes certos.

Afinal, ser coerente com seus padrões e valores, reforçando visual e textualmente a personalidade do negócio é uma das peças chaves para o sucesso do marketing para empresas, tanto no Twitter como em outras redes.

Personas

Ter definido pra quem você fala é outra base importante antes de iniciar seus tweets. Quem é o seu cliente ideal?

Quais as necessidades, as dores, os sonhos e desejos dele? Como fazê-los perceber o valor do seu produto ou serviço e de que forma ele pode sanar essas dores ou atingir esses desejos?

Manter essa comunicação assertiva com o cliente é de suma importância. Em contrapartida, prestar atenção ao que se fala na rede, também.

Apenas falar e expor sua visão sem se preocupar em ouvir o que está sendo dito seria minimizar e desperdiçar o poder da ferramenta.

Finalmente, com essas bases bem definidas, seguimos aos próximos passos.

Originalidade e Criatividade

Se nas redes como TikTok, Instagram e Facebook encontramos muitos conteúdos iguais, explicados de forma diferente, mas muito parecidos, no Twitter a coisa fica um pouco diferente.

Por ser uma plataforma de textos curtos e objetivos, quanto maior for a originalidade dos seus tweets, maiores as chances de interações dos usuários com sua conta.

Ninguém gosta de se relacionar com robôs, certo? Então esteja pronto para interagir com naturalidade, gerando confiança.

Responda aos tweets de maneira individualizada, sem textos padrão. Preste atenção, opine, questione.

Hashtags e tendências de marketing para empresas no Twitter

Nascidas no Twitter, as hashtags continuam sendo as ferramentas mais eficazes para aumentar o engajamento e alcançar novos seguidores. 

De acordo com esse pensamento, entender como utilizá-las estrategicamente irá tornar seu conteúdo mais acessível.

  • O símbolo de hashtag (#) é utilizado antes de uma palavra-chave ou frase relevante nos Tweets, para classificá-los e facilitar a exibição na busca.
  • Para encontrar todos os outros tweets que incluem a mesma # basta clicar ou tocar em uma palavra com hashtag em uma mensagem.
  • Hashtags podem ser incluídas em qualquer parte de um Tweet.
  • Palavras com hashtag que se tornam muito populares são frequentemente “Assuntos do Momento”.

É muito importante encontrar as hashtags mais assertivas e populares no seu nicho. Você pode fazer essa triagem observando seus concorrentes.

Outra maneira eficiente de utilizá-las é criar uma hashtag exclusiva para o seu negócio.

Promovendo, dessa forma, suas campanhas de marketing para empresas no Twitter e facilitando o encontro de conteúdos compartilhados por usuários.

Programe seu conteúdo

No mundo globalizado, tudo acontece numa velocidade muito grande, nesse caso o melhor é programar suas postagens e criar uma organização prévia.

Assim você pode considerar todos os pontos importantes de engajamento, diversão, opinião, ensinamentos ao seu público e, por fim, conteúdos a respeito da venda propriamente dita.

Porém uma coisa não se pode perder de vista no Twitter são os chamados “trend topics”.

Conhecidos também como TTs, os trending topics do twitter são os temas do momento mais comentados em todo mundo.

De acordo com a plataforma, este recurso tem como principal finalidade ajudar os usuários a compreender o que de mais importante está acontecendo no mundo de forma rápida e instantânea.

Desta forma, mesmo tendo o planejamento das postagens em foco, recomendamos sempre deixar um espaço no seu planejamento para twittar sobre os assuntos mais comentados, opinar, responder, criar enquetes e aproveitar para se relacionar com seu público.

6. Anúncios do Twitter

Chegar aos seus seguidores, sem anúncios, está ficando cada vez mais difícil. Por isso a plataforma oferece cinco formatos diferentes de anúncios:

  • Imagem: divulgue seu produto/ serviço com apenas uma foto
  • Vídeo: o engajamento com vídeos tende a ser maior e você pode direcionar as pessoas para um website ou aplicativo
  • Carrossel: divulgue seu negócio com até seis imagens ou vídeos 
  • Moment: permite que a marca crie, selecione e promova uma coleção de Tweets para contar uma história imersiva que vai além dos 280 caracteres.
  • Texto: o mesmo estilo padrão dos tweets com a possibilidade de aumentar o alcance dos seu público-alvo. 

Com tantas opções à disposição, certamente você encontrará alguma que se encaixe em seu plano de negócios, estilo de publicidade e orçamento.

Incremente suas chances de crescimento investindo no marketing no Twitter para empresas.

7. Recursos da plataforma

Existem alguns recursos com um enorme poder de alcance e engajamento.

São eles:

Vídeos e imagens

Além dos tweets padrão, a plataforma incluiu, e deixou de contar nos 280 caracteres, as imagens e vídeos.

Explore e use os recurso a seu favor!

Crie listas

As listas são como feed de contas selecionadas que te permitem acompanhar discussões relevantes. São ferramentas muito úteis para focar as conversas importantes para o seu negócio. 

Dentro das listas os tweets são organizados cronologicamente e você pode criar quantas quiser, com limite de 1000 listas.  

Importante ressaltar que elas são listas públicas, então cuidado ao nomeá-las. Siga personalidades influentes, crie listas de concorrentes ou se inscreva em listas de outras contas.

marketing empresas Twitter

Faça enquetes

Com o foco nas conversas, ou seja, marcações, respostas e tópicos, o Twitter pode não oferecer tantas opções criativas de engajamento como outras redes sociais.

No entanto, as enquetes são uma forma simples e divertida de interagir. Comece o seu tweet e escolha “votação”.

Formule uma pergunta com até quatro possíveis respostas para escolha do público.

Defina a duração e quem são as pessoas que poderão responder à enquete e lembre-se que o público adora expressar suas opiniões.

Participe de bate-papos 

Encontrar os seguidores certos pode ser muito mais simples participando dos bate-papos no Twitter. Eles geram um espaço de conexão e proximidade entre pessoas e marcas. 

Você pode encontrar chats de quase todos os tipos de tópicos. Porém a grande sacada nesse canal de relacionamento é a constância. 

Através da presença e participação da marca, respondendo e seguindo novas pessoas, será possível aumentar o número de seguidores ideais fortalecendo suas técnicas de marketing no Twitter para empresas.

Em contrapartida, caso não encontre bate-papos com o perfil do seu negócio, aproveite e crie o seu!

Lembre-se apenas de promover seu bate-papo do Twitter para ter certeza de alcançar as pessoas certas.

8. Dê atenção aos dados

Analisar as métricas de forma inteligente pode transformar sua marca. Postar um meme pode viralizar e lhe render muitos retweets, mas será que irá converter em vendas?

Assim como nas outras plataformas, dar atenção aos insights e dados no Twitter pode ajustar sua maneira de produzir conteúdos.

Faça testes de horários e formatos de postagens, bem como de conteúdos e redefina estratégias sempre que julgar necessário. Enfim, vale lembrar que virar um “trend topic” no Twitter é a busca das grandes marcas e personalidades.

E criar um bom plano de ação, com estratégias que se encaixem no perfil das diferentes redes e seus públicos pode ser a sacada que faltava.

Afinal, observar onde estão os seus potenciais clientes e como eles se relacionam em cada rede, qual o tipo de conteúdo faria mais sentido em cada canal com presença, constância e estratégia vai ampliar o alcance da sua marca.

Gostou das dicas de Marketing no Twitter para empresas?

Use os comentários para nos ajudar a entender se o conteúdo te ajudou.


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo