Ainda vale a pena postar no Facebook?
Ainda vale a pena postar no Facebook?
Ainda vale a pena postar no Facebook?

Ainda vale a pena postar no Facebook?


Não, o Facebook não morreu! E se você pensa dessa forma e não utiliza a rede social mais acessada do planeta, descubra abaixo porque ainda vale a pena postar no Facebook.


Pois é, o Facebook é o número 1 entre todas as redes sociais com maior número de usuários ativos no mundo, seguido pelo YouTube e WhatsApp. No final do ano passado a empresa alterou seu nome para “Meta” em busca de uma proposta mais conectiva e de olho na evolução e integração de experiências conectadas.

postar no Facebook para negocios

Só por esses pontos já conseguimos perceber que o Facebook pode até estar passando por uma fase de reestruturação, mas ainda está com o olho – e as parcerias – focadas na tecnologia e inovação. É o caso da parceria com a Ray-Ban, com o  Ray-Ban Stories, a primeira geração de óculos inteligentes para que você possa compartilhar seu ponto de vista, histórias e memórias nas redes sociais. 

Além disso, caso você deseje ampliar o seu alcance e esteja pensando em começar a fazer anúncios para sua página comercial no Instagram, será necessário ter uma conta no Facebook. 

Neste artigo vamos te mostrar a importância dessa redes social e por fim, falar sobre os melhores horários de postagem.

1. Afinal, qual a importância do Facebook?

Se você não tem um site e não utiliza o Google Meu Negócio, com certeza o gerenciador de anúncios e o Meta Business Suite do Facebook irão te ajudar a crescer e impulsionar sua marca mostrando dados importantes sobre seu negócio nessas redes. 

Primeiramente você precisará criar uma página dentro de um  perfil pessoal no Facebook. Com a página criada você poderá inserir administradores para te ajudarem no gerenciamento, através do Meta Business Suite e criar uma página no Gerenciador de Anúncios

Essas contas lhe permitirão criar, agendar e gerenciar seus conteúdos e anúncios nas duas redes. Além de poder gerenciar sua conta comercial, você poderá:

  • programar o agendamento dos seus conteúdos de Stories e Feed
  • analisar suas métricas de engajamento
  • entender quais foram os seus melhores posts
  • anunciar de maneira mais eficiente e focada
  • criar campanhas e anúncios com acesso a métricas e resultados
  • selecionar melhor o perfil do seu público-alvo

E, já que o Instagram e Facebook são da mesma empresa, você ainda pode otimizar o seu tempo e postar simultaneamente nas duas redes, alcançando seu público de diversas formas. Isso pode ser feito tanto através do próprio Instagram ou do Meta Business. 

Manter sua página atualizada no Facebook reforça a veracidade do seu negócio. Apesar das pessoas não olharem muito as páginas do face, se o conteúdo for relevante, as pessoas vão interagir, vão se envolver. Veja como exemplo as páginas do Nubank, Netflix, Hotmart, grandes empresas que mantém suas páginas super ativas e engajadas.

Uma coisa é certa: quase todas as pessoas estão no Facebook! Pode não ser a rede de maior destaque, mas com certeza tem particularidades que você usa muito e que pode aproveitar no seu negócio. Dá uma olhadinha em algumas:

  • lembrar datas de aniversários dos seguidores e amigos
  • agendar eventos 
  • inserir artigos e links que direcionam o público para o seu site ou blog
  • fazer lives de games e conquistar milhares de seguidores 
  • criação e participação em Grupos do Facebook, para estreitar os laços com seus seguidores e criar sua comunidade

Os Grupos de Facebook, por exemplo, são ferramentas poderosas e muito exploradas por criadores de conteúdos que vendem cursos online. Esses grupos fechados acabam valorizando ainda mais a experiência do curso pois acabam sendo uma oportunidade valiosíssima de network. 

E, mesmo que suas postagens não viralizem nessa plataforma, com a inteligência do Facebook você pode alcançar pessoas com potencial de serem seus clientes, através dos interesses em comum, localização, idade e, até mesmo, por tipo de aparelho celular, por exemplo. 

É essa inteligência que você paga no momento do impulsionamento e dos anúncios. Renda pro Facebook, sim! Mas também uma enorme possibilidade para você que tem um perfil menor e não conseguiria fazer um anúncio tão bom pra sua marca fora desse ambiente virtual facilitado que estamos vivenciando.

Entretanto, a qualidade do conteúdo postado na sua página é muito relevante. Assim como o horário dessas programações, que também influenciam muito no aumento do alcance da sua página. Vamos falar melhor disso abaixo.

2. Qual melhor horário para postar no Facebook?

Eu sei que é chato e que você já ouviu muito isso muitas vezes, e já até se desespera só de pensar que vamos te dizer a mesma coisa. E, sim, nós vamos!

O melhor momento para postar seu conteúdo é muito personalizado, pois depende do seu público e isso só você tem.

Entretanto, existem alguns horários da chamada “zona morta” em que você não deveria postar. Evite postar, por exemplo, quando seu público estiver offline, como na madrugada. A menos, é claro, que o foco da sua marca seja um produto para insônia, né?

Mas caso não seja, as análises de métricas da plataforma podem te ajudar a estudar e estruturar seu planejamento.

Segue abaixo algumas dicas básicas para te ajudar com essa questão:

2.1 Acesse o menu “Insights” 

Para encontrar os dados dos melhores momentos do engajamento do seu público, como visão geral, resultados, conteúdos e perfil do público, siga os seguintes passos:

#1. Abra o seu Facebook e clique na sua página comercial.

#2. No menu lateral, role para baixo até encontrar “Insights” e clique para ter acesso às métricas da sua página.

acessando insights facebook comercial

#3. No menu no lado esquerdo da tela, você encontrará algumas seções do seu Insights, enquanto na tela principal você terá acesso a gráficos e tabelas.

métricas do perfil do Facebook

#4. Role para baixo e clique em “Suas 5 postagens mais recentes”. Isso abrirá um gráfico mostrando quando seus seguidores estão online:

Facebook melhor horario para postar

#5. Passando o cursor do mouse sobre o gráfico você verá os insights por dias daquela semana.

#6. Também dá para acompanhar o alcance e o envolvimento dos seus conteúdos e identificar em quais momentos seus seguidores estão mais propensos a reagir, comentar e compartilhar seu conteúdo. Basta clicar em “Ver todas as publicações”

#7. Na tabela você terá acesso à métricas dos posts com data, hora, alcance e engajamento. Preste bem atenção aos detalhes de cada post e vá entendendo como funcionam com seu público.

Dica: Nesse menu você pode, inclusive, incluir páginas de concorrentes para comparar seu desempenho e checar quais posts tiveram melhor alcance, engajamento, curtidas.

2.2 Acessando as Métricas pelo Meta Business Suite

Para encontrar os dados dos melhores momentos do engajamento do seu público, como visão geral, resultados, conteúdos e perfil do público, siga os seguintes passos.

#1. Acesse sua página através do site do Meta Business Suite e clique no menu lateral, em “Análises”

#2. Clicando em cada item, você terá acesso aos dados específicos, podendo ajustar o período em que gostaria de checar dados e poderá, inclusive, exportá-los.

#3. Explore bem a ferramenta para conhecer o perfil do público, se você tem um produto feminino na sua região e a maioria dos seus seguidores é homem ou mora fora do raio de abrangência da sua marca, possivelmente seu perfil terá interações mas pouquíssimas chances de vendas, certo?

Para finalizar vale lembrar que o Facebook atualmente é o principal investimento de mídia. Não estamos aqui falando de conteúdos, mas de mídia. Para isso, seus conteúdos precisam ser bem específicos para atingir os clientes certos.

Utilizando as dicas acima temos certeza de que você vai encontrar as melhores estratégias.

E você acha que postar no Facebook vale a pena?

Conta pra gente se você investe nessa ferramenta, se já conhecia e sabia explorar os Insights e se ficou com alguma dúvida, para que possamos lhe auxiliar.

Aproveite para conferir outros artigos relevantes e relacionados:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo