Como fazer lives de sucesso: 21 Dicas para iniciantes

  • Por Pedro Bala
  • 26/04/2023 às 14:33 atualizado em (17/10/2023 às 17:37)
  • 19min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você já deve ter reparado que fazer transmissões ao vivo pelo Instagram, Facebook e outras redes sociais, têm sido cada vez mais comum na internet. No entanto, o que poucos sabem, é que existem diversas dicas importantes de como fazer sucesso com lives de qualidade nas redes sociais.

Para fazer uma live de sucesso, é necessário escolher algumas dessas 4 ferramentas de transmissão, que estão entre as melhores disponíveis no mercado:

Se você está dando os primeiros passos no mundo das transmissões de vídeos ao vivo, então conheça as 21 melhores dicas de como fazer lives de sucesso na internet.

Melhores dicas para fazer uma live

Com os recursos e ferramentas encontradas nas redes sociais atualmente, fazer uma transmissão ao vivo na internet é muito simples. Porém, para fazer lives de sucesso é fundamental estar atento a algumas dicas que podem fazer toda a diferença em sua transmissão.

Um dica importante para quem está começando a fazer lives, é encontrar um ambiente tranquilo para transmitir, com isso você evita surpresas indesejadas, como cachorros latindo ou pessoas lhe interrompendo durante a transmissão.

Para auxiliá-lo a fazer transmissões incríveis no Facebook Live ou qualquer outra plataforma, nós reunimos essas 21 dicas de como fazer lives de sucesso. Continue lendo e saiba como se tornar um excelente apresentador de conteúdo ao vivo.

1. Escolha uma boa ferramenta de transmissão

Iniciando nossa seleção de dicas de como fazer lives de sucesso, vamos falar sobre as plataformas. O primeiro passo para fazer uma live é escolher uma boa ferramenta de transmissão ao vivo. Atualmente existem 4 plataformas que são consideradas as melhores do setor:

  • StreamYard:

Esta plataforma é incrivelmente intuitiva e fácil de utilizar. Basta criar uma conta, vinculá-la ao seu Facebook, Youtube ou outras redes sociais, que em seguida, você já estará pronto para dar início nas suas transmissões.

  • Restream:

Com esta popular plataforma de transmissão ao vivo é possível fazer transmissões simultâneas para várias redes sociais. Além disso, ela oferece compatibilidade com softwares externos, como Zoom e OBS, facilitando a realização das suas lives.

  • Be.Live:

Com diversas ferramentas, o Be.Live possibilita destacar perguntas importantes, deixando sua live visualmente mais atrativa. Também é possível compartilhar a tela, o que vai ajudar no caso de aulas ou reuniões corporativas.

  • OneStream:

O grande diferencial do Onestream é sua capacidade de transmitir ao vivo em mais de 40 plataformas simultaneamente. O usuário pode começar a fazer lives em poucos minutos, sem a necessidade de configurações complicadas ou conhecimento técnico.

2. Invista em uma conexão confiável

Se tem uma coisa que ninguém tolera nas redes sociais, é assistir a uma live cheia de falhas e travamentos. Por essa razão, investir em uma conexão de internet confiável é fundamental para garantir a estabilidade de uma transmissão ao vivo.

Além de escolher um provedor de banda larga confiável e bem recomendado, é importante observar que essas empresas oferecem planos de alta velocidade, como 750 ou 1000 megabits por segundo, no entanto, muitas vezes não deixam claro que essas velocidades se referem à taxa de download, e para fazer lives, o que mais interessa é a taxa de upload.

A taxa de upload é a velocidade em que os arquivos e dados estão sendo enviados do seu celular para a internet. Portanto, um dos pontos principais a prestar atenção ao contratar um serviço de banda larga é na taxa de upload que ele oferecem, pois muitas operadoras oferecem planos com grandes taxas de download, mas com taxas de upload até 10 vezes menores.

Equipamentos para fazer lives

3. Adquira equipamentos de qualidade

Para garantir o sucesso de uma live, é fundamental que seus expectadores possam ouvir claramente o que é dito, bem como consigam também enxergar com nitidez e qualidade as imagens transmitidas.

Um microfone de boa qualidade consegue reproduzir sua voz de maneira natural e cristalina, facilitando a compreensão de quem está lhe ouvindo. Por outro lado, microfones de má qualidade podem resultar em um áudio abafado e sem vida, ou em um áudio agudo e estridente em excesso.

Já a câmera pode até ser a do celular, desde que seu aparelho seja de uma marca e modelo reconhecidos por sua qualidade de imagem das lentes. Porém, caso seu celular não tenha uma câmera, você pode optar por alguma destas 10 melhores webcams para transmissões ao vivo.

Outros equipamentos que, embora não sejam obrigatórios, podem ajudar a aprimorar suas transmissões ao vivo são os tripés, iluminações, refletores, headphone, entre outros. É importante que todos esses equipamentos sejam de boa qualidade para que você extraia o melhor resultado em suas lives.

4. Crie um cenário atraente

Seguindo com nossa lista de dicas de como fazer lives de sucesso, vamos focar agora no cenário. Lives realizadas em ambientes com um cenário especialmente planejado para a transmissão, costumam ter um melhor resultado visual e oferecer uma experiência mais interessante para quem está assistindo.

Muitas vezes, a simples combinação de uma cadeira, uma mesa e um papel de parede interessante ao fundo pode ser suficiente para criar um cenário bonito para suas transmissões ao vivo. Porém, essa composição pode ser enriquecida com a colocação de objetos em cima da mesa e uma estante com livros com decorações ao fundo.

Evite fazer lives tendo ao fundo a cama ou o armário do seu quarto, o que pode transmitir um excesso de informalidade. Seu público se sente valorizado quando percebe que você se dedicou para criar um ambiente especial para interagir com ele.

5. Defina o estilo da sua live

Se você costuma acompanhar lives nas mídias sociais, deve ter percebido que existem diversas formas e estilos para realizar transmissões ao vivo. Graças a essa variedade, cada criador de conteúdo pode buscar uma abordagem única para cativar seu público.

Existem lives com conteúdo educativo, onde é ensinado alguma coisa; lives de bate-papo, onde você pode trocar ideias com o seu público; lives com entrevistas, onde você vai receber convidados interessantes; lives estilo vlog, onde você vai mostrar coisas do seu dia a dia; além de diversos outros estilos.

Ao escolher um estilo para suas lives, é essencial que você se identifique com ele e se sinta confiante em realizá-lo. Dessa forma, você passará para seus espectadores um impressão mais autêntica e natural.

6. Organize o conteúdo em um roteiro

Uma das preocupações mais comuns entre aqueles que estão começando no mundo das transmissões ao vivo, é a possibilidade de se perderem, esquecendo alguns tópicos que iriam abordar, ou pior, passar por um “branco” total e esquecer tudo o que queria falar.

Por isso, uma das dicas de como fazer lives de sucesso mais importantes é fazer um roteiro com os principais tópicos que deseja desenvolver durante sua live. Essa organização de ideias irá garantir que seu conteúdo tenha uma sequência lógica, com início meio e fim, além de evitar esquecimentos e repetições desnecessárias.

Ao entrevistar alguém, embora seja possível improvisar e fazer perguntas baseadas nas respostas do convidado, certamente você se sentirá mais confiante se já tiver preparado pelo menos dez perguntas sobre a pessoa em questão.

Você já escolheu por qual plataforma irá realizar suas lives? Então entenda o que é o Twitch e como usá-lo para transmissões.

7. Ensaie antes de fazer para valer

Para realizar uma live de sucesso, é essencial que você transmita para os espectadores o seu conteúdo de forma a passar segurança e autoridade, o que muitas vezes pode ser difícil para quem ainda está começando e não tem experiência nesse meio.

Um jeito fácil de aprimorar suas habilidades em falar ao vivo, é através da gravação de vídeos como forma de ensaio ou teste. Assim, você poderá avaliar sua performance e corrigir possíveis erros antes de entrar ao vivo para valer.

Ao gravar vídeos de ensaio preste a atenção a todos os detalhes, como a postura, movimentação, gesticulação, expressão facial, dicção, entre vários outros detalhes que podem tornar sua transmissão em uma live um verdadeiro sucesso.

8. Encontre um ambiente tranquilo

Exitem na internet inúmeros vídeos com cenas inusitadas que acontecem durante lives, como ruídos indesejados causados por latidos de cachorro, sirene de ambulância ou marteladas na parede, até parentes gritando o seu nome ou invadindo repentinamente sua live.

Para evitar esses ou constrangimentos até piores, procure um lugar reservado e silencioso, para conseguir se concentrar totalmente no seu conteúdo, sem distrações. O melhor local deve ser o mais silencioso da casa e o com melhor acústica, ou maior distancia de fontes sonoras indesejáveis.

Outro ponto importante, é explicar para os seus parentes ou demais moradores da casa, sobre a importância de manterem silêncio e não o interromperem durante as transmissões ao vivo, garantindo um ambiente adequado para fazer lives de qualidade.

Dicas para fazer lives

9. Faça a live para varias plataformas

Continuando com nossa compilação de dicas de como fazer lives de sucesso, falemos sobre audiência e engajamento, que são tudo para quem faz lives. Para conquistar uma base fiel de seguidores é importante ampliar ao máximo o alcance das suas transmissões ao vivo.

Ao transmitir sua live em diversas plataformas, você amplia significativamente o alcance das suas transmissões e tem a possibilidade de atingir diferentes públicos, resultando em um maior engajamento e mais pessoas interessadas em seus próximos conteúdos.

Além disso, transmitir sua live em diversos espaços também pode aumentar a interação com o público, devido à presença de sistemas de chat em cada plataforma, o que facilita a interatividade dos espectadores que estão assistindo à sua transmissão.

Atualmente, é possível fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo, ou live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo. Porém, se sua live já foi realizada, conheça os 8 passos para publicar sua live do Instagram no Youtube.

10. Enriqueça sua live com elementos gráficos

Se você quer tornar a sua transmissão mais atraente e visualmente interessante para o público, é importante acrescentar na sua live elementos gráficos e efeitos.

Uma apresentação enriquecida com elementos visuais acaba por prender mais facilmente a atenção dos espectadores, afinal é muito mais fácil se manter atento a um conteúdo dinâmico e movimentado.

Além disso, o uso de elementos gráficos como imagens, cenas de vídeo, slides e gráficos, ajuda a transmitir sua mensagem de maneira clara, tornando mais fácil para o público compreender e fixar o conteúdo apresentado.

11. Esteja pronto para lidar com contratempos

Em uma transmissão ao vivo, tudo pode acontecer, inclusive nada, como nas vezes em que a pessoa inicia uma live de entrevista, mas seu convidado não consegue se conectar. Isso pode ser facilmente resolvido se o entrevistado aprender como pedir para participar de uma live no Instagram. No entanto, muitos outros incidentes e surpresas podem acontecer durantes lives, como interrupções, acidentes, problemas técnicos, provocações de haters no chat, entre outros.

Em caso de eventualidades ou acidentes durante uma live, mantenha a calma e explique claramente ao público o que está acontecendo, desculpando-se se necessário.

Se o contratempo for de origem técnica é importante avaliar rapidamente se o problema apresentado pode ser tolerado pelo público ou se a eventualidade pede o encerramento da sua transmissão ao vivo. Microfones com som entrecortando, travamentos na imagem e atrasos no áudio podem ser bons motivos para remarcar a live para uma nova ocasião.

12. Estabeleça o tempo de sua live

Estabelecer o tempo da sua live é importante para você se programar com o conteúdo que deseja apresentar, garantindo que todas as informações serão passadas mais ou menos no tempo em que você determinou.

Transmissões ao vivo muito curtas podem ser insuficientes para para explorar todos os aspectos do assunto e podem deixar o conteúdo muito raso ou mal explicado para quem está assistindo. Por outro lado, lives longas demais podem tornar-se cansativas e repetitivas, fazendo com que os espectadores percam o interesse antes do final.

Procure determinar o tempo de sua live de acordo com o conteúdo que deseja transmitir e o público-alvo que vai assisti-la, tomando cuidado para não torna-la curta e nem longa demais.

13. Divulgue sua live com antecedência

Quantas vezes você perdeu transmissões ao vivo de conteúdos interessantes simplesmente por não estar sabendo que haveria aquela live? Por isso, divulgar uma live com antecedência é importante para que você atraia um público significativo e engajado para a sua transmissão.

Uma das maneiras de promover sua live é através de suas redes sociais, pedindo ajuda para amigos e familiares no compartilhamento da sua postagem. Além disso, você também pode divulgar sua transmissão ao vivo em outros canais, como sites, blogs e caixas de entrada de e-mail.

Quanto mais você divulgar, maior será a chance de atrair a atenção de um público interessado no assunto que você irá abordar.

14. Escolha um horário de maior audiência

Cada público tem um comportamento específico quanto aos horários de uso das redes sociais, e é importante levar isso em consideração ao escolher o horário para sua live.

Por exemplo, crianças e adolescentes podem ter uma presença significativa nas redes sociais durante todo o dia, enquanto adultos que trabalham em horário comercial podem estar mais ativos durante o intervalo do almoço e a noite.

Ao escolher um horário para sua transmissão ao vivo, leve em conta seu público-alvo e que possíveis horários ele deve estar mais presente nas redes sociais ou na plataforma em que pretende fazer sua live, assim você aumenta as chances de sucesso da sua transmissão.

15. Desperte interesse com um título chamativo

Avançando com nossa relação de dicas de como fazer lives de sucesso, vamos falar sobre o título. Uma frase chamativa pode ter papel significativo na atração de público para sua live. Com a escolha adequada do título, é possível chamar a atenção tanto de pessoas interessadas no assunto que você irá abordar na live, quanto de curiosos, que clicaram apenas porque ficaram atraídos pelo título que você criou.

Ao criar um título para sua live, você tanto pode deixar claro sobre o que se trata, para já passar uma prévia ao público do conteúdo ele irá assistir, como pode criar um título mais misterioso e enigmático, levando-o a clicar na live só para descobrir do que se trata.

Ahhh, e o mais importante: capriche no português e nas regras de ortografia e pontuação. Títulos com erros gramaticais tendem a ser menos clicados do que os escritos obedecendo todas as regras da língua portuguesa.

16. Crie uma descrição envolvente

Assim como o título da live, a descrição do vídeo é igualmente importante, pois proporciona ao seu público um experiência mais rica com informações adicionais sobre o conteúdo da live que ele assistiu. Uma descrição bem elaborada ajuda a aumentar a retenção e engajamento do seu espectador.

É na descrição do vídeo que você tem a oportunidade de fazer vendas relacionadas ao conteúdo da sua live, como cursos, mentorias, serviços ou produtos. Este espaço também é o local ideal para divulgar sua outras redes sociais, aumentando e fortalecendo sua base de seguidores.

Porém, é importante se familiarizar com as regras da plataforma onde você realiza suas transmissões ao vivo, para entender, por exemplo, se é permitido promover produtos ou divulgar outras redes externas.

Depois de escrever uma descrição criativa para sua transmissão ao vivo, confira estes 12 melhores aplicativos para fazer lives.

17. Defina uma periodicidade para suas lives

Não há nada melhor do que chegar em um determinado dia da semana e saber que, em um certo horário, um conteúdo que você adora será transmitido, ne? Isso se chama periodicidade, que é o intervalo de tempo entre as transmissões ao vivo de um determinado conteúdo.

O principal efeito de ter uma periodicidade para a realização do conteúdo é o aumento do engajamento, já que uma pessoa que assistiu ao seu conteúdo tem uma maior chance de sempre estar disponível nesse dia da semana e horário para acompanhar futuras lives suas.

Quando os espectadores fixam o dia e horário que você faz transmissões ao vivo, eles tendem a se tornar mais fiéis ao seu canal, pois percebem que você está comprometido em fornecer conteúdo de forma regular.

Transmissao ao vivo

18. Interaja e estimule a participação do público

Interagir e estimular a participação do público é importante para fazer lives de sucesso, assim você cria uma conexão maior com seus seguidores, tornando a experiência de quem o assiste a mais interativa possível.

Durante a live, você pode fazer perguntas aos espectadores, responder aos comentários e dúvidas deles, promover enquetes, solicitar apoio por meio de curtidas, agradecer pela participação e explorar muitas outras formas de interação.

O sentimento de pertencimento é um dos principais fatores que impulsionam o engajamento. Dessa forma, os espectadores apreciam ter sua participação e tempo dedicados ao conteúdo, reconhecidos por quem o produz.

19. Demonstre gratidão aos espectadores

Demonstrar gratidão aos espectadores é muito importante, pois ajuda a criar uma atmosfera positiva e próxima ao seu público, além de fortalecer o seu vínculo com ele.

Além disso, essa atitude de gratidão também contribui para o engajamento do público, já que os espectadores se sentem mais motivados a participar e compartilhar seu conteúdo quando se sentem reconhecidos e apreciados.

Outro ponto importante, além de demonstrar gratidão a quem assiste, e responder com calma e educadamente aos questionamentos do público, mesmo àqueles que se dirigem de forma inadequada. Isso melhora sua reputação em relação ao público, pois denota humildade, empatia e respeito com quem segue suas lives.

20. Estude sua apresentação para futuras melhorias

Embora algumas pessoas possam achar desconfortável assistir a si mesmas ou ouvir suas vozes em uma transmissão ao vivo após sua conclusão, saiba que essa é uma das dicas mais importantes para aprimorar suas apresentações durante as lives. Ao se assistir, você identificará rapidamente os pontos fortes e fracos da sua apresentação e descobrirá exatamente o que precisa ser melhorado.

Portanto, analisar seu desempenho durante estas transmissões, pode revelar informações valiosas sobre o que pode ser aprimorado em sua apresentação nas próximas transmissões.

Outro ponto importante é saber ouvir as críticas do público, mesmo as menos construtivas, pois elas também podem oferecer oportunidades significativas para melhorar seu trabalho em futuras transmissões ao vivo.

Para pode assistir suas transmissões ao vivo onde quiser, inclusive offline, conheça estes 10 melhores aplicativos para gravar lives.

21. Monitore o desempenho da sua live

Finalizando nossa seleção de dicas de como fazer lives de sucesso, temos o acompanhamento. A maior parte das plataformas e redes sociais onde é possível fazer transmissões ao vivo, fornecem uma variedade de dados e informações estatísticas que revelam a performance da sua live durante e após a transmissão.

Esses dados, nem sempre públicos, incluem o número de espectadores quando você estava ao vivo, a duração média de tempo de visualização, o engajamento por meio de curtidas e a quantidade de comentários e compartilhamentos.

Ao analisar esses dados, você pode entender melhor os interesses e preferências do seu público, bem como identificar os tipos de conteúdo que atraem mais sua atenção e geram engajamento.

Principais dúvidas sobre lives

O que é preciso para fazer lives?

Primeiramente, siga nossas dicas de como fazer lives de sucesso. Contudo, para realizar uma transmissão ao vivo de qualidade, no começo você precisa apenas de um smartphone e uma boa conexão com a internet. Utilizando a câmera do seu celular você consegue fazer transmissões simples.

Qual a melhor forma de fazer live?

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa detalhada sobre o comportamento do seu público-alvo para determinar o melhor dia e horário para realizar a transmissão. Em seguida, escolha um formato com o qual tenha afinidade e mãos a obra, comece a criar suas transmissões ao vivo.

O que não pode faltar em uma live?

Ter bons equipamentos, como uma câmera de qualidade e um microfone de boa marca, é fundamental para garantir uma qualidade profissional em suas transmissões ao vivo. Mas igualmente importante, é o seu sinal de internet, que deve ter uma conexão estável e de alta velocidade de upload.

Quais as melhores plataformas fazer lives?

Atualmente, as melhores plataformas do mercado para fazer lives são:

  • StreamYard
  • Restream
  • Be.Live
  • OneStream

Essas plataformas de vídeos foram desenvolvidas para atender às necessidades de criadores de conteúdo e empresas que buscam um serviço veloz e com recursos avançados.

Preparado para fazer sua primeira live?

Temos certeza que sim! Ao seguir essas 21 dicas de como fazer lives de sucesso, você estará totalmente preparado para fazer transmissões ao vivo de sucesso. Agora, é só tomar coragem e começar a fazer suas primeiras transmissões!


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});