Como criar estratégias de conteúdos para LinkedIn?
Como criar estratégias de conteúdos para LinkedIn?
Como criar estratégias de conteúdos para LinkedIn?

Como criar estratégias de conteúdos para LinkedIn?


A maior rede profissional do mundo não é apenas um espaço para procurar novas oportunidades de emprego. Por isso, entender como criar as estratégias de conteúdos certos para o LinkedIn é fundamental.


São mais de 50 milhões de usuários no Brasil, sendo que 45% desses usuários são gestores de empresas, CEOs e VPs. Além, claro, de pessoas interessadas em oportunidades comerciais, parcerias e relacionamentos de negócios.

O LinkedIn vem, ao longo dos últimos anos, ganhando espaço e conquistando seu lugar entre as redes sociais que mais crescem no mundo, lançando funcionalidades importantes para todos os perfis de usuários.

Um desses exemplos de funcionalidades lançada em 2021 foi o Cover Story. Com essa “história de capa” você pode criar uma pequena apresentação sua em vídeo, de até 30 segundos, que fica disponível no seu perfil. 

Além dessas, existem outras funcionalidades incríveis como as páginas de serviços para freelancers e proprietários de pequenos empreendimentos, o Modo de Criação de conteúdo e também o campo para Pronomes para os usuários, criando um ambiente mais inclusivo. 

Claro que existem ainda os recursos de inclusão de vídeos, eventos virtuais, lives, enquetes e artigos que ampliam suas possibilidades de engajamento e crescimento do perfil. Tudo isso transformando o LinkedIn em um ótimo ambiente para se conectar com outras pessoas. 

Porém, além de criar e manter seu perfil atualizado, é de extrema importância  entender como a rede funciona, quais são seus conceitos e como inserir informações relevantes no seu planejamento da estratégias de conteúdos no LinkedIn.

Então, primeiramente, vamos falar um pouco desses conceitos e depois vamos trazer 7 dicas de ideias de conteúdo para te ajudar a estruturar seu perfil.

Conceitos do LinkedIn

Se o conceito de estratégia tem relação direta com a coordenação das ações em busca de um objetivo, antes mesmo de começar a pensar na sua, é necessário entender como funciona o LinkedIn.

Classificado como uma plataforma de negócios, o LinkedIn oferece a possibilidade de aumentar sua rede de contatos através de posicionamento e visibilidade. Além disso, é muito útil para o mercado de trabalho e para abrir o canal de negociações entre pessoas e empresas.

Por isso mesmo vale sempre ter em mente que essa não é uma rede social para amigos. 

Não que você não vá seguir, ou indicar e interagir com seus amigos, mas o foco principal não está no entretenimento, assim como acontece nas demais redes.

Geralmente nessa rede, os usuários costumam seguir perfis de empresas e pessoas com grande foco em negócios, empreendedorismo e artigos ou temáticas mais profundas voltadas às vidas profissionais dos usuários.

Sabendo disso, já dá pra começar a pensar em quais assuntos abordar para atrair seguidores e gerar engajamento.

Organizando seu perfil

O segundo passo do processo, agora que você entendeu o objetivo geral da plataforma, é arrumar o seu perfil, o seu cartão de visitas por assim dizer. Certifique-se de preencher todos os dados com o maior número de informações sobre você ou sobre sua empresa, no caso de uma Company Page.

Este é o momento de iniciar o pensamento estratégico e atiçar a curiosidade sobre você e sua empresa, contando um pouco da sua história e deixando bem claro seus valores e posicionamentos.

No início desse artigo falamos sobre o Cover Story, que pode ser criado e adicionado ao seu perfil como se você mesmo desse boas-vindas aos usuários que resolverem visitar seu perfil. Para incluir um vídeo desses no seu perfil, basta entrar no aplicativo móvel e clica no “+” da sua foto de perfil.

No menu que abrir, selecione Adicionar vídeo de perfil e grave o seu vídeo. Se for sua primeira vez, o LinkedIn te ajudará com um vídeo guia explicando o procedimento.

dicas de estrategia para LinkedIn video de perfil

Agora pense bem, dê asas à sua imaginação e seja autêntico pois, segundo dados da própria plataforma, já são mais de 30 milhões de empresas com perfis cadastrados na rede social. 

Isso significa mais de 2 milhões de postagens publicadas diariamente e você vai precisar entender como se destacar neste oceano imenso de oportunidades.

Criando estratégias de conteúdos no LinkedIn

Agora que já avançamos um pouco no universo dessa rede, vamos trazer algumas dicas de como criar melhores oportunidades de engajamento neste rede.

1. Definindo suas metas de marketing

Uma das técnicas de definição de metas mais conhecida atualmente e com um potencial enorme de sucesso é chamada de SMART.

Esse método é baseado na definição do objetivo através de 5 fatores: 

  • S (específico):  seu objetivo precisa estar claro e ser bem definido; 
  • M (mensurável): defina como vai medir o alcance do objetivo, gerando um indicador;
  • A (atingível): precisa estar dentro de uma realidade possível;
  • R (relevante): analise se esse objetivo é relevante para o negócio como um todo;
  • T (temporal): estabeleça um prazo para ser atingido.

Através dessa técnica, você poderá iniciar o processo de trabalhar seu objetivo dentro da plataforma, direcionando seus esforços em busca de alcançar a sua meta e sendo capaz de medir, através das respostas do público, seu desempenho na rede.

Como já citamos anteriormente, o LinkedIn é uma rede profissional, onde as pessoas geralmente estão de olho nas oportunidades de carreira, buscando empregos e novidades no setor.

Que tal traçar seu objetivo SMART levando em consideração alguns dos itens abaixo:

  • Elevar o reconhecimento da marca com profissionais do setor;
  • Atrair talentos para oportunidades de emprego;
  • Melhorar o engajamento e a satisfação dos funcionários;
  • Posicionar a liderança como especialista no setor;
  • Construir relacionamentos e interagir com líderes e principais tomadores de decisões de negócios do seu setor. 

Desta forma, com essa profundidade de compreensão dos seus objetivos na plataforma, ficará mais simples definir a linha editorial da marca e as estratégias de conteúdos para seu LinkedIn. 

2. Interações na rede

Construir uma marca posicionada requer interação para gerar visibilidade. Você pode conseguir isso comentando estrategicamente, e com um posicionamento claro e estruturado, em publicações de grandes influenciadores.

Mas vale ressaltar que não só de influenciadores e grandes players se estrutura um perfil. Interaja com parceiros, ou futuros parceiros que tenham valores alinhados com sua marca, conecte-se com pessoas reais que engajaram com seu perfil.

Além disso, o LinkedIn oferece muitas oportunidades de criação de postagens de diversos formatos que incentivam a interação, como infográficos e pesquisas de feedback utilizando os emojis de interação.

estrategia de conteudo para LinkedIn reaçoes e enquetes

Acima de tudo, crie valor! Quanto mais você estiver presente na rede, se comunicando de forma clara,  maiores as chances que você tem de ser notado.

Ideias de conteúdos

Vamos aproveitar e instigar sua criatividade trazendo algumas dicas e ideias dos melhores formatos de conteúdos para postagem no Linkedin:

  1. Histórias inspiradoras
  2. A equipe também tem vez
  3. Conteúdo interativo
  4. Comemore suas conquistas
  5. Postagens de vídeo
  6. Assessoria de Carreira, Eventos e Oportunidades

Vamos à elas.

1. Histórias inspiradoras

Não é de hoje que falamos e repetimos que pessoas se conectam com pessoas. Por isso as histórias de superação, de vitórias e da garra em percorrer seus caminhos sempre terão um apelo emocional muito forte.

No LinkedIn essa estratégia também pode fazer parte da sua criação de conteúdo

As histórias da vida real – suas e da sua marca – ajudaram a moldar o seu negócio como ele é hoje. E isso tem um valor imenso!

2. A equipe também tem vez

Tão importante quanto a sua trajetória, é a caminhada dos seus colaboradores. Trazer as histórias e valorizar os profissionais ainda pode ajudar na contratação de futuros membros da equipe.

A percepção da sua marca pode ser transformada pela maneira como você publica as conquistas do seu time. 

Afinal, as pessoas estão buscando ambientes de trabalho mais saudáveis e isso pode te ajudar na caçada aos talentos futuros.

3. Conteúdo interativo 

Interação é tudo o que queremos, e o LinkedIn vem projetando  constantemente novos recursos incentivando as interações e você pode utilizá-los à seu favor.

Recursos como LinkedIn Live ou postagens em formatos de carrossel aumentam bastante o engajamento.

Outra possibilidades de uso em postagem são as enquetes e as reações onde você pode buscar respostas do seu público ou apenas gerar engajamento mais rápido.

Uma outra proposta bem interessante da plataforma inserida recentemente foi a pronúncia do nome, onde os usuários podem gravar um áudio de 10 segundos e adicioná-lo ao seu perfil, para que outros usuários possam ouvir a gravação e aprender a pronunciar corretamente seu nome, conforme mostram as figuras abaixo:

LinkedIn-estrategias-de-conteudo-pronuncia do nome

4. Comemore suas conquistas 

Compartilhar o sucesso de pessoas, ou da marca, é uma outra excelente ferramenta de interação e engajamento. 

Marque os colaboradores, elogiando sinceramente as conquistas e o trabalho e você verá sua visibilidade aumentar consideravelmente.

Esta é uma forma maravilhosa de reforçar o perfil da sua empresa na plataforma.

5. Postagens de vídeo

Se o conteúdo em vídeo é tão importante nas outras redes, aqui não seria diferente. 

Abuse de postagens utilizando esses recursos para envolver seus seguidores e alcançar ainda mais parceiros de negócios com vídeos que fortaleçam a sua comunidade.

6. Assessoria de Carreira, Eventos e Oportunidades

Uma rede focada no universo corporativo não poderia deixar de dar dicas e conselhos nessa área.

Abuse de postagens motivacionais de carreira, conselhos para entrevistas, divulgação de oportunidades de emprego e perceba o engajamento aumentar consideravelmente.

Gostou da dicas de como criar estratégias de conteúdos para LinkedIn?

Então compartilhe com algum colega do trabalho ou amigo que possa se beneficiar com esse conteúdo e aproveite para ler também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo