10 Dicas para aparecer no desejado Para Você do TikTok
10 Dicas para aparecer no desejado Para Você do TikTok
10 Dicas para aparecer no desejado Para Você do TikTok

10 Dicas para aparecer no desejado Para Você do TikTok


Aparecer na Página Para você do TikTok é um dos seus maiores desejos como criador de conteúdo? Então você está no lugar certo. 


Neste artigo vamos te ensinar 10 dicas e hacks para seus vídeos aparecerem com maior frequência e constância nesta aba da 7ª maior rede social em número de usuários mensais no mundo.   

Dicas para aparecer no Para você do TikTok

Vamos te mostrar como você pode fazer para alcançar melhores resultados, entendendo o funcionamento do algoritmo do TikTok e criando conteúdos com grandes possibilidades de viralização.

Porém, a princípio, precisamos entender o que é o Para você, como ele se diferencia da aba “Seguindo” e depois, vamos te mostrar como utilizar melhor todos os recursos disponíveis para aumentar suas chances de aumentar seguidores.

1. O que é o Pra Você do TikTok?

A aba “For You”, ou seja Para você, é muito parecida com o Explorar do Instagram, uma rolagem infinita com as sugestões da plataforma de acordo com os interesses de cada usuário.

Neste feed do TikTok, o algoritmo leva em consideração diversos fatores para sugerir conteúdos aos usuários.

As suas interações com os vídeos vistos anteriormente, contas e hashtags que você segue, sua localização e suas preferências de idioma, assim como os conteúdos que você cria são alguns desses fatores.

Entretanto, existe uma diferença importante nas abas “Seguindo” e “Para Você” do TikTok e vamos considerá-las abaixo.

2. Diferença do “Seguindo” e do “Para você”

Bom, é aqui que a sua estratégia se inicia. Quando você entende o funcionamento das ferramentas começa a gerar conteúdos assertivos com base nelas e as chances de alcançar seus objetivos aumentam significativamente.

Por isso, tenha em mente que a aba “Seguindo” vai mostrar apenas os conteúdos de páginas que o usuário já segue e, ao contrário do Instagram, no TikTok ela é uma aba secundária.

Na rede queridinha dos vídeos virais, logo ao abrir o app, o usuário tem acesso primeiramente à Página “Para você”. 

Por este motivo a importância tão grande dessa aba, que conta com as sugestões do algoritmo especialmente para contas que o usuários ainda não seguem. E, o melhor, mesmo que você não tenha milhares de seguidores, o que é um recurso sensacional para marcas e criadores de conteúdo.

Desta forma, pense estrategicamente e crie vídeos que possam ser sugeridos a novos usuários. 

Como fazer isso da melhor forma? 

Trouxemos, então, 10 dicas de como otimizar esse sistema e melhorar seu alcance.

3. Como aparecer na Página “Para você” no TikTok?

Antes de mais nada é fundamental entender o funcionamento do famoso Algoritmo pois todos os vídeos produzidos por você irão, com certeza, passar aleatoriamente na aba Para você de algum usuário.

De acordo com esse engajamento inicial, o algoritmo continuará, ou não, sugerindo seu vídeo a outros usuários. 

A característica principal do algoritmo do TikTok é construída se baseando em notas de engajamento das métricas abaixo: 

  • Número de visualizações do vídeo pela mesma pessoa, ou seja quantas vezes a pessoa assiste seu vídeo novamente;
  • Retenção da audiência durante a visualização do vídeo, quanto maior a quantidade de tempo que a pessoa passar assistindo seu vídeo, maior a nota de retenção;
  • Compartilhamentos;
  • Comentários;
  • Curtidas.

Cada nota dessa importa e muito na nota que vai sendo atribuída ao seu conteúdo. Quanto maior for a nota maior será a entrega do vídeo a outros usuários. Notas ruins de engajamento fazem com que seu vídeo pare de ser entregue. 

Então quando estiver criando seus vídeos produza conteúdos levando todos os itens em consideração. 

Embora não haja uma fórmula infalível para colocar seus vídeos na página TikTok For You, as dicas a seguir podem melhorar suas chances:

#1. Postar em horários de pico 

Assim você aumenta as chances de visualização e entrega e, quanto melhor for o desempenho inicial do seu vídeo com quem já te segue, maiores serão suas chances de tê-lo selecionado pela página Para você para ainda mais pessoas. 

Lembrando que, com uma conta Pro você tem acesso às métricas de análise e pode checar os melhores horários para postar de acordo com seus seguidores.

#2. Tamanho do vídeo 

Segundo teorias, vídeos mais curtos tendem a ter uma taxa de retenção mais alta e, consequentemente, ter uma entrega maior. 

Muitos criadores de conteúdos sugerem que os vídeos de até 15 segundos tendem a ser mais entregues no For You, mas você pode fazer os seus testes e ir experimentando e acompanhando como isso interfere nas suas métricas.

#3. Gerar curiosidade

Ainda falando de retenção, quanto maior for a curiosidade gerada nos três segundos iniciais do seu vídeo, melhor. Afinal, essa é uma das métricas que podem aumentar a entrega dos seus conteúdos. 

Sendo assim, nada como um bom gatilho que faça a pessoa assistir até o final, certo? Deixar aquela dica matadora para o fim, mas avisar logo no início do vídeo que a última dica é a melhor, geralmente funciona muito bem.

Da mesma forma, colocar um texto no vídeo com os escritos “assista até o final” pode até parecer bobo, mas funciona. Faça o teste e depois conta pra gente.

#4. Lembre-se da CTA (Call to Action)

Inserir uma chamada pra ação (CTA) ao final do seu vídeo ou uma pergunta também aumenta muito a probabilidade de interação. 

No caso de perguntas, então, se ela for bem feita pode gerar muitas respostas – e leituras dos outros comentários – fazendo seu vídeo continuar rolando e aumentando a contagem de visualizações pela mesma pessoa, uma métrica importante como falamos anteriormente.  

#5. Interações primárias

Você já se pegou assistindo um vídeo sem muitos likes ou comentários? Como você se sentiu? A tendência dos usuários é curtir e comentar em vídeos que já tenham interações. 

Já reparou que algumas marcas utilizam esse tipo de recurso de marketing? Contratar atores para ficar na fila do estabelecimento na inauguração, por exemplo, pode render alguns frutos. 

O mesmo  pode acontecer com seu vídeo. 

Talvez seja interessante criar um grupo de engajamento com amigos/ parceiros para garantir uma espécie de solidariedade entre vocês estimulando comentários e visualizações para que os conhecidos se sintam inclinados a interagir. 

#6. Atenção e Conexão 

Não adianta nada ter interações se você não interagir de volta. 

Seguidores gostam de se sentir parte de uma comunidade, então responda os comentários o mais breve que puder, ajude as pessoas a se sentirem acolhidas e perceba como esses pequenos gestos podem aumentar a lealdade dos seus seguidores com sua marca.

#7. Hashtags eficazes 

Uma das mais importantes ferramentas no TikTok é a utilização correta das hashtags. 

Você teve todo um trabalho para pensar, criar e editar seu vídeo e na hora de colocar as legendas faz confusão?

As hashtags funcionam como um categorizador, uma espécie de direcionador, entregando o conteúdo para pessoas que se interessam por ele.

Imagine que você adora morangos e, toda vez que uma doceria faz um bolo com morangos ou um bartender cria um drink com essa deliciosa fruta e inserem a #morango você recebe o conteúdo. 

É dessa forma que você precisa estruturar o raciocínio estratégico dos seus vídeos. Relacione suas # com os interesses do seu público-alvo e  lembre-se:  quem quer atingir a todos acaba não atingindo ninguém! 

Leia também: 150 hashtags mais usadas no TikTok

#8. Embarque nas tendências 

Áudios virais são sinônimo de um grande alcance. Sabe como encontrá-los? Vo pode ver o que é popular na página “Sons” do aplicativo. 

Pense no seu público e aproveite um áudio em alta para criar conteúdo de forma criativa e diferenciada, com a sua forma de fazer.

Você pode viralizar!

#9. Criatividade e autenticidade

Dancinhas são um fenômeno no TikTok, mas muitos conteúdos autênticos que ensinam as pessoas de uma forma bem humorada e simples tem uma tendência enorme à viralização.

O que faria uma pessoa seguir você e não um grande TikToker do seu nicho?  A sua personalidade e a maneira como você entrega os seus conteúdos, com certeza!!!

Aposte nisso, aos poucos você vai encontrar o seu modo de ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas. 

#10. Colaborações

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre parcerias e colaborações entre marcas. Essa é uma das melhores formas de crescer seguidores.

Claro que essas parcerias precisam ser pensadas muito bem, afinal vincular sua imagem e/ou marca a outra pessoa que não tenha valores parecidos com os seus pode dar muito errado. 

Tenha a certeza de que os valores estão alinhados entre ambas as partes e fortaleça colaborações desse tipo com marcas e criadores de nichos que complementam o seu.

Além disso, se o criador com quem você trabalha aparece com frequência na página Para você, você provavelmente se beneficiará do alcance viral dele!

Anotou as 10 Dicas para aparecer no desejado Para Você do TikTok?

Então agora é seguir os passos e aumentar as chances de ter mais conteúdos seus na aba Para você do TikTok. Conta pra gente nos comentário se você gostou e quais são suas maiores dúvidas.

Lembrando que essa é a melhor maneira de aumentar seus seguidores.

Leia também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo