9 Dicas para aparecer no Explorar do Instagram
9 Dicas para aparecer no Explorar do Instagram
9 Dicas para aparecer no Explorar do Instagram

9 Dicas para aparecer no Explorar do Instagram


Ganhar visibilidade e aumentar seu engajamento pode ser mais simples se aparecer no Explorar do Instagram. Quer entender como melhorar isso na sua conta? 


Neste artigo vamos te dar 9 dicas de estratégias para melhorar as chances do seu conteúdo ser recomendado pela ferramenta.

dicas para aparecer no Explorar do Instagram

O Explorar é como se fosse uma curadoria do algoritmo. O Instagram precisa entender que seu conteúdo é relevante para sugerir aos usuários. Ou seja, a própria plataforma vai te ajudar a se aproximar do público que tem interesse no assunto que você publica, mas que ainda não te segue.

Através do Explorar a ferramenta te permite:

  • Aumentar seu alcance
  • Ser descoberto pelo público certo
  • Crescer seu engajamento

O que é o Explorar do Instagram?

Ainda que você tenha uma boa audiência dentro da plataforma, sempre existirão pessoas com interesse nos assuntos publicados pelo seu perfil, mas que ainda não o conhecem.

Sendo assim, ser descoberto por novos usuários é fundamental!

E, o Explorar do Instagram é um desses lugares estratégicos.

A plataforma oferece a opção de uma lupa onde os usuários podem pesquisar temas ou contas do seu interesse. 

como aparecer no Explorar no Instagram

Desta forma, sua conta ganha a possibilidade de ser descoberta por usuários que buscam perfis com seu conteúdo.

Assim que você digita o assunto da pesquisa, vários vídeos e imagens aparecem, mesmo aqueles de contas que você não segue. 

Então, como garantir um lugar para aparecer no Explorar do Instagram?

É isso que você vai descobrir mais abaixo, porém antes precisamos entender como funciona o algoritmo do Instagram, para depois usá-lo a nosso favor.

Como funciona o algoritmo do Explorar do Instagram?

Toda inteligência artificial utiliza nossos dados e costumes para ir adequando as sugestões à nossa realidade e, com o algoritmo do Explorar no Instagram, não é diferente.

É um sistema único para cada usuário, que se baseia nas suas interações constantes dentro da plataforma, assim como o Google trabalha com nossos dados de pesquisas.

Portanto, ao abrir o Explorar no seu perfil você possivelmente verá sugestões de conteúdos bem diferentes das sugestões que aparecerão para os seus amigos. 

Isso acontece porque o Instagram reconhece os conteúdos dentro da plataforma que sejam semelhantes aos que você reage, identificando o tipo de conteúdo da sua preferência. 

Outra questão importante é que, segundo o Instagram, esse é um conteúdo que vem exclusivamente de contas que o usuário não segue, pois o objetivo principal do Explorar é te ajudar a “descobrir coisas novas”.

Sendo assim, aparecer nesse espaço tão cobiçado pode alavancar o seu engajamento. Isso porque as pessoas que receberão as sugestões têm grande probabilidade de interação, já que têm interesse em conteúdos semelhantes.

Mas é claro que elas precisam encontrar mais desses mesmos conteúdos, relevantes e de qualidade, no seu perfil. Aí sim, passarão a te seguir e consumir suas publicações e produtos/serviços.

Vamos então às dicas que preparamos para que você possa se beneficiar dessa oportunidade incrível que a plataforma oferece.

9 dicas para aparecer no Explorar do Instagram

Antes de começar a lista, anote uma primeira sacada importante. A melhor maneira de entrar no Explorar do Instagram é tornando suas postagens o mais envolventes possível.

Conteúdos relevantes são fundamentais!

Agora, sem enrolações, vamos às nossas dicas:

1. Analise o seu Explorar

Todo perfil engajado tem, no mínimo, uma coisa em comum: planejamento! E um bom planejamento se faz observando e analisando dados.
Então antes de tudo, vale parar a produção de conteúdo e dar um passo atrás. Abra a sua barra do Explorar e inicie fazendo uma pesquisa por lá. 

Você pode começar percebendo quais os posts que estão sendo sugeridos? 

O que torna essas postagens tão atraentes?

Qual o formato de postagem que mais aparece?

Que tipo de hashtags e palavras-chaves são usadas nessas legendas?

Desta forma você poderá se inspirar nessas publicações e criar as suas.

2. Invista nos Reels

Sim, esse não é nenhum segredo. O Instagram está entregando muito mais os conteúdos de Reels e vídeos.

E, se você cumpriu a dica de número 1 e foi até o seu Explorar, pode perceber a quantidade de Reels sugeridos por ali. Agora se você ainda não viu, trouxemos pra você dar uma olhadinha em quantas vezes o símbolo do Reels aparece no Explorar aqui embaixo:

Tudo isso reflete o crescimento e a manutenção desta ferramenta como uma das grandes apostas da plataforma. Portanto, quanto mais investir nesse conteúdo, inserindo os Reels na sua estratégia, maiores as chances de aparecer nas buscas.  

3. Horários de postagens

Você sabe quando seu público está mais ativo na rede? Como falamos no primeiro item da nossa dica, observar e analisar são ferramentas fundamentais.

E, quanto mais você conhecer o perfil do seu público, maior a probabilidade de engajamento com suas publicações. E, quanto maior engajamento, mais o algoritmo entende a relevância da sua conta e sugere para novos seguidores.

Então esteja atento a este item, busque nas análises do seu perfil essas informações e seja criativo com seus conteúdos. 

Veja também: Dicas de SEO para Instagram: como ser encontrado?

4. Experimente novos formatos

Você utiliza o trio principal dos formatos? Carrossel, post e vídeo precisam acontecer!

Cada um deles tem as suas vantagens – clique neste artigo para ver qual deles tem maior engajamento – e você terá a oportunidade de entender como trabalhar com cada um e, assim, gerar maior engajamento nas suas contas.

Carrosséis são excelentes para ensinar algo aos seus seguidores e são ótimos para crescer a sua conta. 

E, se quiser saber como arrasar criando um incrível carrossel infinito no Canva, clique aqui.

como criar carrossel infinito no Canva e aparecer Explorar do instagram

5. Hashtags estratégicas

As hashtags já tiveram melhores momentos dentro da plataforma, porém ainda seguem na linha de frente quando falamos do seu conteúdo aparecer no Explorar.

Elas podem aumentar muito as chances de descoberta dos seus posts e vídeos, mas pra isso você precisa acertar a forma de rotular o conteúdo.

O próprio algoritmo do Instagram fará esse trabalho sozinho, caso você não utilize hashtags, mas o ideal é que você categorize corretamente seus conteúdos. 

Isso, com certeza, vai tornar mais fácil o trabalho da plataforma e aumentar as chances de sugestão para usuários mais relevantes.

Veja também: 6 ferramentas para encontrar melhores hashtags do Instagram no seu segmento 

6. Palavras-chave nos posts

Um dos pontos mais importantes são as palavras-chave nas legendas das suas postagens.

O uso das palavras certas pode ajudar muito seu conteúdo aparecer na aba Explorar do Instagram.

As melhores legendas do Instagram devem conter: 

  • Uma linha inicial chamativa, que completa criativamente a arte do seu post e chame atenção para que a pessoa queira continuar a leitura;
  • Objetividade e clareza nas informações, sem enrolação, mas com conteúdo diferenciado do que ele encontra por aí;
  • Tom de voz que converse com o seguidor e aqui é primordial saber quem é o seu público e como ele se relaciona, para acertar nas mensagens;
  • Um final com CTA (Call to action) direcionando o público para a ação desejada tipo: salve esse post ou compartilhe esse conteúdo. Seja direto e use apenas uma opção por post para que o seguidor saiba o que fazer.

Claro que as hashtags também precisam estar incluídas nas suas legendas, mas como já falamos delas acima, aqui vamos focar nos textos.

E, o ponto crucial para aparecer no Explorar do Instagram, considerando esta estrutura que citamos, é a utilização das palavras-chave relevantes do seu conteúdo, com clareza e bem descritas. 

Assim, você vai estar ajudando o algoritmo a entender o seu conteúdo, rotulando e sugerindo corretamente.

7. Parcerias com marcas e criadores

Uma tática muito utilizada ultimamente é a parceira. Tanto que a própria plataforma vem criando recursos para facilitar a divulgação desses conteúdos compartilhados. 

Quando sua marca se associa a um influencer ou a outras marcas que tenham o mesmo ideal, mesma visão e valores, a probabilidade de expandir seus seguidores é enorme.

O benefício é mútuo, pois os seguidores da marca podem passar a seguir o influencer e vice-versa. E, quando são marcas com valores semelhantes, muito provavelmente o perfil do público será parecido e ambas têm a ganhar. 

Uma receita de sucesso para conquistar uma vaga na aba Explorar do Instagram.

Agora, uma dica importante, muito cuidado com parcerias. Associar-se a uma marca ou influencer precisa ser bem estudado, pra que sua marca não seja prejudicada ao invés de melhorada.

Além disso, uma boa parceria foca no público, na autenticidade e na verdade do conteúdo. Pense nisso!

8. Utilizando o Instagram Analytics

Alguma vez você se surpreendeu com as visualizações de alguma postagem sua? Isso já deve ter acontecido com você, tanto positiva quanto negativamente.  

E por que isso aconteceu? Você só vai conseguir entender se analisar com frequência as métricas do seu perfil. 

Para acessar e analisar você pode acessar pelo aplicativo ou pelo Meta Business Suite, que é uma plataforma nativa do Instagram e Facebook e pode te ajudar muito na organização, agendamento e análise dos seus conteúdos.

9. Anúncios no Explorar

Para finalizar, vamos a um ponto garantido para aparecer no Explorar do Instagram. Sabia que há opção de escolher o posicionamento do seu anúncio para que ele passe também no Explorar?

Pois é, esta é uma maneira infalível de aparecer por lá e melhorar a sua visibilidade, alcance e engajamento no Instagram.

Quer saber como organizar o seu gerenciador de anúncios?

Assista esse vídeo do expert Luciano Larrosa e aprenda a criar o seu do zero.

Gostou das 9 dicas para aparecer no Explorar do Instagram?

Essa é uma ótima maneira de aumentar seu público na plataforma rapidamente, então siga as dicas e compartilhe esse conteúdo. 

Veja também: Revelado o segredo de como crescer no Instagram com o TikTok


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo