O que é o Omegle e como funciona? [Guia Completo]
Por Equipe Apptuts
2 Comentários
O que é o Omegle e como funciona? [Guia Completo]
O que é o Omegle e como funciona? [Guia Completo]

O que é o Omegle e como funciona? [Guia Completo]

Por Equipe Apptuts
2 Comentários

Com tanta gente tendo que passar bastante tempo em casa por causa da pandemia, é compreensível que elas busquem outras maneiras de interagir com pessoas. Enquanto algumas possuem apps para ter conversas online com seus amigos e familiares, outros acham a ideia de falar com desconhecidos mais interessante. Se você é uma dessas pessoas, pode ter ter se perguntando o que é o Omegle.

Esse é uma das principais plataformas usadas por quem quer conversar com pessoas desconhecidas ao redor do mundo. Caso esteja curioso e queira saber o que é o Omegle e como ele funciona, confira nossas dicas abaixo!

O que é o Omegle?

tela inicial do omegle

O Omegle é um site de chat online que foi lançado ainda em 2009 por um jovem norte-americano de apenas 18 anos. Em poucos meses, o site ganhou milhares de usuários e foi se aprimorando e ganhando alguns recursos novos. Isso inclui a possibilidade de conversas por vídeo e áudio em vez de apenas ter a troca de mensagens de texto.

Conforme o site foi ficando mais popular e famoso, ele foi recebendo mais novidades e modos diferentes de interação. Devido a certas controvérsias, ele também teve medidas de segurança implementadas.

Dá para dizer que ele é bem simples, mas ainda possui alguns modos bem divertidos e diferentes. Infelizmente, é preciso dizer que os recursos são bem escassos em comparação com outros apps de conversa.

Mas agora que já sabemos um pouco de o que é o Omegle, agora vale falar de como esse serviço funciona.

Como ele funciona?

Conforme mencionamos anteriormente, o Omegle permite que você converse com desconhecidos pela internet. Você pode falar com eles por texto, por voz e até mesmo por vídeo, mas é bom dizer que há diferentes modos disponíveis também.


O modo principal é o de conversa normal, no qual você é colocado em uma sala com um desconhecido aleatório e vocês podem conversar sobre o que quiserem. Quando cansar da conversa, dá para apertar um botão para conversar com outra pessoa rapidamente.

Você pode fazer essa troca de conversas quantas vezes quiser e não há limite de tempo. Então se encontrar alguém desagradável, pode ir embora imediatamente e sem dar satisfações.

Há o modo Spy (ou espião) em que você entra em uma conversa com dois estranhos e pode fazer uma pergunta ou sugerir um tema de assunto. Então, as outras duas pessoas podem discutir sobre essa questão enquanto você assiste. É permitido que exista mais de um espião na mesma conversa.

Também existe uma possibilidade de conversar apenas com pessoas que tenham os mesmos interesses que você. Para fazer isso, você clica nas tags de assuntos que gosta e o serviço te coloca junto com pessoas que tenham feito as mesmas escolhas.

Já na seção de vídeo, você pode optar pela versão sem monitoramento. Nela, adultos acima de 18 anos podem participar de um chat por vídeo no qual é permitido que façam ou falem o que quiser, mesmo se for algo de conteúdo explícito.

Existe ainda um modo para universitários, no qual os usuários precisam fornecer um email específico da sua faculdade para provar que estão matriculados por lá. Desta forma, os usuários podem ser colocados em chats apenas com outros membros dessa universidade.

Interface e facilidade de uso

Não há dúvidas de que um site como o Omegle é bem interessante, mas o mesmo não dá para dizer de seu visual. O site pode até ter sido criado em 2009, mas possui uma aparência de como se tivesse sido desenvolvido nos anos 1990.

Sua interface é extremamente simples e não da maneira boa. Ela conta com um layout bem poluído, com botões grandes e sem uma identidade visual clara.

A facilidade de uso é ok, mas isso se deve mais ao fato do site ser bem limitado. Você só tem algumas opções de chat, que são listados no meio da tela inicial, então não é muito difícil de escolher o que quer.

Se tem algo que poderia melhorar no serviço é essa parte, já que o serviço em si pode ser legal para quem quer conhecer pessoas. Considerando a sua simplicidade, até que esses são modos bem divertidos e diferentes. Infelizmente, é preciso dizer que os recursos são bem escassos em comparação com outros apps de conversa.

É perigoso?

o que é o omegle dicas

É bem comum se perguntar se usar o Omegle pode ser perigoso, ainda mais por que se trata um serviço de conversa com totais desconhecidos. Infelizmente, o site realmente conta com muitas pessoas mal intencionadas.

Embora seja um lugar reservado para conversas amigáveis entre estranhos, muitos se aproveitam da situação. Há alguns anos, houve controvérsia de pessoas que exibiam conteúdo explicito nos chats de vídeo.

Isso levou à criação do modo de chat de vídeo monitorado, no qual há um algoritmo que consegue perceber se há algo impróprio acontecendo. Como o sistema não é perfeito, é sempre bom estar ciente que coisas desagradáveis podem aparecer por lá.

Mas fora isso, não há muito perigo envolvido, já que você pode deixar o chat se perceber que há algo que não gosta. Isso inclui ameaças, conteúdo que não quer ver, xingamentos, uma conversa diferente da que esperava, etc.

É claro que há outras coisas com as quais você pode se preocupar com o uso do Omegle. É nisso que vamos focar no próximo tópico.

Há possibilidade de vírus no PC?

Fora os perigos normais que você poderia encontrar ao conversar com um estranho, também há o questionamento sobre outros problemas que o Omegle pode trazer ao seu PC. Por não saber direito o que é o Omegle, muita gente acaba se perguntando se ele é seguro ou se dá para pegar um vírus no computador por causa dele.

Podemos assegurar que o site em si é seguro, mas que você ainda pode colocar seu PC em risco por causa das pessoas com quem conversa lá. Isso porque alguém pode te mandar um link malicioso ou te fazer baixar um arquivo com um vírus.

Neste caso, é sim bem possível expor o seu PC a perigos desnecessários. Nossa dica é nunca confiar muito nas pessoas com quem fala por lá, mesmo que elas se mostrem muito simpáticas.

Você pode estar lidando com golpistas que têm experiência nesse tipo de coisa. Nossa recomendação é que nunca clique em links fornecidos por outros usuários a menos que tenha uma maneira segura de verificá-los.

Faixa etária

Tendo em vista a natureza do Omegle, é natural querer saber a faixa etária do site. Atualmente, você precisa ter pelo menos 13 anos para participar das conversas com desconhecidos, mas há modos de chat que só permitem os maiores de 18 anos.

Esse é o caso daquele modo com vídeo sem monitoramento, no qual as pessoas podem exibir conteúdo explícito no chat e no vídeo. Infelizmente, os outros modos monitorados também podem contar com pessoas tentando assediar menores de idade, então é preciso ter cuidado.

É por isso que não dá para confiar totalmente no uso do site quando estamos falando de adolescentes. Caso esteja preocupado com o acesso dos seus filhos a um site como o Omegle, não custa nada usar um app de controle parental para bloquear esse tipo de serviço.

Disponibilidade

Enquanto há muitos serviços para conhecer pessoas disponíveis em múltiplas plataformas, o Omegle só pode ser acessado no site oficial pelo seu navegador de internet. É claro que você pode fazer isso no seu computador, no smartphone ou tablet.

Ainda assim, é uma pena que um site tão conhecido e usado não possua uma aplicativo mobile próprio. O bom é que você não fica preso a nenhum sistema operacional, é claro.

Por enquanto, não há sinais de que o Omegle vá reformular a forma que funciona ou onde ele pode ser acessado. Então o jeito é aceitá-lo como é ou procurar alternativas, que listaremos em breve.

Fora isso, vale dizer que o serviço é totalmente gratuito e nem precisa de login para um uso mais comum. A única exceção é a dos estudantes que querem conversar com pessoas que estudam na mesma universidade que eles, como mencionamos antes.

Popularidade

como usar o omegle

Como mencionamos anteriormente, o Omegle ganhou popularidade bem rápido pouco depois de seu lançamento. Se anos atrás ele contava com alguns milhares de usuários por dia, hoje ele é ainda mais bem sucedido.

É estimado que ele tenha pelo menos 1 milhão de usuários todos os dias na atualidade. É claro que o número de pessoas querendo saber o que é o Omegle e querendo usar o serviço pode ter aumentado ainda mais com a quarentena da Covid-19.

Basicamente, dá para perceber que você sempre terá muita facilidade em encontrar pessoas com as quais conversar por lá. Como essas conversas são totalmente sem compromisso, você pode passar de uma para outra rapidamente.

Alternativas ao Omegle

Agora que já tem uma boa noção de o que é o Omegle, vale falar também de quais são as suas principais alternativas. Isso porque você pode não gostar tanto do serviço, já que como falamos, ele tem uma interface bem antiquada.

Ele também não é tão completo e não conta com muitos recursos que apps atuais possuem. Por isso, vamos recomendar abaixo outras boas opções se quiser algo diferente:

  • Whisper: essa nossa primeira opção te permite compartilhar pensamentos e ideias dentro do app. Desta forma, outras pessoas podem ver e comentar, o que pode levar a uma conversa se você quiser. É claro que você pode fazer o mesmo ao conferir os posts de outras pessoas no app.
  • MeetMe: com esse app, você pode definir quais são seus principais interesses e conversar com pessoas de pensamentos parecidos. Ele é ótimo se quer formar amizades ou romances online com mais facilidade.
  • Bloomy: esse app é mais recente e focado em te achar conversas mais interessantes. Você pode usá-lo para amizades ou interesses românticos, bastante selecionar quais seus interesses em seu perfil.
  • HearMe: nossa próxima indicação é perfeito para quem só quer desabafar para pessoas desconhecidas. Pode ser sobre qualquer coisa da sua vida, seja algo mais sério ou que você considere mais fútil. Tudo pode ser feito de forma anônima, o que é uma vantagem para muita gente.
  • Anonymous Chat: essa última opção é bem mais parecida com o Omegle. Afinal, ele te deixa conversas com pessoas do mundo todo de forma totalmente anônima e sem muito compromisso. Você fala sobre o que quiser e sai do chat quando preferir sem ter que dar nenhuma informação pessoal.

Todas essas alternativas podem ser usadas gratuitamente e muitas tem seus próprios aplicativos mobile. Desta forma, você consegue usar o serviço em qualquer smartphone com bastante facilidade.

Resta saber se prefere algo mais completinho assim ou se gosta mais da maneira que o Omegle funciona.

Gostou do guia?

Deu para aproveitar o nosso guia para aprender mais sobre o que é o Omegle e como ele pode ser usado? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das nossas dicas.

Caso tenha algum outro aplicativo parecido com o Omegle que goste de usar, não deixe de nos dizer nos comentários também!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Clovis Miguel 27 de fevereiro de 2021 17:50

    quero participar pois achei legal

  2. Clovis Miguel 27 de fevereiro de 2021 17:52

    achei intereçante e gostei

Voltar ao topo