15 dicas para tornar o trabalho remoto produtivo
Nenhum Comentário
15 dicas para tornar o trabalho remoto produtivo
15 dicas para tornar o trabalho remoto produtivo

15 dicas para tornar o trabalho remoto produtivo

Nenhum Comentário

Não há dúvidas de que a prática de se trabalhar em casa como Home Office está se tornando cada vez mais comum. Seja uma maneira de ganhar dinheiro de modo fixo ou de fazer uma renda extra, é algo que prover muitas vantagens. Você não precisa se preocupar com o transporte, com o local em que vai almoçar ou até com mudanças no clima. Só que tornar seu trabalho remoto produtivo pode ser mais difícil do que parece.

É aí que encontramos a maior desvantagem de se trabalhar em casa. Afinal, muitas pessoas não sabem desvencilhar a vida doméstica do trabalho quando estão em suas próprias residências. É por isso que separamos 15 dicas essenciais para quem quer ter um trabalho remoto produtivo e consistente. Você pode conferir tudo em detalhes logo abaixo!

1. Faça planejamentos

planejamento para trabalhar em casa

Para começar a nossa lista de dicas, temos que falar de uma das mais importantes etapas. Para que consiga ter um trabalho remoto produtivo, você deve ter o mínimo de planejamento do que irá fazer.

Isso é algo que se encaixa com diversas outras dicas que daremos aqui, mas basta saber que fazer uma planejamento do seu dia a dia já ajuda bastante. Não precisa ser algo extremamente detalhado, mas sim algo que te dê uma noção do que fará a cada dia da semana.

Isso vai te ajudar a ter foco e saber no que deve começar a trabalhar em seguida. Afinal, isso evita que você fique procurando tarefas sem objetivo específico ou que gaste tempo desnecessariamente.

Nossa recomendação é utilizar apps de anotações, calendários ou até de agendas para te ajudar nisso.

2. Crie seus horários

Continuando no assunto de planejamento, também sugerimos que crie horários para tudo o que for realizar. Assim como se estivesse trabalhando localmente em uma empresa.


É claro que não precisa ser tão rígido, afinal, certos dias vão exigir coisas diferentes e você pode mudar um pouco os horários para se acomodar. Mas fora isso, crie um horário para iniciar o expediente, para se alimentar, para descansar um pouco, tomar um café da tarde e encerrar o o dia, por exemplo.

Isso te ajuda a ter uma noção melhor do tempo das suas tarefas e a te manter focado. Quando você não tem horário certo para fazer nada, fica difícil de saber se está gastando muito ou pouco tempo em seus projetos.

3. Estabeleça uma rotina

Levando em conta os dois tópicos anteriores, nossa próxima dica consiste em usar o que vimos até agora para estabelecer sua rotina. Tendo o planejamento e horários, fica bem mais fácil de fazer isso.

Embora rotinas pareçam entediantes para a maior parte das pessoas, isso pode ajudar a manter a produtividade. Isso realmente pode ajudar a te deixar mais disciplinado e motivado.

Novamente dizemos que não é necessário ser tão rígido com isso. É só seguir a sua rotina com tranquilidade e fazer mudanças quando precisar.

4. Evite tarefas simultâneas

Algumas pessoas definitivamente conseguem ter um trabalho remoto produtivo até quando estão trabalhando em várias tarefas simultâneas. Só que isso não é tão comum ou tão eficiente para a maioria de nós.

Nossa dica é que evite esse hábito de multitarefa quando puder. Se focar em uma tarefa de cada vez, será mais simples de completá-las e até de perceber possíveis erros e problemas.

5. Evite redes sociais

evitar redes sociais no trabalho

Sabemos que checar as redes sociais pode ser muito tentador ao longo do dia. Só que isso realmente pode atrapalhar e ficar no caminho do seu trabalho remoto produtivo.

Imagine parar a cada 5 ou 10 minutos para conferir algo nas redes sociais e perder o foco toda vez que isso acontecer. Deixe para fazer isso nos seus horários de pausa, que também são importantes e que serão abordados em breve.

6. Liste suas tarefas

Bom, com seus dias mais planejados e com uma rotina estabelecida, também é bom listar suas tarefas. Isso te ajuda a saber o que você fará a cada dia ou pelo menos a cada semana.

Você não precisa completar absolutamente tudo o que planejou de tarefas para um dia, mas é sempre bom ter uma noção do que fazer em seguida. Isso te libera tempo e você pode só continuar em um fluxo de trabalho.

E quando sobrarem tarefas em dia, é só remarcá-las e reorganizar sua agenda. Isso também te ajuda a ser mais produtivo e a ter objetivos realistas a cada dia.

7. Tire momentos de descanso

Neste guia de como ter um trabalho remoto produtivo, vai notar que focamos bastante em rotina, planejamento e em seguir suas tarefas. Só é que claro que não esperamos que faça isso por 8 horas seguidas e com pausas só para o almoço.

Fazer isso pode te causar um enorme desgaste, não só físico como mental. Então, se quiser realmente ser mais produtivo, faça questão de tirar pausas recompensadoras sempre que terminar uma tarefa.

Não precisa ser uma pausa longa, só o suficiente para relaxar, deixar o trabalho um pouco de lado e para conseguir voltar renovado. Também é muito importante fazer pequenas pausas para se alimentar, se hidratar, ir ao banheiro, etc.

Isso não é só importante para se manter saudável, como também ajuda no próprio trabalho. Há problemas e erros que muitas pessoas não conseguem resolver exatamente porque já estão exaustos.

Com um momento de descanso, você pode clarear a cabeça e encontrar soluções que não tinha pensado antes. Caso trabalhe com algo mais criativo, isso também ajuda bastante.

8. Fique fora de sites de lazer

Quem trabalha em casa e não tem algum chefe ou supervisor por perto pode cair no hábito de ficar olhando seus sites favoritos. Praticamente da mesma maneira que muitos de nós fazemos com as redes sociais.

Lógico que isso é algo perfeitamente normal em momentos de pausa, mas no meio do expediente. Para ter um trabalho remoto produtivo, sugerimos que evite essa atividade quando estiver focado em uma tarefa.

Isso pode te fazer trabalhar mais devagar e até te incentivar a continuar olhando o dia todo por mais novidades.

9. Não volte ao trabalho em horários de lazer

Outra questão muito importante e que deve ser abordada é que você não deve sabotar sua hora de lazer pelo trabalho. A menos que seja algo realmente urgente, deixe o trabalho apenas para os horários que você estipulou anteriormente.

Há muitas pessoas que gostam gosta de checar seus emails de trabalho ou de terminar uma tarefa depois do expediente. Mas ao fazer isso, você só ficará mais cansado e possivelmente estressado quando deveria estar descansando para se preparar para o próximo dia.

Basicamente, não estará produtivo quando realmente precisar.

10. Separe a vida profissional da pessoal

vida profissional vs vida pessoal

Talvez um dos aspectos mais inesperados quando se começa a trabalhar em casa é a percepção de como é difícil separar a vida profissional da pessoal. Afinal, você estará sempre dentro da própria residência, então é fácil de misturar as coisas de diversas maneiras.

Para citar alguns exemplos, isso pode incluir fazer tarefas domésticas no meio do expediente, conversar com familiares durante o expediente, parar para descansar em momentos aleatórios, etc. Isso pode ser algo não respeitado até por quem mora com você.

Nossa recomendação é que quando estiver trabalhando, esqueça que está em casa. Fora isso, avise quem mora com você que há momentos que não deve ser incomodado assim como se estivesse em um escritório comum.

É claro que sempre há exceções para situações mais urgentes, mas é necessário reforçar esse comportamento sempre que possível.

11. Organize seu ambiente de trabalho

Muita gente pode até considerar isso uma bobagem, mas realmente não achamos que dá para ter um trabalho remoto produtivo com um ambiente desorganizado. Nem estamos falando de um ambiente super estéril com tudo arrumado.

Basta que você organize seu ambiente de uma maneira que consiga fazer tudo com facilidade. Vale dizer que isso é que se refere não só ao cômodo ou sua mesa, mas também para suas anotações e até para o computador que usa para trabalhar.

Nossa sugestão é que separe um dia para organizar tudo e tente manter as coisas assim sempre que possível.

12. Use ferramentas e apps

Nossa dica a seguir é bem simples e consiste em te dizer para usar aplicativos para aumentar a produtividade. Há muitos apps desse tipo que você pode baixar e utilizar no seu dia a dia.

Nós até recomendamos alguns ao longo deste guia. Mas fora o que já mencionamos, também pode ser legal de procurar apps para organizar seus horários, para listar suas tarefas ou até para te lembrar de fazer pausas.

O que é importa é testar e usar aqueles que perceber que possuem reais benefícios para a sua produtividade. Também não fique preso apenas em recomendações dos outros, já que o seu trabalho pode exigir apps muito específicos.

13. Se livre de distrações

Nós já comentamos sobre redes sociais e sites que podem te distrair do seu trabalho. Mas essas são só as situações mais comuns e gerais que a maioria de nós se depara no dia a dia.

Nossa dica seguinte é a de tentar se livrar de distrações mais pessoais na hora do trabalho também. Por exemplo, alguém que adora esportes pode se sentir tentado a ver uma partida na TV ou ficar lendo notícias sobre o assunto ao longo do dia.

Ou você pode achar difícil de não jogar seu game favorito quando já está instalado no PC que também usa para trabalhar. As opções são inúmeras e variam de pessoa para pessoa.

Parte do dica de fazer planejamento e criar uma rotina também serve para evitar essas distrações pessoais. O que você pode fazer é se recompensar com isso nos seus momentos de pausa ou deixar isso apenas para depois do trabalho.

14. Não deixe as coisas para última hora

Outro assunto importante quando pensamos em trabalho remoto produtivo é a procrastinação. Muita gente sofre com isso e acaba deixando as tarefas ou projetos para última hora.

Talvez por não estar se sentindo inspirado no momento certo ou por estar estressado. É claro que é importante respeitar isso, mas também é complicado deixar tudo para resolver depois.

Quando estiver se sentindo assim, tente trocar um pouco seus horários usuais. Assim, você descansa no momento que não estiver bem e retoma ao trabalho logo depois.

Senão, vai chegar nos prazos finais sem nada pronto. Com isso, pode acabar entregando um trabalho mal feito, corrido e até ficar mais estressado do que antes.

15. Se vista para o trabalho

como se arrumar para o trabalho remoto

Por fim, temos uma dica que pode parecer estranha para algumas pessoas. Afinal, ficar de pijama o dia todo em casa pode parecer mais confortável do que trocar de roupa para trabalhar.

Só que isso pode te ajudar a separar o seu horário de trabalho do momento que está realmente relaxando em casa. É quase como o fato de que não se deve trabalhar deitado na cama para não confundir sua mente.

É claro que não estamos sugerindo que coloque roupas super formais. O que você pode fazer é separar algumas roupas casuais que sejam confortáveis e que não use para dormir.

Isso pode te dar a sensação de rotina que mencionamos antes também. É um bom passo inicial para se sentir mais produtivo e entrar no modo de trabalho.

Gostou das dicas para ter um trabalho remoto produtivo?

Conseguiu aproveitar as nossas dicas para saber como ter um trabalho remoto produtivo? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas!

Não deixe também de conferir nosso artigo sobre como usar banco digital. Assim você organiza suas finanças sem sair de casa e sem lidar com burocracia.

Fora isso, recomendamos que confira o MeisterTask caso esteja procurando por um app especial para gerenciar seus projetos. Ao acessar o link, você começa a usá-lo hoje mesmo e de graça!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo