Seu computador não é compatível com o Windows 11? Saiba os motivos
Seu computador não é compatível com o Windows 11? Saiba os motivos
Seu computador não é compatível com o Windows 11? Saiba os motivos

Seu computador não é compatível com o Windows 11? Saiba os motivos


A Microsoft lançou seu novo sistema operacional, que trouxe uma série de recursos novos e interessantes. Mas, existe uma má notícia: o seu computador pode não ser compatível com o Windows 11.


Algumas das novidades do novo Windows são: mudanças visuais, compatibilidade com Android, recursos relacionados a jogos e muito mais.

A Microsoft afirmou que a grande maioria dos PCs ou notebooks disponíveis no mercado serão compatíveis com o Windows 11. A marca também divulgou uma lista de requisitos mínimos e processadores que suportam o sistema operacional mais recente.

Dito isso, se você deseja saber se o seu computador  vai rodar o Windows 11, existe uma maneira bem simples de fazer isso. Acompanhe esse artigo e descubra o passo a passo para verificar seu o seu computador terá compatibilidade.

Confira também: 15 novidades do Windows 11 que você precisa saber

 

Requisitos mínimos

Abaixo, você pode conferir os requisitos mínimos que a Microsoft divulgou para rodar o Windows 11.

Processador 1 GHz (gigahertz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou SoC (System on a Chip).
RAM 4 GB (gigabytes).
Armazenamento Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais Observação: Veja abaixo em “Mais informações sobre espaço de armazenamento para manter o Windows 11 atualizado” para obter mais detalhes.
Firmware do sistrema UEFI, compatível com Inicialização Segura. Confira aqui para obter informações sobre como o computador pode conseguir atender a esse requisito.
TPM TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0. Confira aqui para obter instruções sobre como o computador pode ser habilitado para atender a esse requisito.
Placa gráfica Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
Tela Tela de alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor.

 


É importante dizer que ao longo do tempo podem ser exigidos mais requisitos, segundo a empresa.

Ferramenta PC Health Check

Para auxiliar os usuários, a Microsoft lançou uma ferramenta de verificação para descobrir se o computador é elegível para atualização do Windows 11.

O software faz um verificação no hardware do sistema e se informa se seu computador será compatível com o Windows 11.

Para fazer a verificação, siga o passo a passo:

  1. Vá para o site da Microsoft e clique em Windows 11.
  2. Role para baixo até a seção Verificar a compatibilidade
  3. Clique em BAIXAR APP DE VERIFICAÇÃO DE SAÚDE DO PC.
  4. Se preferir, você pode clicar aqui para baixar o aplicativo.
  5. Baixe e instale o aplicativo Microsoft PC Health Check em seu computador.
  6. Na página inicial, você verá uma notificação que diz ‘Apresentando o Windows 11’.
  7. Clique no botão Verificar agora.

Se o seu computador for compatível, você verá a seguinte mensagem: “Este computador pode executar o Windows 11”.

Curiosamente, a empresa apresentou a versão atualizada do aplicativo, que agora afirma a razão pela qual seu computador não é compatível com o Windows 11. Lá, você pode ver a lista completa de razões pelas quais seu PC não suporta as atualizações do Windows 11.

 

O que fazer se o computador não for compatível o Windows 11?

Após fazer a checagem e o seu computador exibir a mensagem “Este computador não pode rodar o Windows 11”, não fique triste.

O aplicativo Microsoft PC Health Check lista os motivos pelos quais seu computador pode não ser compatível com o suporte do Windows 11. Isso o ajudará a identificar as áreas problemáticas em computador.

No entanto, você pode habilitar dois recursos, que são: “Inicialização Segura” e “TPM”. Eles estão nas configurações de UEFI ou BIOS. Após habilitá-los, você pode fazer a verificação novamente.

Veja como você pode ativar Inicialização Segura e o TPM:

  1. Desligue seu computador e ligue-o novamente.
  2. Pressiona a tecla para acessar as configurações do BIOS ou UEFI e que pode variar de fabricante para fabricante. Portanto, por exemplo, se você tem um laptop Acer, pode pressionar F2 na inicialização para inserir as configurações de UEFI ou BIOS.
  3. Quando estiver em Configurações, navegue até Segurança e Habilite o modo TPM.
  4. Agora vá para a opção Boot e depois para a opção Ativar Inicialização Segura.
  5. Uma vez feito isso, você pode selecionar ‘salvar e sair’ e o computador irá reiniciar automaticamente.

Agora, você pode abrir novamente o aplicativo PC Health Check e fazer a verificação do seu computador.

A Microsoft está atualizando a lista de compatibilidade de hardware

Mesmo assim, se o aplicativo mostrar que seu computador não é compatível,  sugerimos que você espere. Porque? Porque a Microsoft revelou que irá atualizar sua lista de compatibilidade de hardware em breve.

A empresa informou que a lista de dispositivos compatíveis com hardware é constantemente atualizada no aplicativo. Além disso, a atualização do Windows 11 só chegará no final do ano, isso pode mudar até então.

Ou seja, a gigante de Redmond pode fazer algumas mudanças na lista de hardware próximo ao lançamento oficial do Windows 11.

É arriscado instalar o Windows 11 se meu computador não tem compatibilidade?

Se você quer atualizar o Windows 11 no seu computador, será consentido pela Microsoft com um aviso alertando que se isenta da responsabilidade por quaisquer “potenciais danos causados”.

A mensagem informa potenciais bugs nos hardwares e incompatibilidades que podem causar conflitos no seu computador, além de informarem que tais máquinas incompatíveis não terão direito a nenhuma atualização para o sistema.

O computador ficará impedido de receber atualizações comuns como melhorias e novos recursos que forem lançados, assim como  aprimoramentos de segurança.

De acordo a Microsoft, a garantia do fabricante não cobrirá os “potenciais danos” causados aos computadores. E isso, é prática compreensiva, pelo fato de os notebooks e PCs saírem de fábrica com o Windows 10 instalados. Algo que  começa a mudar a partir de agora.

É importante ressaltar que atualizações de segurança são vitais e a sua falta coloca em risco todo o armazenamento do seu computador.

Gostou das nossas dicas sobre a compatibilidade do Windows 11?

Conseguiu aproveitar as nossas dicas para você saber os motivos do seu computador não ser compatível com o Windows 11? Deixe nos comentários o que você está achando do novo sistema operacional da Microsoft.

Leia também: O que é o TPM 2.0 necessário para executar o Windows 11?


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo