Programas para formatar o pen drive: Top 8!
Um Comentário
Programas para formatar o pen drive: Top 8!
Programas para formatar o pen drive: Top 8!

Programas para formatar o pen drive: Top 8!

Um Comentário

Se você está com um pen drive cheio de arquivos antigos e está precisando deletar eles, ou se ele está corrompido ou inacessível, nós fizemos uma seleção com os melhores programas para formatar ele.

Siga lendo para descobrir quais são, como funcionam e realize o download do que preferir!

1. Rufus

Para começar, temos um dos mais conhecidos por aqui, o Rufus. É uma opção muito prática e leve, mas que conta com poucas funcionalidades num geral. Ele é particularmente focado em opções de gerenciamento de pen drives.

Com ele, é possível criar um pen drive de boot com arquivos de ISO ou alguns outros, pode alterar o nome do volume, o tipo de sistema e algumas outras funcionalidades avançadas, como um procedimento de exclusão de arquivos rápida e uma limpeza completa, além de consertar setores defeituosos. Confira por meio do link!

Rufus programas para formatar o pen drive

2. HP USB Disk Storage Format Tool

Mais uma alternativa dentre os programas que podem formatar o seu pen drive é o HP USB Disk Storage Format Tool, que é completamente gratuito. Mais limitado que o Rufus, permite apenas que você formate.

Ele permite a formatação para formatos FAT32, exFAT ou NTFS, funcionando até mesmo em pen drives que estão corrompidos e ilegíveis pelo Windows. Claro, não vai resolver todos os problemas. Realize o download ao seguir o link.

3. USB Disk Storage Format Tool

Quem quer um programa pequeno, mas funcional, pode gostar muito do USB Disk Storage Format Tool, desenvolvido pela Authorsoft. Sua interface é em inglês, assim como a maior parte dos da lista, mas mesmo assim é muito fácil de navegar.


Ele permite que os usuários personalizem os tipos de arquivos do sistema, escolhendo a partir de NTFS, FAT, FAT32 e exFAT, que alterem o nome do disco, analisem e corrijam erros e mais. Contudo, não reconhece drives internos. Para ver mais e baixar, vá até o site oficial.

4. IM-Magic Partition Resizer Free

Permitindo exclusivamente que os seus usuários possam formatar o seu pen drive em formatos FAT32 e NTFS, o IM-Magic Partition Resizer Free é um dos programas gratuitos bastante completo.

Ele permite que você, além da formatação, crie, apague, delete, mude o tamanho e até mesmo gerencie partições de maneira muito efetiva. Como um grande benefício acima das opções anteriores, ele funciona também do discos internos, permitindo o controle sobre os HDs ou SSDs. Siga o link para ver mais!

IM-Magic Partition Resizer Free programas para formatar o pen drive

5. HDD Low Level Format Tool

Completamente gratuito (assim como todos os outros programas para formatar o pen drive de nossa lista), o HDD Low Level Format Tool é uma ferramenta que permite que usuários interajam de maneira fácil e completa com discos rígidos internos e externos.

Com ele, dá para formatar de maneira completa o disco, ao contrário de muitas das opções. Isso significa que os dados não vão ser só apagados, como substituídos por outros, de maneira com que nunca mais possam ser restaurados. Permite, ainda, consertar certos problemas mais simples do seu HD. Confira no site oficial!

6. Tokiwa FAT32 Formatter

Desenvolvido pela Tokiwa, o FAT32 Formatter é um programa para formatar o seu HD ou o seu pen drive para o formato FAT32, apenas. Conta com uma interface de muito fácil uso e permite que você inicialize ou delete um disco ou uma partição com facilidade.

Ele é completamente gratuito, simples de entender e consegue acessar os dados de todos os discos que estão conectados ao computador. Contudo, é realmente um programa antigo, que não recebe atualizações há bastante tempo, sendo um grande ponto negativo. Siga o link para baixar.

7. Formatar um disco ou pen drive sem usar programas

É possível, ainda, que você formate os seus discos, tanto os internos quanto os externos, sem realizar o download de nenhum outro programa, utilizando das ferramentas oferecidas pelo Windows. Contudo, vale lembrar que caso o disco esteja corrompido isso não vai funcionar.

  • Formatar diretamente: A maneira mais simples de formatar é simplesmente abrir a pasta “Meu Computador”, clicar com o botão direito do mouse no disco desejado e em seguida em “Formatar” no menu que vai aparecer.
    Escolha a capacidade desejada, o formato da formatação, o nome do disco e clique em “Iniciar”;
  • Gerenciamento de disco: Outra possibilidade que é bastante mais completa é utilizando do “Gerenciamento de disco”. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador” e depois em “Gerenciar”.
    Agora, clique em “Gerenciamento de disco” no lado esquerdo da tela e, para formatar, clique com o botão direito do mouse no disco desejado e em Formatar”;

8. DiskGenius

Para completar, temos o que provavelmente é a melhor opção da nossa lista, o DiskGenius. Ele é um dos melhores programas não só para formatar um pen drive como também para gerenciar de maneira completa todos os seus discos conectados ao computador.

Com ele, é possível recuperar dados que foram deletados, dados de partições ou discos corrompidos e até de discos virtuais, pode mudar o tamanho e dividir partições, fazer backup e restaurar o seu disco dentre muitas outras possibilidades de uso. Siga o link para ver mais!

DiskGenius programas para formatar o pen drive

O que achou da nossa seleção dos programas para formatar o pen drive?

Deixe nos comentários se já conhecia alguma das opções que incluímos aqui, dizendo qual a sua favorita de usar. E lembre-se de conferir como gravar música no pen drive, veja como instalar o Windows 10 com um pen drive e aprenda a formatar um pen drive no Mac!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. nino 10 de julho de 2020 16:37

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. ;)

Voltar ao topo