Os 8 melhores aplicativos para substituir o Power BI
Os 8 melhores aplicativos para substituir o Power BI
Os 8 melhores aplicativos para substituir o Power BI

Os 8 melhores aplicativos para substituir o Power BI


O Power BI é a solução mais popular do mundo quando se fala de inteligência e análises de dados para negócios, mas o que nem todos sabem, é que existem outros aplicativos que podem substituir o software da Microsoft.


Embora a plataforma da Microsoft seja a mais conhecida, você pode (por vários motivos) querer conhecer outras alternativas de inteligência e análise de dados para sua empresa.

Para te ajudar nisso, selecionamos os 8 melhores aplicativos que servem como alternativa ao Power BI.

Leia também: Microsoft Mesh: a aposta da Microsfot para o Metaverso

 

1. Sisense

Para começar nossa lista de aplicativos que possam substituir o Power BI, precisamos falar do Sisense, ele é um software que oferece um processo de soluções analíticas baseadas em IA.

Nele, você consegue conectar os dados necessários que ficam dispostos em painéis bastante intuitivos e uma interface com mecânica de uso simples, que permite o compartilhamento de informações importantes com outros parceiros de negócios.

Um recurso interessante da ferramenta é a possibilidade de conexão com qualquer fonte de dados, usando mashups de dados complexos de sua interface.

É perfeitamente adequado para grandes conjuntos de dados e oferece personalização para diferentes níveis de usuário.

 

2. Zoho Analytics

Com a proposta ferramenta de BI em autoatendimento, o Zoho Analytics permite que você crie painéis para visualização e análise de dados.
Ele permite que você rastreie seus objetivos dentro das tendências e métricas e auxilia no monitoramento de desempenho em tempo real.
Possui uma interface semelhante a uma planilha, com design de relatórios intuitivo e o recurso de arrastar e soltar, característica que tem levado várias empresas fazerem o uso da plataforma.
Ele também possui um mecanismo  que permite a construção de fórmulas para várias funções estatísticas, e recursos de combinações de dados, que gera relatórios multifuncionais através de dados de várias fontes.

3. Oracle Analytics

Digamos que você precise de uma plataforma que forneça o serviço de automação e inteligência de dados, então o Oracle Analytics Cloud é a plataforma ideal para você.
Ela tem o poder de te oferecer um suporte à cultura de dados da sua organização, simplificando os preparativos e as fontes de dados que ela possuir.
Essa plataforma permite que você use em tempo real os insights de dados, tendo uma solução completa de autoatendimento em tempo real.

Você pode também pode utilizá-lo para identificar oportunidades e ameaças para o seu negócio e prever as tendências com precisão.

Esta plataforma, que também é baseada em nuvem, tem capacidade de realizar todas as fases da análise de dados e isso inclui ingestão e preparação de dados, modelagem, e vários outros recursos de BI importantes.

4. Reveal

Outra ótima alternativa da nossa lista de melhores aplicativos para substituir o Power BI é o Reveal.

Essa plataforma permite que você faça a análise de seus dados, e que crie visualizações e faça tomada de decisões de forma rápida e precisa.

Além disso, a ferramenta funciona como uma plataforma de análise incorporada e permite que integradores de sistemas e fornecedores independentes de software possa usá-lo.

Graças ao seu recurso de suporte a vários dispositivos, você pode acessar dados em tempo real em qualquer lugar, a qualquer hora, e tomar decisões baseadas em dados.

A plataforma permite que os usuários finais possam criar, editar e compartilhar o painel e também que você possa usá-la para trabalhar com bancos de dados SQL locais, planilhas locais e serviços em nuvem.

Ele também suporta integração com Microsoft Excel, Planilhas Google, Google Drive, OneDrive, Box, Dropbox e outras ferramentas.

5. Looker

O Looker é uma solução de BI que trabalha com descoberta de dados e execução de análise de dados através de uma interface interativa baseada na web.

Além de suportar integrações de APIs , ele ajuda você a tomar decisões de negócios com vários recursos poderosos e através da LookML (linguagem de consulta de banco de dados modular) a análise de dados ganha eficiência e simplicidade na execução.

Depois de conectá-lo ao seu banco de dados, ele aprende sua a lógica do seu negócios e a partir disso gera um modelo de dados.

O aplicativo permite adicionar vários parâmetros de campo, incluindo dimensões, medidas e filtros de modelo.

6. IBM Cognos Analytics

O sexto aplicativo da nossa lista outro excelente concorrente do Power BI é o Cognos Analytics, um produto da IBM.

A ferramenta é ideal para startups, oferecendo suporte à integração com vários bancos de dados e atendendo a várias consultas em um único relatório.

Um recurso de destaque é a preparação de dados assistida por IA de forma automatizada, que permite coletar dados de várias fontes de dados e combiná-los em um painel organizado.

Nele você consegue controlar seus dados e proteger suas informações confidenciais de acesso não autorizado e hacking de dados.

7. Trevor.io

Trevor.io é uma ferramenta BI de autoatendimento e possui uma usabilidade que permite que qualquer pessoa pode usar sem qualquer dificuldade.

Popular por possuir recursos versáteis, nele você consegue fazer conexões às suas fontes de dados para fazer suas análises, com um diagrama interativo para visualizar o esquema do banco de dados que é atualizado automaticamente.

Você pode criar qualquer número de painéis por meio de filtros de dados e recursos de personalização, compartilhar painéis com colaboradores através de URLs, e-mail e outros aplicativos.

O Trevor.io é Ideal para startups e SaaS, por oferecer suporte a conexões criptografadas com bancos de dados SQL e data warehouses.

8. Google Data Studio

Para encerrar nossa lista, trouxemos o Google Data Studio é uma plataforma online e gratuita de para análise de dados que transforma seus dados em painéis e relatórios personalizados.

A ferramenta faz parte da Google Marketing Platform, uma plataforma que permite explorar dados com foco em ajudar tomadas de decisões.

Na solução de BI do Google, você consegue criar métricas e dimensões usando fórmulas personalizadas e também combinar funções para converter dados em valores.

Ele oferece modelos de relatório personalizáveis ​​para economizar seu tempo, enquanto suas funções de comparação permitem que você acompanhe as mudanças ao longo do tempo.

A ferramenta possui disponibilidade de integração com vários parceiros, incluindo Google Analytics, Google Ads, MySQL, YouTube, Facebook Ads, etc.

Ferramentas de BI para análise contínua de dados

Toda empresa tem requisitos específicos de Inteligência Empresarial e para cada uma delas você encontrará alternativas para substituir o Power BI.

Na lista de aplicativos que listamos nesse artigo, você pode aprender sobre os diferentes recursos de cada aplicativo, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Gostou de saber os melhores aplicativos para substituir o Power BI?

Conseguiu acompanhar nosso artigo os 8 melhores aplicativos que possam ser usados no lugar do Power BI? Então deixe um comentário nos dizendo o que achou e se ficou com alguma dúvida!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo