5 melhores aplicativos para criar jogos
61 Comentários
5 melhores aplicativos para criar jogos
5 melhores aplicativos para criar jogos

5 melhores aplicativos para criar jogos

61 Comentários

Um dos mercados de maior crescimento no país, o cenário de jogos eletrônicos vem revelando novos talentos com cada vez mais frequência. Títulos como o recém-lançado Galaxy of Pen & Paper da Behold Studios e o mobile Horizon Chase da Aquiris são alguns exemplos de como os brasileiros tem conquistado cada vez mais espaço. Se está interessado em desenvolver games por conta própria, listamos 5 dos melhores aplicativos para criar jogos e dar o pontapé inicial em sua carreira!

Dica: Quer referências para criar seu próprio game? Então conheça sua pesquisa por esses 25 melhores jogos para iPhone e iPad!

1. Construct 2

Uma das melhores ferramentas para criação de games, já que é uma das poucas a não exigir nenhum tipo de conhecimento em programação para começar. Ou seja, a maioria de suas funções contam com a função arraste-e-solte. Seu único revés é que, mesmo que entenda sobre desenvolvimento de jogos ou aplicativos, sua interface não permite que crie as linhas de código, ficando tudo a cargo do app.

A versão gratuita do Construct 2 permite compatibilidade do seu jogo para navegadores, como aplicativo na loja do Windows, jogo de Facebook ou para Google Chrome. A versão paga estende a compatibilidade para Android, iOS, Windows, Mac e Linux. Além disso, existe uma grande variedade de material para estudo, em forma de tutoriais escritos ou em vídeo. Clique no link e saiba mais como o Construct 2 é um dos melhores aplicativos para criar jogos.

aplicativos-para-criar-jogos-construct

2. Unity

Um dos melhores aplicativos para criar jogos 3D, embora também possa ser usado para jogos bidimensionais. Antigamente, a performance de jogos 2D não era tão boa em relação a outras ferramentas dedicadas à criação de games. Porém, hoje em dia ele já pode ser considerado um dos melhores motores para desenvolvimento de jogos em 2D disponíveis no mercado, este sendo inclusive um dos focos de evolução da ferramenta nos últimos anos.

Apesar de exigir certo conhecimento em programação – mais especificamente na linguagem C# -, ele conta com uma extensa quantidade de documentos, tutoriais e uma grande comunidade, que compartilha dicas e truques para usá-lo com a máxima eficiência.

A principal vantagem do Unity em relação a outras ferramentas é sua grande compatibilidade com quase todo tipo de plataforma disponível. Android, iOS, Facebook, HTML5, Windows e Mac são apenas alguns dos exemplos, que também incluem consoles de videogames e até mesmo jogos em realidade virtual. O Unity conta com três planos:


  • Gratuito: Seu jogo pode ser criado e comercializado normalmente sem a necessidade de royalties, contanto que sua receita não supere a marca de $100.000 anuais;
  • Plus: Custa $35 dólares mensais e libera mais funcionalidades para criação de seus games e pode ser usado comercialmente caso o jogo não bata a marca de $200.00 em um ano;
  • Pro: O maior plano do Unity, custando $125 por mês. O plano libera o código-fonte da plataforma para mudanças mais complexas e não limita o rendimento das vendas de seu jogo.

DicaClique no link para saber mais sobre o Unity!

3. GameMaker Studio 2

O melhor dos aplicativos para criar jogos se é um iniciante. Diferente do Unity, o apelo do GameMaker: Studio está justamente nos jogos em 2D, sendo mais indicados caso essa seja a perspectiva que trabalhará em seu game. A plataforma torna a tarefa de importar animações, modelos e fontes com maior facilidade e permite compilar seu game para ser compatível com Windows, HTML5, Android, iOS e consoles como o Xbox One e Playstation 4.

Cada versão possui um custo diferente, que podem variar de $100 a $1500 dólares, dependendo de quais plataformas deseja lançar seu game. O GameMaker Studio 2 conta com uma versão de teste gratuita, porém o jogo só pode ser lançado para Windows. Acesse o site da produtora para saber mais sobre o aplicativo.

aplicativos-para-criar-jogos-gamemaker

4. Stencyl

Com proposta semelhante ao Construct 2, o Stencyl também permite que comece a desenvolver seu jogo sem precisar ser um expert em programação. Porém, diferente do Construct, a plataforma permite que mexa nos códigos de seu game. O aplicativo conta com um editor de mundos e cenários para criar a ambientação de seu game, além de também contar com um criador e editor de personagens para povoar seu jogo. Permite que crie jogos em Flahs para navegadores, Android e iOS, contando com plano de $199 dólares por ano. Conheça mais do Stencyl clicando no link.

aplicativos-para-criar-jogos-stencyl

5. Unreal Engine 4

Um dos mais importante aplicativos para criar jogos no mercado, o Unreal Engine 4 é usado tanto por desenvolvedores independentes quanto grandes estúdios de games. O aplicativo foi criado por grandes nomes da indústria e é um dos mais profissionais para criar seu game. Mesmo assim, também permite desenvolver seu jogo sem utilizar as famigeradas linhas de código. A Unreal Engine 4 também é um dos que possuem mais tutoriais para ensinar desenvolvedores de jogos a aproveitar o melhor de suas funções, contando com um canal do Youtube com cerca de 800 vídeos.

O melhor de tudo: a Unreal Engine 4 é totalmente gratuita e apenas cobrará uma taxa de 5% royalties por seu jogo apenas se ele bater a marca de $3.000 em um trimestre. Clique no link para conhecer mais sobre a plataforma.

Encontre também no AppTuts:

Quais aplicativos para criar jogos está usando atualmente?

Já começou a criar seu próprio game? Quais ferramentas tem usado para o trabalho? Gostaria de recomendar alguma outra que ficou de fora da lista? Comente conosco e dê sua opinião!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

61 Comentários

  1. wellington 12 de março de 2020 21:20

    Olá tudo bem?
    Você tem a curiosidade em descobrir ou aprimorar seus conhecimentos em criação de jogos?
    Então eu te recomendo a forma mais segura e simples de fazer isso. Tenho certeza que assim
    como eu você vai adorar a esperiência. Caso se interesse é só entrar no link aqui em baixo:
    http://bit.ly/queraprendercomocriarseugame

  2. davidhill 13 de março de 2020 11:47

    I have used a lot of game mods, but I found the best website: https://gameschurch.com/.Yesterday I saw a new game mod update.

  3. Rogério Almeida 3 de abril de 2020 19:18

    Olá!

    Gostaria de saber se vocês desenvolvem app para jogos sob encomenda?
    Qual Valor? Quanto tempo? O que você precisa pra tal?
    Att

  4. NOW UNiTED 19 de junho de 2020 13:03

    ese jogo ebom

  5. bts army 21 de junho de 2020 13:11

    esse jogos foi feito paras as army se diverti muito

  6. DIOGO DA SILVA FERREIRA 2 de julho de 2020 11:42

    CRIAR JOGOS

  7. Laura 8 de julho de 2020 8:18

    Muito bom

  8. Adriana da Rosa 22 de julho de 2020 17:35

    Boa tarde, gostaria de saber a possibilidade de criar jogos online tipo de cartas, dominó, …
    Como funciona?

    • geovanny 17 de agosto de 2020 17:22

      vaim dar seu cu pra saber kkkk

      • JrmK 4 de setembro de 2020 14:20

        Olha gente eu tenho 12 anos e mando as pessoas darem o cu porque sim, como eu sou engraçado olhem pra mim.

  9. Edvanio 8 de setembro de 2020 20:10

    sera que não a forma mais facil de criar jogos ?

Voltar ao topo