Facebook Gaming ou Twitch? Qual é o melhor?
Nenhum Comentário
Facebook Gaming ou Twitch? Qual é o melhor?
Facebook Gaming ou Twitch? Qual é o melhor?

Facebook Gaming ou Twitch? Qual é o melhor?

Nenhum Comentário

Se você gosta de fazer streams e quer se tornar profissional na área, o Belive é uma das ferramentas mais recomendadas para isso. Ele conta com integração com algumas das maiores ferramentas de lives. Siga o nosso link e comece a usar ele!

Nesse artigo, nós apresentaremos e compararemos duas das maiores plataformas de streaming de jogos: o Facebook Gaming e o Twitch. Siga lendo e descubra tudo sobre eles.

O que são cada uma das plataformas?

Ambas são serviços de streaming de jogos bastante completos, que oferecem certas funcionalidades diferentes e vem de origens bastante distintas. Nessa primeira seção, é sobre isso que iremos falar.

Facebook Gaming

Uma adição relativamente recente à plataforma do Facebook, a seção Gaming veio para competir com as mais bem estabelecidas, como o Twitch e o YouTube Gaming.

Ela chegou ao Brasil em 2018, sendo realmente fácil de usar: basta ter uma conta no Facebook e configurar o programa de streaming que vai usar para começar a fazer a sua live de jogos. Para assistir, nem precisa de conta: é só ir até o site fb.gg e escolher o que quer ver!

Tem um app dedicado para o Gaming, que foi lançado em janeiro de 2019. Contudo, ele é exclusivo para Android, de maneira com que quem usa iPhone tenha que assistir por meio do app principal do Facebook.

Muito recomendado para todo mundo que quer fazer streams, o Ciclano tem compatibilidade com o Facebook Gaming. Ele é um programa que permite que você gerencie as suas lives de maneira completa, melhorando a experiência para você e para a sua audiência. Siga o nosso link para começar a usar!

Twitch

Já o Twitch é um serviço de live streams muito bem estabelecido, lançado em 2011 como um spin-off do Justin.tv. Em 2014, foi adquirido pela Amazon, tendo diversas integrações com o Amazon Prime.


Conta com mais de dois milhões de streamers e mais de 100 milhões de espectadores mensais, sendo o site de streaming mais usado no mundo.

Assim como o Facebook Gaming, é uma plataforma de fácil uso, permitindo que qualquer um faça stream ou assista. Contudo, como uma grande vantagem sobre o concorrente, conta com um app dedicado tanto para Android quanto para iPhones.

O que são cada uma das plataformas? Facebook Gaming ou Twitch

Disponibilidade

Por mais que já mencionado, iremos abordar isso melhor aqui.

Ambos os serviços são multiplataformas, contando com versões tanto para computador nos navegadores de internet quanto para smartphones. A principal diferença vem do fato que, enquanto o Twitch conta com versões tanto para iOS quanto para Android, o Facebook Gaming tem app só para Android.

Isso não é por falta de tentativas, contudo, já que a App Store rejeitou o seu aplicativo diversas vezes. Ainda assim, como ele pode ser acessado por meio do aplicativo principal do Facebook, dá para se dizer que há um empate.

Interface e usabilidade

Muito importante de se saber é o quão fácil (ou difícil) de se usar são esses aplicativos para fazer lives. Aqui, iremos falar tanto sobre a interface web quando a de smartphones.

Na web

Primeiramente, falaremos sobre como é no computador.

O site do Twitch tem uma interface bastante simples e de fácil uso, mostrando os principais streamers no topo, seções de recomendações, categorias recomendadas para você, os canais recomendados à esquerda  e até recomendações de streamers para jogos específicos.

O Facebook Gaming conta com uma interface similar à do Twitch. Logo ao abrir, irá dar de cara com o vídeo em destaque de um parceiro do Facebook. Abaixo, poderá conferir transmissões recomendadas, conteúdos incentivados, jogos e streamers sugeridos e mais. Assim como no Twitch, tem também um menu de sugestões para você encontrar o que ver.

Vai da preferência de cada um qual interface prefere, mas a do Twitch é mais clara e mais fácil de se usar, já que mais informações são mostradas ao mesmo tempo (sendo ainda bem organizada), enquanto no Facebook você tem que rolar muito para encontrar o que quer.

Na web Facebook Gaming ou Twitch

Nos apps

Agora que abordamos como é usar em seu computador, vamos comprar brevemente os apps de ambos os serviços.

O app do Twitch é dividido em três seções principais: “Seguindo”“Descubra”“Procurar”. A primeira delas é onde você vai encontrar os streamers que você segue. Na segunda, você vai encontrar sugestões e recomendações do que assistir. Por fim, na terceira você pode buscar e encontrar novos canais. É de muito fácil uso e de navegação, sendo muito intuitiva.

Já a do Facebook Gaming é mais complexa e complicada de navegar. É dividida em quatro seções: “Timeline”“Jogar”,“Explorar”“Mensagens”. Na primeira, você vai ver os conteúdos mais populares do momento. Na segunda, poderá jogar dentro do app. Na terceira, pode navegar enter jogos e streamers. Na última, dá para conversar com amigos sobre os jogos.

Em suma, o Twitch tem uma interface e uma usabilidade que é de fato superior ao concorrente.

Recompensas para os usuários

É nessa seção que o Twitch derrota o Facebook Gaming por completo, já que o serviço da gigante das redes sociais não oferece nenhuma recompensa. O Twitch, no entanto, oferece pontos do canal por meio dos quais os espectadores podem participar de atividades personalizadas.

Além disso, conta com várias parcerias, como com a Blizzard, dando recompensas conforme você assistir a certos streamers.

E aí, gostou da nossa comparação entre Facebook Gaming e Twitch?

Deixe nos comentários dizendo se já conhecia as plataformas ou se alguma foi novidade para você. Não se esqueça de conferir, também, como fazer live no YouTube e Facebook ou live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo.

Se o seu negócio não são lives de jogos, mas sim no Instagram, recomendamos o uso do Instago, que te ajuda a gerenciar, controlar e fazer a sua live com muito mais facilidade. Siga o link e comece a usar!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo