As 10 dicas de como usar a Amazon Echo
Nenhum Comentário
As 10 dicas de como usar a Amazon Echo
As 10 dicas de como usar a Amazon Echo

As 10 dicas de como usar a Amazon Echo

Nenhum Comentário

Mesmo que nunca a usou já deve ter ouvido da Alexa, a assistente de inteligência virtual criada pela Amazon. Só que diferente de assistentes da Apple e Google, a Alexa não é usada em um simples smartphone, mas sim em um dispositivo chamado Amazon Echo. Esse objeto cilíndrico pode ser colocado em diversos pontos da casa e possui várias utilidades. Mas para quem nunca viu e não conhece muito bem, como dá para usar a Amazon Echo?

É exatamente isso que vamos explicar hoje, afinal, a Alexa pode ser uma excelente assistente de casa para quase tudo e para toda a família. Caso esteja curioso para saber como usar a Amazon Echo, confira as dicas abaixo!

1. Controlar a casa

como usar alexa

Embora não seja a realidade de todo mundo ainda, muita gente já possui dispositivos inteligentes espalhados pela casa. Não estamos falando só de smartphones, notebooks ou smart TVs, mas de luzes, geladeiras, portas e sistemas de temperatura.

Para quem tem dispositivos deste tipo, é bem fácil de controlá-los usando apenas a Amazon Echo. Ao configurar a assistente para controlar esses dispositivos, você pode pedir que ela realize várias tarefas com eles.

Isso pode incluir o seguinte:

  • Pedir para acender ou apagar as luzes de um cômodo
  • Pedir para deixar o ar mais quente ou frio com o ar condicionado
  • Pedir para trancar ou abrir uma porta específica que tenha fechadura inteligente

Bem legal, não acha? É claro que isso exige muitos dispositivos diferentes, mas o da luz acaba sendo o exemplo mais simples. Afinal, já há muitos tipos de lâmpadas inteligentes sendo vendidas por um preço mais em conta.

2. Ficar atualizado com as notícias

Talvez você não seja do tipo que lê jornal, vê programas jornalísticos ou que fique procurando notícias em sites. Realmente pode ser difícil ter um resumo do que está acontecendo no mundo quando a maioria desses meios solta muito conteúdo.


Felizmente, ao usar a Amazon Echo, você pode pedir para a Alexa te dizer exatamente quais as notícias mais interessantes do momento. O legal é que você pode configurar isso para incluir sites e fontes que você prefere.

3. Pedir informações

Há certos assuntos que você pode ter curiosidade, mas em vez de pesquisar no Google, pode só pedir informações para a Alexa. Ela consegue realizar pesquisas e te dar a informação que quer em poucos segundos.

É até uma maneira mais dinâmica de conseguir informações, já que não precisa parar o que está fazendo para pesquisar algo. Digamos que está jogando ou lendo um livro e se depara com uma palavra desconhecida.

Bem mais fácil perguntar para a Alexa do que pausar a atividade no meio. Além dos exemplos que demos, é claro que isso vale para diversas outras situações em que precise de uma pesquisa rápida.

4. Controlar as funções da Smart TV

amazon echo

Atualmente, é bem comum encontrar Smart TVs por preços equivalentes a TVs comuns. Por isso, vale mais a pena investir na versão inteligente e ter acesso a inúmeras funcionalidades e apps diretamente na televisão.

Um dos benefícios de se ter esse tipo de TV e a Amazon Echo é que você pode usar a Alexa para controlá-la. Dá para pedir para ligar/desligar a TV, iniciar um app (como o app da Amazon Prime Video ou da Netflix) ou até pausar algo que está assistindo.

Nada melhor do que ter essa opção quando você percebe que o controle da TV está longe ou perdido pela casa.

5. Ligar para alguém

Caso tenha amigos que também tenham a Amazon Echo, você pode usar o dispositivos para fazer ligações. Basta pedir para ela ligar para o contato certo e vocês conseguiram se comunicar pelo Echo mesmo.

É claro que também dá para configurar seu Android ou iPhone com a Alexa para que ela faça ligações usando só o smartphone. Se eles estiverem longe e no viva-voz, é uma ótima opção.

6. Tocar músicas do Spotify

O Spotify é, sem dúvidas, um dos sites de streaming de música mais conhecidos do mundo. Então, não é nenhuma surpresa que dê para integrar esse serviço com seu Amazon Echo de maneira fácil.

Por padrão, o Echo toca músicas da Amazon Music, mas a mudança do Spotify para quem não tem assinatura na Amazon Prime é bem simples. Com isso feito, você só precisa pedir para a Alexa tocar suas músicas favoritas.

7. Se manter em forma

Sabia que dá para usar a Amazon Echo até mesmo para ficar mais em forma? Pois é, você pode tanto pedir para a Alexa te dar sugestões de dietas, como pode perguntar a quantidade de calorias em diversos alimentos.

Fora isso, também é possível pedir para a assistente iniciar treinamentos rápidos que pode fazer em poucos minutos todo dia. Pode não ser o ideal para quem gosta de ir à academia, mas é uma maneira de se manter ativo.

8. Jogar jogos diferentes

Pode até não parecer, mas a Amazon Echo também conta com jogos bem interessantes e diferentes. Como tudo funciona apenas por áudio, é claro que as categorias de jogos podem ser mais limitados, mas não deixam de ser divertidos.

Há jogos de perguntas e respostas, jogos famosos de game shows, games de quiz, etc. Só temos que dar destaque para o jogo The Elder Scrolls V: Skyrim, que é originalmente de PC e consoles, mas teve uma versão totalmente em áudio lançada para ser jogada com a Alexa.

Como se trata de um RPG em mundo aberto, esta versão conta com Alexa te contando do cenário, situações e inimigos. Você responde dizendo o que gostaria de fazer, como explorar ou atacar inimigos e ela continua dizendo o que acontece em seguida.

É algo realmente divertido e que vale demais a experiência.

9. Pedir ajuda

Nós já mencionamos que pode pedir que Alexa pesquise certas coisas para você, mas também há uma versão mais simples disso. Em vez de pedir por uma pesquisa ou informações detalhadas sobre algo, você pode só precisar de uma ajuda rápida.

Neste caso, pode só perguntar normalmente para a Alexa sobre o assunto e ela responderá. Isso pode ser ótimo enquanto se cozinha caso tenha alguma dúvida sobre algum alimento.

Dá para perguntar quantos ovos deve usar em uma receita ou como saber o ponto certo da massa que está fazendo, por exemplo

10. Usar comandos de voz da Alexa

Por fim, temos outra dica bem legal de como usar a Amazon Echo. Basicamente, sugerimos que teste os mais diferentes comandos possíveis que a Alexa entende e olha que são muitos.

Só que em vez de listar todos os comandos diretamente aqui, vamos te redirecionar para o nosso artigo de melhores frases para usar na Alexa. Lá, você confere frases, piadas, perguntas e comandos que pode usar com a assistente virtual.

Dica: nem todo Amazon Echo é igual. Veja esse artigo comparando todas as versões do aparelho!

Aprendeu a usar a Amazon Echo?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender como usar a Amazon Echo de várias maneiras? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou da assistente virtual.

E caso tenha gostado da Echo e queira experimentar outros serviços da empresa, como o Amazon Prime, é só acessar o link a seguir!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo