Danfe online: o que é e como gerar uma?
Nenhum Comentário
Danfe online: o que é e como gerar uma?
Danfe online: o que é e como gerar uma?

Danfe online: o que é e como gerar uma?

Nenhum Comentário

Se você vende produtos ou serviços para fazer sua renda extra e emite Nota Fiscal, já deve ter ouvido falar da Danfe Online. O documento serve como um auxiliar para as notas fiscais eletrônicas, mas muita gente não sabe muito sobre o que elas são, o que precisam ter e como podem ser geradas.

Para acabar com as suas dúvidas, preparamos um guia mais do que completo sobre a Danfe Online. Você pode conferir tudo em detalhes no artigo logo abaixo!

O que é Danfe online?

danfe online dicas

Bom, antes de qualquer coisa, vale falar mais sobre o que é a tal Danfe Online. Basicamente, sempre que você emite uma nota fiscal, é possível emitir também um documento auxiliar dela com informações mais simplificadas.

O próprio nome Danfe significa nada menos do que “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. É uma boa maneira dos consumidores darem uma olhada nos dados da nota e ver apenas o que interessa e sem informações que não iriam entender ou precisar na nota fiscal normal.

A Danfe pode ser gerada online ou impressa normalmente. Como o consumidor pode ter acesso à chave numérica da nota que a originou, ele próprio pode usar um site externo para visualizá-la online se só tiver uma versão impressa.

Para que serve a Danfe

Além de ser um bom documento de consulta rápida para os consumidores que adquiriram um produto ou serviço, a Danfe também tem outros usos. Ela deve ser usada, por exemplo, para acompanhar a circulação e transporte de mercadorias.

Se a transportadora que contratou não tiver o documento em mãos, é possível receber uma multa. Isso vale qualquer tipo de transporte estadual ou interestadual das suas mercadorias.


Como a Danfe ainda conta com um campo só para o comprovante de entrega, também fica mais fácil de provar se ele chegou ao destinatário ou não. O cliente ainda precisa assinar o documento no momento da chegada do produto.

Isso facilita bastante a vida do cliente e do fornecedor caso haja algum problema na entrega. Para quem prefere trabalhar em casa, a Danfe Online também é uma boa maneira de ter acesso fácil e rápido a todos os dados de suas vendas.

Quais informações ela tem?

Agora que sabemos o que é uma Danfe online, que tal saber mais sobre o que ela sempre deve ter. Assim como uma nota fiscal eletrônica, há informações e dados que não podem faltar.

Isso inclui:

  • O seu código de barras.
  • A chave de acesso que serve para localizar a nota fiscal.
  • Data e horário de sua emissão.
  • CNPJ, Inscrição Estadual, razão social da transportadora.
  • Caso o produto seja entregue pela empresa, é necessário a placa do veículo usado.
  • Deve conter a palavra DANFE para explicitar que é esse tipo de documento.

É claro que uma Danfe pode e deve ser mais detalhada que isso, mas essa é a base de informações que sempre deve existir no documento. São dados bem importantes para o consumidor.

Como emitir uma Danfe online

danfe online como gerar

Tendo uma noção melhor sobre a Danfe online, chegou a hora de saber como você pode emiti-la. Há muitos sistemas que podem te ajudar com isso e outras ações relacionadas a emissão, gerenciamento e visualização de notas fiscais.

Ainda assim, é bastante recomendado que você utilize o mesmo sistema que usou para emitir a nota fiscal para gerar a sua Danfe. Isso pode ser feito no site da prefeitura da sua cidade ou com um sistema de gestão especializado se preferir.

Há diversos sistemas externos que pode usar, mas muitos deles cobram pelo serviço. No geral, esses sistemas são mais recomendados por quem precisa de diferentes serviços relacionados a nota fiscal.

Como consultar uma Danfe

Com uma Danfe emitida, você também pode se perguntar onde é possível consultá-la rapidamente. A boa notícia é que basta ir o site da secretária da fazenda do estado em que a nota foi emitida.

Tendo a chave de acesso da nota fiscal, você pode conferir a Danfe em questão de segundos. A única coisa chata é que só dá para visualizar uma nota de cada vez.

Então, se precisar verificar várias Danfes, o processo pode ser um tanto demorado. Vale ainda mencionar que o arquivo completo só pode ser acessado por até 180 dias depois de sua emissão.

Depois desse período, você só conseguirá chegar certas informações da nota. Isso inclui seu número, CNPJ do emissor e destinatário, data da emissão, valor, etc.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender mais sobre o que é a Danfe online e como é possível gerá-la? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas.

Também não deixe de conferir nossas dicas de como ganhar dinheiro trabalhando em casa. Nesses casos, dê preferência a um banco digital para gerenciar suas transações sem burocracias.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo