Como criar email empresarial? [Passo a Passo]
Nenhum Comentário
Como criar email empresarial? [Passo a Passo]
Como criar email empresarial? [Passo a Passo]

Como criar email empresarial? [Passo a Passo]

Nenhum Comentário

Apesar de muitos profissionais que estão a trabalhar em casa acabarem utilizando seu email pessoal, saber como criar email empresarial é importante para que sua troca de mensagens aparentem maior profissionalismo.

Além disso, ter um email do tipo é essencial para a prática do email marketing, que não é possível sem um endereço empresarial e de domínio próprio. Claro, essa não é a única vantagem que a prática apresenta.

Por isso, vamos te mostrar nos parágrafos a seguir porque você deve aprender como criar email empresarial, as principais vantagens em obter um e, finalmente, como criar um endereço eletrônico para o seu negócio, seja ele uma loja virtual, uma agência de marketing digital ou um mercado local.

Confira a seguir!

Por que você deve ter um email empresarial?

Se você já tem um negócio estabelecido com mais de um funcionário que precise enviar e receber emails, então precisa aprender como criar email empresarial. Caso o permita utilizar o email pessoal, será possível que ele receba e envie mensagens normalmente.

Porém, você não terá acesso a essas mensagens, principalmente se o seu funcionário é responsável pelo atendimento. Ou seja, é impossível acessar as mensagens de trabalho que ele trocou, também te impossibilitando de verificar se o atendimento está sendo feito corretamente.

Além disso, misturar emails pessoais de trabalhos pode tanto diminuir a produtividade dessa pessoa. Deixá-lo usar o email particular também aumenta a chance dele cometer erros ao confundir um email pessoal com o de trabalho, por exemplo.

Considerando que qualquer email pode ser acessado pelo celular por meio dos aplicativos de email, é possível que ele continue a receber emails da sua empresa mesmo se for desligado, já que não terá o controle de sua caixa de entrada.


Essas são algumas das coisas que motivam uma empresa a aprender como criar email empresarial. A seguir, algumas das principais vantagens.

exemplo de email pessoal

3 Vantagens do email empresarial

Apesar de pago, o email empresarial é mais vantajoso que apelar para soluções gratuitas.

Além de você ter acesso aos emails de todos os colaboradores e poder avaliar sua qualidade, também é possível trocar a titularidade do email entre a sua equipe. Essencial para que o endereço tenha um histórico, mesmo que o um colaborador seja desligado e outro assuma o seu lugar.

A segunda vantagem é poder contratar serviços de email marketing. Por meio deles, você pode disparar de dezenas a centenas de emails simultaneamente. Vale mencionar que o email marketing é uma das plataformas de vendas online mais efetivas até hoje, superando as próprias mídias sociais.

Porém, para cadastrá-los, é necessário ter um email de domínio próprio. Ou seja, o email empresarial.

A terceira vantagem é que, com eles, é possível separar sua vida pessoal da profissional, além de configurá-los para que enviem notificações apenas em seu horário de trabalho. Ou seja, mesmo que trabalhe sozinho para ganhar dinheiro online, ter um email empresarial ajuda a melhorar sua qualidade de vida.

Agora que você entendeu os diversos motivos pelo qual aprender como criar email empresarial é importante, confira o passo a passo logo abaixo!

Como criar email empresarial?

Se já teve que criar site para o seu negócio, provavelmente sabe como criar email empresarial, já que os passos são parecidos. A primeira coisa que deve fazer é registrar um domínio. Porém, é importante lembrar que, caso o seu negócio já tenha um site, você não precisa registrar outro domínio.

Registrar um domínio custa R$ 40,00 por ano (preço atualizado em julho de 2020) no Registro.br. Basta acessar o link e digitar o nome pretendido para conferir se pode criar um domínio com esse nome.

registro de domínio é necessário para email empresarial

Vale lembrar que alguns serviços de hospedagem embutem esse valor em seus planos. Então, use o Registro.br primeiro apenas para verificar se o domínio que deseja está disponível.

O serviço de hospedagem será o servidor onde seu email ficará armazenado. É ele quem acessará toda vez que quiser receber e enviar mensagens de email. Ou seja, também é obrigatório contratá-lo.

Boa parte limitam a quantidade de endereços que pode criar ou a capacidade máxima de arquivos que podem ficar contidas no servidor. Por isso, além do preço da assinatura do serviço, verifique também essas informações e veja se ela está de acordo com as necessidades do seu negócio.

Contratou domínio e serviço de hospedagem? Então agora é hora de acessar o painel de controle e seguir o passo a passo abaixo!

Como criar o primeiro endereço?

Ao acessar o painel de controle do serviço de hospedagem contratado, clique na opção Email ou Contas de email. Caso não tenha nenhuma dessas opções, encontre a mais parecida possível. Cada serviço nomeia suas próprias seções, então nem sempre os nomes estão de acordo.

contas de email empresarial

Em seguida, encontre um botão chamado Criar ou +Email.

ache o botão de criar

Adicione o nome de usuário da pessoa ou setor que irá ter acesso ao email, assim como o domínio registrado. Em seguida, crie a senha de acesso. Por fim, termine de preencher o restante do formulário.

preencha o formulário de email empresarial

Pronto! Em apenas três simples passos, você terá aprendido como criar email empresarial!

Aprenda sobre Email Marketing!

Uma das vantagens que mencionamos ao longo do artigo, poder utilizar email marketing será ideal para ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

Após terminar de aprender como criar email empresarial, pode ser interessante estudar as técnicas e ferramentas que possibilitam usar email marketing.

Nossa indicação é o MailChimp, plataforma que permite criar modelos de email, segmentar os clientes por grupos e enviar emails para esses grupos específicos. Além disso, terá acesso a relatórios mostrando detalhes como a taxa de abertura dos seus emails, quantos prospectos clicaram em algum link do seu email e quantas vendas vieram desses envios.

Para começar a testar o MailChimp no seu negócio, clique no link agora mesmo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo