Como criar email com domínio próprio? [Passo a passo]
Nenhum Comentário
Como criar email com domínio próprio? [Passo a passo]
Como criar email com domínio próprio? [Passo a passo]

Como criar email com domínio próprio? [Passo a passo]

Nenhum Comentário

Embora saber como criar um email seja relativamente fácil, é um pouco estranho usar emails pessoais de serviços como o Microsoft Outlook em comunicação profissional. O mesmo para ferramentas como Gmail Yahoo Mail.

Se tem um negócio online, é interessante criar um site para si, além de aprender como criar email com domínio próprio. Esse email terá o nome que você quiser, seja o seu ou do seu blog, caso tenha criado um.

Além disso, com um domínio próprio, você poderá usar algumas ferramentas de email marketing, uma das melhores maneiras de fazer vendas online.

Diferente de criar email pessoal, o processo é um pouco mais longo. Vale mencionar aqui que não é possível criar email com domínio próprio gratuitamente. Qualquer site que te prometa isso provavelmente está a tentar aplicar um golpe.

Dito isso, veja abaixo o passo a passo para aprender como criar email com domínio próprio!

Como conseguir domínio e hospedagem

A primeira coisa que precisa saber ao criar um email próprio é que precisa contratar um domínio e um serviço de hospedagem. É possível que pense que esses serviços servem apenas para quem quer criar sites, mas também é possível contratar apenas um serviço de email com domínio próprio.

Antes disso, você precisa conseguir esse domínio próprio!

Você pode conseguir isso de duas maneiras. A primeira é por meio do site Registro.br. Ele é o responsável pelo registro de domínios com fim .com.br, mais usados no Brasil.


como criar email com domínio próprio

A segunda é por meio do próprio serviço de hospedagem. Confira se o serviço que pretende contratar faz o registro de domínio por conta própria.

Em ambas as alternativas, você primeiro irá pesquisar se o nome de domínio que quer usar está disponível. Caso não esteja, não há muito o que fazer: tente outros nomes de domínio que tenham a ver com você ou com o seu negócio.

Se pretende construir uma loja virtual, por exemplo, nossa recomendação é que primeiro faça essa pesquisa de domínio.

Caso o nome esteja disponível, o resto do processo é simples. Basta se cadastrar na plataforma, informar seus dados pessoais e pagar o registro anual, que em 2020 custa R$ 39,00 por ano.

O serviço de hospedagem é onde a sua nova caixa eletrônica ficará localizada. Se está procurando apenas aprender como criar email com domínio próprio e ter um blog ou site não é o que quer no momento, então os critérios são simples.

O primeiro é a capacidade de armazenamento do email. Quanto mais armazenamento, mais emails e arquivos anexados pode armazenar. O segundo, obviamente, é o preço. A sua área não exige tantos arquivos pesados?

Então pode pegar um serviço que seja mais barato. O último é a capacidade de criar endereços de email. O ideal é que contrate um serviço que o permita ter mais de um endereço de email, caso contrate alguém para te ajudar ou não queira divulgar seu email principal para todo mundo.

Precisa enviar arquivos pesados? Então fique de olho no armazenamento e tente pegar o serviço com melhor custo-benefício.

Criar email no painel de controle

O software web mais usado para quem está aprendendo como criar email com domínio próprio é o cPanel. Bastante recomendado, ele é simples e fácil de usar para gerenciar sua hospedagem.

Antes, vale mencionar que a aparência do painel pode variar, de acordo com o serviço de hospedagem que contratou. Porém, as opções são bem semelhantes.

Veja abaixo os passos que precisa dar para criar email com domínio próprio por meio do cPanel!

1 – Faça login em sua conta e escolha a seção Email.

2 – Clique em Contas de Email.

contas de email do cpanel

3 – Agora, encontre um botão chamado Criar.

clique em criar

4 – Em seguida, adicione o nome do email e insira o domínio que registrou e crie uma senha de acesso para ele. Termine de preencher o formulário para criar seu email com domínio próprio.

preencha o formulário

Como integrar com serviço de email próprio com o Gmail

Saber como criar um email com domínio próprio é simples e fácil, porém a interface para gerenciar esses emails com domínio próprio normalmente não são muito boas. Sendo assim, veja abaixo como integrar seu email com domínio próprio dentro do Gmail.

1 – Faça login no seu Gmail.

2 – Clique na engrenagem, seguido do botão Ver todas as configurações.

configurações do gmail para integrar com email de domínio próprio

3 – Escolha a aba Contas e Importação;

criar email importacao

4 – Na seção Enviar e-mail como, clique em Adicionar outro endereço de email;

adicionar conta

5 – No popup que irá se abrir, inclua seu novo endereço de email com domínio próprio e clique em Próxima etapa;

coloque seu email com domínio próprio

6 – Coloque seus dados de acesso no email próprio, finalizando em Adicionar conta.

informações do email com domínio próprio

7 – Calma! Você apenas configurou o envio de emails pelo novo endereço. Com os passos acima, você poderá enviar emails pelo Gmail a partir da sua conta profissional. Para receber os emails, repita os três primeiros passos. Em seguida, vá para a seção Verificar o e-mail de outras contas e clique em Adicionar uma conta de e-mail.

adicionar email com domínio próprio para receber

8 – Um novo popup irá surgir. Os passos são semelhantes aos do envio. Primeiro, coloque seu novo endereço de email.

coloque seu novo endereço novamente

9 – Por fim, coloque as informações do seu email próprio, como usuário e senha. Assegure-se também de marcar a caixa com os dizeres Marcar as mensagens recebidas.

10 – Pronto, agora você aprendeu como criar email com domínio próprio e a integrá-lo em seu Gmail!

Costuma usar email com domínio próprio?

O que achou desse guia? Costuma usar email com domínio próprio para as suas comunicações de trabalho. Ou faz tudo direto do seu email pessoal?

Comente conosco e deixe a sua opinião!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo