Como não cair em golpes no Facebook Marketplace 
Como não cair em golpes no Facebook Marketplace 
Como não cair em golpes no Facebook Marketplace 

Como não cair em golpes no Facebook Marketplace 


Você já faz negócios no Facebook e utiliza a ferramenta mas tem receio de cair em golpes no Facebook Marketplace? 


Essa ferramenta da rede já ultrapassou mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo. E, por ser um ambiente simples de fazer negócios, o Marketplace abriu as possibilidades de muitas empresas aumentarem suas vendas.

Porém, com o aumento das possibilidades de vendas, cresceu também o número de golpes. 

como não cair em golpes no Facebook Marketplace

O que é o Marketplace do Facebook?

Esse espaço é como uma página de classificados, para compra e venda de produtos, que funciona para todos os usuários da plataforma.

Para quem já está acostumado a utilizar este tipo de serviço de marketplace não será nada complicado já que, como falamos acima, não há mistérios para utilizá-lo.

Além disso, muitas pessoas já utilizavam os Grupos do Facebook para realizar transações comerciais, sejam elas de vendas ou trocas. 

E os processo são tão simples que vale muito a pena inserir seus produtos e serviços.

Vantagens e desvantagens de vender pelo Marketplace do Facebook

Existem dois motivos principais que gostaríamos de destacar como benefícios de usar essa ferramenta na plataforma.

Essas duas vantagens incrivelmente maravilhosas podem te ajudar a considerar a utilização do Marketplace do Facebook para vender seus produtos:

  1. Grande número de usuários: o Facebook é, atualmente, a maior rede social em usuários ativos no mundo. Ou seja, com o Marketplace do Facebook, a possibilidade de divulgar e aumentar, gratuitamente, a visualização dos seus produtos e serviços é enorme.
  2. O Facebook Marketplace não cobra comissão por vendas realizadas na plataforma!

Quem já vendia anteriormente na ferramenta também vai citar que uma outra questão bem interessante para quem vende no Facebook é que, com o Marketplace não há mais a necessidade de entrar, e divulgar seus produtos, em todos os grupos.

O lojista agora pode ter as rotinas simplificadas, publicando somente na ferramenta. Claro que ainda há a possibilidade de continuar divulgando separadamente em cada grupo também, mas se quiser praticidade, esta é uma opção.

Agora, é claro que tudo tem o lado positivo e o negativo. Uma das questões negativas, inclusive, diz respeito a esse medo geral de não cair em golpes nas redes, e isso inclui o Facebook Marketplace.

Outras desvantagens a serem consideradas são: a falta de um meio de pagamento integrado à plataforma e a quantidade enorme de mensagens recebidas com pedidos de descontos.

Como não cair em golpes no Facebook Marketplace?

Pequenos, médios e empreendedores informais e pessoas que desejam vender itens usados passaram a utilizar essa opção.  

Entretanto, uma pesquisa recente realizada por uma empresa de segurança da informação, a ESET, confirmou que 17% dos usuários ouvidos já foram enganados no Facebook Marketplace.

Para que você não entre para essas estatísticas, trouxemos uma lista com as dicas de como não cair em golpes no Facebook Marketplace.

como não cair em golpes no Facebook Marketplace

Vamos à elas.

1. Itens falsos

Produtos de grife, jóias, perfumes, cosméticos com valores muito abaixo da média podem indicar um golpe. Muitas vezes alguns defeitos nos produtos também podem ficar imperceptíveis nas imagens.

E aí fica muito complicado garantir que o item que está sendo comprado seja um item verdadeiro. 

Neste caso, melhor comprar em um site ou loja confiável, sem arriscar.

2. Itens com defeito

Outro golpe comum dentro da plataforma são os itens que não conseguimos testar antes da compra. 

Geralmente produtos eletrônicos que possuem funções difíceis de serem avaliadas antes da compra podem apresentar esse tipo de defeito, sem que você perceba.

3. Reembolso

Esta situação acontece com vendedores de produtos, especialmente por quererem manter sua boa reputação na plataforma. 

Alguns clientes podem informar que “pagaram a mais” pelo produto, esperando ser ressarcidos e você, para não baixar sua reputação, acaba devolvendo o dinheiro.

Os golpistas podem falsificar comprovantes de depósitos e transferências e, antes que você perceba, vai acabar perdendo o dinheiro. 

Por isso, mantenha sempre em ordem os comprovantes das transações e notas fiscais, evitando cair nesse tipo de golpe dentro do Facebook Marketplace e de outras plataformas também.

Veja também: 20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android

4. Golpe do sinal

Parecido com o anterior, só que desta vez atingindo compradores, temos o golpe do sinal. Muitas vezes na compra de um produto caro, os golpistas solicitam um sinal para pagarem o custo do envio do item.

O que, segundo eles, funcionaria como um seguro de que o item estaria sendo enviado. Contudo, as faturas utilizadas por eles para comprovação do envio são falsas e você acabará sem o item e sem o dinheiro do “sinal”.

Para evitar que isso aconteça, nunca faça pagamentos de sinais ou seguros. Pesquise com cautela e, mais abaixo, veja nossa lista do que fazer para não cair nos golpes no Facebook Marketplace.

5. Falsos sorteios

Os sorteios falsos, ou envio de e-mails com supostas promoções e ofertas também estão na lista dos maiores golpes do Facebook Marketplace.

Muitas vezes, sem perceber, a vítima clica no link e preenche um formulário, acreditando estar participando de um sorteio.

Assim, acaba dando os dados pessoais de graça aos golpistas que, portadores dos dados podem inclusive roubar a sua identidade. 

Aqui, aquele velho ditado “quando a esmola é muita, o santo desconfia” se enquadra muito bem. 

Sempre que receber mensagens “boas demais”, desconfie! 

6. Golpe do Google Voice no Facebook

Para finalizar, um dos piores golpes feitos no Facebook Marketplace, pois ele pega o número do celular da vítima.

O Google Voice é um serviço que permite utilizar uma conta vinculada a um número de telefone para fazer chamadas ou enviar mensagens usando um navegador web. 

E os golpistas se utilizam do seu número de telefone para roubar e, até mesmo, criar novas contas no Google

Eles entram em contato com os vendedores mostrando interesse no produto, mas pedem que a conversa continue em uma outra plataforma, como o WhatsApp, por exemplo.

Lá, solicitam que o vendedor compartilhe um código que eles enviarão pelo telefone, para, supostamente, comprovarem a legitimidade da transação.

Contudo, este código é a autenticação de dois fatores do Google Voice. Em posse desse número, os golpistas assumem o controle do seu perfil do Google Voice e passam a utilizar o seu número para criar novas contas. Assim, criando um ciclo quase sem fim de execução de outros golpes.

Por isso, ao utilizar o Facebook Marketplace, converse apenas através do Messenger da plataforma e nunca repasse seus códigos de verificação.

O que fazer para não cair em golpes no Facebook Marketplace?

O mais importante é entender que a maioria dos itens ofertados na plataforma são autênticos, mas tomar alguns cuidados não faz mal à ninguém.

Por isso, alguns cuidados podem ser tomados para evitar prejuízos:

  • Vendedores locais: quando o vendedor for de um local próximo, marque um encontro em local público e, preferencialmente durante o dia. Ali, faça todos os testes que puder no produto antes de finalizar a compra;
  • Perfis novos: uma boa dica é ficar de olho nos perfis que estão vendendo o produto. Desconfie de perfis criados recentemente;
  • Preços muito diferentes: antes de comprar um produto pesquise o valor médio do produto. 
  • Detalhes dos produtos: Fazer perguntas técnicas sobre os itens, aos vendedores, é uma boa maneira de levantar informações sobre o produto e seu estado.
  • Dados: Nunca forneça seus dados a nenhum tipo de promoção ou sorteio que não tenha um número de autorização da Caixa. 
  • Valores: Nunca antecipe ou reembolse valores sem cuidado com as informações.
  • Pagamentos: Use meios de pagamento que permitam o reembolso ou a retenção dos valores até que o item seja entregue. PayPal, PicPay e outros meios do mercado te permitem contestar o pagamento e são uma excelente garantia.
  • Plataforma: como falamos acima, evite golpes mantendo as negociações dentro do Facebook Marketplace. O histórico da conversa pode te auxiliar em um processo de denúncia de perfis de criminosos.

Por fim, caso tenha sido vítima de fraude, realize uma denúncia do vendedor no Facebook Marketplace, acessando a Central de Ajuda > Uso do Facebook > Marketplace.

Pronto para não cair em golpes no Facebook Marketplace?

Compartilhe com seus amigos essas dicas valiosas.

Aproveite para ler também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo