Como tirar print no notebook e no PC: 5 maneiras simples
Nenhum Comentário
Como tirar print no notebook e no PC: 5 maneiras simples
Como tirar print no notebook e no PC: 5 maneiras simples

Como tirar print no notebook e no PC: 5 maneiras simples

Nenhum Comentário

Uma situação que pode ser frustrante é estar a jogar com amigos e fazer uma jogada sensacional, mas não saber como capturar o que aconteceu na tela. Aprenda aqui como tirar print de qualquer situação para poder sempre compartilhar com quem quiser ou salvar para posteridade!

Siga lendo e descubra não só os melhores e mais práticos programas para isso como também veja como tirar print sem instalar nada!

1. Sem usar programas

A primeira das maneiras que iremos abordar nesse artigo é utilizando das ferramentas nativas do sistema operacional, te ensinando como tirar print usando delas.

No Windows

Existem diversas alternativas para quem deseja tirar print no Windows 10 sem precisar baixar e instalar nada, usando só do que vem junto ao PC.

A primeira delas é, também, a mais completa: a Ferramenta de Captura. Com ela, você pode tirar screenshots de sua tela de diversas maneiras diferentes, seja capturando uma área apenas, uma janela, um recorte e muito mais. Para salvar, contudo, é um processo manual. As opções encontradas nela são:

  • Recorte de formato livre: desenhe a forma livre, como desejar, ao redor do que quer capturar;
  • Captura retangular: desenhe um retângulo por volta do quer capturar para tirar a print;
  • Captura de janela: escolha uma das janelas que estão abertas, seja no navegador ou um programa, para fazer captura só dela;
  • Recorte de tela cheia: esse é a print mais tradicional, que vai ter tudo o que está em sua tela.

Outra informação que pode ser útil para quem quer saber como tirar um print no Windows é que essa ferramenta permite que você determine um atraso para que a captura seja feita. Para abrir a ferramenta, basta pesquisar por ferramenta de captura no menu iniciar e clicar nela.

A outra maneira que tem para que você possa tirar uma print no seu notebook ou no PC com Windows é utilizando do botão de Print Screen, encontrado com várias grafias diferentes variando do teclado. As mais comuns são Print ScreenPrtScr.

Ao utilizar da tecla, a captura será salva na área de transferência. Para completar o processo, precisa ir a uma ferramenta como o Paint, colar e salvar. O melhor atalho para a captura de tela do Windows é clicar no botão do Windows e então no botão de PrtScr, já que isso vai salvar automaticamente a captura na pasta de Imagens.


No Windows como tirar print

No Mac

Caso você seja alguém que prefere o ecossistema da Apple, também é completamente possível que você aprenda como tirar print sem precisar baixar nem instalar nada. Basta seguir as dicas abaixo:

  • Captura de tela inteira: o comando para você tirar uma print da sua tela inteira no Mac é Shift + Command + 3. para editar a captura feita, clique no ícone no canto da tela;
  • Captura de parte da tela: o comando para que você capture apenas uma parte da tela é Shift + Command + 4. Arraste o ponteiro em cruz para selecionar o que quer e para mover a seleção, basta clicar na barra de espaço enquanto arrasta. Solte o botão para salvar;
  • Captura de janelas ou de menus: por fim, o comando para capturar uma janela ou um menu é Shift + Command + 4 + Barra de espaço. O seu cursor irá se tornar uma câmera. Clique na janela desejada para capturá-la!

2. Greenshot

O primeiro dos programas é o Greenshot, um completamente gratuito que está dentre as melhores alternativas ao Paint. Aprender como tirar uma print com ele é muito fácil, bastando que você clique no botão de PrtScr do seu teclado para aparecer o cursor em cruz, para selecionar o que deseja.

Ele é muito bom por sua praticidade, já que você pode optar por salvar automaticamente para uma pasta, salvar manualmente e enviar para os mais variados programas, como o seu email ou o Microsoft Office. Acesse a página para baixá-lo gratuitamente para Windows, ou por apenas R$ 7,90 para Mac!

3. LightShot

Outro dos aplicativos para tirar print é o LightShot, muito similar ao Greenshot. Ele oferece muitos recursos e ferramentas que são extremamente convenientes, como poder fazer o upload de uma screenshot de maneira automática para o armazenamento na nuvem.

Conta, também, com várias funcionalidades que fazem dele um dos aplicativos para desenhar no PC, como edição completa de imagens. Além disso, permite cortes, criação de formatos e muito mais. Acesse o site oficial para baixar um dos apps que valem a pena, tanto para Windows quanto para Mac!

LightShot como tirar print

4. Monosnap

Mais uma alternativa para quem quer aprender como tirar print é o Monosnap, um dos melhores programas para PC que pode também ser usado para gravar jogos. Oferece muitas ferramentas extremamente completas de captura de tela, incluindo otimizações para jogos de simulação para PC.

Para usar ele, basta instalar e seguir em frente. Por meio dele, dá para realizar edições conforme desejar nas capturas realizadas, fazer upload para a nuvem rapidamente e muito mais. Melhor ainda: funciona em Windows, Mac e tem uma extensão para Chrome. Siga o link para baixar.

5. PicPick

A última de nossas alternativas para você tirar uma boa print é utilizando o PicPick. Ele é um programa extremamente completo, que difere do Greenshot na interface, já que a sua é moderna e extremamente completa.

Suas capacidades de edição são realmente boas e variadas, permitindo o redimensionamento de prints, a adição de efeitos e textos, setas para anotações e muito mais. Permite, ainda, o upload direto para serviços como o Facebook ou o Twitter. Confira tudo no site oficial!

PicPick como tirar print

E aí, gostou das maneiras mais simples de como tirar print?

Deixe nos comentários se já conhecia todos os programas e métodos que incluímos ou se algum foi uma novidade que te ajudou. Não se esqueça de conferir, também, como monitorar a temperatura do PC e aprenda como lidar com o tédio da quarentena!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo